01/09/2024
� Domingo, 01 de setembro de 2024
� Hora: 19hs
Neste mês de setembro o programa Fala Baixada Santista falará sobre representatividade feminina nas eleições deste ano.
Desde o início da República, em 1889, o país teve uma única presidente, Dilma Rousseff (que sofreu golpe), e apenas 16 governadoras mulheres. Dessas, só oito foram eleitas para o cargo, as demais eram vice-governadoras que ocuparam o posto com a saída do titular. As oito eleitas governaram seis estados — Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Sul —, sendo três delas no Rio Grande do Norte.
As mulheres ocupam apenas 15% cadeiras na Câmara dos Deputados; no Senado, são 13%. Nas assembleias estaduais, a mesma situação: apenas 161 mulheres foram eleitas, o que também representa uma média de 15% do total de postos. (Fonte: Publicação sobre Mulheres na política vinculada no site Agencia Senado em 27/5/2022.)
Para este pleito de 2024 Justiça Eleitoral recebeu 144,1 mil pedidos de candidaturas femininas para as eleições das câmaras municipais. Do total geral das candidaturas registradas no TSE, as candidaturas femininas representam 33,94%. Em 2020, ano das últimas eleições municipais, representaram 33,5% — um crescimento muito pequeno quando comparado a quantidade da população feminina no Brasil.
Na Baixada Santista são 45 candidaturas a prefeitura e dessas somente 6 são mulheres.
Por este motivo nosso Fala Baixada Santista retorna em um momento tão importante, para falar de representatividade!
Acompanhe com a gente. Mande sua mensagem através dos nossos canais.