03/07/2024
𝗥𝗼𝗹𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗖𝗵𝗿𝗶𝘀𝘁𝗶𝗮𝗻 𝗖𝗼𝗲𝗹𝗵𝗼, 𝟬𝟯/𝟬𝟳/𝟮𝟬𝟮𝟰
𝗣𝗗𝗧 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗺𝗯𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲𝗰𝗹𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼 𝗮 𝗣𝗲𝗿𝗶 𝗦𝗼𝗮𝗿𝗲𝘀
A histórica parceria entre o PDT e o MDB de Sombrio parece ter chegado ao fim. Os brizolistas, capitaneados pelo presidente estadual do PDT, o deputado estadual Rodrigo Minotto, declararam apoio a pré-candidatura a prefeito do vereador Peri Soares (PP). Nas últimas eleições municipais, o PDT se manteve aliado ao MDB, e, pelo menos oficialmente, ainda permanece na base de apoio da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), situação que deve mudar a partir de agora.
O rompimento do PDT com o MDB, e a consequente declaração de apoio ao projeto eleitoral de Peri Soares, foi trabalhado a quatro mãos pelos deputados Rodrigo Minotto e José Milton Scheffer, principal líder do Progressistas de Sombrio. Ainda que isto não seja dito aos quatro ventos, nos bastidores da política as especulações dão conta que o Progressistas sombriense se comprometeu em trabalhar pelo projeto de reeleição de Minotto em 2026, já que Zé Milton deverá disputar uma cadeira na Câmara Federal.
O ex-presidente do PDT, Celso Rogério de Souza, que ocupa a diretoria do Samae de Sombrio, e é extremamente ligado ao ex-prefeito Zênio Cardoso (MDB), diz que a aliança de seu partido com o Progressistas não será levada adiante. Todavia, a participação direta do deputado Rodrigo Minotto na articulação que levou a declaração de apoio de seu partido a Peri Soares, não deixa dúvidas de que a reversão deste quadro é praticamente impossível.
Em princípio, além do PDT, o Progressistas também terá como aliados para as eleições municipais deste ano o PSD, o União Brasil e o Republicanos. Já a candidatura situacionista, da prefeita Gislaine Dias da Cunha, que é filiada ao MDB, deverá ter como aliado o PL e, possivelmente o PSDB e o PSB. Por ora, no entanto, o PSDB tem mantido a pré-candidatura a prefeito do suplente de vereador Natanael Corvelo. Convém ressaltar que boa parte destes partidos não possuem uma estrutura que de fato possa fazer uma grande diferença nas eleições deste ano, ressaltando-se, neste quesito, o União Brasil, o Republicanos e o PSB.
Vale observar que Sombrio também conta com a pré-candidatura a prefeito de Carlos de Fáveri, do PT, que poderá disputar o Executivo com outro petista como seu candidato a vice, ou com alguém filiado ao Psol, ou ao PCdoB.
𝗙𝗜𝗡𝗔𝗜𝗦
𝗘𝗺 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰í𝗽𝗶𝗼, 𝗣𝗿𝗮𝗶𝗮 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘃𝗲𝗿á 𝘀𝗲𝗿 o único município de nossa região onde os mesmos candidatos que disputaram a eleição municipal pelo comando da prefeitura, em 2020, disputarão novamente, agora, em 2024. Eleito naquele pleito, o prefeito Fanica Machado (PP) deverá ter como seu adversário, mais uma vez, o ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adelírio Monteiro (MDB). Em todos os demais municípios os opositores da eleição passada não deverão se enfrentar novamente nesta eleição. Já os municípios de Jacinto Machado, São João do Sul e Timbé do Sul deverão ser os únicos a terem todos os candidatos a prefeito renovados em 2024. Ninguém que disputou em 2020 deverá tentar a prefeitura novamente neste ano, ainda que pese o fato do ex-prefeito Alex Bianchin (PP) estar escalado para concorrer novamente ao comando do Executivo Municipal. Seus mandatos, no entanto, foram entre 2005 e 2012.
𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗟𝘂𝗹𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 (𝗣𝗧) 𝗰𝗮𝗻𝗰𝗲𝗹𝗼𝘂 sua vinda a Santa Catarina, prevista para acontecer no próximo final de semana, em Itajaí. O Palácio do Planalto alegou excesso de compromissos na agenda presidencial, informando que não há data prevista para vinda do presidente ao nosso Estado. Nos bastidores, os comentários dão conta que Lula preferiu se esquivar de ter sua vinda comparada com um ato político de direita, que contará, no mesmo final de semana, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Balneário Camboriú. Por ser um ato que reunirá políticos de direita de todo o país, e até de países vizinho, como o presidente argentino Javier Milei, por óbvio que o acontecimento de Camboriú será muito mais prestigiado que a vinda de Lula. Por conta disto, agiu certo o presidente, evitando um desgaste desnecessário em um Estado que já é complicado para a esquerda.