Rota Do Crime

  • Home
  • Rota Do Crime

Rota Do Crime Na rota do crime.

TR****TI É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA NA ZONA LESTE DE MACAPÁ.Vítima não dava notícias há pelo menos 2 dias, quando...
20/04/2021

TR****TI É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA NA ZONA LESTE DE MACAPÁ.

Vítima não dava notícias há pelo menos 2 dias, quando chefe foi até a casa dela e encontrou o corpo.

O corpo de uma tr****ti identif**ada como Monalisa Leide, de 41 anos, foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (20) dentro da casa onde ela morava numa área de passarelas do bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá. A vítima foi encontrada ao lado de uma faca ensanguentada.

Ainda não há informações sobre o autor do crime. Ela foi encontrada após o chefe dela desconfiar do sumiço por 2 dias e, ao ir na casa, a encontrou morta na cama.

Imagens de câmeras de casas do entorno mostram um homem saindo da direção da casa da vítima carregando um botijão de gás.

A data do vídeo é de 2h56 desta terça-feira. As imagens serão analisadas pela Polícia Civil, através ds Delegacia de Homicídios.

MULHER COM O FILHO NO COLO É AGREDIDA PELO MARIDO; HOMEM FOI PRESO.Polícia diz que crime foi motivado porque a vítima pe...
20/04/2021

MULHER COM O FILHO NO COLO É AGREDIDA PELO MARIDO; HOMEM FOI PRESO.

Polícia diz que crime foi motivado porque a vítima pediu ajuda da sogra para cuidar da criança. Agressor foi detido em flagrante.

Um homem foi preso na segunda-feira (19) por agredir a própria companheira em Oiapoque, no extremo norte do Amapá. De acordo com a Polícia Civil, a vítima relatou que levou socos e tapas enquanto estava com o filho no colo. A criança tem poucas semanas de vida.

Charles Corrêa, delegado do caso, explicou que a mulher foi agredida por motivo fútil, o que reforçou a prisão em flagrante, ocorrida minutos depois da denúncia na delegacia.

"Simplesmente porque foi pedir ajuda à sogra para cuidar do bebê e o sujeito não gostou da atitude dela e a agrediu de forma gratuita, dando socos nas costelas dela, arranhões, tapa na cara", relatou.

O homem está preso no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes) onde aguarda audiência de custódia.

"Não toleramos violência contra à mulher, ainda mais apanhando com o seu bebê no colo. Prendemos em flagrante o marido, que bateu em sua companheira por motivo fútil e, ainda, sendo reincidente", completou o delegado.

COVID-19: 3 PESSOAS MORRERAM EM UBSS DE MACAPÁ AGUARDANDO TRANSFERÊNCIA PARA O HU.Casos aconteceram desde terça-feira (1...
19/03/2021

COVID-19: 3 PESSOAS MORRERAM EM UBSS DE MACAPÁ AGUARDANDO TRANSFERÊNCIA PARA O HU.

Casos aconteceram desde terça-feira (16). Estado informou que, nesta sexta, mais de 20 pacientes aguardavam internação em leito de UTI.

Com o avanço da Covid-19 no Amapá, aumentou também o atendimento de pacientes que chegam com sintomas mais graves em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A demanda já gerou uma "fila" para a transferência de pacientes para o Centro Covid-HU. No entanto, até esta sexta-feira (19), três pessoas morreram em UBSs aguardando um leito este ano.

JOVEM DE APENAS 17 ANOS É ASSASSINADO DEPOIS DE BEBEDEIRA.Um jovem de ap***s 17 anos que sonhava em ser um famoso cantor...
28/02/2021

JOVEM DE APENAS 17 ANOS É ASSASSINADO DEPOIS DE BEBEDEIRA.

Um jovem de ap***s 17 anos que sonhava em ser um famoso cantor de Funk foi assassinado na madrugada deste domingo (28) após um desentendimento durante uma bebedeira em sua residência. O acusado do homicídio, Dialdo Dias Farias de 33 anos, foi preso por militares do 2º Batalhão da PM.

O crime ocorreu em uma área de ponte localizada na Avenida Lourenço Araújo de Sá, no Bairro Novo Horizonte, onde a vítima residia.

Wendel Patrick dos Santos Barbosa, que era conhecido como MC WP da Zona Norte, ainda chegou a ser socorrido depois de esfaqueado, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o sargento Albiére dos Santos, parentes da vítima e acusado chegaram a entrar em confronto em frente à Unidade de Pronto Atendimento do Novo Horizonte.

Segundo relatos de testemunhas, várias pessoas, incluindo vítima e acusado, estavam reunidos em uma bebedeira, quando ouve um desentendimento entre os dois. Depois disso, o acusado teria ido até sua casa, onde pegou uma faca e retornou até a casa da vítima, arrombou a porta, anunciando que ia matar o funkeiro.

Wendel ainda conseguiu sair da casa para tentar escapar da morte, mas escorregou na passarela e foi alcançado e esfaqueado duas vezes, no peito e na barriga.

Enquanto Dialdo fugia do local, os familiares do funkeiro o levaram até a unidade de Pronto atendimento (UPA) do bairro. Enquanto a vítima dava entrada na unidade, o acusado apareceu no local novamente querendo atentar contra a vida de Wendel.

Para defender a vítima, os parentes entraram em briga com o agressor, que acabou sendo lesionado na cabeça com uma paulada. Depois disso, ele fugiu do local, mas teve que procurar atendimento no Hospital de Emergência, do Centro de Macapá.

Quando foi liberado, após atendimento médico, Dialdo foi surpreendido pela equipe do sargento Albiére dos Santos, que deu voz de prisão ao acusado.

‘’Ele ainda estava com os ânimos bastante alterado e tivemos que fazer o uso de algemas para contê-lo, preservando, assim, a própria integridade dele, e da nossa equipe, evitando a possibilidade de fuga, e garantindo que ele responderá à justiça pelo crime cometido’’, relatou o sargento.

Dialdo foi apresentado no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) do Bairro Pacoval, já ao amanhecer deste domingo.

CARRO CAI EM BURACO DE RUA EM OBRAS.Condutor não se feriu, mas carro ficou tombado dentro da cratera. Caso foi na manhã ...
26/02/2021

CARRO CAI EM BURACO DE RUA EM OBRAS.

Condutor não se feriu, mas carro ficou tombado dentro da cratera. Caso foi na manhã desta sexta-feira (26).

O motorista de um veículo tomou um grande susto na manhã desta sexta-feira (26) ao cair dentro de um buraco com carro e tudo num trecho da Rua Marcílio Dias, no bairro Laguinho, em Macapá.

O veículo ficou tombado dentro do buraco, que integra uma obra que está sendo feita pela prefeitura na via. O condutor não se feriu.

O local do buraco tinha alguns cones de sinalização e a retirada do veículo foi feita minutos depois.

DESDE O INÍCIO DA VACINAÇÃO, AMAPÁ REGISTRA PELO MENOS 5 DENÚNCIAS DE FURA-FILAS.Levantamento foi feito nos Ministérios ...
24/02/2021

DESDE O INÍCIO DA VACINAÇÃO, AMAPÁ REGISTRA PELO MENOS 5 DENÚNCIAS DE FURA-FILAS.

Levantamento foi feito nos Ministérios Públicos Estaduais e na Ouvidoria Nacional do órgão. Após os casos, secretário de saúde e diretora de unidade foram exonerados.

Pelo menos 5 casos de fura-filas da vacinação contra a Covid-19 foram registrados no Amapá desde o começo da imunização contra a doença, em 19 de janeiro. Os dados são de um levantamento feito pelo 'Profissão Repórter' com base nas reclamações recebidas pelos Ministérios Públicos Estaduais e pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público.

O número de denúncias é ainda mais alto em todo o país, já que elas também podem ser feitas em outros órgãos, como nas ouvidorias dos governos dos estados e nas secretarias de saúde.

As denúncias de fura-filas são reclamações sobre supostas fraudes na imunização contra a Covid-19, em que pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas antes das outras.

Entre os casos de maior repercussão, está o do ex-secretário de saúde de Serra do Navio, no interior do estado. Randolph Antônio Pinheiro da Silva, conhecido como Randolph 'Scooth', foi exonerado depois de receber a dose CoronaVac em 19 de janeiro, sendo um dos primeiros no município.

No dia 28 de janeiro, uma ação conjunta dos ministérios públicos Federal e Estadual protocolada na Justiça Federal pedia o afastamento e retratação pública do secretário e também a esposa dele, Regiane Gurgel, a única assistente social de Serra do Navio a ser vacinada.

Em outro caso, o MP Estadual instaurou inquérito civil para apurar se a diretora da Unidade Mista de Saúde de Pedra Branca do Amapari, Fátima Mira Barbosa, havia usado do cargo para receber a vacina antes de profissionais da linha de frente.

O MP apurou ainda que a profissional estava de férias quando foi imunizada. Após a instauração do inquérito, ela foi exonerada do cargo pelo governador Waldez Góes.

CRIMINOSO FAZ MULHERES DE REFÉNS APÓS ASSALTO FRUSTRADO À BATEDEIRA DE AÇAÍ.Suspeito se entregou sem deixar feridos depo...
24/02/2021

CRIMINOSO FAZ MULHERES DE REFÉNS APÓS ASSALTO FRUSTRADO À BATEDEIRA DE AÇAÍ.

Suspeito se entregou sem deixar feridos depois de quase 30 minutos de negociação. Crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) no bairro Congós, na Zona Sul da capital.

Um homem, de 24 anos, fez pelo menos duas mulheres de reféns após um assalto frustrado numa batedeira de açaí no bairro Congós, na Zona Sul de Macapá, nesta quarta-feira (24).

Segundo o Batalhão Força Tática (BFT), responsável pelo atendimento do caso, o criminoso se entregou sem deixar feridos depois de quase 30 minutos de negociação.

Ainda de acordo com o BFT, o crime iniciou por volta de 7h30 na 17ª Avenida do Bairro quando uma das moradoras da residência foi abordada por um casal que anunciou o roubo ao estabelecimento.

No momento que as equipes da BFT e do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) chegaram ao local, o criminoso fez tanto uma vítima quanto a comparsa, de 20 anos, como reféns.

A polícia também informou que outras três pessoas foram trancadas em um quarto durante o assalto. Não foi informado se os suspeitos têm passagens pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Ao final do caso, foram apreendidos com os criminosos um revólver calibre .38, além da quantia de R$ 3.175, jóias e celulares que haviam sido roubados das vítimas.

Após a prisão, os envolvidos foram apresentados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.

JOVEM CAI DE CAIAQUE E DESAPARECE EM RIO NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A GUIANA FRANCESA.Equipes da segurança pública dos d...
23/02/2021

JOVEM CAI DE CAIAQUE E DESAPARECE EM RIO NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A GUIANA FRANCESA.

Equipes da segurança pública dos dois países fazem buscas no Rio Oiapoque. Ela é francesa e o companheiro dela conseguiu sobreviver.

Uma jovem francesa, de 21 anos, desapareceu no Rio Oiapoque, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, enquanto praticava caiaque. Equipes da segurança pública dos dois países fazem buscas na tentativa de localizá-la. Até as 18h desta terça-feira (23) ela não havia sido encontrada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá, a jovem estava com o companheiro num passeio de caiaque quando os dois caíram na água. Ele conseguiu se salvar, mas a francesa sumiu nas águas.

O caso aconteceu no domingo (21). No local onde ocorreu o desaparecimento, o rio é agitado e é uma região com bastante pedras e corredeiras.

As buscas acontecem desde segunda-feira (22), com equipes do 7º Grupamento do CBM, da Marinha do Brasil, o Exército, o Serviço Departamental de Incêndio e Socorro (SDIS – Corpo de Bombeiros da França) e a Polícia de Fronteira da França (PAF).

MULHERES SÃO PRESAS COM 9 QUILOS DE CRACK ESCONDIDOS EM MOCHILA.De acordo com Polícia Civil, cada tablete renderia 10 mi...
23/02/2021

MULHERES SÃO PRESAS COM 9 QUILOS DE CRACK ESCONDIDOS EM MOCHILA.

De acordo com Polícia Civil, cada tablete renderia 10 mil papelotes da droga. Flagrante aconteceu nesta terça-feira (23) no bairro Muca, na Zona Sul da capital.

Duas mulheres, de 21 e 19 anos, foram presas nesta terça-feira (23) pela Polícia Civil do Amapá por tráfico de dr**as no bairro Muca, na Zona Sul de Macapá. Com elas, foram apreendidos cerca de 9 quilos de crack divididos em tabletes.

O flagrante foi feito por uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) por volta de 10h30 na Rua Remo Amoras, quando a jovem de 21 anos fazia a entrega dos entorpecentes para a outra suspeita.

A droga estava escondida dentro de uma mochila. De acordo com o delegado Sidney Leite, titular da DTE, cada tablete apreendido renderia até 10 mil papelotes de crack.

O delegado também detalhou que uma das suspeitas é integrante de facção criminosa que atua no Amapá. Além disso, o entorpecente foi trazido numa de viagem de barco vinda do Pará.

"A mulher de 21 anos chegou no porto do município de Santana vindo do Pará com essa droga e prendemos quando ela foi entregar para outra mulher de 19 anos, que integra uma facção criminosa", contou o delegado.

Ainda segundo Leite, nenhuma das duas presas têm passagens pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Após a prisão, elas foram apresentadas no Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, onde aguardam por audiência de custódia.

FUNCIONÁRIO QUE VENDIA TE**ES DE COVID-19 DA REDE PÚBLICA POR R$ 100 É INDICIADO.Kits comercializados foram adquiridos c...
23/02/2021

FUNCIONÁRIO QUE VENDIA TE**ES DE COVID-19 DA REDE PÚBLICA POR R$ 100 É INDICIADO.

Kits comercializados foram adquiridos com dinheiro público para fornecimento gratuito nas redes de saúde estadual e municipal.

A Polícia Civil do Amapá indiciou um funcionário de 38 anos lotado na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) pelos crimes de corrupção passiva e peculato. Ele vendeu por R$ 100 te**es rápidos para Covid-19 comprados com o dinheiro público.

O homem desviou os te**es rápidos, que são ofertados gratuitamente pela SVS, em junho de 2020. Ele ainda utilizava o carro e uniforme oficiais da instituição para vender os exames.

A Civil ouviu 8 pessoas que pagaram pelos te**es. As denúncias foram feitas após as vítimas descobrirem que os te**es rápidos da SVS são fornecidos gratuitamente nas redes de saúde estadual e municipais.

O delegado-adjunto Leandro Leite, da 6ª Delegacia de Polícia (6ª DP), explicou que a fraude foi compartilhada por vizinhos das vítimas por meio das redes sociais.

"Como a notícia chegou ao conhecimento deles que ele estaria cobrando por esses te**es, os vizinhos acharam estranho e no momento que ele estava saindo do local eles realizaram essa fotografia. Essa fotografia foi para as redes sociais e a Polícia Civil tomou conhecimento do caso", detalhou.

Uma família do bairro Cidade Nova, na Zona Leste de Macapá, adquiriu 8 kits de testagem com o suspeito por R$ 800. Eles acreditavam que o valor seria custeado pelo governo estadual.

Em outro caso, a venda foi feita para uma família inteira do interior do Amapá. Um dos membros, que tinha acabado de perder a esposa por Covid-19, foi abordado na rua pelo homem que se apresentou como representante de uma clínica particular.

"A esposa dele havia acabado de falecer há cerca de uma semana e a família estava bastante preocupada com a disseminação do contágio, razão pela qual eles aceitaram pagar o valor de R$ 100 por cada uma dessas testagens", relatou o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, quando o crime foi realizado os te**es em clínicas particulares eram disponibilizados por cerca de R$ 290, comprovando que os kits vendidos pelo homem eram públicos.

"Nós constatamos que na época em clínicas especializadas, esse teste era comercializado em torno de R$ 290 e com isso nós deduzimos que os te**es disponibilizados por esse servidor seriam públicos, razão pela qual não poderiam ser vendidos", explicou.

O investigado já responde por corrupção passiva num inquérito de 2018. Com isso, as p***s somadas podem resultar em mais de 20 anos de prisão.

MEMBRO DE FACÇÃO PROCURADO POR TRÁFICO É PRESO EM MACAPÁ.Homem de 26 anos estava foragido pelo envolvimento com dr**as e...
23/02/2021

MEMBRO DE FACÇÃO PROCURADO POR TRÁFICO É PRESO EM MACAPÁ.

Homem de 26 anos estava foragido pelo envolvimento com dr**as e também roubo. Ele foi encontrado na segunda-feira (22) enquanto transitava numa motocicleta no bairro Pacoval.

A Polícia Militar (PM) cumpriu na segunda-feira (22) em Macapá mandado de prisão em aberto contra Josuel Ferreira Teixeira, de 26 anos, por roubo e tráfico de dr**as. Ele era foragido e suspeito de comandar uma facção criminosa no Amapá.

Uma equipe do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM) o encontrou por volta de 21h30 durante patrulhamento de rotina no bairro Pacoval, na Zona Norte. Josuel transitava numa motocicleta na Rua Mato Grosso esquina com a Avenida Ceará.

De acordo com a PM, Josuel participava do tráfico de dr**as e armas no Amapá. Ainda segundo a corporação, ele chegou a se esconder no Rio de Janeiro. Em fotos nas redes sociais, ele aparecia nas favelas munido de fuzis.

A PM também informou que suspeito já tinha passagens pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) pelos crimes de roubo e tráfico de dr**as. O G1 não localizou a defesa dele.

'AGORA A FARDA NÃO PESA', DIZ PRIMEIRA MULHER TRANSGÊNERO DA GUARDA CIVIL DE MACAPÁ.Beatrice Borges de Alencar, de 50 an...
20/02/2021

'AGORA A FARDA NÃO PESA', DIZ PRIMEIRA MULHER TRANSGÊNERO DA GUARDA CIVIL DE MACAPÁ.

Beatrice Borges de Alencar, de 50 anos, passou a ter o nome feminino tarjado no uniforme este mês, após 21 anos atuando na corporação.

Enfrentando os medos internos e o preconceito social, a servidora pública Beatrice de Borges de Alencar, de 50 anos, se tornou a primeira mulher transgênero no efetivo da Guarda Civil Municipal de Macapá.

Depois de finalizar o processo de mudança de gênero e nome na certidão de nascimento em outubro de 2020, em fevereiro deste ano ela também começou a usar farda com o nome feminino tarjado.

Para Beatrice, o sentimento é de alívio depois de duas décadas atuando na corporação e muitas crises devido ao sofrimento psicológico causado pela não aceitação dos colegas em relação ao gênero.

Desde 2017, o Amapá instituiu a emissão da carteira de registro de identidade social para tr****tis e pessoas transexuais.

Com isso, f**a permitido o uso do nome social em fichas cadastrais, formulários e documentos, nos atos e procedimentos promovidos pela administração pública, e nos espaços particulares que prestam atendimento público.

Nascida em família tradicional, Beatrice contou que adiou por muito tempo a mudança de gênero, o que gerou problemas no psicológico, físico e espiritual desde a adolescência até a fase adulta.

Sobre a repercussão da mudança de gênero dentro da corporação, a guarda disse que até o momento não sofreu nenhum caso de transfobia por parte dos colegas.

"Estão tomando choque agora, porque a minha transição foi muito discreta por conta da pandemia e ninguém soube. Mas não houve nenhum caso de transfobia. Só na rua às vezes alguém olha com deboche, mas é coisa mínima", contou.

Beatrice contou ainda que sente atração por mulheres, por isso, se considera uma mulher transgênero lé***ca. Na vida social, ela carrega duas paixões: os esportes radicais e o rock.

Skate, mountain bike e rapel foram alguns dos esportes já praticados. Na parte musical, foi baterista na banda Madame Butterfly que tocava em pubs da cidade na década de 2000.

Inclusive é do círculo social do rock que vem uma das mágoas do pós-transição, já que sentiu pessoas que considerava amigas se afastaram depois do processo.

"Eram identif**ados ap***s por um perfil do qual eu fazia que era o rockeiro, o badboy, o baterista. E quando eles não viram mais isso, principalmente os homens, começaram a se afastar de mim. E isso me magoou muito, porque sou uma pessoa que trabalhei muito pela causa do rock em Macapá", disse.

Para o futuro, Beatrice espera que a história dela sirva de motivação para outras pessoas que não se identif**am com o gênero que nasceram. Por enquanto, ela busca aproveitar no presente a sensação de se sentir bem consigo mesma.

PASTOR INVESTIGADO POR ASSÉDIO SEXUAL CONTRA FIÉIS É PRESO EM MACAPÁ.Prisão preventiva dele foi decretada nesta sexta-fe...
20/02/2021

PASTOR INVESTIGADO POR ASSÉDIO SEXUAL CONTRA FIÉIS É PRESO EM MACAPÁ.

Prisão preventiva dele foi decretada nesta sexta-feira (19) após inquérito que ouviu vítimas. Defesa nega acusações e diz que fatos relatados não aconteceram.

A Polícia Civil confirmou na tarde desta sexta-feira (19) a prisão do pastor Jeremias Barroso, de 50 anos, por acusações de assédio sexual contra fiéis, a maioria jovens.

A detenção em caráter preventivo aconteceu em Macapá após investigação da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) baseada em relatos de vítimas.

A delegada Marina Guimarães, que atua no caso, convocou entrevista coletiva no fim da tarde para dar mais detalhes sobre as oitivas e o pedido de prisão.

Ela informou que o pastor responde pelo crime de violação sexual mediante fraude, quando a vítima é induzida ao erro, por acreditar que determinada conduta é necessária e que vai fazer bem à pessoa.

"Ele se utilizava da condição de pastor, ele ludibriava as vítimas, se utilizava da confiança que elas depositavam nele, para abusar sexualmente delas. As vítimas, acreditando que o pastor estava fazendo aquilo para orar por elas, acabavam se deixando levar por aquele comportamento dele", explicou.

As investigações iniciaram após três mulheres denunciarem a conduta do pastor à DCCM. Segundo a delegada, outras vítimas não registraram boletim de ocorrência por medo do suspeito.

"Iniciamos a investigação com três boletins de ocorrência. No decorrer foram surgindo novas pessoas, várias delas com muito receio do pastor porque consideravam ele uma pessoa perigosa.

Vamos instaurar quantos inquéritos forem necessários para apurar a conduta do pastor", afirmou.

A defesa de Barroso informou que foi surpreendida com o pedido de prisão, que o pastor nega as acusações e que os fatos relatados não aconteceram.

"Ele nega sim, não houve esses fatos relatados por essas vítimas, ele nega e no tempo oportuno trará as suas razões", declarou o advogado Maurício Pereira.

Além da prisão, o pastor também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Ele foi encaminhado para exames na Polícia Técnico-Científ**a (Politec) e ainda nesta sexta-feira deverá ser levado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

A defesa de Jeremias, que também é servidor público completou ainda que outras medidas poderiam ter sido adotadas ao invés da prisão, considerada por ele demasiada.

"Os fatos a que ele responde não são contemporâneos, são fatos anteriores há mais de um ano, o que não justif**a em hipótese alguma a prisão preventiva.

Até justif**aria medidas cautelares, adversas da prisão (...), mas a prisão preventiva representa realmente um imenso exagero, que será combatido pela defesa pelos meios legais", completou Pereira.

Caso seja condenado, o pastor poderá cumprir até cinco anos de prisão por cada vítima confirmada.

APÓS 28 DIAS, SERVIDORES DO HCAL RECEBEM SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19.Concluíram a vacinação mais de 160 ser...
19/02/2021

APÓS 28 DIAS, SERVIDORES DO HCAL RECEBEM SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19.

Concluíram a vacinação mais de 160 servidores das clínicas de Saúde Mental, Nefrologia e Unacon.

Dando continuidade ao Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19, que prioriza os profissionais de saúde, servidores das Clínicas de Nefrologia, Saúde Mental e Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), receberam a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus nesta sexta-feira, 19.

Os profissionais receberam a primeira dose da vacina Coronavac no dia 22 de janeiro. Serão aplicadas mais de 160 doses para o reforço após 28 dias do início da vacinação.

Atuando há mais de 14 anos na Clínicas de Saúde Mental do Hcal, o técnico de enfermagem Rosemir França Cordovil, lembrou das dificuldades no enfrentamento da pandemia no ano de 2020.

“A segunda dose da vacina vem com a certeza de estarmos imunizados e protegidos para darmos continuidade ao nosso trabalho na linha de frente, esperando que essa pandemia passe e tudo volte à normalidade”, afirmou Rosemir.

A Enfermeira da Nefrologia, Janaina Dias, saiu bastante confiante da sala de vacinação. “A expectativa é estar imune ao vírus e preparada para os desafios da profissão nesse período bastante preocupante”, ressaltou Janaina.

A servidora Tereza Peralta, de 38 anos, que atua como técnica de enfermagem na Unacon, há 8 anos, ficou emocionada ao receber a segunda dose. “A sensação de estar imunizada e concluindo essa segunda dose é única. Estou muita feliz”, comemorou.

Nos próximos dias mais profissionais da saúde seguirão sendo imunizados com a segunda dose de acordo com os ciclos indicados pelos fabricantes.

No caso da Coronavac, é recomendada a aplicação da segunda dose 28 dias após a primeira, já a AstraZeneca tem o prazo de 90 dias para a segunda dose.

CEMITÉRIOS VOLTAM A RECEBER VISITAS EM MACAPÁ, MAS SEGUEM PROTOCOLOS CONTRA A COVID-19.Unidades funcionam de segunda a d...
19/02/2021

CEMITÉRIOS VOLTAM A RECEBER VISITAS EM MACAPÁ, MAS SEGUEM PROTOCOLOS CONTRA A COVID-19.

Unidades funcionam de segunda a domingo, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Para realizar obras nos túmulos, é necessário avisar previamente a administração.

Os 3 cemitérios públicos de Macapá, que estavam com visitações bastante restritas desde o início da pandemia da Covid-19, voltaram a atender o grande público. As visitas acontecem de segunda a domingo, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e os usuários devem seguir normas de prevenção do novo coronavírus.

Uma equipe realiza o controle da entrada nas unidades. Para diminuir o risco de contaminação, os visitantes e funcionários devem usar máscara de proteção e manter o distanciamento social.

Idosos e pessoas com comorbidade são aconselhados a evitarem estes locais.

Para quem precisa realizar obras nos túmulos, é necessário fazer uma solicitação diretamente à administração de cada cemitério.

As unidades passaram por adaptação e contam com álcool em gel e lavatórios na entrada. Uma equipe da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) verif**a a temperatura e monitora o fluxo de pessoas.

AMAPÁ APURA SE IDOSO VINDO DE MANAUS ESTÁ INFECTADO POR NOVA VARIANTE.Segundo a SVS, ele viajou de Manaus, passou mal e ...
19/02/2021

AMAPÁ APURA SE IDOSO VINDO DE MANAUS ESTÁ INFECTADO POR NOVA VARIANTE.

Segundo a SVS, ele viajou de Manaus, passou mal e foi atendido na quinta-feira (18) em Santana. Familiares e pessoas que tiveram contato com ele devem ser avaliados também.

Um idoso de 92 anos, que viajou em voo comercial de Manaus para Macapá, passou mal e foi internado na quinta-feira (18) com Covid-19 no Amapá. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) investiga se ele foi infectado com uma nova variante do novo coronavírus.

Inicialmente, ele foi atendido no Hospital Estadual de Santana, com alto índice de comprometimento pulmonar. Em seguida, foi encaminhado ao Centro Covid do Hospital Universitário (HU) da Unifap, na capital.

Em nota, a SVS explicou que recomendou ao hospital para isolar o paciente e que "fará a coleta de amostra para envio imediato ao laboratório de referência Instituto Evandro Chagas [IEC]", em Belém (PA), "para que seja feito o sequenciamento genético em busca de uma nova variante do vírus".

Familiares e pessoas que tiveram contato com ele também devem ser avaliados.

Uma nova variante do novo coronavírus foi identif**ada no Amazonas em janeiro, e foi chamada de P1.

Por enquanto, o que os cientistas sabem é que as mutações sofridas pelo vírus tornaram as variantes mais transmissíveis, ou seja, são capazes de infectar mais pessoas. Por isso, as variantes podem provocar um aumento rápido no número de casos, como aconteceu em Manaus, o que pode gerar colapso no sistema de saúde.

PACIENTES SEM NOTIFICAÇÃO.

Em janeiro, a SVS tomou conhecimento de três pacientes transferidas da capital do Amazonas sem notif**ação das autoridades.

O caso foi parar na Justiça e na terça-feira (16) uma decisão definiu que o Hospital Central de Macapá não deve receber pacientes vindos de outros estados sem que haja uma notif**ação por parte da empresa às autoridades sanitárias em um prazo de até 24 horas.

Das três pacientes, duas faleceram. A terceira teve material coletado para que também tivesse o sequenciamento genético do vírus investigado. O exame, que seria analisado entre 7 e 10 dias, não teve resultado divulgado pelo IEC até esta sexta-feira (19).

O QUE É UMA MUTAÇÃO?

Mutação é uma mudança que ocorre de forma aleatória no material genético. Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível.

Por isso, pesquisadores acompanham o caminho das transmissões e fazem um mapeamento do material genético no decorrer da pandemia, uma forma de monitorar as versões que realmente merecem atenção.

"Algumas pessoas falam 'ah, ele [o vírus] fez uma mutação para causar tal doença ou tal forma de se infectar'. Não. Isso não é direcionado", explica Rute Andrade, bióloga doutora em saúde pública e conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"Por exemplo: uma mutação no SARS-CoV-2 que propiciaria a ele entrar mais facilmente na célula – ela seria sem querer, só que ela iria se fixar, porque mais vírus vão entrar na célula. E o que o vírus mais quer é entrar numa célula para se replicar", acrescentou a bióloga, que também é membro da Rede Análise Covid-19.

"Então, se ele consegue uma modif**ação ao original que facilite entrar melhor nas células, essa modif**ação vai dominar em relação às outras e, às vezes, até mesmo ao vírus ancestral", completa Rute.

JUSTIÇA DO AMAPÁ DECIDE QUE UNIMED NÃO RECEBA PACIENTES SEM NOTIFICAR ÓRGÃOS DE SAÚDE.Segundo o governo, as organizações...
17/02/2021

JUSTIÇA DO AMAPÁ DECIDE QUE UNIMED NÃO RECEBA PACIENTES SEM NOTIFICAR ÓRGÃOS DE SAÚDE.

Segundo o governo, as organizações de saúde receberam três pacientes com Covid-19 de Manaus sem que autoridades sanitárias fossem notif**adas. Unimed Fama disse não foi comunicada da decisão, mas irá cumpri-la.

O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) decidiu que o Hospital Central de Macapá e a Unimed Fama não devem receber pacientes vindos de outros estados, sem que haja uma notif**ação por parte da empresa às autoridades sanitárias federais, estadual e municipal, em um prazo de até 24 horas.

A decisão foi proferida na terça-feira (16) pela juíza Alaíde Maria de Paula. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) do Amapá ajuizou a ação civil pública em desfavor das organizações de saúde no dia 3 de fevereiro.

Ainda foi decidido a realização de uma audiência de conciliação por meio de videoconferência entre as partes, sem data informada.

Em nota, a Unimed Fama informou que ainda não foi comunidade oficialmente da decisão, mas que "irá cumprir toda e qualquer decisão judicial que for imposta".

Segundo o governo, as organizações de saúde receberam três pacientes com Covid-19 de Manaus, entre 18 e 23 de janeiro, sem que órgãos de saúde fossem notif**ados.

Na decisão, a juíza citou que a atitude dos réus foi insensível e colocou em risco o sistema de saúde pública do Amapá, por conta que os pacientes transferidos vieram de um estado onde já circula a nova variante do coronavírus.

"Verifico ser no mínimo insensível as atitudes dos réus em aceitarem pacientes provenientes de outros Estados, principalmente de Manaus/AM onde atualmente circula uma nova variante do coronavírus e oferecerem a eles os serviços particulares de assistência à saúde, colocando em risco o já fragilizado sistema de saúde pública do Estado do Amapá, que beira ao colapso, uma vez que o risco de contaminação das pessoas que trabalham no hospital particular e posteriormente transmitirem a outros, é grande", cita um trecho da decisão.

A ação exigia que o hospital e o plano só recebessem no Amapá pacientes oriundos de outros estados após a inserção dos casos no sistema de regulação e imediata notif**ação compulsória às autoridades.

CASOS DO AM DESCOBERTOS NO AMAPÁ.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) recebeu denúncia e identificou que três mulheres infectadas com o novo coronavírus e internadas em uma unidade de saúde de Manaus foram transferidas em UTI aérea para o hospital particular, que f**a na Zona Sul de Macapá. Duas delas fora a óbito. Veja os detalhes:

1. mulher que deu entrada no hospital no dia 23 de janeiro e segue internada.

2. mulher que deu entrada no hospital no dia 18 de janeiro e faleceu no dia 21;

3. mulher que deu entrada no hospital no dia 20 de janeiro e faleceu na quinta-feira (28);

Até segunda (1º), mais de 400 pacientes foram transferidos do Amazonas para tratamento em outros estados por conta do colapso no sistema de saúde amazonense, com falta de oxigênio e superlotação de unidades.

Ao anunciar a situação, o gestor também solicitou que fosse feito exame para identif**ar se elas estavam infectadas com a cepa do novo coronavírus que foi identif**ada recentemente no Amazonas. Por enquanto, não há confirmação de que há circulação dessa variante no Amapá.

A nova variante do coronavírus foi encontrada no Japão e no Amazonas no início do mês. Ela carrega mutações que já foram associadas à maior transmissão, mas ainda não é possível afirmar se ela é mais transmissível ou não.

O QUE O GOVERNO FEZ?

Ao anunciar que as transferências não foram notif**adas ao Estado, o governador Waldez Góes (PDT) também informou que o Ministério da Saúde foi acionado, porque a prática configura dois crimes: de infração de medida sanitária e ainda de atentado à saúde pública. O Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual (MPE) também foram acionados.

O gestor também determinou à SVS que "tome as medidas de biossegurança necessárias no sentido de rastrear e identif**ar a CEPA do vírus e à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas legais para as responsabilizações cabíveis".

O Estado considerou que os voos foram como clandestinos visto que não passaram pelo fluxo normal estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nem o hospital de Macapá e nem o de Manaus se atentaram para a portaria que os obriga a informar as autoridades em até 24 horas sobre a transferência, segundo gestores.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que as transferências não "constam nos registros da Central Única de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (CURA)" e acrescentou que a cooperação que possibilita a remoção dos pacientes "é ap***s para casos clínicos moderados, e não para quem precisa de leito de UTI ou que tenha risco de agravar durante o voo".

CONDUTA ‘CORRETA E ADEQUADA’

O plano de saúde Unimed Fama, ao qual o Hospital Central de é credenciado, declarou, em nota, que o Hospital Central de Macapá atuou de maneira "correta e adequada" ao receber os pacientes. A empresa informou também que o Ministério da Saúde foi notif**ado pelo hospital de origem sobre as internações.

O G1 não conseguiu contato com o Hospital Central de Macapá.

Na nota, a Unimed Fama descreveu que as transferências integraram uma “operação de emergência” que foi posta em prática para continuar dando o necessário suporte à vida dos beneficiários do plano. A empresa citou ainda que os hospitais amazonenses credenciados estavam sem leitos disponíveis, sem capacidade para atender pacientes no pronto-atendimento e ainda com falta de oxigênio.

A nota finaliza descrevendo que a equipe do Hospital Central de Macapá “fez todos os procedimentos de forma correta e adequada”.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Rota Do Crime posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

Na Rota Do Crime

O prazer do crime passa, o arrependimento sobrevêm e o remorso perpetua-se.