24/05/2022
qwerty, password, 123456....
Um novo estudo realizado pela NordPass, um gerenciador de senhas e pesquisadores independentes constatou que a senha '123456' usadas por CEO's e outros executivos de alto escalão foram responsáveis por 1.100.000 ataques cibernéticos e inacreditavelmente mais de 700.000 ataques usaram a senha 'password'.
Os pesquisadores analisaram mais de 290 milhões de ataques digitais globalmente e as senhas foram categorizadas pelo nível executivo (ex. CEO, CTO, CFO), proprietários e gerentes. Ataques digitais não são sempre realizados usando técnicas sofisticadas de infiltração, de acordo com o relatório de investigação da Verizon sobre os ataques 80% dos casos foram realizados a partir de senhas fáceis de descobrir.
É necessário e urgente mudar essa cultura principalmente altos executivos que detêm informações confidenciais e segredos comerciais ou industriais ainda mais hoje em dia que existem não só programas que criptografam, armazenam e geram senhas aleatórias como autenticadores digitais e autenticação em 2 etapas (Two factor authentication)
De nada adianta investir em firewall, criptografia, recuperação de desastres se a senha do CFO é 'qwerty1234'.
fontes:
https://nordpass.com/business-executive-passwords/
https://www.pcgamer.com/uk/the-passwords-most-used-by-ceos-are-startlingly-dumb/
https://www.iflscience.com/technology/many-ceos-are-using-these-ridiculously-simple-passwords-cybersecurity-report-shows/