Arcando Com

Arcando Com O podcast em que arcos narrativos são analisados!

Só queria dizer que a vida melhora 200% quando tu passa a ler ebook. Principalmente quando grana e espaço não são algo q...
19/08/2021

Só queria dizer que a vida melhora 200% quando tu passa a ler ebook. Principalmente quando grana e espaço não são algo que tá sobrando. App do kindle é minha religião.

Já parou pra pensar que a maneira com que cada um de nós se relaciona com um filme, um livro ou um jogo é única? Todas a...
15/08/2021

Já parou pra pensar que a maneira com que cada um de nós se relaciona com um filme, um livro ou um jogo é única? Todas as situações das nossas vidas podem interferir em como eu me relaciono com uma obra de ficção, e é sobre isso que falo no episódio de hoje! Link na bio e nos stories!

Certos presidentes que têm o mesmo raciocínio que o personagem mais b***o de um mangá de comédia 👀
15/05/2021

Certos presidentes que têm o mesmo raciocínio que o personagem mais b***o de um mangá de comédia 👀

Ressurgindo pra indicar Pluto, do Naoki Urasawa. Baita mangá com vários questionamentos legais.
21/04/2021

Ressurgindo pra indicar Pluto, do Naoki Urasawa. Baita mangá com vários questionamentos legais.

Relendo uma das minhas HQs favoritas da Marvel. Vou ver se rende um episódio pra essa semana!
17/03/2021

Relendo uma das minhas HQs favoritas da Marvel. Vou ver se rende um episódio pra essa semana!

Vocês têm alguma franquia que parece ter acompanhado vocês durante a vida toda? Alguma que parece que sempre esteve lá?C...
27/02/2021

Vocês têm alguma franquia que parece ter acompanhado vocês durante a vida toda? Alguma que parece que sempre esteve lá?
Como já mencionei algumas vezes no podcast, tenho uma relação muito forte com as obras que marcaram a minha infância, mesmo sendo capaz de criticar o que deve ser criticado nelas (ouve os episódios de Dragon Ball. Link na bio e tal). Acho que nenhuma outra franquia se fez presente em mídias tão diferentes na minha vida quanto Pokémon, que hoje comemora 25 anos de seu lançamento.
Eu assistia à animação, lançada no ano do meu nascimento, todos os dias, e por isso em uma das gravações que meu avô fazia, em que ele pedia pra eu cantar quando tinha 3 anos, sem a necessidade de pedir, cantei a do desenho que eu via sem parar. Minha tia lembra até hoje da vez em que eu, com uns 5 anos, fiquei com vergonha de pedir um brinquedo e com a sutileza de um caminhão disse "que graça aquele Pikachu!", querendo que minhas intenções fossem notadas (e deu certo!). Com 13, joguei pela primeira vez o "Leaf Green", afundei na pirataria dos emuladores e aprendi inglês muito além do que a escola tinha me ensinado até aquele momento. Hoje, com 23, tenho alguns amigos que jogam comigo o card game sempre que nos encontramos... na maioria das vezes não estamos sóbrios.
Por isso guardo com carinho Pokémon na minha estante, ao lado dos livros que amo, na minha caneca, pra acompanhar meu café necessário, e na minha pele, pra eu simplesmente lembrar dessas histórias que contei. @ Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brazil

Continuando minha releitura de Dragon Ball, analiso um dos arcos mais influentes de todos no mangá! Surpreendentemente m...
24/02/2021

Continuando minha releitura de Dragon Ball, analiso um dos arcos mais influentes de todos no mangá! Surpreendentemente melhor do que eu esperava, o arco da Red Ribbon se mostra o que mais estabelece personagens, ideias e conceitos importantes. Bora refletir sobre gibizinho feito pra criança japonesa!
Link na bio e nos stories!

2020 foi um dos anos mais difíceis para todos. Especificamente para mim, veio carregado de angústia e ansiedade, mas no ...
24/12/2020

2020 foi um dos anos mais difíceis para todos. Especificamente para mim, veio carregado de angústia e ansiedade, mas no meio disso consegui criar algo, e sensação melhor que essa desconheço.
Comecei a gravar o podcast querendo provar que o mangá que eu gostava era melhor do que normalmente as pessoas lembravam e acabei descobrindo uma forma de botar pra fora o furacão de pensamentos que eu tenho quando assisto, leio ou ouço algo. Ter um espaço para falar da maneira que eu quiser sobre o que eu quiser para quem estiver a fim de ouvir é algo inacreditável.
Além de falar sobre ficção e misturar o que aprendi na universidade e o que pessoalmente gosto, tive a oportunidade de compartilhar histórias pessoais estranhas, de escrever resenhas, de aprender a editar áudio, de criar posts e de entrar em contato com pessoas que eu admiro.
Muito obrigado a Bruno Bretanha, Caroline Medeiros, Cassius Medauar, Diego Vieira, Maria Seibt, Thaís Rocha e Victória Milan por aceitarem conversar comigo e por me permitirem expor essas conversas a quem estiver disposto a ouvir.
Muito obrigado a você, ouvinte. Obrigado pelo seu tempo e por ser o melhor que 2020 me ofereceu. Feliz natal e feliz ano novo! (Mês que vem tem episódio novo. Me aguarde)

Tô aproveitando essas férias que tirei do podcast pra ler algumas coisas da pilha infinita. Eu comprei esse mangá há mai...
23/12/2020

Tô aproveitando essas férias que tirei do podcast pra ler algumas coisas da pilha infinita. Eu comprei esse mangá há mais de 3 anos. Vocês também compram livros sem pressa pra ler?

Verões Felizes 3: Senhorita Estérel (2018), escrito por Zidrou, desenhado por Jordi Lafebre e lançado no Brasil pela SES...
17/12/2020

Verões Felizes 3: Senhorita Estérel (2018), escrito por Zidrou, desenhado por Jordi Lafebre e lançado no Brasil pela SESI-SP Editora, traz ao leitor mais férias de verão de família Faldérault, tendo como relato a primeira vez em que viajaram no carro vermelho já visto nos volumes anteriores: a chamada Senhorita Estérel. Pierre, Madeleine e suas duas filhas, Julie e Nicole, juntam-se a Henry e Yvette, pais de Madeleine, para aproveitarem uma viagem de férias.
Diferentemente do que ocorre nos volumes anteriores, que se passam em momentos futuros, a família não vai em busca do sol ou a praias, mas realiza passeios turísticos guiados por Yvette, mãe de Madeleine. Durante o quadrinho, a relação entre os familiares é, como de costume, o foco, e, neste volume em específico, lidar com pessoas mais velhas que possuem necessidades condizentes com sua idade ou que muitas vezes soam maldosas e egoístas, acaba sendo o tema que, como sempre, é abordado com sutileza e delicadeza, não apelando a exageros de roteiro ou a dramaticidades maiores do que as do próprio cotidiano.
Conhecer mais sobre a família belga e sobre os elementos que já foram vistos nos volumes anteriores é algo que cativa muito o leitor, preenchendo-o com um sentimento nostálgico e carregado de identificação constante. Pierre e Madeleine, assim como seus filhos e suas viagens, são parte dos momentos de sol de todos que se dispuserem a acompanhá-los.
PS: de brinde ainda vislumbramos Paulette, a caçula apresentada ainda bebê no volume 1, agora como uma adolescente de personalidade...marcante.

Mês que vem estreia no Disney+ a primeira de várias séries Marvel. Separei algumas leituras que possivelmente servirão d...
15/12/2020

Mês que vem estreia no Disney+ a primeira de várias séries Marvel. Separei algumas leituras que possivelmente servirão de base para WandaVision!

Mulan (2020) é um filme que surge de maneira atípica: planejado buscando uma grande bilheteria mundial no cinema e, em d...
08/12/2020

Mulan (2020) é um filme que surge de maneira atípica: planejado buscando uma grande bilheteria mundial no cinema e, em decorrência da pandemia, chega à maioria dos países através de serviços de streaming. Ele se distancia de outros remakes de clássicos Disney como O Rei Leão (2019), que foi criticado pela tentativa de verter cenas idênticas ao original para uma versão realista, e busca sua própria reinterpretação da animação e da lenda de Mulan, recorrendo a referências da cultura chinesa, excluindo cenas musicais, adicionando e eliminando personagens, e obtendo como resultado mudanças de tom e de tema.
De maneira geral, as alterações devem agradar aos que gostariam que os live-action funcionassem isoladamente como filmes e que atualizassem a obra original, porém, a ausência de tantos elementos que para muitos espectadores remetem à nostalgia da animação da década de 90, pode gerar rejeição ao longa. Entre as maiores mudanças, o acréscimo do elemento místico representado pelo Chi, a energia que todos possuem, e pela vilã Xian Lang, é o de maior impacto. Algumas cenas da utilização do Chi, remetendo a filmes de artes marciais chineses, podem gerar estranhamento, porém, os aspectos visuais e ideológicos da bruxa que é antagonista são muito bem encaixados ao cenário que é apresentado.
Relacionado ao Chi, é também criada a maior mudança temática, pois o filme deixa de tratar tanto de esforço próprio e assume o papel de abordar a aceitação como um tópico fundamental, criando um novo aspecto de identificação entre público e personagem. Os maiores problemas surgem no desenlace de determinadas tramas, causando a impressão que a protagonista consegue convencer todos a fazerem o que ela pede, menos à sua família, e isso é somado à inexpressividade e à falta de carisma dos personagens.
De maneira geral, Mulan erra ao focar em tentar agradar a múltiplos públicos e não elaborar bem a resolução de seu enredo, porém acerta ao se afastar do original e ao buscar sua independência enquanto obra.
+
@ Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brazil

Victória Milan é diretora e podcaster no Omelete, um dos principais sites de cultura pop do Brasil. Batemos um papo desc...
28/11/2020

Victória Milan é diretora e podcaster no Omelete, um dos principais sites de cultura pop do Brasil. Batemos um papo descontraído sobre como vem sendo apresentar o Omelete e sobre como funciona o trabalho de direção, entre vários outros temas. Tá imperdível! Link nos stories e na bio!

Disney + fez eu procrastinar minha vida pra ficar vendo animações. (E havia boatos de que eu tava na pior). Vocês também...
24/11/2020

Disney + fez eu procrastinar minha vida pra ficar vendo animações. (E havia boatos de que eu tava na pior). Vocês também tão na mesma?
Arte do brabíssimo
+

Já sabemos que quadrinhos são coisas para pessoas de todas as idades, mas, e se eu for um adulto que quer começar a ler ...
19/11/2020

Já sabemos que quadrinhos são coisas para pessoas de todas as idades, mas, e se eu for um adulto que quer começar a ler gibis, qual seria uma boa porta de entrada? Pensando nisso, apresento uma lista com seis gibis para adultos!

1 - Retalhos, de Craig Thompson: Nesta HQ autoficcional, acompanhamos a transição de Craig para a vida adulta. No meio disso, vemos a influência da religiosidade rígida de sua família sobre ele, e como o rapaz se relaciona com Raina, uma mulher que desestabiliza todos os seus ideais.

2 - Vinland Saga, de Makoto Yukimura: Sabe aquelas histórias de vikings em que guerras são glorificadas assim como a masculinidade agressiva e inconsequente? Então... esquece tudo isso. Em Vinland Saga, acompanhamos a história de Thorfinn, que busca vingar a morte de seu pai, porém os caminhos que o futuro reserva são imprevisíveis. Pontos como relação interpessoal, religiosidade e autoconhecimento são abordados de maneira natural e aprofundada.

3 - Um pedaço de madeira e aço, de Chabouté: Nesta HQ muda, são mostradas as múltiplas situações que ocorrem ao redor de um banco de praça. O gibi utiliza-se de um enredo simples para mostrar que as grandes histórias não precisam ser grandiosas, e que o cotidiano pode ser engraçado, belo, triste e emocionante.

4 - Verões felizes, de Zidrou e Jordi Lafebre: Nesta série da HQs, acompanhamos as férias de verão de uma família belga. Tem cheiro de nostalgia e faz com que o leitor termine a história querendo encontrar seu próprio verão.

5 - Pílulas Azuis, de Frederik Peeters: o que você faria se descobrisse que a pessoa com que você está começando a se relacionar é portadora do vírus HIV? Em pílulas azuis, Frederik conta sobre sua relação com a esposa e o filho dela, ambos soropositivos. Informativo e tocante, o gibi mostra que o desafio maior pelo qual portadores de HIV passam atualmente é o olhar das outras pessoas.

6 - Tina - Respeito, de Fefê Torquato: Nesta HQ, que é parte do projeto Graphic MSP, vemos a personagem Tina passar por uma situação terrível e que afeta inúmeras mulheres: o assédio no ambiente de trabalho. HQ nacional EXTREMAMENTE importante.

Cassius é uma pessoa com uma longa carreira ligada a quadrinhos e livros no Brasil. Ele é professor, editor, jornalista,...
14/11/2020

Cassius é uma pessoa com uma longa carreira ligada a quadrinhos e livros no Brasil. Ele é professor, editor, jornalista, tradutor e na informalidade também é surfista e apreciador de queijos e vinhos. Neste episódio, conversamos um pouco sobre alguns momentos marcantes em sua carreira como gerente de conteúdo da editora JBC, sobre como está sendo retornar à Conrad Editora e também sobre como tentar levar uma vida tranquila em meio à pressão de um mercado em crise. Ah, e também falamos sobre o vício em One Piece, que destrói lares há tempos. Link nos stories e na bio!

Sabe quando o mundo parece te empurrar para um caminho cheio de pressões? Sabe quando você se perguntava o que estaria f...
02/11/2020

Sabe quando o mundo parece te empurrar para um caminho cheio de pressões? Sabe quando você se perguntava o que estaria fazendo quando estivesse perto dos 30? No meio do turbilhão de descobertas e de acontecimentos que a vida às vezes causa, a Carol e a Thaís decidiram responder tudo o que sentiam criando um podcast, em que tentam descobrir quem são e para onde podem ir, mas nunca esquecendo de como vieram parar aqui.
Neste episódio, o primeiro de uma série em que chamo convidados para conversarmos sobre a vida, o universo e tudo mais, as integrantes do podcast Como eu vim parar aqui me contam sobre como vem sendo produzir conteúdo para a internet. Prepare-se para uma troca de ideias, influências, referências e sensações, além do início um plano para roubar o Sansão (coisa que o Cebolinha tenta há quase 60 anos). Link nos stories e na bio!

Valente, do  , é uma história que consegue te fazer criar um laço gigante com os aspectos mais simples um personagem. Co...
29/10/2020

Valente, do , é uma história que consegue te fazer criar um laço gigante com os aspectos mais simples um personagem. Com o Valente podemos rir dos dramas gigantes da nossa vida, e rir dos erros que cometemos porque, afinal, tudo é tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo. Agradeço ao Valente por me fazer lembrar com carinho de todas as meninas que amei na infância/adolescência (aproximadamente muitas), e perceber como esses amores foram engraçados, bobos e infantis. Estou feliz por eles serem parte da minha vida.
Nessa madrugada, dei adeus a um amigo de muitos anos. O Valente continuou sem manter os pés no chão.

Hoje é o Wonder Woman Day! Há 79 anos, a Mulher-Maravilha era criada. Além de representar ideais importantes para as mul...
21/10/2020

Hoje é o Wonder Woman Day! Há 79 anos, a Mulher-Maravilha era criada. Além de representar ideais importantes para as mulheres, e além de carregar muitas influências de mitologia e cultura gregas, a própria concepção da personagem é uma história linda e que reflete muito do que a personagem é.

A princesa Diana foi criada pelo psicólogo William Moulton Marston, responsável por desenvolver o polígrafo, um aparelho utilizado para tentar detectar mentiras. A inspiração para o laço da personagem, que fazia os inimigos dizerem a verdade, tem relação com esse fato. A Ilha-Paraíso, lar das guerreiras amazonas tem ligação com a Ilha de Le**os, na Grécia, lar de Safo, uma poetisa cujas produções ressaltavam o amor entre as mulheres.

O mais relevante na criação de Diana, porém, é que Marston contou com a ajuda de Elizabeth, sua esposa, para desenvolver a personagem. Eles a fizeram tendo como base Olive Byrne, com quem ambos mantinham um relacionamento amoroso polígamo. Após a morte de William, as duas mulheres mantiveram-se juntas por mais 38 anos, até o fim da vida de Olive.

Desde sua criação, a Mulher-Maravilha carrega uma história sobre respeito, verdade, luta e, acima de tudo, amor.

20/10/2020

o nerd reclamando de histórias com mulheres, LGBTs e/ou pessoas negras soa assim

Para mais conteúdos, siga o perfil: instagram.com/diversidadenerd_

Então, a fase do Tom King escrevendo Batman se encerrou no Brasil. Não é uma fase com grandes lutas, é uma fase com gran...
18/10/2020

Então, a fase do Tom King escrevendo Batman se encerrou no Brasil. Não é uma fase com grandes lutas, é uma fase com grandes momentos. Lindos, tristes e bobos como uma história de amor deve ser. Pouco ágil, pouco estratégica e muito melosa. A partir disso e com uma mãozinha de um mago inglês, reflito se é possível construir uma boa história a partir de um personagem que usa cueca por cima da calça. Link do podcast nos stories e na bio!

Eu e a  decidimos realizar um episódio especial, em que conversamos sobre o Labirinto do Fauno a partir de duas perspect...
10/10/2020

Eu e a decidimos realizar um episódio especial, em que conversamos sobre o Labirinto do Fauno a partir de duas perspectivas diferentes: um de nós somente assistiu ao filme, enquanto a outra apenas leu o livro. Bora ouvir e pensar sobre as camadas de um conto de fadas! Link na bio e nos stories!

Chorando como um bebê. Sempre. Por sinal, sabia que há um episódio do Arcando Com sobre Jim e Pam, vulgo melhor casal de...
06/10/2020

Chorando como um bebê. Sempre. Por sinal, sabia que há um episódio do Arcando Com sobre Jim e Pam, vulgo melhor casal de todas as vidas? Ouve lá e bora conversar sobre as camadas de The Office!

Oi! Esta página é uma forma de divulgação do podcast Arcando Com. Todo sábado, uma obra ficcional é analisada de forma d...
05/10/2020

Oi! Esta página é uma forma de divulgação do podcast Arcando Com. Todo sábado, uma obra ficcional é analisada de forma descontraída e aprofundada. Já existem 6 episódios do podcast principal e 2 especiais em que conto histórias pessoais. Bora ouvir! https://anchor.fm/arcandocom/episodes/Enola-Holmes-sobre-filmes-para-menininhas--Arcando-com-006-ek7ihj

Neste episódio, vemos como uma relação entre mãe e filha pode gerar frustrações e alegrias. Recorrendo aos ensinamentos de youtubers e a uma bagagem de filmes da disney e de super-heróis (além de teatro grego), tentamos refletir sobre como é possível abordar e retratar personagens feminina...

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Arcando Com posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share