07/24/2016
Biografia Expressa - Ferenc Puskás
Infância:
Férenc Puskás nasceu no dia 2 de abril de 1927, em Budapest na Hungria. De família tradicional, começou sua carreira aos dezesseis anos de idade, motivado por seu pai. Sua carreira teve um começo difícil, pois em 1943 acontecia a Segunda Guerra Mundial. Por conta do ocorrido, o pai de Férenc decidiu mudar o sobrenome da família de origem alemã para Puskás. Disciplinado e membro do exército de seu país, Puskás ganharia anos depois a patente de major, algo que lhe rendeu o apelido de o “Major Galopante”.
O Começo:
Puskás começou em uma equipe de sua cidade (chamada Kispest). Seu pai era um ex-jogador da equipe, e logo depois tornou-se treinador, quando o jovem Férenc tinha apenas nove anos. O Kispest, embora tradicional, não era uma equipe vencedora, pois sempre era ofuscada por equipes rivais. Mesmo a equipe não sendo muito competitiva, em 1948, Puskás quebrou o recorde de gols, marcando cinquenta, no campeonato Húngaro com apenas 21 anos de idade. Em 1949 a história mudou, o Exército húngaro, decidido a ter a sua própria equipa de futebol, associou-se ao Kispest, que foi renomeado Honvéd.
Gusztáv Sebes, vice-ministro dos Esportes, começou a selecionar jogadores, colocando os melhores que encontrou no Honvéd. A partir daí Puskás e os colegas passaram a conviver com uma disciplina militar de treinos.
Ascensão e Dificuldades:
Puskás mostrou muito talento e vocação natural para o gol, sendo artilheiro e titular desde cedo do time. Em 1950, a equipe conquistou o primeiro campeonato húngaro que disputou como Honvéd, com 31 gols de Puskás, novamente artilheiro. Mas em 1956, tudo mudou... o clube estava na Espanha, onde jogaria uma partida pela Copa dos Campeões da UEFA, quando a Revolução Húngara, tentou livrar-se da excessiva influência soviética no país, organizando-se em milícias, para combater a Polícia de Segurança do Estado. Os jogadores do Honvéd, liderados por Puskás, decidiram não voltar para casa. Com isso, os atletas, para sustentarem-se financeiramente, passaram a realizar amistosos pelo mundo. E, em 1957, A FIFA então, os proibiram de atuarem enquanto não regularizassem suas situações com a Federação Húngara.
Tal situação arrastou-se por mais de um ano, até que um acordo foi feito, e acabou com o vínculo dos jogadores com o clube. Com a liberação, alguns jogadores acabaram saindo do time, indo grande parte, jogar na Espanha!
Desconfiança e Real Madrid:
O craque viveu momentos difíceis em 1957. Sem time nem perspectiva, morou na Áustria e não conseguiu permissão da UEFA para jogar, por conta de sua recusa a voltar ao Honvéd. Assim, teve de ver times como Milan e Juventus não poderem contratá-lo. Acima do peso e com a idade chegando, o interesse dos clubes passou a cair e o craque via sua aposentadoria precoce chegar. Foi então que em 1958, com 31 anos, que Puskás foi levado ao Real Madrid por Emil Östreicher, seu colega nos tempos de Honvéd. O Major chegou à Madrid repleto de desconfiança por parte da torcida merengue, que via o jogador muito longe de superar estrelas como Di Stefano e Kopa. Mas com sua preciosa perna esquerda, Puskás provaria que ainda era, sim, um craque fantástico.
Já na temporada 1959-1960 Puskás mostrou um entrosamento memorável com a maior estrela do Real, Di Stefano, e começou a transbordar gols em Madrid. O craque foi o artilheiro do Campeonato Espanhol com 25 gols e crucial para o tetracampeonato europeu do time, principalmente nas semifinais, contra o rival Atlético de Madrid. Puskás permaneceu no Real Madrid até 1967, quando se aposentou aos 40 anos, foi um dos maiores gênios da história do futebol um dos mais memoráveis do Real Madrid.
Legado
Puskás é considerado o maior jogador da Hungria e um dos maiores nomes da história da Copa do Mundo. Foi em 1954 que ele levou a seleção húngara a uma campanha digna de aplausos. Ele também liderou uma deserção de jogadores compatriotas, que não concordavam com as influências socialistas que a Hungria sofria na época. Acabou no Real Madrid, onde ajudou a construir uma soberania no futebol espanhol, participando de cinco conquistas de La Liga e de três da Copa dos Campeões da UEFA.
Assista ao video da biografia, acessando o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=n-twV3n31K0