Luciana Fernandes

  • Home
  • Luciana Fernandes

Luciana Fernandes Conteúdos de qualidade e descomplicados sobre bem-estar!

25/05/2023

Gente que ama milho verde 😍

Eles são anjos em forma de animal! 😍😍
19/05/2023

Eles são anjos em forma de animal! 😍😍

Os 6 hábitos das pessoas altamente empáticasA empatia é um traço de personalidade que se refere à nossa capacidade de se...
14/05/2023

Os 6 hábitos das pessoas altamente empáticas

A empatia é um traço de personalidade que se refere à nossa capacidade de sentir e compreender o que outra pessoa está a vivenciar. Faz parte da nossa inteligência social. Freud e Hobbes, por exemplo, demonstraram que somos egoístas e individualistas. Mas não somos somente isso: é o que neurocientistas, biólogos e psicólogos têm provado nos últimos anos. Somos também Homo Empathicus, pelo que o nosso cérebro está munido com circuitos de empatia, prontos a serem ligados.

👉Ativam o seu cérebro empático
A capacidade para a empatia faz parte da nossa herança genética e pode amplificar-se ao longo da vida.

👉Dão o salto imaginativo
É preciso humanizar o outro. Para isso, pode-se, por exemplo, imaginar como é a vida de todos aqueles com quem nos cruzamos no nosso dia a dia, ou a vida daqueles de quem as nossas ações dependem. Descobrir o que temos em comum com alguém, mesmo que seja com um estranho, é mais uma forma de nos conectarmos com as emoções do outro.

👉Procuram experiências empáticas
Quem tem disposição para mergulhar em experiências de empatia acaba por conseguir colocar-se no lugar do outro com mais facilidade. Além das conversas diárias ou de ver um filme, as viagens e o relacionamento com outras pessoas e culturas são cruciais para o desenvolvimento empático.

👉Praticam a arte da conversação
A conversa e a empatia caminham lado a lado. Não obstante, para que as conversas sejam verdadeiramente ricas, devem-se ultrapassar as trivialidades e aprofundar temas importantes.

👉Viajam no seu sofá
Vários filmes e livros ultrapassam as fronteiras das telas e das páginas impressas, sendo que trazem à tona o Homo empathicus que habita no nosso interior. São oportunidades de entrar em contacto com realidades que talvez nunca possamos conhecer diretamente. Assim, podem servir como veículos para uma transformação empática, através da adoção das diferentes perspetivas neles descritas.

👉Inspiram uma “revolução”
Certas pessoas conseguem criar ondas de empatia coletiva, capazes de transformar a história. A empatia deve ultrapassar o âmbito da vida privada e ganhar também importância na vida pública. A pobreza, violência, desigualdade e a degradação ambiental são alguns dos problemas atuais que podem ganhar muito com a criação de uma cultura da empatia.

NO STRESS! Exercícios que ajudam a combater a ansiedade e o estressePara combater a ansiedade, as sensações de conforto,...
13/05/2023

NO STRESS! Exercícios que ajudam a combater a ansiedade e o estresse

Para combater a ansiedade, as sensações de conforto, alegria e bem-estar ajudam bastante.

Quem quer aliviar a sensação de estresse e ansiedade pode apostar em alguns exercícios básicos e altamente recomendados:

CorrerPara ajudar a combater a ansiedade, a corrida, que é uma atividade física aeróbica moderada, é bastante indicada por especialistas. Como ela exige bastante energia do corpo, produz mais endorfina e, consequentemente, aumenta a sensação de bem-estar.

O mais interessante é que ela pode ser feita na esteira, dentro de academias, ou ao ar livre. Quem deseja iniciar nessa prática deve começar aos poucos, com caminhadas leves, e aumentar gradativamente, até que o corpo adquira resistência.

A corrida promove também o bom condicionamento físico, dá mais fôlego e ajuda a emagrecer. Por isso, é uma atividade tão procurada por quem quer perder peso e aumentar a autoestima.

Andar de bicicletaPedalar também é um exercício que pode ser feito ao ar livre ou dentro de academias. Na realidade, não importa o local, já que essa é uma atividade extremamente benéfica ao corpo e à mente. Assim como correr, pedalar também melhora o condicionamento físico e trabalha todos os músculos ao mesmo tempo. Além disso, favorece a saúde do coração e é muito prazeroso.

Andar de bicicleta trabalha o equilíbrio e a confiança, sendo assim, age no controle da ansiedade e do estresse. Praticar duas vezes por semana já é o suficiente para sentir os benefícios.

MeditarA meditação é uma técnica que trabalha a concentração, a respiração e, principalmente, o relaxamento. Quando a pessoa se prepara mentalmente, liberta a mente de informações negativas, dando lugar aos pensamentos positivos. Eles, por sua vez, atuam no sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar a mente.

Meditar, portanto, ajuda no bom funcionamento do corpo e no equilíbrio emocional, o que garante melhor qualidade de vida.

Combater a ansiedade com a prática de exercícios físicos é a melhor forma de recuperar o prazer por simples atividades do dia a dia. Encontre o exercício que mais gosta e adote-o em sua rotina para viver melhor!

Vantagens do Gerenciamento de TempoMenos estresse. Gerenciar seu tempo reduz diretamente os níveis de estresse.Menos sur...
12/05/2023

Vantagens do Gerenciamento de Tempo

Menos estresse. Gerenciar seu tempo reduz diretamente os níveis de estresse.

Menos surpresas. Com a Gestão do Tempo aquela história de ser pego de surpresa não vai acontecer (ou pelo menos reduzir drasticamente as chances).

Mais tarefas executadas. Claro que aumentar a produtividade é um dos principais objetivos do Gerenciamento do Tempo. Quando se está ciente do que precisa ser feito é muito mais fácil gerenciar suas tarefas. Assim será possível que cada tarefa seja executada em seu tempo certo.

Menos retrabalho. Ser organizado está diretamente ligado com menos retrabalho e menos erros.

Mais tempo livre. Sabemos que não podemos criar mais tempo (acredite, 24h é mais do que suficiente para um dia). No entanto, todos podemos usar melhor das 8 horas que temos no ambiente de trabalho fazendo o uso correto deste tempo.

Menos tempo perdido. Quando você sabe exatamente o que deve ser feito, menos é gasto em tempo ocioso. Ao invés de ficar imaginando o que deve ser feito em seguida, você pode se adiantar e já iniciar a próxima atividade.

Mais oportunidades. Fazendo bom uso do tempo você estará apto e melhor preparado a mais oportunidades.

Melhora na reputação. Tanto na vida profissional quanto na pessoal você será sempre aquela pessoa em que todos podem confiar.

Menos esforço. Existe um entendimento errado de que aprender a Gerenciar o Tempo requer um esforço extra. Ao contrário, a Gestão do Tempo permite que sua vida se torne mais fácil, seja para fazer as malas para a viagem do final de semana ou para terminar aquele planejamento orçamentário.

Mais tempo no que realmente importa. Gerenciar o Tempo é alocá-lo nas tarefas de mais impacto. Com a correta Gestão do Tempo você passará mais horas naquilo que for realmente importante para o seu dia.

Menos problemas. Sabe aquela história de que criamos nossos próprios problemas? Seja uma reunião que foi esquecida, ou um prazo não cumprido, deixar de gerenciar o tempo pode resultar em atritos nas variadas esferas da vida. Planejar e se preparar para o dia que virá evita que criemos nossos próprios problemas.

Ansiedade excessiva prejudica a memóriaA ansiedade prejudica a atenção e concentração, dificultando o desempenho no dia ...
11/05/2023

Ansiedade excessiva prejudica a memória

A ansiedade prejudica a atenção e concentração, dificultando o desempenho no dia a dia. A atenção é uma etapa anterior à memória, e por isto queixas de memória podem ocorrer em transtornos de ansiedade. Pessoas ansiosas são excessivamente receosas, preocupadas e evitam situações que desencadeiam seus temores. As dificuldades de memória podem ser um dos aspectos desta preocupação excessiva e desproporcional. Identificar e tratar transtornos de ansiedade, doença cerebral bastante prevalente, com certeza traz efeitos benéficos para memória.

Mascar chiclete aumenta a produtividade?A goma de mascar é mais um dos hábitos que gera discussões sem fim na comunidade...
11/05/2023

Mascar chiclete aumenta a produtividade?

A goma de mascar é mais um dos hábitos que gera discussões sem fim na comunidade médica. Mas uma nova pesquisa do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão, publicada na revista Brain & Cognition, sugere que o hábito pode ser positivo para o cérebro e que pessoas que mascam chicletes têm reações 10% mais rápidas que os outros.

O estudo liga o ato de mascar chiclete a um aumento de excitação em até oito áreas diferentes do cérebro, o que levaria a um melhor fluxo de sangue temporário no órgão.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores dividiram os voluntários em grupos mascando ou não chicletes. Enquanto suas atividades cerebrais eram medidas, os voluntários apertaram botões com o polegar direito ou esquerdo por 30 minutos, conforme o que lhes era indicado em uma tela.

Ao final do experimento foi constatado que mulheres e homens que não mascavam chicletes demoraram 545 milisegundos para reagir aos estímulos, contra 493 milisegundos daqueles que mascavam. Os pesquisadores observaram também que as regiões mais ativas entre aqueles com chiclete eram aquelas ligadas à movimentação e atenção.

"Nossos resultados sugerem que mascar chiclete aumenta a excitação e o nível de alerta [do cérebro] e ainda possui um efeito na capacidade motora, como consequência esses efeitos levam a uma melhora na performance cognitiva", afirmou um dos pesquisadores do estudo.

Como diferenciar Burnout, Depressão e Estresse?A Síndrome de Burnout é bem parecida com a depressão, já que ambas aprese...
11/05/2023

Como diferenciar Burnout, Depressão e Estresse?

A Síndrome de Burnout é bem parecida com a depressão, já que ambas apresentam sintomas similares.

O estresse é ocasionado como uma resposta física e psicológica a tudo o que a pessoa sente, tal como cobranças e pressão excessiva. Ele ocorre quando uma pessoa está sobrecarregada, mas isso não significa que ela apresentará o Distúrbio de Burnout.

Pense em um atleta antes da competição, ele está sob estresse. Isto é, seu corpo, mente e emoções estão focados em produzir os melhores resultados; mas após a competição ele tenderá a descontrair, relaxar e voltar a seu ritmo normal.

Já no Burnout você acaba se sentindo estressado e sobrecarregado por muito tempo, mesmo quando não seria necessário estar tão ligado e ativo. Estes fatores tendem a ocorrer por causa do trabalho, gerando sentimentos de culpa e cansaço.

Nesse sentido, ele se diferencia da depressão já que a infelicidade e sentimentos de culpa são relacionados à vida como um todo e não apenas a uma pequena parte dela como o trabalho.

COMO LIDAR COM A DISTRAÇÃO?A distração é um comportamento que traz vantagens e desvantagens. Por essa razão, é important...
11/05/2023

COMO LIDAR COM A DISTRAÇÃO?
A distração é um comportamento que traz vantagens e desvantagens. Por essa razão, é importante saber lidar com ela a fim de aproveitar a criatividade natural e evitar a falta de concentração e esquecer coisas importantes.

Por isso, aqui vão algumas dicas para lidar com a distração:

1 – CRIE UMA LISTA DE COISAS A FAZER
O ideal é criar uma lista de tarefas diárias para evitar a distração tanto no trabalho quanto em casa. Especialistas em produtividade dizem que lidar com uma tarefa como se fosse uma “mordida por vez” favorece o foco e a concentração para terminar todas.

2 – ORGANIZE SEU AMBIENTE
De acordo com pesquisas, o ambiente desorganizado favorece a desordem física e mental. Por essa razão, o ideal é que a mesa esteja organizada e limpa pois reduz o nível de estresse e deixa você mais motivado para executar as tarefas.

3 – TIRE O CELULAR DA SUA VISÃO
Enquanto estiver realizando algum tipo de tarefa, evite deixar o celular próximo a você. Na maioria das vezes, as notificações das redes sociais distraem e acabam interrompendo a atividade. Se preferir, você pode desligar a internet do aparelho.

4 – FAÇA PAUSAS PARA SE DISTRAIR
Se você tem uma grande dificuldade de concentração, divida as tarefas em blocos de tempo. Por exemplo, a cada 25 minutos de atividade, 5 minutos para um café ou uma olhada nas redes sociais. A pausa é importante para a produtividade.

5 – SIGA UMA ROTINA COM HORÁRIOS
Para evitar a distração, seguir uma rotina com horários definidos é uma boa alternativa.

Afinal de contas, a rotina ajuda o cérebro a memorizar todas as atividades que precisam ser feitas. Quando um indivíduo não possui uma clareza, por exemplo, do que fazer no dia, há mais chances de se distrair com outras coisas.

Porque o burnout é um dos maiores riscos como evitá-loSíndrome de Burnout é um desgaste que prejudica os aspectos físico...
11/05/2023

Porque o burnout é um dos maiores riscos como evitá-lo

Síndrome de Burnout é um desgaste que prejudica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional.

Como prevenir a Síndrome Burnout?
Existem meios de prevenir e de tratar o Burnout. A prevenção se dá por meio de práticas simples e até mesmo prazerosas, que acabam não exigindo tanto.

Prática de exercícios físicos
Parte dessa condição acaba causando problemas físicos, isso sem mencionar as tensões musculares que muitas vezes impedem até mesmo a locomoção.

Os exercícios físicos não só ajudam a liberar toda a tensão dos músculos, como também criar uma rotina saudável. Além disso, pode-se encarar a atividade como um momento de relaxamento e de autocuidado.

Alimentação adequada
A alimentação correta e balanceada permitirá a ingestão de nutrientes e vitaminas adequados para o seu dia a dia. Eles ajudarão a repor as energias e, assim, você acabará se sentindo mais preparado para sua rotina.

Momentos de Lazer
Ter momentos de lazer e relaxamento são fundamentais para descansar a mente e o corpo. Esses instantes são muito importantes tanto para a prevenção quanto para o tratamento da síndrome.

Menos cobranças
Um dos motivos que levam à Síndrome de Burnout é a existência de uma cobrança extremamente excessiva de si mesmo. Uma busca pela perfeição que simplesmente não existe.

Procure não se cobrar tanto e entender que as pessoas podem sim cometer erros, INCLUSIVE VOCÊ, e isso é normal. Está tudo bem. Errar é algo totalmente humano e aceitável. Aprenda com os erros, mas não se torne uma vítima deles. Supere, e siga em frente!

Reorganização
Talvez uma atitude simples de reorganizar os seus dias e as suas tarefas no trabalho possam ajudar no momento de pegar mais leve com o emprego e então manter a calma, evitando assim que você venha a se sobrecarregar.

Utilize os seus dias de férias e folgas
Férias existem por uma razão: todo mundo precisa descansar. Pare de adiar as suas! Organize-se e aproveite os dias de descanso como melhor convier. Viaje, leia os livros que sempre quis, assista muitos filmes. Se preferir, não faça nada.

O importante é se desligar do trabalho para conseguir relaxar a mente e o corpo. Acredite: o mundo não vai acabar se você descansar um pouco.

Cultive relacionamentos saudáveis no trabalho
Cordialidade, gentileza, cooperação: nada disso envolve um contato mais íntimo como uma amizade e pode facilmente ser aplicado a qualquer ambiente. Como a convivência precisa ocorrer, não custa nada fazer disso algo mais leve, não é mesmo? Com certeza os dias serão melhores e menos estressantes para todos!

Meditação ou Yoga
Ambos ajudam a controlar seu nível de estresse, bem como reaprender a respirar. Isso significa ter o controle dos seus estados emocionais de volta e não aderir às exigências externas e internas de imediatismo.

Como produtividade e motivação estão relacionadas?A motivação, é a razão que leva uma pessoa a colocar em prática uma aç...
11/05/2023

Como produtividade e motivação estão relacionadas?

A motivação, é a razão que leva uma pessoa a colocar em prática uma ação. Ela não é simples como imaginamos: envolve fenômenos emocionais, sociais e até biológicos!

Deu pra perceber que a motivação acaba sendo bem intrínseca ao indivíduo, não é? Pois é! É por isso que a gestão de pessoas precisa ser feita de maneira impecável.

Só assim, com ações de recursos humanos, líderes inspiradores, ambientes onde essa motivação possa ser externalizada que funcionários podem ser motivados!

A produtividade tem significado atrelado com a capacidade de produzir e o tempo. Ou seja, produzir o que foi delegado em certo espaço de tempo.

Provavelmente você já ouviu falar em empresas que buscam implementar o sentimento de “dono” nos funcionários, não é?

Essas empresas motivam suas equipes a trabalharem por um propósito maior, como se aquela empresa na qual são funcionários fossem deles próprios.

Automaticamente, aqueles funcionários compreendem como cada ação que eles colocam em prática dentro do negócio importa e se tornam fiéis parceiros da organização. Como consequência, buscam manter resultados sempre altos e problemas resolvidos.

A motivação e a produtivade são irmãs. Com a motivação, a produtividade virá junto, naturalmente.

Estratégias para uma Gestão do Tempo eficazDelegue as tarefasAprenda a delegar e entenda que ao fazer isso você não está...
11/05/2023

Estratégias para uma Gestão do Tempo eficaz

Delegue as tarefasAprenda a delegar e entenda que ao fazer isso você não está fugindo das suas responsabilidades. Delegar, aliás, é uma função importante de quem tem cargos de gerência ou liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades aos seus subordinados ou a outras pessoas da sua equipe, sempre respeitando suas habilidades e seus conhecimentos.

Priorize o trabalhoAntes de o dia começar faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata. Lembre-se que as tarefas não tão importantes assim podem consumir até mais tempo do que aquelas que exigem uma execução/finalização rápida. Priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes.

Fuja da procrastinaçãoUltimamente muitos artigos têm sido escritos sobre o mal da procrastinação. E não é para menos, afinal ela é um dos itens que mais afetam negativamente a produtividade e pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia. De uma maneira geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou as menos prazerosas.

Agende as tarefasSeja com um aplicativo para gerenciar tarefas, uma planilha ou um caderno de anotações, faça uma lista de todas as tarefas que vêm em sua mente.

Evite o estresseO estresse ocorre quando aceitamos mais do que somos capazes de aguentar ou de dar conta no nosso dia. O resultado disso você pode já ter vivenciado: acabamos nos sentido cansados e nossa mente parece não querer funcionar.

Evite fazer mil coisas ao mesmo tempoOk, sabemos que a maioria de nós sente que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinônimo de conseguir cumprir o maior número possível de tarefas, mas a verdade é que o ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.

Faça pausasQuando você achar que está em um beco sem saída, ou quando olhar para as diversas abas abertas no seu computador e não saber mais onde clicar, permita-se uma pausa. Vá pegar um café, um copo de água, troque ideias com um colega ou escute uma música.

Aprenda a dizer nãoTalvez essa seja a regra de ouro e aquela que deve ser adotada por todos. Caso você já se veja sobrecarregado, saiba dizer um “não” de maneira educada, explicando seus motivos. Antes de sair pegando todas as tarefas ou projetos que passarem na sua mesa, dê uma olhada na sua to-do list. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar algo de lado, certo?

5 formas de melhorar a concentração e o focoInspire-se em Sherlock HolmesO maior detetive fictício do mundo é alguém que...
11/05/2023

5 formas de melhorar a concentração e o foco

Inspire-se em Sherlock HolmesO maior detetive fictício do mundo é alguém que conhece o valor da concentração, e pode ser objeto de inspiração. Nas histórias escritas pelo autor Arthur Ignatius Conan Doyle, podemos perceber que quando um novo caso é apresentado, Holmes não faz nada mais do que se sentar em sua cadeira de couro, fechar os olhos e unir as mãos em uma atitude de quietude e silêncio. Ele se transforma no detetive mais inativo e ativo que existe. Podemos chamar esta atitude de centramento. Concentrar é trazer para o centro da nossa mente aquilo que estamos fazendo e pensando.

Preste atenção no que está fazendo.Vamos lá! Até chegar nesta linha, sua atenção foi capturada quantas vezes? Pensamentos, mensagens no celular, algum barulho na sua casa, uma notificação… Calma! Estamos habituados a fazer as coisas de forma mecânica e ao mesmo tempo receber inúmeros estímulos externos. Sabemos que nosso cérebro tem a capacidade de aprender novos comportamentos. Então, cultive sua atenção no que está fazendo agora!

Treine seu cérebroSeu cérebro é como seus músculos: precisa ser treinado. Estimule sua mente com jogos. Palavras cruzadas, xadrez, quebra-cabeças e jogos de memória são ótimos aliados. Algumas sugestões de jogos online gratuitos com o objetivo de treinar a mente são os do site CogniFit.

Elimine distraçõesNão é possível encontrar uma solução “para ontem”, nada na vida funciona em um estalar de dedos. Tudo exige processo, calma e tempo. No entanto, você pode colaborar com sua atenção. Retire as distrações: desligue o celular (ou o coloque no modo avião) e desative as notificações. Lembre-se da dica 2! Quando for fazer algo, foque nisso. Esqueça o mundo externo e, quando se distrair, escolha voltar para a atividade que está executando.

Uma maneira muito legal de fazer isso é o método Pomodoro. A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, ela consiste em utilizar um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Isso ajuda você a focar sua atenção.

Pratique a meditaçãoA prática da meditação tem menos a ver com espiritualidade e mais com o cultivo da concentração, ou seja, está relacionada com a capacidade de aquietar a mente, focar a atenção no presente e afastar qualquer distração.

Existem evidências cientificas da eficácia da meditação e de como ela afeta de maneira positiva a atividade cerebral e o desempenho cognitivo. Então, busque meditar!

Técnica de Pomodoro: mantenha a qualidade do foco e produtividade!Como o método pomodoro se baseia na divisão do fluxo d...
11/05/2023

Técnica de Pomodoro: mantenha a qualidade do foco e produtividade!

Como o método pomodoro se baseia na divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos estimular nosso cérebro a ter mais foco e mais agilidade. É um super benefício para o nosso dia a dia, certo? Então, chegou a hora de entendermos como colocar esta técnica em prática!

Escolha uma tarefa: no meu caso escolhi estudar para uma prova da faculdade;

Configure o cronômetro para 25 minutos. Você pode usar até um cronômetro, mas é importante que após os 25 minutos ele sinalize, para que você seja avisado quando o tempo acabar;

Após os 25 minutos de foco em uma única tarefa, faça um intervalo de 5 minutos;

Reinicie a tarefa de onde parou e repita o mesmo processo: 25 minutos estudando e 5 minutos de descanso;

Após realizar o mesmo processo por 4 vezes, faça uma pausa longa, de 15 a 30 minutos;

Repita o processo até que a atividade seja concluída: no final de 6 Pomodoros, tinha terminado de ver todo conteúdo. É importe ressaltar que o número de ciclos irá variar de acordo com o tamanho de suas atividades.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Luciana Fernandes posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share