Kenzo Sakamoto

  • Home
  • Kenzo Sakamoto

Kenzo Sakamoto 📢 Comunicador!

🎤 Apresentador para mais de 5 mil pessoas

📚 Carisma não é um talento, ?

Eu sei que já é difícil falar com alguém novo simplesmente pelo fato de a gente se sentir desconfortável em não conhecer...
09/12/2020

Eu sei que já é difícil falar com alguém novo simplesmente pelo fato de a gente se sentir desconfortável em não conhecer a pessoa e não saber como ela irá reagir.

Justamente por ser um momento bem estressante, é importante você eliminar barreiras adicionais que podem dificultar ainda mais a sua abordagem ou pelo menos não criar novos problemas.

Uma das barreiras que podem surgir no outro que você deve evitar é a reação de luta e fuga.

Essa é uma reação natural do ser humano, que quando acontece alguma coisa principalmente nova, ocorre de forma quase instantânea uma análise da situação para verificar se ela apresenta um risco e se será necessário Lutar ou Fugir.

Isso é praticamente o seu instinto agindo para te manter vivo.

Mas tomadas as devidas proporções, quando você for abordar alguém, você precisa evitar ao máximo que a outra pessoa tenha essa reação. Somente assim vocês poderão ter uma conversa relaxada, com a guarda baixa e onde você consiga extrair o máximo da situação.

Depois de mostrar para a pessoa que ela não precisa lutar e muito menos fugir de você, que ela estará aberta para o que você tem a dizer e então começar a confiar em você. Sem isso você terá dificuldades em mostrar suas ideias, discutir algum assunto e convencer a pessoa.

Para evitar esse tipo de reação negativa das pessoas, você precisa primeiro focar em uma das raízes do seu comportamento. Alinhe a sua atitude para a situação, que todo o seu comportamento consciente e inconsciente se alinhará para a situação.

Você tem o cuidado em não passar mensagens que ativam a reação de Luta e Fuga no outro?

Quantas vezes iniciamos uma reunião que já sabemos que vai ser difícil?Sabe como tornar o tema pesado em mais leve possí...
02/12/2020

Quantas vezes iniciamos uma reunião que já sabemos que vai ser difícil?
Sabe como tornar o tema pesado em mais leve possível e conseguir passar o seu carisma?

Vou te dar 4 dicas:

1º) A mudança deve ser feita primeiro por dentro. Já sabendo que a reunião vai ser difícil, comece a mentalizar e imaginar o término dela com sucesso. Isso vai treinar a sua cabeça a pensar de forma otimista e com isso você tende a achar mais soluções do que problemas.

2º) Durante a reunião assuma os erros quando forem apontados. Entenda os argumentos que foram levantados para você ver quais são os seus pontos de melhoria.

3º) Cuidado com o tom de voz. Muitas vezes é ruim ouvir críticas e se o nervosismo vier, se contenha, ninguém resolve uma discussão no grito. Você só vai adiar um problema e criar outro.

4º) Proponha soluções que estão ao seu alcance e não faça promessas impossíveis.

Com isso em mente, você vai estar preparado contra as principais sabotadores, para evitar piorar a situação, que já é delicada.

Às vezes você pode ter a sensação de que por mais que você faça e se esforce, o que você faz não é o suficiente.Isso por...
27/11/2020

Às vezes você pode ter a sensação de que por mais que você faça e se esforce, o que você faz não é o suficiente.

Isso porque ser bom tecnicamente não é tudo. Quando a gente fala sobre trabalhos em equipe e cargos de liderança, a gente depende da interação com as pessoas. Nessas situações precisamos desenvolver uma relação com o seu time.

Pensando nisso, reserve uns minutos do seu dia para conversar com eles.

Principalmente agora em tempos de home office, acabamos perdendo aquele contato que tínhamos no escritório e acabamos muitas vezes só falando sobre o trabalho. Então reserve uns minutos para falar com seus colegas, mandar um bom dia logo que for trabalhar, perguntar sobre a vida e sobre o que aconteceu no final de semana, mas sem cobrar nada! O objetivo é que esse contato não seja associado a um trabalho.

Não é para ser aquele “Oi, tudo bem?” para cobrar ou pedir alguma coisa.

É muito comum a gente associar a figura de uma pessoa carismática com uma pessoa que tem desenvoltura, não tem vergonha ...
25/11/2020

É muito comum a gente associar a figura de uma pessoa carismática com uma pessoa que tem desenvoltura, não tem vergonha e está sempre aparecendo.

Mas o carisma está muito mais relacionado com o jeito com que você se comunica, está mais relacionado com a qualidade do que com a quantidade. As pessoas que falam com muitas pessoas e sobre qualquer coisa acabam tendo uma quantidade de exposição muito maior, mas isso não é nada sem a qualidade do que se está falando. Sem qualidade ela pode ser até taxada de “tagarela”, entende?

Então sim, você consegue ser tímido e ser carismático.

Se você é tímido e não quer se expor muito, foque no qualidade do que e de como você se comunica. Dê a atenção total para a pessoa com que você está falando. Responda coisas pertinentes sobre o assunto. Tente entender o que a pessoa está falando e não imponha a sua opinião.

Quando você foca na qualidade da conversa e não só em quantas pessoas com quem você conversou, você vai impactar mais, pois as pessoas vão lembrar de você como uma pessoa que realmente deu a devida atenção nas opiniões e gostos dela.

E no final do dia é esse o nosso objetivo: marcar as pessoas com a sua presença carismática.

A gente normalmente tem a ideia de que precisamos nos mostrar fortes em todos os momentos, mas uma forma de criar conexõ...
17/11/2020

A gente normalmente tem a ideia de que precisamos nos mostrar fortes em todos os momentos, mas uma forma de criar conexões com os outros é através da vulnerabilidade.

Normalmente assuntos mais pessoais como seus sentimentos, opiniões e sensações são assuntos mais profundos e particulares.

Esse tipos de assuntos, quando compartilhados e trocados com as outras pessoas, geram uma conexão mais forte com os outros.

Saudades viajar, não é?A clássica foto de Machu Picchu, com certeza um lugares com a melhor vista que estive na minha vi...
10/11/2020

Saudades viajar, não é?

A clássica foto de Machu Picchu, com certeza um lugares com a melhor vista que estive na minha vida!

Essa foi uma viagem em que eu tive que desenvolver a minha comunicação não verbal e exercitar muuuito a minha empatia, não por não falar espanhol.

Eu falo inglês e espanhol, o que não seria nenhum desafio em uma viagem dessas, mas fui acompanhando uma pessoa que só fala japonês. Eu fui “intérprete” de uma pessoa que não falava o meu idioma.

Agora você consegue entender melhor qual foi o desafio dessa viagem.

No começo tentamos nos comunicar pelo google tradutor, o que não ficou muito pratico porque tinhamos que literalmente digitar tudo o que queríamos falar um para o outro. Acabamos desistindo dessa ideia logo no começo, ainda no aeroporto.
Então depois de algumas tentativas e erros, começamos a utilizar mímicas e eu entendi umas palavras soltas do japonês dele, ele entendeu umas palavras de inglês, e assim seguimos.

Resumindo, depois de alinharmos algumas palavras chaves como banheiro, fome e sono, a viagem se tornou basicamente em interpretação da linguagem corporal mesmo. Chegava uns momentos em que nem falamos mais, mas conversamos bastante, só que na base do olhar ou uma outra palavra solta do contexto.

Acho que no meu caso, o desafio de viajar para outro país foi um pouco diferente do comum, mas acho que as dificuldades de qualquer viagem acabam sendo bem parecidas.

Você acaba experimentando culturas, idiomas e ambientes diferentes e muitas vezes falar o idioma nativo é um grande problema. Mas aí você percebe como podemos utilizar outras formas de comunicação com as expressões e gestos que, alinhados com o contexto, passam quase todas as informações que você precisa.

Não se prenda só as palavras que os outros falam, lá não está tudo o que eles querem dizer.


Por acaso já aconteceu de esquecerem de te chamar para o rolê e você teve a sensação de ser excluído ou esquecido?Você j...
04/11/2020

Por acaso já aconteceu de esquecerem de te chamar para o rolê e você teve a sensação de ser excluído ou esquecido?

Você já teve a sensação de que não tem uma presença memorável ou até que as pessoas não fazem questão da sua presença?

Isso acontece porque você talvez não tenha uma presença marcante, que se destaque dos demais, o que está muito ligado em qual impressão você deixa nas pessoas e em quais sensações você passa.

Para deixar uma boa sensação nas pessoas e fazer com que elas prezem pela sua companhia, você precisa transformar toda interação em uma experiência.

Quando ela estiver falando, dê a devida atenção, estimule ela a falar e interaja com ela. Mas mais que isso, procure pelo menos um ponto em comum que você tenha com essa pessoa e explore esse assunto.

Conte como foram as suas experiências:
se forem positivas, descreva, conte com aquele brilho nos olhos!
se forem ruins, ressignifique contando como uma piada, mostre o seu aprendizado com o que aconteceu.

Isso vai fazer com que a pessoa associe aquele assunto e todos os sentimentos envolvidos com você. Com isso você terá “conquistado a lua” e vai ter deixado a sua marca na memória dele.

Naqueles primeiros segundos de contato com o outro, ele já estabelece se você deixou uma boa impressão ou não. Você mesm...
29/10/2020

Naqueles primeiros segundos de contato com o outro, ele já estabelece se você deixou uma boa impressão ou não. Você mesmo já consegue sentir também, se deu bom ou ruim.

Quando você já causa uma impressão positiva, o outro cria diversas expectativas boas sobre você, e agora a sua tarefa será de comprovar que ele está certo.

É muito melhor mostrar que o outro está certo do que provar que ele está errado. Assim como consertar uma coisa quebrada é muito difícil, e às vezes cara, a nossa imagem e a impressão que as pessoas tem de nós é muito difícil mudar. Principalmente quando a primeira impressão foi negativa.

Quando causamos uma primeira impressão negativa, já iniciamos uma relação com uma barreira. Precisamos então partir para uma abordagem de convencimento e mudança de tudo o que a pessoa já imaginou de nós, pois ela tem que mudar de ideia.

Você tem que convencer o outro de que você é uma pessoa legal, interessante, competente e que é digna da atenção e aprovação. Então para causar um impacto positivo logo no primeiro instante, é necessário sorrir, ter contato visual e dar um cumprimento firme.

Eu tenho certeza que você não é uma pessoa chata! Com certeza você deve dar muita risada com alguns stickers ou gifs que...
27/10/2020

Eu tenho certeza que você não é uma pessoa chata!

Com certeza você deve dar muita risada com alguns stickers ou gifs que recebe, vídeos que assiste no YouTube ou até mesmo com as famosas vídeo cassetadas do Faustão!

Mas se você é uma pessoa alegre assim, por que às vezes aparece um comentário ou uma piadinha falando que você é chat@?

Acredito que seja só uma má interpretação de você.

Muitas vezes você só é mais reservad@ ou tímid@. E não tem nada errado nisso!

Mas sabia que existe uma forma da gente reverter isso?

Você precisa aprender algumas habilidades que vão mostrar para as pessoas toda energia boa e positiva que você tem dentro de si mesm@. Esse conjunto de habilitadas são as bases do carisma e elas podem ser aprendidas e colocadas em prática por qualquer pessoa.

Você não precisa mudar quem você é!

Aprendendo essas habilidades você começar a demonstrar para as outras pessoas as suas intenções, sentimentos de uma forma que impacte e mexa com os sentidos e sentimentos dos outros. Dessa forma eles vão conseguir sentir realmente toda a energia positiva que você tem. E um sentimento marca muito mais do que palavras!

Toda conversa, querendo ou não, pode acabar em uma discussão.Algumas vezes isso acontece, pois você está expondo o seu t...
22/10/2020

Toda conversa, querendo ou não, pode acabar em uma discussão.

Algumas vezes isso acontece, pois você está expondo o seu tão querido ponto de vista sobre determinado assunto e o outro tenta te convencer de que está errado.
Se sentindo atacado, você acaba erguendo um pouco mais a voz e tenta proteger a sua opinião. E, assim, a conversa vira uma briga de ego para ver quem está certo.

Quando você perceber que está numa situação dessas, tente dar um “passo” para trás e tente apenas entender os motivos pelo qual o outro diz o que está dizendo.

Ao entender (mesmo ainda sem concordar com a opinião do outro) comece a frase com algo do tipo “ entendo o seu ponto de vista” ou “você não está errado” ou até mesmo “posso estar errado” e continue com os seus argumentos.
A grande sacada não é ver quem ganha a discussão, mas sim você entender o ponto de vista do outro.

Tenha a iniciativa de se apresentar ao conhecer pessoas novas.Não se esqueça de arrumar a postura, sorrir e utilizar uma...
20/10/2020

Tenha a iniciativa de se apresentar ao conhecer pessoas novas.

Não se esqueça de arrumar a postura, sorrir e utilizar uma voz amigável.
Se apresente e pergunte o nome do outro.

A outra pessoa vai se sentir bem, acolhida e você terá feito uma ótima primeira impressão.

Você corta as pessoas em uma conversa?Em diversas situações quando a gente está falando com outra pessoa, a atropelamos ...
15/10/2020

Você corta as pessoas em uma conversa?

Em diversas situações quando a gente está falando com outra pessoa, a atropelamos ou não esperamos o final da fala para então iniciarmos a nossa. Na real, é normal a gente nem perceber isso.

É claro que temos situações em que estamos entre amigos e que a sintonia é tão grande que um praticamente completa a frase do outro, mas não estou me referindo a esses momentos.

Ao cortar uma pessoa, você demonstra desrespeito tanto pela pessoa quanto pelas suas ideias e opiniões. Por isso, o respeito é a base da comunicação.

Você precisa escutar o que está sendo dito.

Quem já passou por aquele silêncio constrangedor quando vai conversar com alguém?Dá a sensação de que o assunto acabou, ...
13/10/2020

Quem já passou por aquele silêncio constrangedor quando vai conversar com alguém?

Dá a sensação de que o assunto acabou, não é mesmo?

Pois é, para evitar este silêncio aqui segue uma dica: evite perguntas onde as respostas acabam com “sim” ou “não”, opte por fazer perguntas abertas, onde a resposta tem que ser respondida com uma informação ou uma história.

Mas cuidado, sempre respeite o outro, beleza?
Se você perceber que o outro não quer conversar, não está te olhando nos olhos e está olhando para o chão, melhor acabar a conversa por ali mesmo.

Uma pessoa carismática sabe respeitar o espaço do outro.

Uma das grandes chaves do carisma é o ato de sorrir. Por mais simples que seja, ao sorrir você demonstra que está feliz ...
09/10/2020

Uma das grandes chaves do carisma é o ato de sorrir.
Por mais simples que seja, ao sorrir você demonstra que está feliz e confiante.
Além disso, ao sorrir para uma pessoa, você transmite uma mensagem de acolhimento, de apoio e aprovação.
Lembre- se, sorrir não é rir e pode ser feito em qualquer ocasião.

01/10/2020

Faaala galera!

Vocês sabiam que uma pessoa carismática não nasce assim?

Ela se torna carismática por diversas experiências e aprendizados que ela acumulou na vida e que a deixaram assim.

Foi assim que aconteceu comigo e sabe o que eu quero dizer com isso? Que eu sou a prova viva de que qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade.

É claro que você pode pensar que existem pessoas que tem o talento para isso e fazem de forma natural desde criança, mas isso acontece com qualquer coisa na vida. Quando você pratica, você consegue desenvolver qualquer habilidade.

Ao analisar o comportamento de pessoas carismáticas, podemos entender que existem atitudes, ações e ferramentas que você também pode utilizar para se tornar uma pessoa carismática.

No ebook “Seja Carismático” vou te ensinar o que as pessoas carismáticas fazem que você pode fazer também.

Você sabe a diferença ou acha que escutar e ouvir são sinônimos?Por mais que muitas vezes usamos essas palavras sem uma ...
29/09/2020

Você sabe a diferença ou acha que escutar e ouvir são sinônimos?
Por mais que muitas vezes usamos essas palavras sem uma diferença muito clara, elas têm conotações diferentes. O ato de ouvir, é simplesmente perceber um som, mas quando falo em escutar, me refiro ao ato de perceber um som e prestar atenção nele.
Um exemplo claro é quando estamos em um lugar que está tocando uma música ambiente e de repente começa a tocar uma música que você gosta, aposto que você começa até a cantar junto.
Nessa situação, ao entrar em um ambiente que está tocando uma música, você está apenas ouvindo a música, mas quando a música chama sua atenção e você começa a cantar, você começa a escutar ela.
Percebeu a diferença?

Você sabe a diferença entre simpatia e carisma?A diferença por ser muito difícil de ser identificada, porque no nosso di...
25/09/2020

Você sabe a diferença entre simpatia e carisma?
A diferença por ser muito difícil de ser identificada, porque no nosso dia a dia a simpatia e o carisma andam juntos.
Podemos diferenciar do seguinte modo:
A simpatia é o sentimento vinculado a uma situação em que um grupo de pessoas se sentem bem, enquanto o carisma é um conjunto de habilidades executadas ativamente por um locutor, realizadas de forma agradável que tem como objetivo despertar a simpatia de uma ou um grupo de pessoas.
E aqui vou te dar algumas dicas de como ser carismático, vamo que vamo!

Carisma por definição é um conjunto de habilidades que ao ser performada por uma pessoa causa euforia, aceitação e simpa...
22/09/2020

Carisma por definição é um conjunto de habilidades que ao ser performada por uma pessoa causa euforia, aceitação e simpatia nos demais. Traduzindo, são algumas escolhas de atitudes que você pode ter ao se comportar com as pessoas.
Isso não tem a ver com mudar o seu jeito de ser, mas sim com a forma com que você lida com as situações e pessoas no seu dia a dia.
No começo pode parecer difícil, mas te garanto que será como aprender a tocar um instrumento ou falar um novo idioma, que com prática vai ficando mais fácil e natural.

Faaala, sou o Kenzo Sakamoto e sou apaixonado pela comunicação! Aprendi que ao me comunicar de forma carismática consigo...
14/09/2020

Faaala, sou o Kenzo Sakamoto e sou apaixonado pela comunicação!
Aprendi que ao me comunicar de forma carismática consigo fazer grandes amigos e aliados. Então decidi compartilhar coisas que eu aprendi, que podem te ajudar a se comunicar melhor.
Espero que gostem!

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Kenzo Sakamoto posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share