Palavras em si

  • Home
  • Palavras em si

Palavras em si Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Palavras em si, Music Award, .

11/06/2022

Bom dia pessoal

01/02/2020

Somebody told me about it
When I was still a little boy
He said to me, crime does not pay
He said to me, education is the key, yeah
As a little boy I thought I know
What I was doing, yeah man
But today here I am in jail
I'm a prisoner
I'm a prisoner
I'm a prisoner
I looked all around me
But to see nothing
But four grey walls staring at me
The policeman said to me, son
They won' t build no schools anymore
All they' ll build will be prison, prison
'Cos today, yea

18/09/2019

Integração econômica de África

Na primeira e segunda conferências dos países independentes de África, realizadas em Acra, Gana, em Abril de 1958, e em Addis Ababa, Etiópia, em Junho de 1960, foram discutidos os problemas económicos desses países e chegou-se a um consenso de que a fragmentação do continente e a concentração da produção numa pequena gama de produtos primários de exportação,constituíam grandes obstáculos à diversificação das actividades económicas e à criação de mercados modernos e internacionalmente competitivos. Foi, portanto, acordado que os países africanos independentes deviam promover a cooperação económica entre si.

Duas opções foram discutidas para a implementação da estratégia de integração económica em África:

a) a fórmula pan-africana, que advogava a criação imediata duma organização económica continental (esta fórmula derivou em parte das ideias do líder ganense Kwame Nkrumah) e

b) a fórmula sub-regional, que defendia a implementação de acordos de cooperação entre países vizinhos que, eventualmente, poderia gerar formas de cooperação geograficamente mais alargadas.

A maioria dos países estava a favor da opção sub-regional e, neste sentido, a Comissão Econômica da ONU para a África (ECA), propôs a divisão do continente em quatro sub-regiões: oriental e austral, central, ocidental e o Norte de África.

A proposta da Comissão foi adoptada pela Conferência de Chefes de Estado e de Governo da OUA, que instou todas as nações africanas independentes a tomarem, durante a década de 1980, os passos necessários para fortalecer os arranjos económicos sub-regionais já existentes e, se necessário, estabelecer outros de modo a cobrir todo o continente e promover a coordenação e harmonização dos diferentes agrupamentos, com vista ao estabelecimento gradual duma Comunidade Económica Africana no final do século.

Várias destas organizações foram de facto implementadas, entre as quais:

o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA);

a Comunidade

18/09/2019

A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Abeba, Etiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes, para enfrentar o colonialismo e o neocolonialismo e apropriação das suas riquezas. A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 2002 [1] .

Objetivos

Os objetivos da OUA, expressos na sua Constituição eram:

Promover a unidade e solidariedade entre os Estados africanos;

Coordenar e intensificar a cooperação entre os Estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para os povos de África;

Defender a soberania, integridade territorial e independência dos Estados africanos;

Erradicar todas as formas de colonialismo da África;

Promover a cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos;

Coordenar e harmonizar as políticas dos Estados membros nas esferas política, diplomática, económica, educacional, cultural, da saúde, bem estar, ciência, técnica e de defesa.

Combater para luta pela a liberdade

Realizações da OUA

Durante quase 40 anos de existência, a OUA não conseguiu evitar os inúmeros conflitos que assolaram o continente, nem promover de forma efetiva o seu desenvolvimento. Uma das razões poderia ser o caráter consensual da organização, que nunca puniu os responsáveis por esses problemas, ao contrário da Commonwealth ou da ONU, a primeira por vezes suspendendo das suas actividades governos despóticos, a segunda decretando sanções sobre políticos ou governos.

No entanto, ao manter esse espírito de consenso e a tradição de uma presidência rotativa, decidida em cimeiras anuais regulares, a OUA conseguiu manter a imagem de unidade e de vontade de progresso que lhe granjeou sempre, por parte dos vários blocos econômicos e políticos, apoio real para a resolução de vários problemas.

Apesar de todos os países de África se terem a

18/09/2019

3. GERENTE FORMAL

O gerente chama o empregado recém-admitido à sua sala para lhe dar as primeiras instruções:

– Qual é o seu nome?

– José – responde o empregado.

– Olhe – explica o gerente – eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não tratamos as pessoas pelo seu primeiro nome. É muito familiar e pode levar à perda de autoridade. Eu só chamo meus empregados pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza, etc. E os funcionários tratam-me a mim por Sr. Mendonça. Bem, agora quero saber, qual é o seu nome?

O empregado responde:

– Meu nome completo é José Amorzinho.

– Tá certo, José. Pode ir agora

18/09/2019

2. A Escola da Vida

Um erudito atravessava de barco um rio e, conversando com o barqueiro, perguntou:

– Diga-me uma coisa: você sabe botânica?

O barqueiro olhou para o erudito e respondeu:

– Não muito, senhor. Não sei que história é essa…

– Você não sabe botânica, a ciência que estuda as plantas? Que pena! Você perdeu parte de sua vida !

O barqueiro continua remando. Pergunta novamente o erudito:

– Diga-me uma coisa: você sabe astronomia?

O coitado do caiçara barqueiro, analfabeto, balançou a cabeça e disse :

– Não senhor, não sei o que é astronomia.

– Astronomia é a ciência que estuda os astros, o espaço, as estrelas. Que pena ! Você perdeu parte da sua vida.

E assim foi perguntando a respeito de cada ciência: astrologia, física, química, e de nada o barqueiro sabia. E o erudito sempre terminava com seu refrão : “Que pena! Você perdeu parte da sua vida…”.

De repente, o barco bateu contra uma pedra, rompeu-se e começou a afundar…

E o barqueiro perguntou ao erudito:

– O senhor sabe nadar ?

– Não, não sei.

– Que pena, o senhor perdeu toda a sua vida !!

18/09/2019

1. ACUSAÇÕES

Certa vez, em uma cidade do interior de Minas, um padeiro foi ao delegado e deu queixas do vendedor de queijos que segundo ele estava roubando, pois vendia 800 gramas de queijo e dizia estar vendendo 1 quilo.

O delegado pegou o queijo de 1 quilo e constatou que só pesava 800 gramas e mandou então prender o vendedor de queijos sob a acusação de estar fraudando a balança.

O vendedor de queijos ao ser notificado da acusação, confessou ao delegado que não tinha peso em casa e por isso, todos os dias comprava dois pães de meio quilo cada, colocava os pães em um prato da balança e o queijo em outro e quando o fiel da balança se equilibrava ele então sabia que tinha um quilo de queijo.

O delegado para tirar a prova mandou comprar dois pães na padaria do acusador e pode constatar que dois pães de meio quilo se equivaliam a um quilo de queijo. Concluiu o delegado que quem estava fraudando a balança era o mesmo que estava acusando o vendedor de queijos.

Moral: Nós somos um pouco assim e muitas vezes acusamos os outros de nossos próprios vícios. Não julgue para não ser julgado!

2. De Olho nas Metas

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e… tudo se desarrumava de novo.

Então ele começou a ficar desanimado e pensou: “jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!”. Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com

09/09/2019

Conceito de escravatura - O que é, Definição e Significado

Escravatura é o estado de escravo (qualquer pessoa que esteja sob o domínio de outra e que, por conseguinte, seja privada da sua liberdade). O conceito permite referir-se a uma instituição jurídica que define a situação pessoal dos seus escravos.

Os historiadores afirmam que a escravatura surgiu com o aproveitamento da mão-de-obra daqueles cativos pós-guerra. Em épocas mais remotas, essas pessoas eram fuziladas embora depois tenham preferido usá-las como escravas para obter um benefício económico ou um serviço.

A escravatura era aceite e defendida na antiguidade. Efectivamente, filósofos como Aristóteles consideravam que se tratava de algo natural. Durante a conquista europeia da América, a escravatura alcançou o seu apogeu e foi vital para o êxito da empresa.

Os europeus precisavam de mão-de-obra barata para levarem a cabo os seus planos de expansão. Por isso, escravizaram os povos aborígenes nativos da América e trouxeram escravos da África. Desta forma, surgiu o comércio de escravos, onde as pessoas de raça negra eram compradas e vendidas em mercados como se fossem uns objectos.

Com o tempo, desenvolveu-se um forte movimento anti-escravatura cuja eclosão teve lugar no século XVIII. Os abolicionistas baseavam-se nas ideias do Iluminismo (Século das Luzes), defendendo que todos os homens deveriam ter os mesmos direitos. Também existiu um motivo económico que contribuiu para abolir a escravatura: a Revolução Industrial, que se apoiou no trabalho remunerado e não na escravatura.

Actualmente, a escravatura é formalmente proibida na maioria dos países apesar de ainda haver regimes de exploração laboral que se assemelham às práticas anteriores ao século XVIII.

09/09/2019

Significado de Sociedade

O que é Sociedade:

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".

As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Sociobiologia e pela Etologia.

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

Uma sociedade humana é um coletivo de cidadãos de um país, sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais. O que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e as preocupação mútuas direcionadas a um objetivo comum.

O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade por cotas, etc. Nesta vertente de negócios, uma sociedade é um contrato pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício em comum de certa atividade econômica, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa atividade.

Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, também se denomina sociedade, por exemplo: sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc.

05/09/2019

Desculpam amigos, por isso é que a página tem como título palavras em sí. Estou misturando contéudo. A esta página

05/09/2019

O Pecado e Seu Remédio

Faz anos, um jovem, Caryl Chessman, foi culpado de um crime de homicídio e condenado à morte na cadeira elétrica. Naturalmente, não queria morrer. Através de anos susteve uma luta obstinada por sua vida.

Adquiriu vários livros de leis e estudou como nunca dantes. Sua própria vida dependia de sua habilidade em descobrir algum meio de escape da pena de morte, ou, pelo menos, adiar a execução da sentença.

Tentou uma manobra, legal após outra, no empenho de adiar o mais possível o dia fatal em que perderia a vida. Por meses e anos logrou deter o processo. Durante esse período de espera teve mesmo tempo para escrever um livro em que conta sua história e a razão pela qual julgava dever ser liberto. Afinal formulou o apelo, mas este foi indeferido. Expirara sua última oportunidade de alcançar o perdão. Não havia mais esperança! Até ao derradeiro momento agarrara-se ao tênue fio de esperança de que seria salvo. Mas tudo falhou, e foi executado. Os tribunais declararam-no culpado e agora o Estado executava a sentença.

Ao pensarmos nesse homem, lutando desesperadamente para conseguir mais umas horas de vida, lembramo-nos do empenho do pecador sem Cristo. Quando cometemos o primeiro ato mau, fizemo-nos passíveis da pena de morte. Se não recebermos misericórdia e não formos perdoados, não só passaremos pela primeira morte, mas seremos consumidos no lago de fogo, no final da história deste mundo. A isto chama a Bíblia a segunda morte.

É muito preciosa a vida, e o homem fará quase qualquer coisa para procurar prolongar esses poucos e breves anos que lhe são concedidos. Quando pensamos na eternidade, sem dor, nem tristeza nem morte, quanto mais ansiosos deveríamos estar para assegurar-nos de que não havemos de perder a vida eterna! Se toda pessoa se empenhasse com tanto fervor na busca da vida eterna, como Chessman se empenhou por prolongar sua vida na Terra, muito mais pessoas se salvariam quando Cristo voltar.

22/08/2019

A Segunda Guerra Mundial terminou no dia 15 de agosto de 1945, data em que o Japão se rendeu oficialmente. Nestas horas, lembramos que Hi**er já estava morto, o Holocausto deixou de ser um pesadelo na vida dos judeus e que muitos inocentes poderiam resumir suas vidas cotidianas. No entanto, a conclusão do conflito teve sérias consequências que levaram anos para terminar. E apostamos que você não conhece metade delas.

Com isso em mente, confira abaixo 10 consequências do final da Segunda Guerra Mundial que você não sabia.

A expulsão dos alemães de muitos países europeus

No verão do hemisfério norte de 1945, a Alemanha nazista tinha acabado de perder a Segunda Guerra Mundial. Nem é preciso dizer da antipatia que as demais nações europeias tinham dos alemães, e por conta disso, minorias alemãs foram expulsas de muitos países do velho continente.

A Tchecoslováquia, Polônia, Hungria e a Iugoslávia tinham uma porção considerável de alemães vivendo em suas terras, e as Forças Aliadas não tiveram outra escolha a não ser expulsá-los desses países de volta à Alemanha. Foi uma das maiores migrações da história da humanidade.

E essa migração forçada não foi nada amigável. Os poloneses, checos e eslovacos expulsaram muitos alemães após apontarem armas para eles e os ameaçarem de morte.

A fuga de nazistas para a Argentina

Sabemos que a Segunda Guerra Mundial ficou bem distante da América do Sul e que o Brasil foi o único país a enviar tropas para o conflito mais famoso da história. Mas bastou a guerra terminar para que esse status mudasse.

Muitos nazistas de alto escalão escaparam para o Brasil, Chile e Argentina com a ajuda das comunidades alemãs que ainda vivem por aqui. Mas o negócio pegou mesmo com os nossos vizinhos.

Sim, a Argentina chegou a declarar guerra, mesmo que simbolicamente, contra o Eixo, mas nem todos ficaram felizes com isso. O presidente Juan Peron chegou até mesmo a pedir para a inteligência do país que facilitasse a entrada de nazistas na Argentina e

06/08/2019

A África possui sete diferentes formações climáticas, através das quais podemos perceber a influência de diferentes fatores como a latitude, relevo, correntes marítimas e zonas de alta e baixa pressão. A latitude determina o nível de insolação. O relevo influencia a temperatura – quanto maior a altitude, mais frio é – e pode impedir que a umidade se dissipe ou que chegue em algumas regiões. As correntes marítimas causam um efeito parecido com o relevo, impedindo que a umidade chegue a uma determinada área, ou então fornecendo mais umidade. As zonas de pressão alteram os ventos, podendo tornar um lugar árido ou úmido, repelindo ou atraindo a umidade para determinada localidade. Pequenas porções do norte e do sul da África são dominadas por climas subtropicais. Encontramos o clima mediterrâneo de verão quente no norte do Marrocos, Argélia e Tunísia, e também em uma pequena porção ao norte da Líbia e sul da África do Sul. Esse clima é resultado de uma combinação de correntes marítimas frias e zonas de alta pressão, que formam verões quentes, com médias em torno de 27°C, e secos, com precipitação inferior a 100mm. Os invernos são brandos, com médias acima de 10°C, e úmidos, com precipitação máxima em torno de 750mm. O clima subtropical úmido de invernos secos é encontrado no leste da África do Sul e se caracteriza pelo comportamento de monções, onde os ventos úmidos sopram em direção à terra no verão, e ventos secos impedem a chegada da umidade no inverno. O litoral leste da África do Sul apresenta o clima marítimo da costa oeste, com verões e invernos brandos e chuvas bem distribuídas durante o ano. Os climas secos dominam grande parte do norte da África, indo do Oceano Atlântico ao Oceano Índico , e uma porção considerável ao sul. O clima desértico tropical e subtropical quente é detectado no norte e sudoeste do continente, no Saara e Kalahari /Namíbia, respectivamente. As temperaturas são altíssimas durante o dia, chegando a 50°C, e frias durante a noite, alcançando

06/08/2019

Resumo - O Período entre as duas Guerras Mundiais (1919-1939) - Surgimento do Nazismo e do Fascismo - saldo (para a Europa) da Primeira Guerra Mundial: prejuízos, destruição, desemprego, crise. - saldo para os EUA: crescimento econômico, “American Way of Life” - O Crack da Bolsa de Valores de New York (1929): crise de 1929 afeta o mundo - Plano New Deal (Roosevelt) –fim da crise: investimento em obras públicas, empregos, controle da produção . Surgimento do Fascismo e do Nazismo Nazismo (Alemanha): líder Adolf Hi**er Fascismo (Itália): líder Mussolini Princípios: -Totalitarismo - Nacionalismo - Militarismo - Culto à força física - Propaganda Fascismo na Itália -Itália: não recebeu territórios após a Primeira Guerra Mundial -crise: camponeses e operários -Mussolini (Duce): prendeu e matou opositores, censura a imprensa e tirou a Itália da crise. Nazismo na Alemanha - crise moral e econômica no pós Primeira Guerra Mundial - 1934: Hi**er chega ao poder com a ideia de construir um império - propaganda nazista, controle da população, perseguição aos judeus, ciganos, opositores.

04/08/2019

substanciais dívidas a dois mercadores judeus argelinos), um exército francês comandado pelo General de Bourmont atacou a cidade, que capitulou no dia seguinte. De 1830 a 1962, a história de Argel confunde-se com a história da Argélia, e as suas lutas com as da França. [2][3]

História recente [ editar | editar código-fonte ]

Em 1962, após uma sangrenta luta pela independência, em que morreram centenas de milhares de argelinos (um milhão, segundo a história oficial da Argélia) nas mãos do exército francês e da Frente de Libertação Nacional (Front de Libération Nationale ou F.L.N.), a Argélia ganhou finalmente a sua independência, com Argel como a sua capital. Apesar de ter perdido a totalidade da sua população de origem europeia (Pied-Noir), a cidade sofreu uma grande expansão. Atualmente, tem cerca de três milhões de habitantes (c. 10% da população da Argélia). Os seus subúrbios cobrem a maior parte da planície de Metidja. [2][3]

Argel tornou-se numa cidade moderna. A exploração e comercialização de gás natural em suas proximidades movimentou a economia da cidade, apesar de o progresso ter sido interrompido em 1992 quando o governo, apoiado pelos militares, anulou uma eleição que havia acabado de perder para um partido islâmico. A violência resultante, durante o qual cadáveres eram regularmente jogados e expostos nas ruas, prejudicou a imagem da cidade e atraiu uma forte desconfiança que só agora, e muito lentamente, começa a se dissipar. [3]

Geografia [ editar | editar código-fonte ]

F**a localizada no extremo norte do país, na margem oeste da baía de mesmo nome, na costa do Mar Mediterrâneo, nas coordenadas 36°47' Norte, 3°4' Este (36.78333, 3.0667), nas encostas da cordilheira do Sahel, paralela à costa. É um dos maiores portos de África e o principal centro industrial e comercial da Argélia. Sua população é de 2 364 230 habitantes. [1][2]

A cidade é constituída por duas partes: a parte moderna, construída em terreno plano junto à costa, e a antiga cidade d

04/08/2019

População (2017) [4]

- Total 1 101 170 • Densidade 3 670,6 hab./km² - Metrópole 3 158 465 (inclui o município da Matola e os distritos de Boane e Marracuene) - Gentílico Maputense - Fuso horário CAT (UTC+2) Código postal 1100 Código de área +258 21

IDH [2] 0,644 (2006) ISO 3166-2 MZ-MPM

Vista de Lourenço Marques em 1905

Imagem da Estação do Caminho de Ferro da cidade de Maputo em 1988

Praça da Independência

Maputo vista da Estação Espacial Internacional

Vista geral da cidade

Catedral de Maputo

Edifício do Conselho Municipal de Maputo

Edifício do Governo Provincial da Cidade de Maputo

Porto de Maputo, o segundo maior da costa oriental da África

Aeroporto Internacional de Maputo

Hospital Central de Maputo

Universidade Eduardo Mondlane

Fortaleza de Maputo

Estação Ferroviária, construída entre 1913-1916

Maria de Lurdes Mutola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: "Lourenço Marques" redireciona para este artigo. Para a personalidade homónima, veja Lourenço Marques (explorador). Para outros significados, veja Maputo (desambiguação).

Maputo (ou Lourenço Marques até 1976) é a capital e a maior cidade de Moçambique. É também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país. Localiza-se na margem ocidental da Baía de Maputo, no extremo sul do país, perto da fronteira com a África do Sul e, da fronteira com a Suazilândia e, por conseguinte, da tripla fronteira dos três países. Até 13 de março de 1976, a cidade era denominada Lourenço Marques em homenagem ao explorador português homónimo.

A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem também, desde 1980, o estatuto de província. [5] Não deve ser confundida com a província de Maputo, que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, excetuando a cidade de Maputo.

O município tem uma área de cerca de 300 quilómetros quadrados e uma população de 1 101 170 (Censo de 2017-resultados preliminares) [4] A sua área metropolitana, que inclui o municí

04/08/2019

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial.

As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.

No Brasil, verifica-se o fim do governo de Getúlio Vargas e a aproximação com os americanos.

Número de Vítimas

O conflito, de acordo com algumas estimativas, causou a morte de 45 milhões de pessoas e deixou 35 milhões de feridos. A maior quantidade de vítimas foi registrada na União Soviética com 20 milhões de mortos.

Na Polônia, calcula-se 6 milhões de baixas, enquanto a Alemanha contabiliza 5,5 milhões. Em decorrência do conflito morreram ainda 1,5 milhão de japoneses.

Além disso, a Segunda Guerra produziu um dos crimes mais atrozes contra a humanidade: o assassinato de 6 milhões de judeus em escala industrial.

A eliminação física deste povo fazia parte de um projeto de Adolf Hi**er (1889-1945), conhecido como Solução Final. Para realizá-lo, os nazistas elaboraram um complexo sistema de extermínio em campos de concentração e de morte.

VEJA TAMBÉM: Campos de Concentração Nazistas

Consequências Econômicas da Segunda Guerra

Além das perdas humanas, o conflito custou 1 trilhão e 385 bilhões de dólares em perdas monetárias. Do montante, 21% coube aos Estados Unidos, 13% à União Soviética e 4% ao Japão.

Todos os 72 países envolvidos acumularam perdas em diferentes proporções. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.

Se para a maioria dos países houve perda, para os Estados Unidos, a guerra resultou em fortalecimento de sua posição imperialista e econômica. Afinal, este país não foi atacado e, portanto, não foi preciso destinar recursos para sua reconstrução.

VEJA TAMBÉM: Imperialismo Norte-americano

Consequências Geopolíticas da Seg

03/08/2019

Europa

Informações e dados gerais sobre a Europa, economia, relevo, geografia, países, moeda, mapa, rios, vegetação

Mapa da Europa

Introdução (localização geográfica)

A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.

Informações importantes e dados gerais sobre a Europa:

- A área do continente europeu é de 10.498.000 km².

- A população da Europa é de 758,3 milhões de habitantes (estimativa 2018).

- A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Europeia), que circula em 19 países.

- A densidade demográfica da Europa é de, aproximadamente, 72,3 habitantes por quilômetro quadrado (estimativa 2018).

- O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse de Zeus (deus dos deuses).

- No geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.

- Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Europeia (UE), que envolve 28 países. Dezenove destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.

- Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa (região centro-oeste), o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.

- Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.

- As ilhas europeias mais importantes são: Córsega, Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.

- O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planí

03/08/2019

A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, é assim chamada por ter se tratado de um conflito que extrapolou o espaço da Europa, continente dos principais países envolvidos. Além do norte da África e a Ásia, o Havaí, território estadunidense, com o ataque japonês a Pearl Harbor, foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.

Compreender o que levou à eclosão do conflito implica lembrar as consequências da Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, culminando com a derrota alemã e a assinatura, entre as potências europeias envolvidas, do Tratado de Versalhes, que, culpando a Alemanha pela guerra, declarou a perda de suas colônias e forçou o desarmamento do país. Diante desse quadro, o país derrotado enfrenta grande crise econômica, agravada pela chamada Crise de 1929. Iniciada nos Estados Unidos da América, que ao fim da Primeira Guerra tinham se estabelecido como a grande economia mundial e financiador da reconstrução da Europa devastada pela guerra, entraram em colapso econômico, levando consigo as economias de países dependentes da sua e agravando as dificuldades econômicas na Europa.

O agravamento da crise econômica aumentou o sentimento de derrota e fracasso entre alemães e alemãs, que viram nos ideais do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, a saída para a situação enfrentada pelo país. A frente do Partido, fundado em 1920, estava Adolf Hi**er, que chegou ao poder em 1933, defendendo ideias como a da superioridade do povo alemão, da culpabilização dos judeus pela crise econômica e da perseguição, isolamento e eliminação dos mesmos e de outros grupos como ciganos, homossexuais e deficientes físicos e mentais. Pregava ainda a teoria do espaço vital (Lebensraum), a qual defendia a unificação do povo alemão, então, disperso pela Europa e seria utilizada como justificativa para o expansionismo nazista.

Também na Itália a crise econômica do Período Entreguerras foi aproveitada por um grupo político antilib

03/08/2019

O plano de aula é caracterizado pela descrição

Perfil

específica de tudo que o professor realizará em

período

um

de

classe durante

aulas

as

JONATAN

específico. Na sua elaboração alguns pontos são

SOUSA

muito importantes como:

Sou

• Dados de identificação do professor e da

pedagogo e Bacharel

escola;

em Direito amo correr

• Os objetivos a serem alcançados com as aulas

riscos, desafios, perigos

que serão ministradas;

gosto muito de

• Conteúdo que será ministrado em cada aula, o

Mensage

aventura; andar rumo

do

qual deve seguir uma linha cronológica

m do dia!

a novos horizontes em

processo de aprendizagem;

novidade de vida

• Os procedimentos utilizados para

E o que o homem

buscar conhecimentos

aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases

faz o homem

e sonhar são virtudes

da aprendizagem;

pode desfazer.

• Os recursos

para

utilizados

inerentes a mim. Sou

que serão

Ser moderno

alcançar os objetivos;

muito comunicativo

passou a

• E, por último, as metodologias de avaliação,

me expressar em todos

significar hoje

ou seja, as técnicas avaliativas que o professor

os niveis é uma paixão,

em dia, ser

utilizará para avaliar o aprendizado do

incapaz de parar

tenho convicção plena

educando.

e ainda menos

que vivemos de

capaz de ficar

momentos que

Na elaboração de um plano de aula devem ser

parado. BAUMAN

somados é a vida, pois

considerados vários pontos

que

critérios

e

existem dois dias em

unidos especificam quais os objetivos finais o

que nada pode ser feito

professor espera alcançar no decorrer da

Arquivo do Blog

explicação dos conteúdos. Os critérios que o

(como diz um certo

professor deve estar atento durante a

pensador) um se

confecção de seu plano de aula são:

2014 (7)

chama Ontem e o outro Amanhã. Enfim ser

Fevereiro (1)

• Adequação dos estímulos;

Jonatan: -É não sentir-

Janeiro (6)

• Especificaçã

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Palavras em si posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share