21/10/2020
A líder clínica do Programa de Gerenciamento de Contatos do Executivo de Serviços de Saúde, Dra. Sarah Doyle, disse que cerca de 2.000 pessoas, com idades entre 19-74 anos que receberam um resultado positivo no teste para Covid-19 no fim de semana passado, estão sendo solicitadas a alertar seus contatos próximos que possuem o vírus.
Reportado pela primeira vez pelo The Irish Times, as pessoas envolvidas receberão uma mensagem de texto hoje, que pode ser enviada com conselhos para qualquer pessoa que considerem ser um contato próximo.
O HSE disse que suas equipes de rastreamento de contatos enfrentaram pressões sem precedentes neste mês devido ao aumento da taxa de positividade.
Entre a última sexta-feira e domingo, mais de 3.000 casos de Covid-19 foram confirmados e as pessoas com um resultado de teste positivo nos três dias foram notificadas por texto.
Em vez do rastreamento usual de contatos envolvendo ligações, eles receberão hoje uma segunda mensagem.
Ele irá pedir-lhes para enviar uma mensagem para seus próprios contatos próximos - pessoas com quem passaram mais de 15 minutos - alertando-os para restringir seus movimentos e entrar em contato imediatamente com seu médico de família para marcar um teste.
O Dr. Doyle disse que "não é obviamente equivalente a receber uma chamada da equipe de busca de contatos", mas "ainda é um esforço para avisar as pessoas sobre a situação" e identificar seus contatos próximos e encaminhar esta mensagem.
Ela disse que se trata de identificar o maior número possível de pessoas em risco de propagação da infecção e garantir que façam o que for necessário para limitar a propagação da infecção.
Ela pediu àqueles que obtiveram um resultado positivo no teste que se isolassem para reduzir as cadeias de transmissão.
O HSE disse que a ação está sendo tomada devido ao alto número de pessoas com teste positivo no último fim de semana e para garantir que contatos próximos recebam informações o mais rápido possível.
Ele disse que esta medida temporária única está sendo implementada, em consulta com os GPs, para garantir que os afetados sejam testados o mais rápido possível e para apoiar suas equipes de rastreamento de contato, que continuam trabalhando sob pressão significativa devido ao aumento da taxa de positividade neste momento na pandemia.
O diretor clínico de HSE, Dr. Colm Henry, disse: "Sabemos que as pessoas preferem uma ligação pessoal em um momento que pode ser preocupante e preferiríamos fazer essas ligações e continuar a fazê-lo no futuro.
“Para esta medida temporária, devemos reiterar que o processo de busca de contatos sempre foi conduzido pelas informações que nos são fornecidas pelas pessoas para quem estamos ligando, por isso estamos confiantes que as pessoas envolvidas serão capazes de identificar seus próprios contatos e entrarão em contato eles o mais rápido possível. "
Informações direto do site.
https://www.rte.ie/news/2020/1021/1172861-hse-covid-19-self-alert/