BioTv

BioTv A BIO TV é uma televisão digital moçambicana que produz e difunde conteúdos especializados em meio ambiente e sustentabilidade.

CRIANÇAS E JOVENS ASSUMEM PROTAGONISMO DA ACÇÃO CLIMÁTICA Maputo foi, entre os dias 22 e 23 de Agosto, palco da segunda ...
23/08/2024

CRIANÇAS E JOVENS ASSUMEM PROTAGONISMO DA ACÇÃO CLIMÁTICA

Maputo foi, entre os dias 22 e 23 de Agosto, palco da segunda Conferência Local de Crianças e Jovens sobre Mudanças Climáticas (LCOY), evento que juntou dezenas de participantes, entre delegados idos das 10 províncias, incluindo Maputo Cidade, representantes do Governo de Moçambique, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação, entre outros.

Nos dois dias, os conferencistas, reflectiram sobre o estágio da sustentabilidade ambiental no país, apontando para o que já se fez a favor e nocivo à "mãe natureza", com foco nas responsabilidades das crianças e jovens sobre o meio ambiente.

As discussões giraram também em volta da implementação das políticas internas pro-ambientais e convenções de que Moçambique é signatário, cuja avaliação balançou entre aspectos positivos e negativos.

As crianças e jovens comprometeram-se a agir com acções concretas, assumindo que "os erros do presente vão afectar mais os que ainda estão para habitar o planeta-terra".

Nesta sexta-feira, último dia do encontro nacional entre os petizes e a camada juvenil, o Governo recebeu, simbolicamente, a Declaração Nacional de Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas limáticas.

O documento, ainda por ser lapidado, elenca recomendações a si próprios (crianças e jovens), ao Governo, aos parceiros internacional e à sociedade civil sobre o que se deve fazer, concretamente, para garantir que Moçambique seja devidamente resiliente às mudanças climáticas.

Em 2025, há mais e espera-se que as partes voltem à mesa com relatos de avanços resultantes de uma acção climática pragmática.

BioTv
AEFUM
YCAC MOZ
UNICEF Mozambique







Em breve, a produção da BIOTV vai lançar um Videocast em português com uma versão em inglês no formato de Podcast.Chama-...
16/01/2024

Em breve, a produção da BIOTV vai lançar um Videocast em português com uma versão em inglês no formato de Podcast.
Chama-se PlanetVox.

São novos desafios

BIOTV production will soon be launching a Videocast in Portuguese with an English version in Podcast format.
It's called PlanetVox.

New challenges



https://youtu.be/lrZUfQEnX4EComo racionaliza o uso da água no seu dia-a-dia?      Comente, partilhe e subscreva-se ao ca...
07/05/2023

https://youtu.be/lrZUfQEnX4E

Como racionaliza o uso da água no seu dia-a-dia?








Comente, partilhe e subscreva-se ao canal.

Quem tem acesso à água todos os dias, pode não imaginar que exista alguém que não consegue, sequer, beber um copo de água potável por dia. Há quem tem que di...

https://youtu.be/B2IE3NRk7WYCarlos Serra, especialista ambiental, explica as consequências ambientais da destruição das ...
06/05/2023

https://youtu.be/B2IE3NRk7WY

Carlos Serra, especialista ambiental, explica as consequências ambientais da destruição das bacias naturais de retenção de águas no bairro da Costa do Sol, na cidade de Maputo.

Comente, partilhe e subscreva-se ao canal.

Obrigado!











https://youtu.be/B2IE3NRk7WY

Moçambique é considerado um dos países do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. Esses impactos são, em parte, originados pela acção do ser humano. É...

O ambientalista Carlos Serra fala sobre o risco de abandono de bairros, devido a inundações provocadas, em parte, por fa...
04/05/2023

O ambientalista Carlos Serra fala sobre o risco de abandono de bairros, devido a inundações provocadas, em parte, por falta da protecção das bacias naturais de retenção das águas.

Uma produção da BIOTV
Copyright © 2023









Moçambique é considerado um dos países do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. Esses impactos são, em parte, originados pela acção do ser humano. É...

07/11/2022

COP 27: Moçambique presente no evento e destaca a transição energética justa

Foi hoje aberta, oficialmente, a Vigésima Sétima Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (COP 27), que decorre na cidade Sharm el-Sheikh, no Egipto, país localizado no Norte de África.

Coube ao líder do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi dar boas vindas aos líderes mundiais, entre os quais o Secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, activistas ambientais, entre outros participantes.

Moçambique está presente na cimeira na qual vai partilhar suas experiências no combate aos impactos das Mudanças Climáticas, mas também busca no evento sinergias que possam robustecer ainda mais os mecanismos do desafio climático que o país e o mundo enfrenta.

A propósito, o Presidente da República, Filipe Nyusi, que, à semelhança de outros líderes, tomou palavra e disse ao auditório presente que a transição energética no país privilegia os pressupostos de inclusão social, sublinhando que este seja o caminho capaz de garantir que o processo transitivo acomode o ritmo do desenvolvimento económico do país.

Na segunda-feira, esteve também no pódio da Conferência, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que como sempre, fez críticas, diga-se duras, aos passos lentos que os paísesestão a dar para reduzir os níveis de aquecimento global.

"Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, expôs a preocupação António Guterres.

A agenda

Nesta COP, depois dos discursos iniciais e dos encontros de líderes mundiais nos primeiros dias da Conferência, na quarta-feira (9), o debate será sobre o financiamento climático. Na quinta (10), serão debatidos temas ligados a Ciência, com base a documentos como os relatórios de Organizações pro-ambientais, a juventude e gerações futuras.
Na sexta (11), o tema do dia será a descarbonização. Sábado (12) será dedicado ao debate sobre adaptação climática e agricultura.
A semana seguinte começa com discussões sobre gênero e sobre água no dia 14, Segunda-feira.
Na Terça (15) será o dia de falar sobre sociedade civil e energia. No dia 16, o assunto vai girar em torno da biodiversidade e na quinta (17), soluções para o clima.

Por: Redacção da BIOTV, MTA e Um Só Planeta

27/06/2022

Portugal acolhe de hoje a sexta-feira conferência dos Oceanos da ONU

Arrancou, hoje, a Conferência dos Oceanos, evento que decorre em Portugal, país que junto do Quénia coorganizou o maior evento do tema.

A decorrer até sexta-feira, o magno encontro que junta mais de 100 representantes de vários países, entre os quais líderes políticos, vai servir de oportunidade para reafirmar o objectivo da Aliança da Década de Oceano (2021-2030).

Em 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) ou a Década dos Oceanos.

A Aliança para a Década do Oceano visa criar uma rede de parceiros que podem dar o exemplo para catalisar o apoio à Década por meio da mobilização de recursos direccionados, networking e influência.

A visão da Década do Oceano é “a ciência de que precisamos para o oceano que queremos”, e prevê nada menos do que uma revolução na ciência oceânica que desencadeará uma mudança radical na relação da humanidade com o oceano.

A iniciativa junta cientistas, provedores de recursos, governos, empresas, indústria, fundações filantrópicas, agências da ONU e muitas outras partes interessadas de diversos sectores. Todos estes actores devem gerar conhecimento científico e desenvolver as parcerias necessárias, para apoiar um oceano que funcione bem, produtivo, resiliente e sustentável.

A segunda edição da Conferência dos Oceanos decorre sob o lema "Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro". A primeira decorreu em Nova Iorque, nos Estados da América (EUA), em 2017.

https://fb.watch/dVHDeQIIqu/

Urbanização sustentávelAs cidades moçambicanas estão cada vez mais a crescer e há uma transformação do centro das zonas ...
08/04/2022

Urbanização sustentável

As cidades moçambicanas estão cada vez mais a crescer e há uma transformação do centro das zonas urbanas para fora delas.

Com isso, há um grande desafio: garantir que essa transformação seja sustentável. E não só, é preciso corrigir os erros do passado.

Cláudio Acioly, especialista internacional em urbanização e habitação explica como isso é possível, numa abordagem, diga-se, científica.

Confira

https://www.opais.co.mz/forum-nacional-urbano-accoes-locais-entre-as-solucoes-para-o-desenvolvimento-sustentavel-urbano-no-pais/

Terminou, na passada sexta-feira, o Segundo Fórum Nacional Urbano, que juntou vários intervenientes, entre presidentes dos municípios, governantes, líderes locais, académicos e pessoas singulares. No evento, foi decidido que o país vai criar uma Política Nacional Urbana, com a qual se espera ...

Urbanização sustentávelAs cidades moçambicanas estão cada vez mais a crescer e a transformação é do centro faz zonas urb...
08/04/2022

Urbanização sustentável

As cidades moçambicanas estão cada vez mais a crescer e a transformação é do centro faz zonas urbanas para fora delas.

Com isso, há um grande desafio: garantir que essa transformação seja sustentável. E não só, é preciso corrigir os erros do passado.

Cláudio Acioly, especialista internacional em urbanização e habitação explica como isso é possível, numa abordagem, diga-se, científica.

Confira

https://www.opais.co.mz/forum-nacional-urbano-accoes-locais-entre-as-solucoes-para-o-desenvolvimento-sustentavel-urbano-no-pais/

Terminou, na passada sexta-feira, o Segundo Fórum Nacional Urbano, que juntou vários intervenientes, entre presidentes dos municípios, governantes, líderes locais, académicos e pessoas singulares. No evento, foi decidido que o país vai criar uma Política Nacional Urbana, com a qual se espera ...

Transformação da terraHá projecções a respeito da Áfricahttps://misteriosdomundo.org/a-fenda-gigante-vai-partir-a-africa...
22/03/2022

Transformação da terra
Há projecções a respeito da África
https://misteriosdomundo.org/a-fenda-gigante-vai-partir-a-africa/

Versão em vídeo: Versão em texto: O mundo nem sempre foi do jeito como nós o conhecemos hoje. Tudo ao nosso redor está em constante transformação, e um dia até mesmo os continentes já foram distribuídos de uma forma bem diferente da atual. Na remota região de Afar, na Etiópia, país que ...

Painéis solares em telhados podem suprir a demanda pela energia eléctrica, diz um estudo   Créditos: The Greenest Postht...
13/02/2022

Painéis solares em telhados podem suprir a demanda pela energia eléctrica, diz um estudo




Créditos: The Greenest Post

https://thegreenestpost.com/paineis-solares-em-telhados-poderiam-suprir-toda-a-demanda-global/?amp

O crescimento da tecnologia de painéis solares está rapidamente transformando o mundo em que vivemos e trazendo uma nova e sustentável forma de consumir energia. Hoje, milhões de casas e empresas ao redor do mundo já produzem a sua própria energia limpa com a luz do sol para reduzir o consumo ...

RecifesUma missão da UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura fez uma descoberta de um dos...
24/01/2022

Recifes

Uma missão da UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura fez uma descoberta de um dos maiores recifes do mundo, em Taiti, uma ilha da Oceánia.

Segundo a UNESCO, os recifes de corais são fonte importante de alimentos para outros organismos marinhos e encontrá-los pode ajudar nas pesquisas sobre biodiversidade. A agência das Nações Unidas refere que os organismos que vivem nos corais são importantes para as pesquisas na área de medicina e os corais em si ajudam na protecção da erosão costeira, bem como de tsunamis.

Acompanhe o vídeo: https://youtu.be/CywBvam4iZs

Fonte: The Greenest Post


marinho

Corais gigantes em formato de rosa estão localizados na costa do Taiti; cientistas da agência da ONU destacam ser uma descoberta notável por estarem localiza...

Reino Unido Anuncia Que Vai Investir Cerca de 6MM de Libras em África Nos Próximos O Investimento visa apoiar a revoluçã...
23/01/2022

Reino Unido Anuncia Que Vai Investir Cerca de 6MM de Libras em África Nos Próximos

O Investimento visa apoiar a revolução verde de África e enquadra-se no âmbito da Iniciativa Verde Limpa do governo britânico que visa criar economias produtivas, sustentáveis e inclusivas em África.






Segue nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o meio-ambiente!

https://iclg.com/alb/17548-uk-promises-investment-in-africa-s-green-revolution

As competition over international investment in Africa grows, the latest edition of the UK’s Africa Investment Conference drew promises for support for renewable energy across the continent.

CIDADES SUSTENTÁVEISA SINA DA CIDADE DE SÃO PAULO, BRASILhttps://thegreenestpost.com/e-lei-coleta-de-agua-da-chuva-e-obr...
23/01/2022

CIDADES SUSTENTÁVEIS

A SINA DA CIDADE DE SÃO PAULO, BRASIL
https://thegreenestpost.com/e-lei-coleta-de-agua-da-chuva-e-obrigatoria-em-predios-de-sp/?amp

O governador de São Paulo, João Dória, promulgou a Lei 17.394, proposta pelo deputado Marcos Damasio em 2015. Em vigor a partir da data de publicação, a lei obriga a inserção de sistema de coleta de água pluvial nos prédios públicos do Estado, a fim de reforçar a sustentabilidade das edif...

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when BioTv posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to BioTv:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share