jpereira.escrita

  • Home
  • jpereira.escrita

jpereira.escrita Escrita da alma. Escrevo sobre o amor. Sobre a vida. Escrevo a verdade do que sinto.

É duro muitas vezes percebermos e afastarmo-nos do que nos faz mal, mesmo quando sabemos que não é intencional. Mas isso...
02/12/2023

É duro muitas vezes percebermos e afastarmo-nos do que nos faz mal, mesmo quando sabemos que não é intencional. Mas isso corta-nos as asas, e custa-nos a felicidade, ano após ano.

Eu já pus em prática este ano. E por isso sei da importância disto, mesmo sendo uma aprendizagem diária, e com altos e baixos. (Se a vida fosse constante e em linha reta, teria piada?)

Será que é este ano que irás perceber que ninguém é mais importante do que tu mesmo? ❣️

Já estou com os olhos postos no próximo ano ✨
28/11/2023

Já estou com os olhos postos no próximo ano ✨

Está é a pergunta que faço sempre que me dizem que ir à terapia dói. Ou sempre que me dizem que saíram pior da consulta ...
22/11/2023

Está é a pergunta que faço sempre que me dizem que ir à terapia dói. Ou sempre que me dizem que saíram pior da consulta do que entraram. Está pergunta faço-a a mim quando também não quero voltar a mexer em gavetas desarrumadas trancadas a sete chaves, mas que tem de ser arrumadas, e para isso têm de ser abertas. A verdade dói. Ponto. Mas eu prefiro essa verdade que dói para aprender e crescer, do que viver numa mentira. Já passei por isso, já vivi isso, e não quero isso para mim - nem para ninguém. Acho que ninguém consegue conhecer-se verdadeiramente sem agarrar os traumas pelos cornos e enfrentá-los, não vai ser simples, não vai ser fácil. Mas vai ser ainda mais difícil tentares avançar o teu caminho sabendo que tens tudo isso aí dentro para resolver e que nunca quiseste verdadeiramente ultrapassar. Eu sei que dói, mas se procurares ajuda profissional, vão dar-te ferramentas para minimizar essa dor, e transformar em força e sabedoria.

O medo é o teu maior inimigo.

Nem sempre reconheço o bem que me fazem, é uma falha que tenho vindo a tentar corrigir. É um trabalho constante e árduo....
18/11/2023

Nem sempre reconheço o bem que me fazem, é uma falha que tenho vindo a tentar corrigir. É um trabalho constante e árduo. O mais interessante é perceber que, a cada vez que sou mais grata a quem me dá algo de si, mais coisas boas acontecem, como se um ciclo de boa energia se desbloqueasse.
É ainda mais difícil saber receber esse reconhecimento, mas o ciclo tem de fluir. O meu e o dos outros.

Estamos em constante construção e cada desbloqueio é um degrau que subimos, e estamos mais perto do nosso destino (será que ele existe? Isso é tema para outra conversa 🙈).

Já foste grato hoje?

✨ e a energia ✨
17/11/2023

✨ e a energia ✨

Já não me lembro da última vez que pus um batom vermelho sem o ter tirado de seguida. É uma sensação estranha, quase com...
29/10/2023

Já não me lembro da última vez que pus um batom vermelho sem o ter tirado de seguida. É uma sensação estranha, quase como nova, poderia dizer. Este é só um passo que parece insignificante mas para mim é um passo gigantesco. Pôr um batom vermelho, olhar no espelho, e gostar de me ver, é um degrau que anseio há muito tempo.
Sinto que iniciei um novo ciclo na minha vida este ano, depois (e durante) de tantas lutas e batalhas, e muita resiliência. Quando me falavam desta palavra "resiliência" sentia-me incomodada e com a sensação que tinha de negar porque me sentia apenas a aguentar o barco, o tempo todo, e isso para mim não era resiliência. Sentia-me sempre no meio da maré alta, e apenas com a cabeça de fora, como se estivesse apenas à tona e a qualquer momento seria engolida pelo mar, e por isso não me sentia merecedora dessas palavras. Agora que as nuvens começam a sair de cima da cabeça, a trovoada deixa de estourar nos ouvidos constantemente, consigo, finalmente, ver e ouvir as coisas com outra clareza. E parece que aquela palavra começa a fazer sentido. É bom sentir que apesar de todas as adversidades, tive forças para nadar, e nos momentos de maior fraqueza tive quem me desse uma bóia para ganhar fôlego para nadar até à margem.
No meio disto, sinto que aprecio mais cada momento, porque o tempo passa demasiado depressa, a vida é cada vez mais corrida, e enquanto estamos é para estarmos mesmo.
Sinto que a minha auto estima está mais leve e a minha energia mais renovada. Sinto-me mais jovem, e com foco para atingir os meus objetivos.
Auto conhecimento, saúde mental, saúde no geral (ou seja lá o que for que precisemos de fazer para irmos buscar a nossa melhor versão) esse trabalho interno não se vê, muito menos de um dia para o outro. Mas com o tempo faz-me sentir cada vez mais perto. Um passo de cada vez. E eu chegarei lá ✨

(e com o quadro preferido da casa lá atrás que encaixa na perfeição btw)

Nem sempre é preciso falar...
29/10/2023

Nem sempre é preciso falar...

É estranho ficarmos tristes com a perda de alguém que não conhecemos. Não sei se é pelo que a personagem nos faz lembrar...
29/10/2023

É estranho ficarmos tristes com a perda de alguém que não conhecemos. Não sei se é pelo que a personagem nos faz lembrar de nós, o que nos faz sentir, o que nos faz recordar da nossa própria vida, que nos faz criar uma empatia com ela e consequentemente com o ator.
Desde o primeiro episódio que o Chandler foi a personagem preferida da minha série preferida de sempre. Perdi a conta à quantidade de vezes que a vi. E continuarei a ver. Agora com uma nostalgia que não existia antes. Uma nostalgia com a confirmação que friends acabou. É o fim de uma era, que já tinha sido anunciada sim, mas havia sempre aquela esperança que ainda haveria uma possibilidade de continuar.

Não sei se era pelo sarcasmo, personalidade, ou até pela transformação da personagem que me prendeu, mas será sempre a minha personagem preferida.

💔

Enquanto houver descernimento para ir ao psicólogo ou psiquiatra 👌 nunca pior 🙌
21/09/2023

Enquanto houver descernimento para ir ao psicólogo ou psiquiatra 👌 nunca pior 🙌

Seja nas relações, no trabalho, na família (que não escolhemos), na casa que não sentimos ser nossa. É necessário ter es...
19/09/2023

Seja nas relações, no trabalho, na família (que não escolhemos), na casa que não sentimos ser nossa. É necessário ter essa coragem (como fizemos no norte: "ter 🍅") para tomar uma atitude e agir.
Chegando a este ponto, temos noção do que queremos, ou pelo menos do que não queremos para a vida.

E vais seguindo o teu caminho, nem que, às vezes seja preciso 🧗😉

Não sei se posso aplicar a lei de retorno aqui, mas acho que é um pouco isso. Acredito na bondade das pessoas, apesar de...
04/09/2023

Não sei se posso aplicar a lei de retorno aqui, mas acho que é um pouco isso. Acredito na bondade das pessoas, apesar de na maioria das vezes me arrepender disso. Durante muito tempo achei que esta minha característica seria um defeito, mas agora aceito que não sou eu que estou mal posicionada. Posso ser muitas vezes ingénua (como às vezes me dizem) mas quero acreditar que o lado bom das pessoas poderá sempre sobressair. Mas, infelizmente , nem sempre acontece. Na verdade, quase nunca. Quando isso não acontece, e quando percebo que isso não irá acontecer, não consigo manter a minha postura habitual e sou demasiado transparente para tentar esconder. Na verdade, nem quero esconder. Já ultrapassei essa fase da minha vida. Gosto de transparência, assertividade e frontalidade. E acho que perdi muito tempo da minha vida quando não tomava esta atitude por medo de parecer arrogante. Meu Deus, como estava errada.

Existe esta combinação perfeita?
04/09/2023

Existe esta combinação perfeita?

Este livro foi-me recomendado pelo meu amigo Paulo Renato (para que não haja confusão com o autor) .pr . Recomendou-me p...
15/08/2023

Este livro foi-me recomendado pelo meu amigo Paulo Renato (para que não haja confusão com o autor) .pr . Recomendou-me porque sabia que precisava de ler. Ouço todos os conselhos que ele me dá com atenção porque devemos ouvir quem sabe. E ele sabe tanto. Ele podia ser um dos sábios deste livro.

Este livro, cheio de metáforas, é uma pérola que nos leva ao nosso íntimo. Que nos obriga a mergulhar no autoconhecimento, e no impacto que isso tem nas nossa vida.

Não vou alongar-me muito, porque não quero ser spoiler.
Acho que este livro deveria ser lido, pelo menos uma vez na vida, por toda a gente.

Deixo só a pergunta:
Se soubesses exatamente o teu propósito, o que desejas, e o que te move, tomarias o mesmo tipo de atitudes que tomas atualmente?

Sugestão da Ju✨
Lê este livro hoje, e lê daqui a um ano ou dois e a tua percepção dele será completamente diferente.

Obrigada Paulo .pr 🤍

Obrigada

🤯
15/08/2023

🤯

Quantas vezes já te sentiste injustiçado por não conseguires o que queres? Quantas vezes te sentiste frustrado por não c...
09/08/2023

Quantas vezes já te sentiste injustiçado por não conseguires o que queres?
Quantas vezes te sentiste frustrado por não conseguires atingir o teu objetivo?

Já pensaste que não consegues atingir, porque o teu caminho não é esse? Acalma-te o coração pensar nesta possibilidade?

Passo a passo fico cada vez menos surpreendida com as atitudes das pessoas à minha volta. Fico triste com muitas delas, ...
31/07/2023

Passo a passo fico cada vez menos surpreendida com as atitudes das pessoas à minha volta. Fico triste com muitas delas, outras já estou tão habituada que já nem me surpreendo.
Ainda tento perceber o que move as pessoas a fazer determinadas coisas, ainda perco a minha energia com isso, na esperança de que possa ainda ir a tempo de as fazer mudar - mesmo que no fundo saiba, que quando um não quer... (não preciso terminar pois não)

Ainda me estou a habituar a este modo de estar, e de viver. Um dia de cada vez, ainda com a esperança que o bom senso impere.

⚠️Depois não digam que não vos aviseiA mim não me avisaram...Adoro esta expressão em inglês "I told you so!"
29/07/2023

⚠️

Depois não digam que não vos avisei

A mim não me avisaram...

Adoro esta expressão em inglês "I told you so!"

Esta sou eu, sem filtros. Eu, sem apetrechos, maquilhagens, ou penteados fancy's. Sou eu, no meu dia a dia, simples e co...
29/07/2023

Esta sou eu, sem filtros. Eu, sem apetrechos, maquilhagens, ou penteados fancy's. Sou eu, no meu dia a dia, simples e com o meu sorriso que não me larga mesmo nos meus piores momentos. Debaixo desses óculos escondo as minhas olheiras de estimação - comuns a todas as mães deste mundo. Sou uma mãe galinha, tenho de admitir. Sou uma pessoa que gosta de tranquilidade, mas não gosto de comodismo. Gosto de calmaria, mas também entro facilmente em explosão se me faltarem ao respeito ou aos meus. Sou protetora, cuidadora, e preocupo-me genuinamente com os meus. O que mais aprecio numa pessoa é a sinceridade, humildade e o sentido de humor. Tenho um círculo de amigos pequeno, mas de boa qualidade. Já não faço fretes, deixei-me disso. Agora consigo dizer que não quando não quero, quando não sinto, ou quando simplesmente não me apetece. Largo tudo se um amigo precisar da minha ajuda, mesmo que fique prejudicada, e nem sequer penso 2 vezes. Detesto pessoas manipuladoras e oportunistas, essas mantenho a maior distância possível, talvez por já ter a minha quota de vida a transbordar - talvez. Não consigo ficar indiferente à injustiça, mesmo que não seja comigo. Aprendi a defender-me, a ser independente e auto-suficiente, e atrás vem a bagagem boa e má que isso acarreta.

Todos nós temos as nossas cicatrizes, e eu não escondo as minhas, são as que me trouxeram aqui. Não tenho vergonha das minhas quedas, levantei-me sempre. Há alturas que custa um pouquinho mais, é certo, mas é aí que faz diferença quem temos por perto para nos trazer à tona.

Joana

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when jpereira.escrita posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to jpereira.escrita:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share