KRONO

KRONO Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from KRONO, News & Media Website, .

22/04/2024
19/04/2024

DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DO MPLA, JOÃO LOURENÇO, NA VI SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL

Luanda, 19 Abril de 2024.

Camarada Vice-Presidente do MPLA;

Camarada Secretário Geral do MPLA;

Caros Camaradas Membros do Comité Central do Partido;

Camaradas.

Realizamos mais uma reunião do Comité Central do nosso Partido não por mero cumprimento do calendário aprovado, mas para abordarmos questões concretas do panorama nacional e que impactam na vida quotidiana do cidadão.

As infra-estruturas são, em regra, dispendiosas, levam anos a ser construídas, mas são necessárias para o desenvolvimento económico e social do nosso país.

Por isso, o Executivo tem um ambicioso programa de construção ou reabilitação de infra-estruturas portuárias, aeroportuárias, rodoviárias, de comunicações, telecomunicações e espaciais, aproveitamentos hidroeléctricos e parques fotovoltaicos para a produção de energia eléctrica, canais e barragens de armazenamento de água no quadro do combate aos efeitos da seca no sul do país, sistemas de captação e tratamento de água, refinarias de petróleo, unidades hospitalares e infra-estruturas escolares, desportivas, culturais, habitação social, entre outras.

Para esta reunião do Comité Central, escolhemos como tema para debate o estado do sector da energia e águas, a sua actual realidade e perspectivas para a sua melhoria com os novos investimentos em vista.

Para não me antecipar ao debate, deixem-me destacar apenas os grandes projectos em fase de execução ou programados, como a Barragem Hidroeléctrica de Caculo Cabaça, os projectos Bita e Quilonga para reforço do abastecimento de água a Luanda, que está com mais de 12 milhões de habitantes, e os grandes projectos de armazenamento de água como o da Cova do Leão, Ndue e Calucuve, no Cunene, e Curoca, Curunjamba, Giraul, Inamangando, Bero e Bentiaba, no Namibe.

Mesmo não tendo sido ainda concluída a Barragem Hidroeclétrica de Caculo Cabaça, o país está a produzir já cerca de seis mil e quatrocentos megawatts, dos quais estamos a consumir apenas metade.

Isso chama-nos a atenção para a necessidade de, para além daqueles projectos de produção de energia já contratados, haver a necessidade de priorizarmos, a partir de agora, o investimento, de preferência privado, na transportação e distribuição da energia produzida, para que possamos aumentar o consumo industrial e doméstico e vender energia para os nossos vizinhos, injectando-a na rede da SADC a sul do nosso país, assim como transportar para a região do chamado coper belt na Zâmbia, numa extensão de 1.300 quilómetros a partir de Laúca.

Estamos a trabalhar numa solução inédita para levar a energia da rede nacional para Cabinda, a partir do Soyo, e, com isso, descontinuar a utilização das centrais térmicas, que são grandes consumidoras de combustíveis fósseis inimigas do Ambiente.

Caros Camaradas

No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de activos, ouvimos ontem as declarações públicas do Procurador Geral da República quanto aos esforços que a PGR está a fazer para a execução da pena contra um cidadão angolano que tem activos de quase dois mil milhões de dólares americanos em diferentes países e que, de acordo com a sentença do tribunal angolano, revertem a favor do Estado angolano.

Para a recuperação desses activos, estamos a trabalhar desde Dezembro de 2023 com as autoridades da Confederação Helvética da Suíça, país onde grande parte desses recursos estão domiciliados em bancos, sem que, até a data presente, tivéssemos conseguido tê-los em nossa posse.

O Executivo angolano é soberano para decidir o destino a dar a esses recursos, f**ando obviamente sujeito ao escrutínio das entidades angolanas competentes definidas na Constituição e na lei.

No quadro do mesmo combate contra a corrupção, num passado recente o país recuperou a seu favor 500 milhões de dólares americanos que se encontravam em bancos do Reino Unido. Na ocasião agradecemos as autoridades britânicas pela celeridade na devolução dos activos, mas, sobretudo, por terem confiado na idoneidade e seriedade do Executivo angolano e respeitado a nossa soberania.

Caros Camaradas

Como f**a cada vez mais visível aos olhos de todos, estamos a fazer uma verdadeira revolução no sector da saúde em todos os escalões de atendimento, embora tenhamos ainda muito por fazer.

É evidente que, para garantir a saúde dos angolanos, precisamos também de prestar maior atenção ao saneamento básico das cidades e vilas, melhorar a dieta alimentar dos cidadãos através do aumento da produção interna de bens alimentares, de cereais, oleaginosas, tubérculos, hortícolas, frutas, carnes e peixe, esforço que vem sendo feito pelos nossos agricultores e fazendeiros, mas, sobretudo, pelos camponeses no quadro da agricultura familiar. Precisamos também de continuar a fomentar a prática do desporto na nossa juventude, promovendo o desporto de bairro e o desporto escolar.

Vamos passar a dar maior atenção ao Ensino Superior, não só com a construção de novas infra-estruturas para universidades e institutos superiores, com a formação e admissão de mais profissionais, mas, sobretudo, com uma melhor valorização da carreira docente universitária.

Aproveito esta ocasião para anunciar que os salários dos profissionais de carreiras especiais, como os docentes universitários, os investigadores, os médicos militares e técnicos superiores de saúde, vão ser substancialmente melhorados a partir do mês de Junho do corrente ano, nos termos do Decreto Presidencial que será publicado ainda hoje.

Caros Camaradas

O mundo está a viver um momento desafiador que não pode deixar ninguém indiferente, pelo facto de estar o destino e o futuro de toda Humanidade em perigo, não só pelas rápidas e crescentes alterações climáticas, mas, sobretudo, pela real ameaça à paz e segurança mundiais com os conflitos em curso em África, na Ásia, na Europa e no Médio Oriente.

A invasão e anexação de territórios da Ucrânia pela Rússia é algo que viola e fere gravemente a Carta das Nações Unidas, o Direito Internacional, a sã convivência entre as nações e a paz conquistada com muito sacrifício pelas forças aliadas ao derrotar o nazismo em 1945.

O velho conflito israelo-palestino atingiu hoje níveis de crueldade jamais imaginados e a tentativa de um eliminar o outro não é realista, por muito que uma das partes confie no poderio militar que tem ou que pode mobilizar dos seus aliados.

A solução de dois Estados soberanos, o de Israel e o da Palestina, a conviverem pacif**amente lado a lado é a única viável e aconselhada e quanto mais tempo se levar a se criar e reconhecer o Estado da Palestina, maior será o sofrimento de ambos os lados, de ambos os povos.

O escalar do conflito para toda a região que se temia poder vir a acontecer em qualquer momento já está de alguma forma a acontecer realmente e a pressagiar o pior cenário possível se não se conseguir convencer a todos os actores, mas, sobretudo, a Israel e o Irão, para a máxima contenção.

O momento exige a sabedoria e coragem necessárias por parte dos líderes mundiais, das organizações internacionais e das Nações Unidas, para que sejam tomadas as medidas que o momento requer para se pôr fim definitivo aos diferentes conflitos em África, da Ucrânia e do Médio Oriente, restabelecer e consolidar a paz duradoura para a Europa, criar-se o Estado soberano da Palestina e fazer-se do Médio Oriente uma região de paz e concórdia entre os povos, que contribua realmente para a paz e segurança mundiais.

Muito Obrigado.

19/04/2024

REUNIÃO ORDINÁRIA DO BUREAU POLÍTICO
MPLA — SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

18/04/2024

MPLA reúne Bureau Político e Comité Central

O Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, orienta, na Sexta-feira e no Sábado, respectivamente, a 2ª Reunião Ordinária do Bureau Político e a VI Sessão Ordinária do Comité Central

PORTALMPLA — 17 de Abril (Quarta-feira) de 2024 – Em dois dias consecutivos, sexta-feira (19.04) e sábado (20.04), o MPLA realiza, no Complexo Turístico do Futungo II, a 2ª Reunião Ordinária do Bureau Político e a VI Sessão Ordinária do Comité Central, respectivamente.
A reunião do Bureau Político, dentre outros assuntos, deverá discutir e aprovar a agenda de trabalho para a VI Sessão do Comité Central, para além da aprovação dos relatórios do seu Secretariado, sobre as actividades desenvolvidas durante o ano de 2023, o relatório de Execução do Orçamento Geral do Partido do mesmo ano.

Os membros do Bureau Político deverão, igualmente, apreciar os projectos de resolução sobre o preenchimento de vagas no Comité Central.

De recordar que as reuniões serão orientadas pelo Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA.

O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do MPLA, que delibera no intervalo entre reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do MPLA, tendo como primária do leque das suas competências, organizar a vida interna do Partido.

17/04/2024

BUREAU POLÍTICO

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS
PELO FALECIMENTO DE
ÂNGELO MONTEIRO DOS SANTOS VICTORIANO

O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento, com profundo sentimento de pesar, da morte de ÂNGELO VICTORIANO, antigo jogador de basquetebol, ocorrida em Luanda, na madrugada do dia 13 de Abril de 2024, por doença, aos 56 anos.

Natural de Luanda onde nasceu aos 08 de Fevereiro de 1968, ÂNGELO VICTORIANO, o mais velho da tripla de irmãos basquetebolistas, iniciou a carreira desportiva em 1982, na equipa Nova no Bairro da Maianga, de onde transferiu-se para o Petro Atlético de Luanda.

A sua performance catapultou-o para o estatuto de lenda, cujos feitos serão eternamente recordados na narração da história do basquetebol em toda a sua plenitude, realidade comprovada pelo reconhecimento que mereceu da FIBA, que o eternizou no HALL DA FAMA do organismo, onde também consta o nome do compatriota Jean Jacques da Conceição.

ÂNGELO VICTORIANO sagrou-se campeão em todas as equipas em que jogou no escalão de seniores, nomeadamente, Petro Atlético de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e 1° de Agosto, clube que defendeu até ao fim da carreira, tendo conquistado seis (6) Campeonatos Nacionais e três (3) Campeonatos Africanos de Clubes.

Em representação do País, ÂNGELO VICTORIANO teve a sua primeira internacionalização pela Selecção de juniores que disputou os Campeonatos Africano das Nações em Moçambique e, posteriromente, em Abuja.

Capitão da Selecção Masculina de Basquetebol seniores, ÂNGELO VICTORIANO foi o jogador mais titulado do continente africano, participou nos jogos olímpicos de Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sidney (2000), Atenas (2004) e nas copas do Mundo de Argentina, em 1990, Canadá (1994) e nos Estados Unidos da América em 1998.

Jogador de qualidades ímpares, ÂNGELO VICTORIANO tornou-se, por mérito próprio, dedicação e reconhecido profissionalismo, uma referência obrigatória do basquetebol angolano e africano, com passagem pelo campeonato português onde representou as equipas do Barreirense e do Queluz, com quem também se sagrou campeão em Portugal.

Por tão grande e invejável patamar que permitiu hastear a bandeira nacional e elevar o nome de Angola no mundo desportivo, o Bureau Politico do Comité Central do MPLA considera que com a morte prematura de ÂNGELO VICTORIANO, o país perde parte da memória colectiva do basquetebol e, pelo infortúnio, inclina-se perante à memória do malogrado, apresentando à família enlutada e aos desportistas, as mais sentidas condolências.

MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

LUANDA, 16 DE ABRIL DE 2024.

O BUREAU POLÍTICO

01/04/2024

Processo das Assembleias e Renovação de Mandatos

A província do Bengo foi o palco do acto de lançamento do Processo das Assembleias de Balanços e Renovação de Mandatos dos Comités do MPLA e das Conferências de Balanço Comunal do Distrito Urbano e Municipal do MPLA, em cerimónia orientada pela Camarada Luísa Damião, Vice- Presidente do Partido.

PORTALMPLA — 28 de Março (Quinta-feira) de 2024 — A Camarada Luísa Damião, Vice- Presidente do MPLA, considerou, nesta Quinta-feira (28/03), na província do Bengo, que o Processo de Realização das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos, cujo acto de lançamento ocorreu hoje, na referida província, “tem um signif**ado estratégico profundo, na medida em que vai partilhar e socializar as principais acções e linhas orientadoras do MPLA, a confirmação dos militantes, balancear e projectar as actividades que conduzirão o Partido a vencer com muito trabalho e prontidão militantes, os desafios político-eleitorais.

Na mesma ocasião, Luísa Damião, que presidiu ao acto, revelou, igualmente, que este processo convoca o engajamento de todos os militantes, para o fortalecimento da vida interna do Partido, o reforço da Democracia interna, a prestação de contas e, deve responder aos principais desafios do contexto actual, claramente identif**ados pela Direcção Central do Partido.

O processo das Assembleias de Balanços e Renovação de Mandatos dos Comités do MPLA e das Conferências de Balanço Comunal do Distrito Urbano e Municipal, na prática materializa a orientação do Camarada Presidente João Lourenço, expressa na V Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA e reforçada no seu discurso de lançamento da Agenda Política do Partido para o presente ano, referiu a Vice-Presidente.

Luísa Damião considerou a base como a prioridade absoluta do MPLA, de tal sorte que, “quem está em cima é porque está na base e se não está na base, tem de descer rapidamente, para, não só usufruir dos direitos, mas para cumprir com os deveres plasmados nos Estatutos do MPLA e nos demais regulamentos e documentos reitores do nosso Partido”.

Para reforçar a citação acima, a Camarada Luísa Damião, mais uma vez, recordou uma orientação emanada na V Reunião Ordinária do Comité Central do MPLA, pelo Camarada Presidente João Lourenço, que, citou: “Todos para as bases, todos para as comunidades”.
“É nas bases onde deve começar a reflexão qualitativa, a discussão e a apresentação de contribuições, sobre os temas mais candentes da nossa sociedade e, sobretudo, inerentes à vida das populações nos agregados residenciais, a participação na solução dos problemas do bairro, comunas, distrito e município, com pequenas ou grandes acções, no esclarecimento das realizações do Executivo e na apresentação de propostas concretas”, reforçou.

Aos presentes, Luísa Damião alertou que o processo das assembleias de balanço e renovação de mandatos ao nível das organizações de base do Partido constituem uma soberana ocasião para, não apenas proceder ao balanço das actividades que vimos desenvolvendo, mas, sobretudo, de assegurar a efectiva dinamização do nosso trabalho político partidário ao nível das bases.
Esta tarefa, continuou, deve assentar no reforço da coesão e unidade no nosso seio, premiando os melhores quadros e militantes, aqueles que são capazes de melhor dirigir e lograr resultados positivos para o Partido, no actual contexto. Devem ser estes os escolhidos para conduzir o Partido ao nível das bases.

25/03/2024

BUREAU POLÍTICO

DECLARAÇÃO SOBRE O 23 DE MARÇO
DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL

Celebrando-se hoje, 23 de Março, o Dia da Libertação da África Austral, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, o Bureau Político do MPLA expressa o seu profundo agradecimento à todos os combatentes envolvidos na batalha do Cuito Canavale, cujo desfecho foi determinante para a Libertação da região da África Austral, o MPLA considera oportuno render uma patriótica homenagem aos heróis tombados na referida batalha, como um justo reconhecimento ao contributo deles que resultou na pacif**ação total da região, após a derrota militar do exército do então regime ra***ta sul-africano, em 23 de Março de 1988.

Volvidos trinta e seis anos da vitória das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) na célebre Batalha do Cuito-Cuanavale, o MPLA defende que é hora de Angola reforçar e consolidar o seu papel no contexto regional, por via de uma visão estratégica e inteligente, visando o desenvolvimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral – SADC.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA advoga que os acontecimentos do 23 de Março de 1988 e outros a eles relacionados, sejam interpretados por toda a sociedade angolana como factores de estudos, no sentido de preservar e ajudar a narração fiél da história de Angola, enquanto Nação construída sob o signo de inúmeras batalhas e conquistas.

O MPLA congratula-se, portanto, com os avanços registados nos países da região consideradas pelo Saudoso Presidente Doutor António Agostinho Neto como sendo a continuação da luta do Povo Angolano, aspiração concretizada com o fim das agressões militares sul-africanas contra Angola, a Independência da Namíbia e do Zimbabwe, a libertação de Nelson Mandela e o desmantelamento do regime de segregação racial na África do Sul.

MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 23 Março de 2024.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA

29/02/2024

MPLA e Cuba uma irmandade permanente

PORTALMPLA — 28 de Fevereiro (Quarta-feira) de 2024 — A Camarada, Luísa Damião, Vice-Presidente do MPLA, recebeu na tarde de hoje (Quinta-feira) na Sede Nacional do Partido, a visita do Camarada, Juan Esteban Lazo Hernandez, Presidente da Assembleia Nacional Popular e Presidente do Conselho de Estado e Membro do Bureau Politico do Partido Comunista de Cuba (PCC).

Entre os vários assuntos abordados durante a visita do Camarada, Juan Esteban Lazo Hernandez, Presidente da Assembleia Nacional Popular, foi reiterada a irmandade e a permanente solidariedade do MPLA para com todo o povo cubano.

De salientar que, Angola e Cuba tem laços históricos de irmandade, cooperação e de solidariedade imensurável.

21/02/2024

Diplomacia em alta na sede do MPLA

PORTALMPLA — 20 de Fevereiro (Terça-feira) de 2024 — O camarada, Manuel Augusto, Secretário do Bureau Politico Para as Relações Exteriores, recebeu em audiência, na manhã de Terça-feira, em Luanda, a embaixadora da República de França, Sophie Aubert.

Entre os vários objectivos, o encontro serviu para fortalecer os laços de cooperação em vários âmbitos.

As relações entre a República de Angola e a República de França tiveram a integração formal em Janeiro de 1977. Ao longo dos anos, Angola e França tem mantido relações diplomáticas em vários dominios, com destaque o encontro entre o Presidente, João Lourenço e o Presidente, Emmanuel Macron, em Julho de 2017.

O MPLA, e a República de França mantém relações privilegiadas de amizade e de cooperação.
DIP/CC/BS –JA.

09/02/2024

BUREAU POLÍTICO

SOB CONVOCATÓRIA DO CAMARADA, JOÃO LOURENÇO, PRESIDENTE DO MPLA, O BUREAU POLÍTICO, REUNIU HOJE DIA 9 DE FEVEREIRO DE 20224, NA SALA DE REUNIÕES DO COMITÉ CENTRAL, NO FUTUNGO II EM LUANDA.

O BUREAU POLÍTICO OBSERVOU UM MINUTO DE SILÊNCIO PELO FALECIMENTO DO PRESIDENTE DA SWAPO E PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA NAMIBIA, DR. HAGE GEINGOB.

A REUNIÃO CONTOU COM A PRESENÇA DOS MEMBROS DO BUREAU POLITICO, E TEVE EM AGENDA QUESTÕES DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNO DO PARTIDO, TENDO TIDO OS SEGUINTES PONTOS COMO DESTAQUE:

AJUSTES PONTUAIS NA COMPOSIÇÃO DO SECRETARIADO DO BUREAU POLITICO, TENDO SIDO SUBSTITUIDO O CAMARADA RUI FALCÃO, E ELEITO PARA O CARGO DE SECRETÁRIO DO BUREAU POLÍTICO PARA A INFORMAÇÃO E PROPAGANDA, O CAMARADA, ESTEVES CARLOS HILARIO.

NA MESMA SENDA, FOI SUBSTITUIDO, O PRESIDENTE DO GRUPO PARLAMENTAR DO MPLA, O CAMARADA, VIRGILIO DE FONTES PEREIRA, PELO CAMARADA, JOAQUIM ANTÓNIO CARLOS DOS REIS JÚNIOR.

O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA, APROVOU ALTERAÇÕES, NA COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES DE TRABALHO PERMANENTES DA ASSEMBLEIA NACIONAL.

O BUREAU POLITICO APROVOU A PROPOSTA DE PLANO DE REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO NACIONAL, SOBRE ÉTICA E INTEGRIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO.

O BUREAU POLITICO ANALISOU A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARA A REGULARIZAÇÃO DA DIRECÇÃO DO MPLA NA PROVINCIA DO CUANZA NORTE, COM A APROVAÇÃO DA PROPOSTA PARA PRIMEIRO SECRETÁRIO PROVINCIAL DO CAMARADA, JOÃO DIOGO GASPAR, TENDO APROVADO IGUALMENTE A RESOLUÇÃO A RESOLUÇÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA PROVINCIAL EXTRAORDINÁRIA DO MPLA, NAQUELA PROVINCIA.

O BUREAU POLITICO APROVOU AS BASES GERAIS E A METODOLOGIA GERAL DE REALIZAÇÃO DO IX CONGRESSO ORDINÁRIO DA JMPLA.

LUANDA, 9 DE FEVEREIRO DE 2024.

O BUREAU POLÍTICO

09/02/2024

MPLA SE SOLIDARIZA COM A DOR DO POVO NAMIBIANO

PORTALMPLA — 08 de Fevereiro (Quinta-feira) de 2024 — A Vice-Presidente do MPLA, Camarada, Luísa Damião, assinou na manhã de hoje (Quinta-feira), na embaixada da República da Namíbia, o livro de condolências, pelo falecimento do Presidente daquele país irmão, o Dr. Hage G. Geingob, falecido no dia 4 de Fevereiro do ano corrente.

Na ocasião a Vice-Presidente do MPLA, escreveu para a família enlutada e a Direcção da SWAPO, e ao Povo Namibiano, os profundos sentimentos de pesar, fazendo votos que o co***lo de Deus conforte a família e a todos neste momento difícil.

Realçando os feitos do malogrado, a Vice-Presidente do MPLA, sublinhou que o Dr. Hage G. Geingob, foi um ícone da luta de libertação da Namíbia, sendo um Pan-africanista convicto, que deu o seu melhor para atender, realizar e fazer cumprir com os anseios e as aspirações do Povo Namibiano.

Luísa Damião reiterou que o MPLA entende o quão dolorosa é a perda de um ente querido. Por isso, o MPLA, se solidariza com todo povo Namibiano, neste momento de dor e luto.

DIP/CC. BS-JS

19/01/2024
18/12/2023

MPLA reúne BP e CC

As reuniões acontecem em separado nos dias 18 e 19 (Segunda e Terça-feira), em Luanda,respectivamente, no Complexo Turístico do Futungo II e no Centro de Conferências de Belas.

PORTALMPLA — 17 de Dezembro (Domingo) 2023 — O MPLA realiza, nos dias 18 e 19 (Segunda e Terça-feira), do corrente mês, reuniões do Bureau Politico e do Comité Central, respectivamente.

Sob orientação do Presidente do Partido, Camarada, João Lourenço, a reunião do Bureau Político, servirá de antecâmara a do Comité Central, que deverá, na Terça-feira (19), ratif**ar as decisões tomadas pelo Bureau Político.

Os projectos de Plano de Actividades Anual e o Orçamento do MPLA, ambos para o ano de 2024, constam da agenda de trabalho, para além de outros aspectos ligados à vida interna do Partido, com realce para a alteração do regulamento de "Organização e Funcionamento" de determinados Departamentos do Comité Central, visando adaptá-los aos desafios do presente e do futuro.

12/12/2023

67 anos da fundação do MPLA

Os angolanos foram, hoje (9/12/2023), exortados a participar, de forma activa e interessada, no processo de desenvolvimento do País, tendo em vista o seu crescimento harmonioso, sempre imbuídos num espírito de Unidade, Progresso e Compromisso Por Angola.

PORTALMPLA — 9 de Dezembro (Sábado) de 2023 — O Secretário-Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, afirmou, na manhã de hoje, na província do Cunene, que “o surgimento do MPLA representou uma importante vitória política dos compatriotas na época que, abnegada e corajosamente, foram capazes de ultrapassar as diferenças de classe, de raça, de etnia e de religião, para criar, nas condições difíceis da cladestinidade, uma organização política de vanguarda, que absorveu e aplicou o princípio de unidade de todas as forças políticas patrióticas, na luta pela conquista da independência e pela defesa dos interesses do Povo Angolano”.

Paulo Pombolo fez a revelação durante a intervenção no acto central das comemorações do 67 aniversário da fundação do MPLA, que marcou o momento mais alto da cerimónia, considerou que a chave do sucesso do MPLA, quer no passado, no presente como no futuro, “reside na unidade e coesão interna dos seus militantes, bem como na capacidade de cerrar fileiras perante as adversidades, a clareza da sua linha política e a determinação dos seus militantes em alcançar os objectivos préviamente definidos”.

Na ocasião, o Secretário-Geral do Partido recordou a trajectória do MPLA e dos seus militantes como estando recheada de exemplos de dedicação, abnegação, coragem e bravura dos seus militantes.

O dirigente aproveitou o momento para felicitar o Camarada Presidente João Lourenço, pelo excelente trabalho diplomático que tem vindo a realizar em prol da imagem e do prestígio de Angola no exterior, permitindo assim a atracção de novos investimentos na economia para o desenvolvimento do nosso País. Neste particular, o Camarada Paulo Pombolo, referiu-se à recente visita aos EUA, que resultou no encontro histórico com o Presidente Joe Biden, que estreitou as relações entre os dois países.

12/12/2023

BUREAU POLÍTICO

MENSAGEM ALUSIVA AO 67º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO MPLA

Sob o lema "Unidade, Progresso e Compromisso por Angola", o MPLA celebra, em 10 de Dezembro de 2023, o 67º aniversário da sua fundação, um marco incontornável e abrangente na história de Angola.

Esta data, pelas razões mencionadas, constitui uma oportunidade ímpar para reflectir profundamente sobre a trajectória histórica do MPLA, marcada por desafios e conquistas, representando estandartes desafiadores da sua capacidade de resiliência e adaptação permanente à situação vigente em cada momento.

O Bureau Político reiteira que toda a actividade política do MPLA permanecerá alinhada aos amplos movimentos de mobilização patriótica e de unidade nacional, garantindo a participação democrática de todos grupos sociais da população, privilegiando o diálogo permanente e livre para enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro.

Nesse contexto, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, aproveita a ocasião para assumir que mantém o perfil de Partido de todos os angolanos comprometidos com a construção de uma sociedade justa, democrática, pluripartidária, de bem–estar e progresso social, fundamentada no desenvolvimento de uma cultura de Paz e de progresso.

O 67º aniversário da fundação do MPLA é celebrado em meio a constantes mutações sociais, políticas e económicas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, nas quais o MPLA, com coragem e determinação, tem encontrado os melhores modelos de respostas para manter a fidelidade ao legado de que " O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO".

O Bureau Político exorta todos os seus militantes, amigos e simpatizantes a celebrarem a efeméride com elevado sentimento patriótico, exaltando os feitos dos heróis tombados pela nobres causas do MPLA e da Nação Angolana, rumo à uma sociedade moderna e desenvolvida.

O Bureau Político apela a todo o povo para apoiar de forma massiva e incondicional as transformações políticas, sociais e económicas implementadas pelo Camarada Presidente, João Lourenço, que respaldam a permanente preocupação com a melhoria da qualidade de vida de todos os Angolanos.

MPLA — TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR.

A LUTA CONTINUA,
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 10 de Dezembro de 2023.

O BUREAU POLÍTICO.

22/09/2023

Presidente João Lourenço na Assembleia Geral da ONU

Durante o discurso na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre na cidade de Nova York, Estados Unidos da América, o Presidente da República de Angola, Camarada João Lourenço, afirmou que: “A falta de perspectivas que se observa em muitos dos nossos países, no plano económico e social, cria um terreno fértil para a subversão e para a fragilização das democracias recentes no continente africano."

PORTALMPLA – 22 de Setembro (Sexta-feira) de 2023. — O Presidente da República de Angola, Camarada, João Lourenço, fez saber na Quarta-feira (20/09/2023), em Nova York, o facto de, passados quase 78 anos desde a fundação da Organização da Nações Unidas (ONU), não ter sido possível a construção de uma base sólida de confiança entre as Nações“ de modo a evitar-se o surgimento de focos de tensão aqui e ali, que degeneram em conflitos abertos em África, na Ásia, na América Latina, no Médio-Oriente e agora na Europa."

João Lourenço fez o pronunciamento durante o discurso na Sede da ONU, onde participa da 78º Assembleia Geral da organização, sediada nos Estados Unidos da América.

“É fundamental que façamos tudo o que está ao nosso alcance para promover continuamente o respeito e observância dos valores estabelecidos na Carta das Nações Unidas e no Direito Internacional, para que possamos corrigir a perigosa trajectória que o Mundo tomou após a queda do Muro de Berlim”, enfatizou o estadista angolano.

Quanto a abordagem dos problemas contemporâneos das relações internacionais, o Titular do Poder Executivo angolano destacou “a importância de se avaliar com objectividade a natureza e a origem dos conflitos e as perspectivas da sua solução, sempre no respeito às normas universais que regem as relações entre os Estados”.

Na ocasião, o Presidente João Loureço, saudou o apelo do Secretário-Geral à reforma da arquitectura financeira mundial e ao estímulo dos ODS de pelo menos 500 mil milhões de dólares por ano para fazer face aos desafios emergentes.

Por não se verem adequadamente representados numa grande parte das instituições de governação mundial, continuou o Presidente angolano, os países em desenvolvimento não estão em condições de exprimir as suas sensibilidades e fazer valer os seus pontos de vista ao nível apropriado e contribuir assim para a formulação de soluções realistas dos seus problemas.

Esta situação gera ansiedade e frustração das populações mais vulneráveis que, ao não verem satisfeitas as suas expectativas, tornam-se facilmente permeáveis às influências negativas e perigosas para a ordem e a estabilidade dos seus respectivos países, realçou.

19/09/2023

BUREAU POLÍTICO

MENSAGEM POR OCASIÃO
DO 17 DE SETEMBRO,
“DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL”

O Povo Angolano comemora, hoje, 17 de Setembro, o DIA DO FUNDADOR DA NAÇÃO E DO HERÓI NACIONAL, efeméride instituída em homenagem ao nascimento do Saudoso Camarada Presidente Doutor ANTÓNIO AGOSTINHO NETO, uma das maiores figuras do País e não só, do Século XX, e líder do processo de Luta Armada que determinou a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975, emergindo desse acto, a Soberania do Povo Angolano, como proprietário de um novo Estado.

Patriota convicto, Médico, escritor e político de reconhecida dimensão, o Presidente António Agostinho Neto foi um estadista perspicaz e genial, que soube interpretar, fielmente, as aspirações mais legítimas do Povo Angolano, destacando-se pela sua permanente preocupação na busca da libertação dos povos africanos submetidos à opressão colonial portuguesa, acção que fez dele um homem de profunda dimensão internacional.

Em consonância ao Lema: “Juntos pelo desenvolvimento de Angola”, o Bureau Político do Comité Central do MPLA exorta o Povo Angolano no sentido de celebrar a data imbuído do permanente espírito de reflexão em torno das memórias e ensinamentos de Neto, que continuam actuais, servindo de âncora inspiradora na concepção das medidas de políticas, que objectivam a melhoria da vida das populações.

Por acasião da comemoração da data, é curial recordar que o Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, brindou-nos com um legado multidisciplinar por via do qual ajudou a alicerçar a identidade social, política, cultural e humanista dos angolanos, que para sempre deve ser recordado e honrado, pelo preciosismo do seu conteúdo, bem como a visão de futuro, permanentemente actualizada, de que se reveste.

O MPLA mantém a convicção de que o pensamento estratégico e transversal de Neto conserva o pendor de ser a bússula dos angolanos que, com verdadeiro espírito patriótico, dedicam-se às mais ingentes tarefas que concorrem para o desenvolvimento do Nação, enquanto património colectivo.

O MPLA manifesta a sua intransigente disponibilidade em “Trabalhar mais e comunicar melhor”, tendo como base a célebre e eterna palavra de ordem, “O mais importante é resolver os problemas do Povo”, asserção que continua a nortear a elaboração de medidas de políticas e demais acções, com o fim único de melhorar as condições de vida das populações.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA reconhece as adversidades sócio-económicas que os cidadãos enfrentam neste momento, decorrentes de factores endógenos e exógenes, e apela todas as forças vivas da Nação a, mais uma vez, elevar o sentido de cidadania e patriotismo em defesa dos mais nobres interesses de Angola que, de Cabinda ao Cunene, mantém-se como um só Povo e uma só Nação e trabalharmos “Juntos pelo desenvolvimento de Angola”.

MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA

Luanda, 17 de Setembro de 2023.

O BUREAU POLÍTICO.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when KRONO posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share