20/03/2020
FRANCA: PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A Prefeitura Municipal de Franca decretou situação de emergência em saúde pública, por conta do novo Coronavírus (Covid-19). Entre as normas, a partir de hoje (20) até o dia 27, o funcionamento presencial do comércio de bares, shoppings, academias, cinemas e eventos públicos estão suspensos.
Apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, açougues, padarias, estabelecimentos de saúde e revenda de gás podem funcionar, para que não haja desabastecimento de moradores ou falta de atendimento médico.
"Nós tomamos essa medida um pouco drástica porque as pessoas não estão entendendo a gravidade da situação. Ontem o Centro estava lotado, o mercado popular urbano estava lotado. A Santa Casa é ali do lado, o vírus pode estar ali e espalhar para toda a cidade", disse o secretário
municipal de Saúde e chefe de gabinete, José Conrado Neto.
Segundo a prefeitura, as portas dos estabelecimentos comerciais devem ficar fechadas, mas eles podem funcionar por meio de entrega em domicílio, desde que não haja muitos funcionários no mesmo local.
Isso vale também para outros tipos de comércio. Lojas de material de construção, por exemplo, poderão atuar de portas fechadas, desde que sob entrega.
Se a administração municipal receber alguma denúncia de comércio funcionando com atendimento ao público, a Vigilância Sanitária será acionada. O comerciante vai ser avisado da proibição e, em caso de reincidência, pode ser multado ou ter a autorização cassada.
CASOS SUSPEITOS
O município conta com 13 casos suspeitos do novo Coronavírus. Todos os pacientes estão em isolamento em casa.
Foto: Divulgação