07/08/2024
John D. Rockfeller (8 de julho de 1839-23 de maio de 1937), fundador da Standard Oil (Exxon), chegou a ser o homem mais rico do mundo em sua época. Foi o primeiro bilionário de seu tempo.
Quando era jovem, cada decisão, atitude e relações pessoais foram usadas para criar poder e riqueza.
Aos 25 anos, tinha uma das maiores refinarias de petróleo dos EUA. Aos 31 anos, se tornou o maior refinador de petróleo do mundo. Aos 38 anos, controlava 90% do petróleo refinado nos EUA.
Aos 50, John era o homem mais rico da América.
Acumulou um património líquido de pelo menos 1 bilhão de dólares em 1916.
Mas aos 53 anos, ele se sentiu mal. Todo o seu corpo foi afetado pela dor e ele ficou careca. Em total angústia, o único milionário do mundo podia comprar tudo que quisesse, mas só podia comer sopa e biscoitos.
Segundo um sócio, "John não conseguia dormir, não sorria e nada na vida significava algo para ele". Seus médicos - os maiores especialistas da época, afirmaram que ele morreria naquele mesmo ano de 1892. Os dias eram dolorosamente lentos.
Quando sentiu-se mais próximo da morte, finalmente compreendeu que não seria capaz de levar sua fortuna para o túmulo.
O homem que podia dominar o mundo comercial de repente percebeu que não tinha controle sobre sua vida pessoal. Foi então que informou advogados, contabilistas e gerentes, que pretendia legar seus bens a hospitais, pesquisas e caridade. John D. Rockefeller criou a fundação que leva seu nome. A Fundação Rockefeller financiou a pesquisa sobre penicilina, de Howard Florey e seu colega Norman Heatley, em 1941. Mas pode-se dizer que o aspecto mais incrível da narrativa de Rockefeller é que quando ele começou a compartilhar parte de sua fortuna, a química do seu corpo reagiu, mudou drasticamente e ele se recuperou.
Ele que esperava pela morte aos 53 anos, viveu até chegar aos 98 anos. Quando Rockefeller morreu em 1937, seu patrimônio líquido estava estimado em 340 bilhões de dólares em valores atuais. Rockefeller aprendeu a ser grato e devolveu a grande parte do seu dinheiro ao povo americano, financiando hospitais, museus, universidades.
Uma coisa é ser curado, outra é ficar em forma. Era um cristão devoto que frequentava a Igreja Batista, na Euclid Avenue, em Cleveland, Ohio.
Antes de morrer, ele escreveu em seu diário: "Deus me ensinou que tudo pertence a Ele, e eu sou simplesmente um canal para realizar a Sua vontade. Minha vida tem sido uma longa e feliz festa desde então; cheia de trabalho e brincadeiras, deixei de lado minhas preocupações pelo caminho, e Deus foi maravilhoso comigo todos os dias."