25/04/2023
Recentemente visitei o mais “novo” aeroporto do País, em Chongoene (Gaza), e pude perceber que aquela infra-estrutura pode ter um incrível potencial para a região, mas provavelmente só decidimos construir e ficamos a espera que as coisas aconteçam por si só.
Do aeroporto à praia de Chongoene são 23 Km; da praia de Chongoene a Chidenguele são 45 Km e a Bilene são 57 Km;
Do aeroporto à Zandamela (79 Km) e Zavala (126 Km), onde tem uma das melhores vistas e lagoas do País. Atenção que Zavala está a 150 Km do aeroporto de Inhambane, o que torna mais acessível e cómodo fazer uso do aeroporto de Chongoene.
Estas são distâncias aceitáveis pelos visitantes pois dos principais aeroportos do primeiro mundo às suas cidades leva-se entre uma a duas horas (Paris, Dubai, Nova York, etc). Ainda num raio de 200 a 250 Km, temos o Parque Nacional de Banhine e o de Limpopo, que ambos podem servir para uma perfeita combinação do turismo de sol e praia ao turismo baseado na natureza.
Ao abrirmos uma via pela praia tanta para Chidenguele assim como Bilene (mesmo que de primeira seja em terra batida), devemos parcelar as terras e disponibilizar a investidores nacionais e estrangeiros (aí só precisaríamos garantir energia e água, e isto por si só iria trazer novos investimentos, que vem com emprego).
Um investimento por parte do Governo nesse sentido (que deveria já ter sido pensado logo que projectou-se o aeroporto), traria mais receita para o Estado, das construções e investimentos feitos nessa região, desde do comércio do cimento, pedra, blocos, simbiris, capim, etc
Podem considerar isto assessoria gratuita para o meu País, e caso não seja funcional (apesar do turismo ser um dos sectores que mais cresce no mundo), ao menos pode servir como ponto de partida para outras soluções idênticas, como exportações por via aérea de produtos produzidos nessa região.
Na imagem: estão também os passageiros que vieram visitar o aeroporto, mas estes chegaram de chapa. Avião que é bom nada 😆
A luta continua!