17/05/2023
26 DE ABRIL - DIA DA FUNDAÇÃO DA PROVÍNCIA DO BENGO E DA CIDADE DE CAXITO.
No quadro da administração colonial, foi criado em Março de 1857 o concelho do alto Dande sob dependência do distrito do Zenza do Golungo, cuja sede esteve inicialmente em Caxito (há uma tese, das várias que conheço, que defende que o nome da capital Caxito teve origem no bairro do Kingungu – também chamado Brasil, verdade ou não, deixemos os historiadores decidirem sobre a matéria, na base da pesquisa científica e comprovada. Como dizia, neste local, no kingungu, caçadores realizavam a troca de carne por outros produtos e daí a designação “Caxito”, pois “xitu” significa “carne” e “ka” é “pequeno” em língua Kimbundu) e depois transitou sucessivamente para outras localidade como Icau, Porto Quipiri, Quinjanda e Barra do Dande.
Em 27 de Janeiro de 1930 foi criado o concelho do Dande, com sede definitiva em Caxito, onde permaneceu até 26 de Abril de 1980 com o estatuto de vila, sob dependência da Província de Luanda.
Ao abrigo da lei n.º 3/80 de 26 de Abril, a vila de Caxito ascende à categoria de cidade e passa a ser a capital da nova província do Bengo, integrando agora os municípios de Bula Atumba, Pango Aluquém e Dembos, antes anexadas à província do Kwanza Norte, e Quissama e Icolo e Bengo, anteriormente na província de Luanda.
Pela lei n.º 29/11, de 1 de Setembro, os municípios de Icolo e Bengo e Quissama foram desanexados da província do Bengo e reintegrados na Província de Luanda. A mesma lei anexa à província do Bengo o território do Panguila, retirado a Luanda, fixado o limite sul da província no rio Bengo.
A província divide-se em 6 municípios, nomeadamente, Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém, e 23 Comunas, nomeadamente, Caxito, Mabubas, Kicabo, Úcua, Barra do Dande, Tabi, Bela Vista, Ambriz, Canacassala, Zala, Muxualuando, Cage-Mazumbo, Kicunzo, Gombe, Kixico, Bula Atumba, Kiage, Quibaxe, Coxe, Paredes, Piri, Pango e Cazuangongo.