Raphael d’ Andréa Ayres

  • Home
  • Raphael d’ Andréa Ayres

Raphael d’ Andréa Ayres Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Raphael d’ Andréa Ayres, Digital creator, .

Qual o impacto que a eólicas offshore e o hidrogênio verde terão na sociedade, economia, indústria e no desenvolvimento ...
12/12/2023

Qual o impacto que a eólicas offshore e o hidrogênio verde terão na sociedade, economia, indústria e no desenvolvimento tecnológico e científico?

Para temas complexos como esse, só existe o caminho do debate.

A organizou semana passada um workshop sobre eólicas offshore e hidrogênio de baixa emissão de carbono e eu tive a oportunidade de participar.

O primeiro e mais importante ponto na minha perspectiva: há um enorme engajamento das grandes empresas de óleo e gás na pesquisa e desenvolvimento das eólicas offshore. Quanto mais eu me aprofundo nesse tema, mais eu me convenço que a aplicação de eólicas offshore só poderá ser alavancado através da alta participação da indústria de óleo e gás, em especial o seguimento offshore.

A cada fórum que acontece no país é possível perceber o avanço e o amadurecimento das discussões. O caminho para as eólicas offshore ainda é longo. E todos os dias pequenos passos são dados na direção da viabilização técnica e, principalmente, econômica.

Agora, você já parou para pensar quantas oportunidades esse ramo abrirá para quem já atua no mercado naval e offshore?

E mais: você já está se capacitando para este novo mercado, o mercado Naval e Offshore Renovável?

Comenta aqui!

Um hélice que as pás podem mudar seu ângulo de ataque durante a operação. Essa é uma definição simples para o que é um h...
29/11/2023

Um hélice que as pás podem mudar seu ângulo de ataque durante a operação.

Essa é uma definição simples para o que é um hélice de passo variável, mas o impacto que isso causa na operação de uma embarcação é enorme.

Vou citar apenas dois exemplos:

- Aumentar ou diminuir a velocidade da embarcação sem alterar a rotação do motor, mantendo ele operando condição ótima de consumo e potência

- Inverter o propulsão entre vante e ré sem parar o hélice.

O resultado dessas vantagens signif**a muito mais controle na manobra dos navios, resultado em operações mais seguras e eficientes.

O hélice de passo variável também é conhecido como hélice de passo controlável (em inglês: controllable pitch propeller)

Você já conhecia o hélice de passo variável? Responde nos comentários.

A plataforma P-32 encerrou sua vida produtiva no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, e inaugurou um novo e promissor ci...
29/11/2023

A plataforma P-32 encerrou sua vida produtiva no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, e inaugurou um novo e promissor ciclo: será a primeira plataforma de petróleo no Brasil a passar por um processo de reciclagem verde.

O mercado de desmantelamento e reciclagem de embarcações é extremamente promissor para o Brasil. Além da destinação segura e sustentável de todos os materiais utilizados na construção da plataforma, o reaproveitamento do aço e outras matérias primas podem abrir espaço para novos negócios sustentáveis e muitas vagas de emprego.

Sustentabilidade:

Se observarmos apenas sob a ótica do aproveitamento do aço reciclado, cada tonelada de aço reciclado emite menos de um terço do CO2 emitido por um tonelada de aço novo.

Considerando as dimensões da P-32, imagine quanto aço estará disponível com um impacto ambiental muito menor.

Potencialidades:

A Petrobras possui uma grande quantidade de plataformas em fim de vida útil. Estimativas apresentavam que o plano de reciclagem de plataformas pode disponibilizar no mercado mais de 700 mil toneladas de aço reciclável nos próximos anos.

Destravar esse mercado abre espaço não só para reciclagem de plataformas, mas diversos navios em fim de vida também poderiam se aproveitar dessa oportunidade.

E para realizar essa façanha, são necessários profissionais capacitados, infraestrutura, estaleiros e toda uma cadeia logística e de novos negócios que reaproveitam os materiais oriundos das plataformas.

A reciclagem verde era a peça que faltava do quebra-cabeça para destravar valor no desmantelamento de embarcações de forma responsável e sustentável no Brasil.

E você, o que achou da reciclagem de plataformas? Deixa aqui seu comentário.

GIO, OIM ou GEPLAT. Não importa a sigla, a função é a mesma. E é muita responsabilidade.O OIM é o COMANDANTE da platafor...
22/11/2023

GIO, OIM ou GEPLAT. Não importa a sigla, a função é a mesma. E é muita responsabilidade.

O OIM é o COMANDANTE da plataforma. Ele é o responsável por cuidar das pessoas à bordo, da segurança das operações, do meio ambiente e de tudo mais o que acontece na plataforma.

A formação e a habilitação para o exercício da função de OIM segue requisitos internacionais estabelecidos pela IMO e requisitos complementares estabelecidos não só pela administração do país de registro da plataforma, mas também do país onde a plataforma opera.

Comemorar é da natureza humana! E hoje é dia de comemorar mesmo.2500 vezes!Uma marca totalmente impensável a um ano e me...
18/11/2023

Comemorar é da natureza humana! E hoje é dia de comemorar mesmo.

2500 vezes!

Uma marca totalmente impensável a um ano e meio atrás, quando lancei meu primeiro livro técnico, o Glossário Naval e Offshore.

Ao longo de tempo todo o melhor que me aconteceu não foram os exemplares que viajaram o Brasil e o mundo, mas foram os encontros. Encontrei e reencontrei pessoas incríveis, grandes profissionais, grandes amigos, fiz novas parcerias, conheci novos projetos, gente que empreende, gente que ajuda, gente que trabalha muito e busca capacitação e informação.

Infinitas vezes muito obrigado a você, leitor.

Foi você que acreditou no meu trabalho e fez esse resultado acontecer.

Por aqui, seguimos em frente. Sempre pensando em novidades logo ali na frente!

Não tem imagem mais icônica da perfuração de poços do que os operadores utilizando as chaves flutuantes para montar e de...
15/11/2023

Não tem imagem mais icônica da perfuração de poços do que os operadores utilizando as chaves flutuantes para montar e desmontar os tubos de perfuração.

Hoje a tecnologia já permitiu reduzir drasticamente a utilização dessas ferramentas. Equipamentos hidráulicos automatizados manobram e montam os tubos de perfuração com mais rapidez e segurança.

Você já tinha visto essa ferramenta antes? Me conta nos comentários.

Quem é da área conhece bem esse tal de bacalhau. Recurso muito utilizado para reparar danos em estruturas e tubulações d...
08/11/2023

Quem é da área conhece bem esse tal de bacalhau.

Recurso muito utilizado para reparar danos em estruturas e tubulações de forma rápida e temporária.

Em termos simples, consiste na soldagem de um pedaço de chapa sobreposta a estrutura ou tubulação.

Mas você sabia que, mesmo para um reparo temporário, existem normas técnicas e padrões internacionais que precisam ser seguidos?

E mais: sabia que em algumas situações esse tipo de reparo é terminantemente proibido?

Reparos navais e industriais exigem um alto comprometimento com a segurança das pessoas que estão a bordo, por isso precisam seguir requisitos rígidos de aplicabilidade e qualidade.

Capacitação técnica é fundamental.

E qual foi o reparo mais esquisito que você já viu? Me conta nos comentários!

O navio Ro-Ro representa uma engenharia naval notável. Esse tipo de embarcação especialista é projetada para transportar...
01/11/2023

O navio Ro-Ro representa uma engenharia naval notável. Esse tipo de embarcação especialista é projetada para transportar cargas rolantes, como veículos, caminhões e maquinaria pesada, proporcionando uma eficiência e conveniência inigualáveis no processo de embarque e desembarque.

Seu nome curioso vem da abreviação de ROLL-ON-ROLL-OFF, que poderia ser traduzido como entra-rolando-sai-rolando, numa alusão as suas carga automotiva.

Sua versatilidade é o ponto fundamental.

Sua rampa de acesso torna possível que os veículos que serão transportados entrem no navio rodando, ou seja, utilizando seus próprios motores. Isso signif**a que o carregamento de um navio desses não necessita de guindastes do porto ou próprio para carregar e descarregar.

Você já viu um desses? Me conta nos comentário.

OTC BRASIL 2023.O evento mais importante do ano aconteceu semana passada, nos dias 24 a 26 de outubro no Rio de Janeiro....
30/10/2023

OTC BRASIL 2023.

O evento mais importante do ano aconteceu semana passada, nos dias 24 a 26 de outubro no Rio de Janeiro.

De tudo que tive a oportunidade de observar desse evento dois pontos específicos merecem destaque:

1 - O tamanho da feira. Com presença dos maiores players do mercado, a feira demonstrou como a indústria offshore está em franca expansão.

2 - A qualidade técnica dos painéis e plenárias. E aqui ainda destaco como tem f**ado cada vez mais claro que a indústria offshore terá um papel determinante na transição energética.

Foram dias de muito aprendizado.

Sob a ótica do óleo e gás, me impressionaram os números apresentados das descobertas gigantes na Guyana, Suriname, Namíbia e Moçambique. Vale f**ar atendo ao que está acontecendo nesses países, pois o potencial de desenvolvimento é enorme.

No aspecto de segurança operacional, o XI Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente organizado pela ANP foi o maior destaque. O evento contou com grandes nome a indústria expondo oportunidades muito interessantes para o incremento da segurança operacional.

Por fim, a feira trouxe uma incrível oportunidade de reencontrar grandes profissionais, conhecer novas pessoas e construir novas parcerias.

Deixo aqui registrado meus parabéns para a OTC e para o IBP pelo excelente evento.

E você? Como foi a OTC para você? Me conta aqui nos comentários.

estruturanaval ,

Quem diria que esse pequeno pedaço de ferro teria um papel vital na garantia da resistência das amarras de embarcações, ...
25/10/2023

Quem diria que esse pequeno pedaço de ferro teria um papel vital na garantia da resistência das amarras de embarcações, especialmente em plataformas de petróleo. Essa configuração de corrente é essencial para suportar as forças extremas e as condições adversas do ambiente offshore. Os malhetes aumentam a capacidade de tração da amarra e evitam a deformação do elo, conferindo maior durabilidade e alta capacidade de carga, cruciais para a segurança nas operações marítimas.

Conhecia esse equipamento? Deixe seus comentários.

Outubro vai encerrando com dois eventos internacionais importantíssimos: a OTC Brasil e o 13o Seminário Internacional de...
23/10/2023

Outubro vai encerrando com dois eventos internacionais importantíssimos: a OTC Brasil e o 13o Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior.

A OTC é o maior evento de tecnologia da área offshore. A edição brasileira acontece a cada 2 anos. É uma grande oportunidade de se atualizar sobre tudo de mais moderno na área.

E o Seminário Internacional de Transporte de Desenvolvimento Hidroviário Interior é um dos mais tradicionais eventos no tema. Discutir e desenvolver nosso potencial hidroviário é absolutamente fundamental. E este seminário é o lugar certo para juntar grandes profissionais da área e discutir ideias sobre os caminhos do transporte hidroviário interior. E o melhor: o evento é híbrido, o que facilita demais a participação de profissionais de qualquer lugar do país.

E você, já garantiu sua participação em algum deles?

A docagem é um momento crucial na manutenção de embarcações, garantindo seu desempenho seguro e ef**az. Durante esse pro...
18/10/2023

A docagem é um momento crucial na manutenção de embarcações, garantindo seu desempenho seguro e ef**az. Durante esse processo, a embarcação é retirada da água, permitindo a inspeção e reparo do casco, hélices, leme e demais sistemas. O navio é colocado sobre picadeiros que são arrumados conforme seu plano de docagem (veja a foto 2).

Uma curiosidade interessante é que os navios são obrigados, de acordo com normas internacionais, a serem docados pelo menos duas vezes a cada 5 anos para inspeção. Essa regulamentação visa garantir altos padrões de segurança e manutenção.

Para plataformas flutuantes de petróleo, que não podem ser deslocadas, inspeções submarinas são realizadas para atender a esses requisitos de segurança. Nelas são utilizados mergulhadores e ROVs para inspecionar todo o casco. Isso tudo para manter a integridade e a segurança das embarcações, independentemente dos desafios envolvidos.

Você já conhecia a docagem? Me conta nos comentários.

Se você é um leitor voraz de livros no Kindle e já tem uma assinatura Kindle Unlimited, agora você já pode ler de graça ...
18/10/2023

Se você é um leitor voraz de livros no Kindle e já tem uma assinatura Kindle Unlimited, agora você já pode ler de graça os livros da Naval & Offshore.

Por um curto período de tempo eles estarão disponíveis para você.

Aproveite!!!

A cábrea desempenha um papel crucial na logística portuária e na construção naval. Em portos, esse guindaste montado em ...
11/10/2023

A cábrea desempenha um papel crucial na logística portuária e na construção naval. Em portos, esse guindaste montado em barcaças é essencial para movimentar cargas pesadas dos navios para a terra firme e vice-versa, otimizando o processo de carga e descarga. Na construção naval, as cábreas são fundamentais para montar e posicionar grandes componentes de embarcações, garantindo eficiência e segurança na fabricação de navios.

Uma curiosidade interessante é que estaleiros na Coreia do Sul utilizam cábreas tão grandes que algumas delas são capazes de levantar navios de pequeno porte inteiros. Isso destaca a impressionante capacidade dessas máquinas e a importância da tecnologia na indústria naval.

Você conhecia esse equipamento? Deixa a resposta aqui nos comentário.

O que faz um jovem engenheiro num estaleiro do outro lado do mundo?Aprende!Esse foi o meu primeiro grande trabalho em es...
09/10/2023

O que faz um jovem engenheiro num estaleiro do outro lado do mundo?

Aprende!

Esse foi o meu primeiro grande trabalho em estaleiros estrangeiros. Tive a oportunidade de acompanhar a conversão de um FPSO no Estaleiro Jurong, em Cingapura.

Eu tinha pouco mais de 3 anos de formado naquela época e quase nenhum cabelo branco...

Junto comigo estava uma equipe de pessoas muito experientes. Elas me ajudaram e me ensinaram muito. E sem eles, nada seria possível, pois o volume de coisas que precisava ser fiscalizado e verif**ado era enorme.

Lembro bem que nessa viagem especif**amente foi onde me ocorreu como fazia falta uma referência técnica que cobrisse os temas de naval e offshore. Ali, ao mesmo tempo que verificávamos as estruturas do casco, fiscalizávamos os equipamentos das plantas de processamento, de ancoragem, os pontos de chegada dos poços e também os documentos técnicos que eram produzidos.

Eu nunca tinha passado tanto tempo no exterior; essa foi a primeira vez. Eu só não sabia que seria a primeira de muitas. Depois dessa, voltei a Cingapura algumas vezes, e alguns anos depois passei uma temporada na China, em outra obra de conversão de FPSO. Sem contar outros trabalhos feitos nos EUA, México, Holanda, Noruega, Coréia, entre outros.

Cingapura é extremamente bem organizado e limpo. Lá coexistem quatro idiomas: inglês, chinês, malaio e indiano. Em diversos locais é possível encontrar placas informativas nos quatro idiomas.

Essa característica traz um grande desafio para a comunicação profissional. No estaleiro, todos falam inglês, mas cada um com seu sotaque. Agora, imagine se comunicar em inglês com um soldador indiano no meio da barulheira do estaleiro. Desafiador.

Minha jornada como engenheiro em estaleiros estrangeiros foi uma profunda lição de vida. Através dessas experiências, aprendi não apenas sobre construção naval, mas também sobre a importância da comunicação e colaboração em um mundo tão diverso. Os desafios de trabalhar com equipes multiculturais e superar as barreiras linguísticas me moldaram e me enriqueceram pessoal e tecnicamente. A gratidão por essas experiências perdura até hoje.

A origem da medida de volume conhecida como "barril de petróleo" remonta ao século XIX, quando a indústria do petróleo e...
04/10/2023

A origem da medida de volume conhecida como "barril de petróleo" remonta ao século XIX, quando a indústria do petróleo estava em ascensão nos Estados Unidos. Naquela época, o petróleo era armazenado e transportado em barris de madeira, cada um com uma capacidade aproximada de 42 galões (cerca de 159 litros). Essa medida tornou-se um padrão devido à conveniência de uso e ao tamanho prático para manuseio.

O termo "barril" foi então adotado como uma unidade de medida padrão para o petróleo bruto e seus derivados, facilitando a negociação e o comércio da commodity. Essa tradição persiste até hoje, apesar de medidas métricas mais precisas serem utilizadas em muitos setores da indústria petrolífera moderna. O barril de petróleo, com seus 42 galões, permanece como uma referência histórica e icônica na economia global de energia.

A indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicos específicos.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

Inglês Offshore Descomplicado 2.0Edição Revisada e Ampliada.O primeiro dicionário técnico português-inglês da área naval...
29/09/2023

Inglês Offshore Descomplicado 2.0
Edição Revisada e Ampliada.

O primeiro dicionário técnico português-inglês da área naval e offshore chega em sua segunda edição repleto de novidades.

Muito mais termos técnicos e agora conta também com termos de energias renováveis, transição energética e descarbonização.

Na versão em PDF acompanha o Audiolivro de Pronúncias, que foi totalmente reformulado e atualizado, mas segue com a narração em inglês nativo dos Estados Unidos, ou seja, sem vícios e sem sotaques.

Saiba mais sobre este livro. Acesse www.navaleoffshore.com.br. O link está na bio.

Finalmente o mercado Naval & Offshore tem um dicionário técnico Português-Inglês.Este nosso mercado é internacional. O a...
29/09/2023

Finalmente o mercado Naval & Offshore tem um dicionário técnico Português-Inglês.

Este nosso mercado é internacional. O acesso ao inglês técnico é fundamental para qualquer profissional que atua ou deseja atuar nessa área. Isso precisa ser facilitado de um jeito organizado e confiável.

Além disso, ao longo do último ano ficou claro para mim que energias renováveis, transição energética e descabonização são temas indissociáveis da indústria naval e offshore. Por isso incorporei centenas de termos dessas áreas no livro – para que se tornasse uma fonte única e robusta para tradução de termos técnicos.

Eu venho trabalhando nessa nova versão faz muito tempo. Foram muitas coletas de dados, conversas com profissionais da áreas, feedbacks e estudos.

Noites sem dormir. Madrugadas de trabalho, te**es e mais te**es. Um trabalho silencioso e introspectivo.

O Inglês Offshore Descomplicado 2.0 é fruto da revisão e grande expansão dos termos técnicos tratados em outros livros da coleção Naval & Offshore. Ele representa uma guinada também na história da Naval e Offshore. Este livro sai pela Radar Editora. Uma nova editora que está se especializando em publicações técnicas. Por enquanto ele existe apenas em versões digitais PDF e Kindle.

A versão em PDF acompanha um audiolivro de pronúncias em inglês. Nele você poderá escutar cada termo técnico narrado em inglês nativo dos Estados Unidos.

Um dos motivos para organizar esse audiolivro foi um estudo que tive contato onde se constatou que ouvir o idioma que se estuda aumenta em até 3x a velocidade de aprendizado.

Mais de 1000 profissionais já utilizam a primeira versão desse livro. Espero que esta nova versão alcance ainda mais pessoas e ajude a abrir cada vez mais portas no mercado nacional.

Desde já agradeço a todos que vêem acreditando na produção de conteúdo técnico da Naval & Offshore.

Este livro digital é registrado na Câmara Brasileira do Livro e seu ISBN é 978-65-981385-0-9.
O link está na Bio.

Ninguém disse que é fácil, mas também ninguém disse que precisa ser complicado.O vocabulário naval já é complicado em po...
27/09/2023

Ninguém disse que é fácil, mas também ninguém disse que precisa ser complicado.

O vocabulário naval já é complicado em português e como ele não guarda praticamente nenhuma correlação com o inglês, f**a impossível uma tradução direta. Palavras simples como buzina, borboleta ou caverna, não podem ser traduzidas como horn, butterfly ou cave.

Simplesmente não funciona assim.

Essa é a grande complexidade da tradução técnica dos termos navais. Você precisa aprender o jargão técnico em português e o jargão técnico em inglês sem conseguir construir uma correlação com palavras comuns do cotidiano.

Agora, me conta aqui nos comentários, você usa muito o google translate para traduzir termos técnicos?

Milha nautica finalmente desvendada!1 milha náutica é igual a 1852 metros, ou 6072,1 pés. Mas por que diabos, isso preci...
27/09/2023

Milha nautica finalmente desvendada!

1 milha náutica é igual a 1852 metros, ou 6072,1 pés. Mas por que diabos, isso precisa ser um número tão esquisito?

Bom, a milha náutica nada mais é do que o comprimento médio de um minuto de arco do meridiano da Terra.

A milha náutica é maior que a milha terrestre, que só possui 1609,3m.

Curiosidade: Você já sabe agora o origem da milha náutica. A origem da milha terrestre está no mille passus, unidade de comprimento utilizada pelo exército romano que correspondia a 1 000 passos dados por um centurião, o comandante das suas milícias e a medida encontrada foi o equivalente a 63.360 polegadas, ou 1 609,3 metros.

A indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicos específicos.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

O Brasil é o MAIOR mercado de FPSO do MUNDO.É preciso ter essa clareza para compreender a importância e a relevância dos...
26/09/2023

O Brasil é o MAIOR mercado de FPSO do MUNDO.
É preciso ter essa clareza para compreender a importância e a relevância dos debates e atualizações que aconteceram no FPSO Symposium. Evento internacional organizado pela SPE que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro.

Este para mim foi um dos melhores eventos que fui esse ano. Foram abordados diversos assuntos extremamente relevantes para o cenário de operações de FPSO. Os temas passaram desde de desafios de novos projetos, cenário econômico para financiamento de projetos de grande porte até aspectos regulatórios na operações afretadas, além de, obviamente, descarbonização e sustentabilidade e muito mais.

Operadores, prestadores de serviços, órgãos reguladores, Sociedades Classif**adoras, todos presentes nos dias sempre com plenária cheia.

Sai de lá com uma visão muito mais rica sobre o potencial brasileiro de seguir liderando o mercado mundial de FPSOs, com potencial de desenvolvimento industrial e principalmente com expansão e geração de empregos neste ciclo.

Parabéns a SPE Macaé e SPE Brasil pela excelente organização, em especial pelos tópicos e palestrantes escolhidos para o evento.

Quando eu falo que no mar tudo tem nome, não é à toa.O vocabulário naval vai no detalhe das coisas. O CEPO é um ótimo ex...
20/09/2023

Quando eu falo que no mar tudo tem nome, não é à toa.

O vocabulário naval vai no detalhe das coisas. O CEPO é um ótimo exemplo. Pense que outro nome você daria para ele? Haste talvez? E se fosse isso qual o nome você daria para outra haste da âncora de almirantado ou da danforth? Imagine rapidamente a quantidade de situações que esse simples detalhe pode gerar confusão numa manobra.

Os termos navais existem para não deixar dúvida quando se fala.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

Essa postagem aqui tem um gostinho especial.Eu acredito que é papel dos profissionais sêniores abrir espaço e criar opor...
19/09/2023

Essa postagem aqui tem um gostinho especial.

Eu acredito que é papel dos profissionais sêniores abrir espaço e criar oportunidade para os júniores, afinal, nós já fomos júniores no passado.

Dito isso, vamos ao contexto.

Há muitos anos os alunos das Engenharias Navais de todo o país se reunem uma vez por ano no encontro chamado ENAV, Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Naval.

Faz tanto tempo que isso acontece que eu participei da organização do primeiro. Naquela época (frase de gente antiga) só existia engenharia naval na UFRJ e na USP e o curso de técnólogo em Jahú.

Desde o ano passado tenho feito questão de colaborar com essa turma nova, e o caminho que eu escolhi foi através da entrega de alguns exemplares do meu livro, o Glossário Naval e Offshore para os alunos.

Esse ano não foi diferente. O evento aconteceu na UFSC, no fim do mês de agosto e é gratif**ante poder colaborar de alguma forma com essa turma nova.

Para mim é um enorme orgulho e fonte de motivação ver as novas gerações de engenheiros navais perpetuando a tradição desse encontro anual. Talvez eles não tenham ideia de como essas relações farão diferença no futuro profissional de cada um, mas acreditem. Farão!

Parabéns ao ENAV e a todas as engenharia navais do país. E já desejo muito sucesso ao ENAV 2024.

As cavernas são, sem dúvida, os elementos estruturais mais emblemáticos da construção naval. Elas existem tanto nas cons...
13/09/2023

As cavernas são, sem dúvida, os elementos estruturais mais emblemáticos da construção naval.

Elas existem tanto nas construções em madeira como nas construções em aço ou alumínio. Definem a forma do casco e suportam conveses. Seu papel é fundamental na resistência estrutural do casco.

E uma curiosidade: normalmente as cavernas são numeradas da popa para proa e é comum se referir a local no casco pela sua caverna mais próxima, por exemplo: "a defensa próxima a caverna 43".

A indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicos específicos.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

Dois eventos importantes para profissionais da indústria naval e offshore acontecerão em Setembro, ambos sediados no Hot...
11/09/2023

Dois eventos importantes para profissionais da indústria naval e offshore acontecerão em Setembro, ambos sediados no Hotel Windsor Florida, no Flamengo - Rio de Janeiro.

No dias 12 e 13 acontecerá mais uma edição do FSPO Symposium organizado pela SPE Brazil. Este é um evento internacional marcado por excelentes discussões técnicas. Imperdível.

E no dia 28 de setembro, a SOBENA segue com mais de seus tradicionais workshops, dessa vez abordando o meta Integridade, Corrosão e Manutenção de Ativos Offshore. Um tema que é absolutamente fundamental para qualquer discussão sobre gestão de ativos offshore.

Não percam.

Se você logo pensou no som do navio deixando o porto, se enganou. Esta buzina não foi feita para fazer barulho.Feita de ...
06/09/2023

Se você logo pensou no som do navio deixando o porto, se enganou. Esta buzina não foi feita para fazer barulho.

Feita de ferro fundido, esse equipamento é fundamental para a passagem das amarras para fora do casco.

São projetadas para suportar grandes cargas, pois normalmente estão em uso durante reboques e manobras de atracação dos navios.

A indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicos específicos.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

Mas nunca haviam me aberto uma desse tamanho....Eu sonhei com esse dia.  Não era um sonho recente, mas um daqueles que f...
04/09/2023

Mas nunca haviam me aberto uma desse tamanho....

Eu sonhei com esse dia. Não era um sonho recente, mas um daqueles que f**a escondido na alma por um tempo, cheio de incertezas.

Esse sonho teve início há dois anos, na última Bienal do Livro. Meu eu do passado prometeu ao meu eu do hoje que na Bienal de 2023 eu não entraria apenas como visitante, mas como AUTOR.

E foi exatamente o que ocorreu. Hoje, coloquei o crachá de autor no meu peito e entrei pela porta principal da Bienal do Livro. Esta Bienal celebra 40 anos de existência e comemora 60 anos de uma das mais icônicas trupes de personagens nacionais, A Turma da Mônica.

É impossível ser melhor do que isso.

Para que se tornasse realidade, foi necessário transformar o sonho em ação. Tive que tirá-lo da minha mente e colocá-lo no papel, e depois disso, fazê-lo se concretizar.

Se tiver uma mensagem para deixar é apenas esta: Sonhe e trabalhe incansavelmente para realizar seus sonhos.

Vale a pena!

O último ato.Tudo que é feito na área de produção de petróleo offshore termina aqui, no offloading. Na hora que o petról...
30/08/2023

O último ato.

Tudo que é feito na área de produção de petróleo offshore termina aqui, no offloading. Na hora que o petróleo sai do FPSO para o aliviador.

Do aliviador o petróleo pode ir para um terminal no Brasil ou no exterior, que vai levá-lo até uma refinaria e retornará ao mercado no formado de derivados.

O carretel é onde o mangote de offloading é estivado de forma segura. Por ser uma operação crítica de segurança ambiental, muitos cuidados precisam ser tomados para que não ocorram qualquer acidente.

A indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicoA indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicoA indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicoA indústria Naval e Offshore é repleta de termos técnicos específicos.

Dominar esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional que atue ou deseja atuar nessa área.

Conhecia esse? Me conta nos comentários.

A Navalshore Edição 2023 foi um enorme sucesso.Segundo os organizadores, mais de 12 mil pessoas visitaram o evento. O vo...
25/08/2023

A Navalshore Edição 2023 foi um enorme sucesso.

Segundo os organizadores, mais de 12 mil pessoas visitaram o evento. O volume de pessoas que atenderam a essa feira acaba com as dúvidas sobre como o mercado naval e offshore está aquecido nesse momento.

Os debates ocorridos nas plenárias e os temas trazidos nas palestras demonstraram a direção para onde o mercado está caminhando. E posso citar 3 pontos que mais me chamaram atenção:

- Expansão de negócios e oportunidades;
- Descarbonização e transição energética justa;
- Descomissionamento e a economia circular na indústria naval.

Em cada um desses temas há espaço e necessidade para desenvolvimento técnico, capacitação profissional e oportunidades de empregos.

Você já está se capacitando?

Vale f**ar atento!

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Raphael d’ Andréa Ayres posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share