16/06/2023
De cabelo bem preso e top reforçado!
Não pense que treino para mulheres precisa ser leve. O desenvolvimento de força e condicionamento físico depende dos mesmos fatores que o dos homens - o que muitas vezes nem a aluna nem o instrutor lembram!
O treinamento feminino não se resume a estética ou a treinos para os glúteos...
Quando pensamos no treinamento físico de mulheres, é necessário analisar suas necessidades funcionais e expectativas estéticas e respeitar não apenas o nível de condicionamento físico, mas também a fase do ciclo menstrual dela.
Em uma divisão bem simples, é menos indicado treinos de grande intensidade durante o período pré menstrual e menstrual, pois é uma fase de alta inflamação, em que reduz a força e a resistência. Nesse período, é interessante manter um treino leve e cíclico, como caminhada, ciclismo ou alongamento. Já na fase ovulatória os altos níveis hormonais influenciam o ganho de força, então é um excelente momento para incrementar a intensidade dos treinos.
Além disso, a composição muscular das mulheres é diferente da dos homens. Por temos mais fibras de resistência (tipo 1) do que de força (tipo 2) é comum que mulheres se saiam melhor em treinos com grandes volumes e cargas menores, em comparação com homens. Também é bastante comum que as mulheres tenham mais força e resistência nos membros inferiores do que nos superiores, devido a conformação do quadril.
E aí, meninas?
O treino de vocês considera tudo isso, ou você continua treinando de qualquer jeito?