02/04/2022
Na data de hoje, onde é comemorado o dia mundial da Conscientização do Autismo, queremos deixar a nossa homenagem a quem convive com esse transtorno mental.
Apesar de alguns detentores desse transtorno mental, como Elon Musk (imagem 1) se destacarem na sociedade e na história, nem sempre é assim, a maioria dos autistas e seus familiares não vão entrar para os anais da história, mas nem por isso são menos importantes, muito pelo contrário.
Um dos grandes comunicadores do mundo digital no Brasil, Diego Rox (imagem 2), é pai de autista e mesmo que possivelmente seu filho não se destaque na história, o apoio dele ao filho e o apoio de qualquer pessoa a um parente que tenha autismo, merece nosso respeito
sempre o autismo leve é diagnosticado
É comum associar a condição com a infância, quando comumente é percebida, porém o diagnóstico também pode acontecer na vida adulta. O quanto a descoberta feita mais tardiamente pode afetar o indivíduo, isso está relacionado à vivência e experiências de cada. Além disso, por se tratar de um espectro amplo de apresentação, com diferentes graus de manifestação, muitas vezes o autismo nem mesmo é diagnosticado.
“Por muitas vezes ser leve, não impedir a maioria de trabalhar e atingir seus objetivos, muita gente sequer recebe o diagnóstico. Porém essa pessoa pode ter gostos mais peculiares ou constantemente mudá-los – uma hora está gostando de alguma coisa, em outro momento, de algo novo –, mas que não necessariamente afeta a sua vida de maneira negativa”, pontua.
Por isso, os maiores impactos na vida adulta, quando se trata de um grau mais leve de autismo, costuma ser a dificuldade de conexão com pessoas e até mesmo de assunto que estão sendo falados – visto que podem preferir coisas mais específ**as.