22/03/2020
Casos confirmados de coronavírus sobem para 1.201; Brasil tem 18 mortes
O ministério da Saúde informou hoje que os casos confirmados do novo coronavírus no país subiram de 904 para 1.128. Também foram contabilizadas 18 mortes por conta da covid-19, doença desencadeada a partir da presença do vírus no organismo.
Os números, apesar de oficiais, não refletem a realidade dos casos no Brasil, principalmente por conta da escassez de te**es que podem verificar a presença do vírus. Outro fator são os pacientes assintomáticos, que não conseguem saber se estão ou não contaminados, dificultando a contabilização.
No país, com as 18 vítimas confirmadas pelo ministério, a taxa de mortalidade do novo coronavírus está em 1,6%.
O próprio ministério admite que há muitos casos que não estão sendo notificados. "80% dos casos são assintomáticos, é claro que a gente não tem como saber, por isso que as medidas de isolamento são importantes", completou o secretário executivo.
Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada —quando não há identificação da origem do vírus.
Até a última quinta, a pasta argumentava que esse tipo de contaminação estava presente apenas nos estados de São Paulo e Pernambuco, no interior de Santa Catarina, e nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
O estado de São Paulo continua liderando a lista das unidades federativas com mais contaminados. São 459 casos confirmados e 15 mortes. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 119 casos.
A região Sudeste representa 56,9% de todos os casos. Até o momento, todos os estados da federação apresentam casos confirmados, à exceção de Roraima.