15/10/2023
Resenha de Cidade dos Anjos Caídos, de Cassandra Clare:
Longe de ser uma leitura ruim, Cidade dos Anjos Caídos marca o meu retorno à série Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare.
Em 2011 li os três primeiros volumes da série. Gostei de todos, tendo o terceiro (Cidade de Vidro) como preferido em virtude da batalha que ocorre em um terceiro ato digno de tudo que havia sido construído até então.
Em Cidade dos Anjos Caídos temos uma abordagem nova, como se desse início a uma nova fase da franquia. Temos nossos personagens queridos e já conhecidos passando por novas situações e lidando com questões já antigas.
Uma série de assassinatos a membros do submundo desperta o interesse da Clave tendo pistas apontadas a uma personagem já citada anteriormente. Paralelo a isso, Jace apresenta um comportamento estranho pondo em cheque a confiança de Clary em um momento onde tudo se encaminhava para um relacionamento feliz e cheio de amor e paixão, do jeito que os dois almejavam.
Simon é peça chave aqui nesse volume, sendo muito bem desenvolvido lidando com problemas pessoais relacionados a sua nova “condição”, questões amorosas e também recebendo um certo protagonismo merecidíssimo. Na minha opinião, o melhor personagem da série.
Cassandra Clare faz o exímio trabalho de nos encaixar na história citando acontecimentos cruciais dos volumes anteriores para que refresquemos a memória e que me fizeram muito contente, pois li Cidade de Vidro há mais de 10 anos e não lembrava de muita coisa.
Cidade dos Anjos Caídos é como se fosse um primeiro filme de uma nova fase da Marvel, nos apresentando personagens novos e aprofundando antigos conhecidos em uma leitura divertida e com uma duração (número de páginas) adequada. Recomendo.