10/12/2020
Stalking: É um padrão de comportamentos de assédio persistente, que se traduz em formas diversas de comunicação, contacto, vigilância e monitorização da vítima. É uma forma de violência que integra comportamentos rotineiros, intimidatórios e perigosos contra uma pessoa.
Segundo dados da APAV, no ano de 2019, 580 pessoas fizeram denúncias de stalking, um crime associado à liberdade pessoal, criminalizado em Portugal desde 2015, que apresenta não só risco de violência, bem como risco de persistência e de reincidência.
Em regra, estes comportamentos começam com ações benignas, atos subtis e de certa forma inofensivos. Então, qual é o limite entre a legítima expressão de afetos e uma conduta inapropriada e intrusiva?
A verdade é que “Isto é um jogo que vai subindo de nível”, não existe natureza romantizada no cariz cíclico que se torna intrusivo, perturbando, atemorizando e alarmando assim a vítima que não deseja nem consente estes atos. A estratégia da desvalorização, ou do silêncio inerte para ver se tudo passa, não funciona. É preciso adequar e reforçar uma legislação rigorosa “Anti-Stalking”. Este tipo de assédio persistente leva a potencial opressão, medo, inquietação, violência tanto física como psicológica e homicídio. O perigo pode estar mesmo ao nosso lado, e para tal é fundamental a vítima não responder aos meios de contacto do autor das condutas de perseguição, anotar incidentes suspeitos e apresentar queixa. O risco é real e não deve ser, de forma alguma, subestimado nem menosprezado.
Quantas mais rotinas diárias serão alteradas? Quantos mais estilos de vida serão forrados por uma hipervigilância e uma constante sensação de perigo iminente? Quantos mais ataques à individualidade e liberdade serão emudecidos? Hoje mudamos de caminho para marchar em prol dos silenciados.
“Quantos ramos de flores bastam para ser crime?”
APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
SOFIA.Stalking: É um padrão de comportamentos de assédio persistente, que se traduz em formas diversas de comunicação, contacto, vigilância e monitorização d...