19/12/2021
Legends of Runeterra é jogado em uma partida de 1x1. Cada jogador começa a partida com uma mão de quatro cartas selecionadas aleatoriamente no baralho de cartas, um Nexus de 20 pontos de vida e zero de mana. Antes do início da partida, cada jogador também tem a opção de trocar qualquer uma das quatro primeiras cartas que eles compraram por cartas diferentes aleatórias do seu baralho.
Após a conclusão da fase pré-jogo, os dois jogadores recebem uma gema de mana, um jogador recebe o marcador de ataque e o outro recebe o marcador de defesa. Somente o jogador com o marcador de ataque pode atacar durante esta rodada. Após cada rodada, as fichas alternam entre jogadores e cada jogador compra uma carta aleatória do baralho. À medida que o número de rodadas aumenta, também aumenta o número de gemas de mana que cada jogador recebe, até um máximo de 10. No final de cada rodada, qualquer mana não utilizado se torna mana de feitiço, até um máximo de três, mas esta mana só pode ser usada para lançar cartas de feitiço. Para jogar as cartas, os jogadores devem gastar suas gemas de mana. Existem quatro tipos de cartas: Campeões, Seguidores, Feitiços e Monumentos. Os campeões são as cartas mais poderosas do jogo, e cada uma possui um critério que, uma vez cumprido, aumentará o nível da carta para uma versão mais poderosa. Seguidores consistem em todas as outras cartas jogáveis normais. Os Feitiços causam efeitos quando jogados, como o abate de unidades inimigas, a cura do Nexus ou até mesmo para melhorar os status das cartas aliadas e os Monumentos são cartas que quando jogadas em campo ativam efeitos parecidos com os de Feitiços e que podem ser repetidos a cada turno. As cartas de Campeões e Seguidores possuem status de Mana, usadas para comprar as cartas no início do turno, Poder, o número de dano causado pela carta, e Vida, sendo a carta destruída se os pontos de Vida chegarem a zero. As cartas de Feitiços e Monumentos possuem apenas o status de Mana.
Uma vez jogadas, as cartas podem ser colocadas para frente mais uma vez para atacar ou defender. Ao atacar, se nenhuma carta adversária bloquear, a carta atingirá o Nexus do jogador inimigo, causando dano igual ao seu status de poder. Se a carta atacante for defendida contra uma carta bloqueadora, as duas cartas entrarão em conflito, causando os respectivos danos. Cada carta também possui uma estatística de defesa. Se o dano recebido for maior ou igual ao status de defesa da carta, ele será destruído. Golpear um Nexus inimigo com uma carta não causa dano à carta atacante. O objetivo do jogo é levar o Nexus do oponente a zero pontos de vida.