25/11/2021
O secretário municipal de Meio Ambiente de Igarapé, Isaías Abreu, e o coordenador do serviço de Zoonose, Giovani Luiz, participaram, nesta quarta-feira (17), da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente na Câmara Municipal de Igarapé, que é presidida pelo vereador Wellington Carvalho. Na reunião foram apresentados, pelo secretário, aos vereadores os programas Recicla Mais Igarapé e Igarapé Resíduos, desenvolvidos pelo município.
O Recicla Mais Igarapé prevê ações de conscientização da população para a separação dos resíduos em três frações (rejeitos, recicláveis e orgânicos), e disponibilização nos dias de coleta. O projeto é acompanhado por um agente técnico do Ministério do Meio Ambiente e um agente econômico que avalia o seu andamento.
De acordo com o secretário, entre as ações, também está prevista a distribuição para população de composteiras domésticas, por meio de um processo de inscrição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Haverá ainda oficinas de compostagem para orientar o uso das composteiras.
É um dos objetivos do projeto, em caráter experimental, a implantação da coleta de resíduos domiciliares em três frações: recicláveis, rejeitos e orgânicos; o bairro definido para implantação é o São Francisco, após avaliação e visita feita pelos técnicos da secretaria e do Ministério do Meio Ambiente, para esta forma de coleta serão distribuidas bombonas, para que todo o resíduo orgânico seja colocado nelas e haverá a coleta seletiva e de rejeitos. Os resíduos orgânicos serão transportados para o pátio de compostagem, onde atráves de um processo de compostagem denominado Leira Estática com Aeração Passiva, será transformado em composto orgânico.
Em seu material de divulgação para visibilidade do projeto, foram produzidos adesivos para as composteiras; cartilhas que estão sendo entregues nas residências; camisas e copos do projeto; imãs de geladeira; e teatros em escolas.