01/09/2023
.
A ESPIRITUALIDADE NO TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA
Este não é um post sobre tipos de religiões e nem um papo “zen”.
O que eu entendo e chamo aqui de espiritualidade é bem amplo: inclui sim sua prática religiosa (se você tiver), mas também suas crenças, propósitos de vida e todas as coisas que te fazem conectar com “algo a mais”, além daquilo que podemos ver.
E o que isso tem a ver com o tema DOR ou FIBROMIALGIA?
Hoje sabemos que diversos fatores interferem na sensação de dor: características pessoais, histórias do passado, genética, alterações emocionais e físicas. Mais recentemente os estudiosos da dor perceberam que a espiritualidade pode ajudar na melhora dos sintomas.
A hipótese e possível explicação científica é de que os sentimentos positivos envolvidos com a fé podem alterar o funcionamento cerebral (ativação de áreas específicas e produção de substâncias chamadas de neurotransmissores) com benefícios para pacientes com dores crônicas. Não é incrível?
Pessoas que mantem boa saúde espiritual tem melhor enfrentamento dos sintomas dolorosos, menos ansiedade e depressão, maior capacidade de adaptação às situações difíceis.
É a ciência mostrando os que os religiosos já sabem há séculos (deixo alguns trabalhos científicos nas fotos acima).
Quem sabe este é um motivo a mais e um bom momento para fortalecer o nosso lado mais “Sagrado”, que tantas vezes deixamos de lado?
Como andam suas conexões com o que acredita? Vale a pena pensar.
E para quem não tem nenhuma crença ou religião, vale lembrar que existem muitas outras formas de exercitar a espiritualidade (ou qualquer outro nome que você queira dar): praticando uma boa ação, dizendo uma palavra de conforto para o próximo, contato consciente com a exuberância da natureza ou animais, etc, etc...
Crédito ao autor