✊🏿RAÍZES informa... bah! e fica indignada!
.
Que os comunitários tentem salvar seu próprio bairro é grandioso.
.
Que a Prefeitura de Novo Hamburgo ainda não tenha entendido o que está acontecendo e tomado alguma atitude, é inexplicável. QUE PASMACEIRA!
✊🏿RAÍZES informa... O NORMAL JÁ ERA!
.
De novo, neste sábado (27/04): chuvarada violenta bagunçou a vida de centenas de cidades gaúchas e milhões de cidadãos. Especialmente... onde? Nas vilas mais pobres.
.
Nosso registro mostra a situação de uma parte do bairro Santo Afonso, de Novo Hamburgo, na rua Costa Rica... e nem foi a área mais atingida. Problemão, mesmo, foi na vila Palmeira e outras mais próximas dos arroios. De novo, gente perdendo mobília, casas inundadas... e depois, doença do rato.
.
Não só na Santo Afonso, né? Desta vez, até a vida do centro foi atrapalhada, com o transborde na Nicolau Becker, por exemplo. Em várias cidades do Estado - muitas, de novo, temendo longos períodos de falta de luz, de acordo com o "padrão de eficiência da iniciativa privada", através da privatizada CEEE Equatorial.
.
Em vista disto, a prefeitura de Novo Hamburgo - e outras, por aí afora - vai dizer que foi uma situação anormal. Uma precipitação deste volume, em período de tempo tão curto, não tem sistema de escoamento que suporte.
.
O problema é que o "normal" já era. Na verdade, NORMAL, agora é cada vez mais eventos extremos como este, mais brabos e mais frequentes.
.
A anormalidade é que se tornou normal. Já deviam ter acordado para este fato. Na verdade, já sabem, mas usam isto como desculpa para não fazer nada.
.
Acordar significa entender que é preciso fazer alguma coisa diferente... e já. Aliás, muitas coisas diferentes. O problema não é só a enxurrada. Também vai ser a seca, logo adiante. E está sendo a sucessão de ondas de calor extremo, que afeta duramente a saúde de toda a população.
✊🏿RAÍZES informa... e comemora o dia dos povos indígenas.
.
Pedimos emprestado o vídeo publicado pela comunicadora e militante social negra gaúcha, Grazi Oliveira, sobre o dia (e a semana) dos povos indígenas.
.
Assista, super vale.
✊🏿RAÍZES informa (ainda um pouco mais sobre o HIP HOP PELA PAZ)...
.
É que foi tão forte, tão cheio de alma e tão bom, que precisa de mais que um vídeo pra mostrar (e, mesmo assim, o que mostramos é só um gostinho do que foi de verdade).
.
Teve também uma aula de conhecimento histórico, a cargo do nosso coordenador Eduardo Tamborero... e até aula de composição de RAP.
.
Este projeto, executado pela ✊🏿RAÍZES em parceria com o grupo PRECONCEITO ZERO, está sendo bancado por recursos da Lei Paulo Gustavo, distribuídos pelo Ministério da Cultura através da Secretaria Municipal de Cultura de NH.
.
Na sequência, teremos mais duas edições. Bora Canudos. Partiu Boa Saúde. Estamos chegando.
✊🏾RAÍZES informa, com alegria e justo orgulho.
Foi muito massa o primeiro evento do Projeto Hip Hop pela Paz, realizado pela ✊🏾RAÍZES em parceria com o grupo Preconceito Zero, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de NH.
O depoimento das profes não deixa dúvidas, mas tem cenas das várias oficinas que despertaram o entusiasmo das crianças e pré-adolescentes da Escola Arnaldo Grin (bairro Santo Afonso), onde o evento acontceu.
✊🏿RAÍZES dá a dica pra galera do Santo Afonso
.
Te liga na mensagem do Ice Graffitti, convidando para o evento desta sexta, na Escola Arnaldo Grin. Quer aprender mais sobre a cultura do Hip Hop. A oportunidade é imperdível.
✊🏿RAÍZES informa... com satisfação e muntcha alegria...
.
Billy Anderson, campeão brasileiro de breaking na categoria de pessoas com deficiência, faz o convite para o primeiro evento do Projeto Hip Hop pela Paz!
✊🏿RAÍZES informa... muito prosa!
.
DJ Cassinho convidando a galera do bairro Santo Afonso pra curtir e aprender a mágica (e a ciência) da cultura Hip Hop. É nesta sexta, na Escola Municipal de Ensino Básico Arnaldo Grin.
✊🏿RAÍZES informa... com orgulho!
.
Olha o convite do Djan Costa aí, galera! É o Hip Hop pela paz no bairro Santo Afonso.
✊🏿RAÍZES informa...
.
Alertamos para uma árvore caída na rua Boston, bairro Santo Afonso, em NH. Em frente a uma escola, interrompendo totalmente o trânsito. Há perigo de acidentes.
✊🏿RAÍZES informa.
Veja, sinta e entenda a luta dos municipários de Estância Velha.
✊🏿RAÍZES informa... e saúda quem tem coragem.
.
Na Praça da Matriz, na capital do Rio Grande do Sul, diante do Palácio Piratini, ao lado da Assembleia Legislativa e a 100 metros da sede estadual do poder judiciário, nesta segunda (22/01), a dignidade afro-brasileira, em manifestação contra a intolerância religiosa em nosso Estado e em nosso país.
.
Presente nossa ancestralidade e nossa descendência. O povo que construiu as bases de toda a riqueza deste Estado – e continua tendo participação decisiva na produção da vida econômica, social e cultural – se manifesta.
.
Embora invisibilizadas, combatidas com preconceitos e hipocritamente negadas, as religiões de matriz africana estão presentes na nossa vida cotidiana. O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com mais terreiras, em todo o país. Tem mais até do que a Bahia.
.
Ainda é um ato de coragem assumir a identidade religiosa de raiz africana. Por isto, nossas saudações a todos os que, com altivez exemplar, estiveram à frente dos palácios para mostrar a verdade do nosso povo e combater a intolerância.
✊🏿RAÍZES informa: povo e governos em 2023
.
Chegamos ao capítulo final de nossas retrospectivas do ano que termina.
.
Em nossa visão, o governo popular do metalúrgico Lula deu um nó nas expectativas pessimistas da extrema direita e dos "especialistas" do mercado.
.
Cresceu a economia, cresceu a renda dos pobres, a inflação foi controlada.
.
Sob pressão da mídia conservadora e de um Congresso dominado pelo balcão de negócios e pela direita, o governo foi firme e sereno. Soube negociar.
.
Perdeu e ganhou. Mas continua avançando, passo a passo.
.
Em compensação, em nível estadual, sobrou incompetência e a sanha privatizadora segue incontrolável.
.
Nos municípios, com exceção de São Leopoldo, a mesma coisa.
.
Em 2024, teremos chances de mudar para melhor.
.
No RS, vai continuar a luta contra a destruição do Estado. Nada de bom se pode esperar do governo Leite. Cada pequena vitória que conseguirmos será um grande passo.
.
No país, o governo popular tem perspectivas de melhorar ainda mais um pouco. A expectativa é de segurar o grande vilão, a taxa de juros estratosférica. Como foi este ano, será no dia-a-dia, na persistência.
.
Nos municípios, eleições. Importante oportunidade.
.
Um bom 2024, para todos nós.
✊🏿RAÍZES informa... LUTAS POPULARES EM 2023
.
Nossa retrospectiva de hoje (29/12) mostra as lutas populares no país, no Estado e, especialmente, em nossa região.
.
A organização popular ainda é muito frágil, em nossa opinião. Os avanços (e recuos) dependem demais dos governos, nas esferas federal, estadual e dos municípios.
.
Mas tem sinais de avanços, que precisam ser lembrados e, sobretudo, continuados.
.
Acompanhe o que a ✊🏿RAÍZES noticiou em 2023 sobre as lutas populares. São dois rápidos minutinhos pra carregar as baterias de ânimo para 2024.