09/10/2023
91 crianças palestinas em Gaza mortas em ataque israelense
09 DE OUTUBRO DE 2023
A família Shaban foi morta por um ataque aéreo israelense contra sua casa no bairro de Al-Nasr, ao norte da Cidade de Gaza, em 8 de outubro, de acordo com documentação coletada pela Defense for Children International – Palestina.
Ramallah, 9 de outubro de 2023 —Pelo menos 91 crianças palestinas foram mortas na Faixa de Gaza quando os militares israelenses lançaram uma ofensiva no fim de semana, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.
O DCIP confirmou a morte de pelo menos 50 crianças palestinianas em ataques directos israelitas na Faixa de Gaza entre 7 e 9 de Outubro. ofensiva militar massiva na Faixa de Gaza no sábado, depois que grupos armados palestinos dispararam foguetes contra Israel e romperam a cerca do perímetro israelense ao redor de Gaza no início de 7 de outubro, lançando ataques dentro de Israel. As forças israelenses iniciaram uma operação militar em grande escala chamada Operação Espadas de Ferro.
“As forças israelenses usam rotineiramente armas explosivas em áreas civis densamente povoadas, com total desrespeito pelos efeitos indiscriminados”, disse Ayed Abu Eqtaish, diretor do programa de responsabilização do DCIP. “Neste momento, as forças israelitas estão a matar crianças palestinianas a um ritmo sem precedentes nas últimas 48 horas, enquanto as forças e aviões de guerra israelitas têm como alvo os líderes dos grupos armados palestinianos, sem tomar medidas de precaução e aparentemente com a intenção de matar e ferir desproporcionalmente civis e destruir bens civis. Não há espaço seguro na Faixa de Gaza para as crianças palestinianas e as suas famílias e elas suportam cada vez mais o peso das repetidas ofensivas militares de Israel.”
As forças israelenses dispararam vários mísseis contra um prédio residencial no bairro de Al-Zaytoun, a leste da cidade de Gaza, por volta das 20h20 do dia 7 de outubro, matando 10 palestinos, incluindo cinco crianças, segundo documentação coletada pela Defence for Children International – Palestina. O ataque matou os irmãos Ibtisam Adel Awni Al-Dous, 17, Rawand Adel Awni Al-Dous, 15, Ahmad Adel Awni Al-Dous, 10, e Zaid Adel Awni Al-Dous, de três anos, bem como seu primo, Rakan Mohammad Awni Al-Dous, de quatro anos.
Na mesma altura, um avião de guerra israelita disparou um míssil contra um edifício residencial no campo de refugiados de Shaboura, na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, matando 17 palestinianos, incluindo cinco crianças, segundo documentação recolhida pela DCIP.
Aviões de guerra israelenses dispararam vários mísseis contra um prédio residencial por volta das 23h do dia 7 de outubro na cidade de Abasan Al-Kabira, a leste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matando 10 palestinos, incluindo três crianças da família Abu Daqqa, segundo documentação. coletados pelo DCIP.
Por volta das 3h00 do dia 8 de outubro, aviões de guerra israelitas destruíram a casa da família Shabat e mataram 14 palestinianos, incluindo sete crianças, na cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, segundo documentação recolhida pela DCIP. Os primos Hassan Mohammad Radwan Shabat, de nove anos, Bayan Abdulkhaleq Radwan Shabat, de 13 anos, e Mohammad Ibrahim Radwan Shabat, de três anos, foram mortos no ataque, além dos irmãos Ghaith Khaled Radwan Shabat, de três anos, e Abdulkhaleq Khaled Radwan Shabat, de cinco. Duas crianças palestinianas que viviam em casas vizinhas, Mohammad Khater Maher Al-Kafarneh, de 11 anos, e Rula Nael Zakaria Naseer, de 16 anos, também foram mortas.
No final da manhã, às 6h30 do dia 8 de outubro, um avião de guerra israelense disparou vários mísseis contra um prédio residencial no bairro de Al-Nasr, ao norte da Cidade de Gaza, matando quatro crianças palestinas e seus pais, segundo documentação coletada pelo DCIP. . Os irmãos Omar Nazir Shawqi Shaban, 11, Ghada Nazir Shawqi Shaban, 10, Batoul Nazir Shawqi Shaban, 7, e Ahmad Nazir Shawqi Shaban, de um ano, foram todos mortos.
Aviões de guerra israelenses bombardearam um prédio residencial perto da mesquita Al-Azam em Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, matando 20 palestinos, incluindo 11 crianças, por volta das 12h30 do dia 8 de outubro, segundo documentação coletada pelo DCIP. 11 crianças da família Al-Zaanin foram mortas no ataque, incluindo Amr Mohammad Jameel Al-Zaanin, quatro, Khaled Mohammad Jameel Al-Zaanin, sete, Obaida Mohammad Jameel Al-Zaanin, nove, Hassan Mohammad Jameel Al-Zaanin, 12 , Momen Hussam Jameel Al-Zaanin, 12, Noor Hussam Jameel Al-Zaanin, nove, Zaina Hussam Jameel Al-Zaanin, sete, Mays Hussam Jameel Al-Zaanin, cinco, Hala Hussam Jameel Al-Zaanin, um, Salma Omar Jameel Al -Zaanin, cinco, e Balsam Omar Jameel Al-Zaanin, três.
Um edifício residencial em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, foi destruído por aviões de guerra israelitas, matando 13 palestinianos, incluindo cinco crianças, por volta das 3 horas da manhã de 9 de Outubro, segundo documentação recolhida pelo DCIP. Cinco crianças palestinas da família Al-Qatnani foram mortas, incluindo os irmãos Basma Sameer Mousa Al-Qatnani, 16, Mohammad Sameer Mousa Al-Qatnani, 13, Sally Sameer Mousa Al-Qatnani, 11, e seus primos Salma Omar Mousa Al-Qatnani , quatro, e Jawan Omar Mousa Al-Qatnani, dois.
Rakan Sameh Saifaldeen Ahmad, de oito meses, foi morto em um ataque aéreo israelense contra a casa do vizinho de sua família na área de Tal Al-Zaatar, a leste do campo de refugiados de Jabalia, no norte da Cisjordânia ocupada, por volta das 3h30 do dia 9 de outubro, de acordo com a documentação. coletados pelo DCIP.
O DCIP continua a investigar e documentar incidentes relacionados ao assassinato de crianças palestinas na Faixa de Gaza, incluindo Hala Hosni Fawaz Tafesh, de nove anos, Mohammad Yousef Mohammad Yousef Nassar, 16, Mohammad Hishan Mostafa Abu Naser, 16, Mostafa Fadel Jamil Badawi, 16, Jamil Fayez Mohammad Al-Masri, 11, e Aser Yaser Khaled Al-Baik, 15, bem como três crianças mortas no campo de refugiados de Al-Nusairat.
Pelo menos 493 palestinos, incluindo 91 crianças, foram mortos na Faixa de Gaza desde a manhã de sábado, segundo o Ministério da Saúde palestino em Gaza. O DCIP está trabalhando para documentar ataques e assassinatos adicionais. As forças israelenses atiraram e mataram cinco crianças palestinas na Cisjordânia ocupada, incluindo Ahmad Abdulnaser Adnan Rabi, de 12 anos .
As forças e colonos israelitas mataram pelo menos 3.752 civis palestinianos desde 2008 em toda a Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, e na Faixa de Gaza, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Desde 2000, as forças e colonos israelitas mataram mais de 2.300 crianças palestinianas até 9 de Outubro de 2023, de acordo com documentação recolhida pelo DCIP.
As autoridades israelitas impuseram uma política de encerramento contra a Faixa de Gaza desde 2007, controlando e limitando rigorosamente a entrada e saída de indivíduos; manter duras restrições às importações, incluindo alimentos, materiais de construção, combustível e outros itens essenciais; bem como proibir as exportações. Israel continua a manter o controlo total sobre as fronteiras, o espaço aéreo e as águas territoriais da Faixa de Gaza.
Nos termos do direito internacional, a força letal intencional só é justif**ada em circunstâncias em que exista uma ameaça direta à vida ou a ferimentos graves. No entanto, as investigações e as provas recolhidas pelo DCIP sugerem regularmente que as forças israelitas utilizam força letal contra crianças palestinianas em circunstâncias que podem equivaler a execuções extrajudiciais ou intencionais.
O direito humanitário internacional proíbe ataques indiscriminados e desproporcionais e exige que todas as partes num conflito armado distingam entre alvos militares, civis e bens civis.
www.dci-palestine.org