24/08/2023
1. Evite se isolar
Conte com amigos, familiares e pessoas em quem você confia para te fazer companhia neste momento de luto. Claro que os momentos solitários também são necessários para assimilar a perda, mas procure manter próximas as pessoas que fazem parte da sua rede de apoio e poderão te dar todo o suporte necessário neste processo.
2. Vivencie o luto
Tente não conter suas emoções, isso pode contribuir para prolongar o período de luto. Permita-se expressar a sua dor e os seus sentimentos neste momento.
3. Faça um rito de despedida
Os rituais de despedida são considerados grandes aliados no processo de elaboração do luto, pois permitem que os indivíduos encontrem espaços protegidos e, normalmente, “autorizados” para expressarem sofrimentos e sentimentos.
Eles possibilitam que as pessoas possam marcar a perda, façam homenagens para o falecido, se despeçam, busquem apoio emocional e social mútuo no encontro com amigos e familiares, além de ajudar o enlutado a dar um sentido à perda e trazer certa previsibilidade através dos seus elementos tradicionais e familiares.
Em contrapartida, muitas questões características de uma pandemia são consideradas fatores de risco para o luto, como a morte repentina e inesperada, a impossibilidade de estar próximo ou de se despedir presencialmente do familiar que ficou hospitalizado, o distanciamento social, a alteração dos rituais de despedida, como os velórios, dificuldades financeiras e perdas sucessivas.