MP sobrevoa região no Norte de Minas, onde Chineses pretendem Minerar!!!
O Procurador-Geral de Minas Gerais, Sr. Jarbas Soares Júnior cumprirá agenda na região Norte de Minas hoje, 08/07/2021. A desculpa, segundo nota divulgada, é discutir o fim dos lixões na região. No entanto, a maior parte da agenda do Procurador-Geral na região será destinada a tratar de questões relacionadas ao Bloco 8, megaprojeto de mineração que a empresa Sul Americana de Metais S/A (SAM)pretende instalar dentro do território das Comunidades Tradicionais Geraizeiras dos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho e Josenópolis.
No dia 24/05/2021, o MPMG já havia assinadocom a SAM, sem qualquer participação ou consulta às comunidades atingidas, um Termo de Compromisso que as afeta diretamente na medida em que obriga a empresa a fazer reuniões com as comunidades. Após essa assinatura do Termo e respaldada por ele, a SAM retornou ao território e tem feito visitas domiciliares em plena pandemia, violando flagrantemente não só os dispositivos legais e as recomendações relativas às medidas de proteção aos povos e comunidades tradicionais da COVID-19, mas o próprio isolamento social que as comunidades vêm fazendo para se protegerem.
Após mobilização das comunidades e a publicação de nota contestando o acordo, o MPMG se reuniu com as comunidades e propôs uma visita ao território, o que ocorreria precisamente no dia 08/07/2021. A visita fatalmente acarretaria uma grande presença de pessoas de fora no território (promotores, políticos, agentes de segurança, imprensa etc.) de forma que as comunidades, receosas em relação à pandemia que já contaminou mais de 800 pessoas no território e que está em uma das fases mais críticas, solicitaram, através de ofício enviado ao órgão, a remarcação da visita para setembro/2021, quando o avanço da vacinação permitiria maior segurança ao povo tradicional geraizeiro. No mesmo ofício foi solicitada também at
Em defesa dos Povos do Pantanal, Cerrado e Amazônia | #AgroéFogo
✊🏽🏹 “Em defesa dos territórios dos povos do Pantanal, Cerrado e Amazônia - #AGROÉFOGO!” é o tema do bate-papo virtual que ocorre nesta quarta-feira, 30 de setembro, às 15h00 (horário de Brasília), para denunciar os verdadeiros responsáveis por destruir e incendiar nossos territórios de vida.
➡️ O diálogo conta com a participação de Miraci Silva, animadora de sementes do Assentamento Roseli Nunes (MT); Leandro Santos, da comunidade quilombola Cocalinho (MA); Alessandra Korap Munduruku, liderança e guerreira das aldeias do Médio Tapajós, e Ludivine Eloy, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB). A conversa será mediada por Fábio Pacheco, da Associação Agroecológica Tijupá. Participe e compartilhe!
Bate-papo | Povos das Águas do Cerrado
Os povos das águas do Cerrado, pescadores artesanais, vazanteiros, retireiros e pantaneiros são o tema do sétimo episódio da série de bate-papos virtuais “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”, uma iniciativa da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado em parceria com o De Olho Nos Ruralistas.
🌱🌿 Teremos, ao fim do bate-papo, um #benzimento com água. Por isso convidamos você a separar uma vasilha com água e um ramo verde para esse momento.
⏰ A nossa conversa será às 18 horas (horário de Brasília) desta quinta, dia 27 de agosto, em nossa página no #facebook e no #youtube: https://bit.ly/2WmqmQC
Lançamento da Campanha "Águas que Brotam Vidas: em Defesa das Nascentes da Serra do Alto"
#ÁguasQueBrotam | Participe da Live de Lançamento virtual da Campanha "Águas que brotam vidas: Em defesa das nascentes da Serra do Salto”, HOJE, quinta-feira, às 19 horas (horário de Brasília), nas seguintes páginas:
https://www.facebook.com/CPTNacional
https://www.youtube.com/user/cptbahia
A live será mediada por José Francisco e Josina Lisboa e terá, também, a estreia do documentário “Não é só uma terra… Nada paga a vida que temos aqui”, produzido por Thomas Bauer, agente da CPT Bahia.
Mineração Aqui Não! #ForaSam
Lançamento da Carta: MINERAÇÃO AQUI NÃO! FORA SAM! Em defesa dos Povos e das Águas de Minas e Bahia.
O “Projeto Bloco 8” da SAM – Sul Americana de Metais representa a reiteração de um sistema de exploração mineral que já deu mais do que suficientes provas de falência e de crime socioambiental.
No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos e um mar de lama inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. Além disso a lama destruiu toda a biodiversidade do Rio Doce, chegando até o litoral brasileiro. #SamarcoAssassina
A barragem B1 da Mina Córrego do Feijão se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, deixando 270 vítimas, entre mortos identificados e desaparecidos. Além da total destruição da biodiversidade local. #ValeAssassina
Agora a empresa Sam ameaça os Povos e a biodiversidade em Minas Gerais e na Bahia. O seu “Projeto Bloco 8” tem o objetivo de criar um mineroduto com mais de 482 km de extensão, além da segunda maior barragem de rejeito do mundo.
Mais um crime socioambiental está anunciado. #ForaSam
Participe às 10h30 da live de lançamento da Carta: MINERAÇÃO AQUI NÃO! FORA SAM! Em defesa dos Povos e das Águas de Minas e Bahia.
Dona Adelina, a força e a resistência de uma Geraizeira!
Dona Adelina Xavier de Morais 80 anos, matriarca da comunidade de Lamarão, parteira, que em suas contas já “aparou” (realizou partos) de mais de 300 crianças. Segundo ela, não existe nenhuma família na comunidade que não tenha no mínimo uma criança que veio ao mundo pelas suas mãos. É uma grande liderança de Lamarão. É uma pessoa muito respeitada por todos na comunidade e mantêm viva a memória ancestral do povo do lugar. É reconhecida por todos por sua coragem e jeito peculiar, que para quem não a conhece beira a hostilidade. Mas basta dois dedos de prosa pra ela mostrar toda a hospitalidade tão característica das pessoas dessa região. Porém, ela carrega uma angústia em seu coração, pois a mineradora SAM ameaça destruir o seu chão sagrado, a sua maior preocupação é com o antigo cemitério da comunidade, onde estão enterrados os seus avós e pais. Ela revela a preocupação de não ter o direito assegurado de poder repousar em seu espaço sagrado, “entre os seus” que ali se encontram sepultados.
É uma mulher forte e destemida, como podemos ver em seu relato no vídeo abaixo, ela anima e incentiva a luta na defesa do território frente á ameaça que representa a mineração que pretende se instalar e destruir sua comunidade, seu torrão natal....