Campanha Mineração Aqui Não

  • Home
  • Campanha Mineração Aqui Não

Campanha Mineração Aqui Não Uma campanha em defesa dos territórios da água e da biodiversidade, convivendo e respeitando os ci

Na luta pela Regularização Fundiária do Território Tradicional Geraizeiro de Vale das Cancelas!
09/05/2022

Na luta pela Regularização Fundiária do Território Tradicional Geraizeiro de Vale das Cancelas!

Comunidades do Território Tradicional Geraizeiro recebem Secretarias do Estado de MG e Equipe de estudiosos para abertura dos trabalhos do Relatório Antropológico Povo Geraizeiro do norte de Minas …

10/12/2021

🗣 No dia 10 de dezembro de 2021, às 14hs (horário de Brasília), o júri do Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado (TPP) fará uma manifestação pública sobre os casos apresentados durante a primeira audiência temática do tribunal, realizada nos dias 30/11 e 01/12.

✊🏾💧 O objetivo do pronunciamento é evidenciar a conexão entre as denúncias relatadas durante a audiência e o crime de ecocídio contra o Cerrado e genocídio cultural de seus povos cometidos por Estados e empresas.

📲 A declaração será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e página do Facebook da Mídia Ninja, do Observatório De Olhos nos Ruralistas e da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.

🔎 A manifestação faz parte dos ritos do TPP e prepara o júri e a sociedade para a sentença a ser pronunciada durante a audiência final deliberativa, no segundo semestre de 2022. Saiba mais: https://bit.ly/3EvSW6m

11/09/2021

🏹🥁🪗 É na batida do tambor e na toada das nossas lutas e resistências que no dia 11 de de setembro, data dedicada à comemoração do Dia Nacional do Cerrado, acontece às 19h (horário de Brasília), o 1º Festival dos Povos do Cerrado, uma iniciativa que reúne manifestações e artísticas e culturais em torno da luta em defesa do Cerrado. O Festival é promovido pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado junto à Articulação das CPT's do Cerrado e organizações parceiras.

📲 O evento, que será realizado de maneira virtual por meio de uma live, ocorre um dia após o lançamento do Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado e também dará início à campanha de financiamento coletivo Salve uma Nascente, da CPT. Música popular, cantos e danças tradicionais, rituais e poesias são algumas das atrações da programação.

📍 Saiba mais: https://bit.ly/festival-cerrado

08/07/2021

MP sobrevoa região no Norte de Minas, onde Chineses pretendem Minerar!!!
O Procurador-Geral de Minas Gerais, Sr. Jarbas Soares Júnior cumprirá agenda na região Norte de Minas hoje, 08/07/2021. A desculpa, segundo nota divulgada, é discutir o fim dos lixões na região. No entanto, a maior parte da agenda do Procurador-Geral na região será destinada a tratar de questões relacionadas ao Bloco 8, megaprojeto de mineração que a empresa Sul Americana de Metais S/A (SAM)pretende instalar dentro do território das Comunidades Tradicionais Geraizeiras dos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho e Josenópolis.
No dia 24/05/2021, o MPMG já havia assinadocom a SAM, sem qualquer participação ou consulta às comunidades atingidas, um Termo de Compromisso que as afeta diretamente na medida em que obriga a empresa a fazer reuniões com as comunidades. Após essa assinatura do Termo e respaldada por ele, a SAM retornou ao território e tem feito visitas domiciliares em plena pandemia, violando flagrantemente não só os dispositivos legais e as recomendações relativas às medidas de proteção aos povos e comunidades tradicionais da COVID-19, mas o próprio isolamento social que as comunidades vêm fazendo para se protegerem.
Após mobilização das comunidades e a publicação de nota contestando o acordo, o MPMG se reuniu com as comunidades e propôs uma visita ao território, o que ocorreria precisamente no dia 08/07/2021. A visita fatalmente acarretaria uma grande presença de pessoas de fora no território (promotores, políticos, agentes de segurança, imprensa etc.) de forma que as comunidades, receosas em relação à pandemia que já contaminou mais de 800 pessoas no território e que está em uma das fases mais críticas, solicitaram, através de ofício enviado ao órgão, a remarcação da visita para setembro/2021, quando o avanço da vacinação permitiria maior segurança ao povo tradicional geraizeiro. No mesmo ofício foi solicitada também atenção e celeridade à regularização fundiária do território, que está em curso no governo estadual, mas tem sido atropelada pelo processo de licenciamento do Projeto Bloco 8 e a suspensão das atividades da Sul Americana de Metais no território em função da flagrante violação das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia. Sequer lhes foi dada uma resposta oficial sobre as solicitações apresentadas.
Diante do exposto acima, as comunidade reafirmam que desejam seu território e chão sagrado, livres de atividades minerárias e que o MP cumpra seu papel na defesa das mesmas e não se curve diante da SAM, que extrapola sua competência. Que esse termo, construído sem a participação das comunidades seja revogado!
As comunidades seguem mobilizadas na luta e no enfrentamento contra a Mineração.
Mineração Aqui Não!!!
Comunidades Tradicionais Gerazeiras de Vale das Cancelas

08/07/2021

Com Adair Pereira, Alaide Almeida, Valdir Gouveia Gouveia, Marlene Ribeiro de Sousa, Carmem Dolores

Procurador-Geral do Ministério Público sobrevoa região no Norte de Minas, onde chineses pretendem minerar!!!
O Procurador-Geral de Minas Gerais, Sr. Jarbas Soares Júnior cumprirá agenda na região Norte de Minas hoje, 08/07/2021. A desculpa, segundo nota divulgada pelo Gabinete do procurador, é discutir o fim dos lixões na região. No entanto, a maior parte da agenda do Procurador-Geral na região será destinada a tratar de questões relacionadas ao Bloco 8, megaprojeto de mineração que a empresa Sul Americana de Metais S/A- (SAM)pretende instalar dentro do território das Comunidades Tradicionais Geraizeiras dos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho e Josenópolis.
No dia 24/05/2021, o MPMG assinou com a SAM um Termo de Compromisso, sem qualquer participação ou consulta às comunidades atingidas. Termo este, que as afeta diretamente na medida em que obriga a empresa a fazer reuniões com as comunidades. Após assinatura do Termo e respaldada por ele, a SAM retornou ao território e tem feito visitas domiciliares em plena pandemia, violando flagrantemente não só os dispositivos legais e as recomendações relativas às medidas de proteção aos povos e comunidades tradicionais da COVID-19, mas o próprio isolamento social que as comunidades vêm fazendo para se protegerem.
Após mobilização das comunidades e a publicação de nota contestando o acordo, o MPMG se reuniu com as comunidades e propôs uma visita ao território, o que ocorreria precisamente no dia 08/07/2021. A visita fatalmente acarretaria uma grande presença de pessoas de fora no território (promotores, políticos, agentes de segurança, imprensa etc.) de forma que as comunidades, receosas em relação à pandemia que já contaminou mais de 800 pessoas no território e que está em uma das fases mais críticas, solicitaram, através de ofício enviado ao órgão, a remarcação da visita para setembro/2021, quando o avanço da vacinação permitiria maior segurança ao povo tradicional geraizeiro. No mesmo ofício foi solicitada também atenção e celeridade à regularização fundiária do território, que está em curso no Governo Estadual, mas tem sido atropelada pelo processo de licenciamento do Projeto Bloco 8 e a suspensão das atividades da Sul Americana de Metais no território em função da flagrante violação das medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia. Até o momento não obtiveram resposta oficial sobre essas solicitações apresentadas.
Diante do exposto, as comunidades reafirmam que desejam seu território e chão sagrado, livres de atividades minerárias e que o MP cumpra seu papel na defesa das mesmas e não se curve diante da SAM, o que extrapola sua competência. Que esse Termo, construído sem a participação das comunidades seja revogado!
As comunidades seguem mobilizadas na luta e no enfrentamento contra a Mineração.
Mineração Aqui Não!!!
8 de julho de 2021, Vale das Cancelas, distrito do Município de Grão Mogol, Norte de Minas Gerais.
Comunidades Tradicionais Geraizeiras do Vale das Cancelas

01/07/2021

A Roda de Conversa que será realizada hoje (01 de julho) às 18 horas, contará com a presença de Maria Kazé do MPA-Campesinato, Maria Conceição Alves Furtado, da Comunidade Santa Cruz de São Luiz Gonzaga-MA, Geniniana Barbosa, indígena Guarani Kaiowa da Aldeia Laranjeira NHande’ru - MS e Auria Aires de Formosa do Rio Preto - BA.

Nesta semana, entre os dias 29 de junho e 02 de julho, acontece a “Semana das Mulheres do Cerrado: Construindo Resistências”, evento virtual realizado pela Articulação das Mulheres do Cerrado com o apoio de Misereor e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). No dia 29 foi lançado o vídeo-manifesto da Articulação e nos dias 01 e 02 de julho acontece a roda de conversa virtual “Mulheres do Cerrado: Espaço de Cura” e o lançamento público da Cartilha “Mulheres do Cerrado: Construindo Resistências”, respectivamente.

🏚🏳️    | População atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), divulga CARTA-DENÚNCIA apresentando ...
09/11/2020

🏚🏳️ | População atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), divulga CARTA-DENÚNCIA apresentando suas reivindicações por um processo justo de REPARAÇÃO INTEGRAL!
Após cinco anos do desastre sócio-ambiental provocado pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP, O CRIME SE RENOVA.
Leia e compartilhe as denúncias: https://bit.ly/3l2QkTP

🏚🏳️ | População atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), divulga CARTA-DENÚNCIA apresentando suas reivindicações por um processo justo de REPARAÇÃO INTEGRAL!

Após cinco anos do desastre sócio-ambiental provocado pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP, O CRIME SE RENOVA.

Leia e compartilhe as denúncias: https://bit.ly/3l2QkTP


É hoje às 18 horas nossa live!Participe e acompanhe por aqui em nossa página!
22/10/2020

É hoje às 18 horas nossa live!

Participe e acompanhe por aqui em nossa página!

| Live - Mineração, Água e Territórios Tradicionais: os geraizeiros e a mineradora SAM no norte de MG

‼️É HOJE às 18 horas (horário de Brasília)‼️

A Campanha Mineração Aqui Não, realiza uma live e os/as convidados/as discutirão a insustentabilidade ambiental social e econômica do projeto Bloco 8 da mineradora chinesa Sul Americana de Metais (SAM) e seus efeitos nos territórios geraizeiros, no norte de Minas Gerais e as demais regiões e comunidades ao longo do Estado de Minas Gerais até o Sul da Bahia.

O projeto de morte da mineradora SAM causará a perda de importantes características ambientais, culturais, territoriais e também o esgotamento de bens naturais já tão fragilizados na região, como a água.

🖥️📲 Participe nessa quinta-feira, 22, às 18 horas da transmissão AO VIVO no canal de : Frei Gilvander e na página do da Campanha Mineração Aqui Não

➡️ Acesse a página do Facebook: https://cutt.ly/kgc2UVa
➡️ Acesse o canal do Youtube: https://cutt.ly/0gc2Ee7

📌 🗓️ Anote aíNo dia 22 de outubro (próxima quinta-feira) às 18 horas, nós da Campanha Mineração Aqui Não, faremos uma li...
20/10/2020

📌 🗓️ Anote aí

No dia 22 de outubro (próxima quinta-feira) às 18 horas, nós da Campanha Mineração Aqui Não, faremos uma live e os nossos convidados discutirão a insustentabilidade ambiental social e econômica do projeto Bloco 8 da mineradora chinesa Sul Americana de Metais (SAM) e seus efeitos nos territórios geraizeiros, no norte de Minas e as demais regiões e comunidades ao longo do Estado de Minas Gerais até o Sul da Bahia.

O projeto de morte da SAM reserva a perda de importantes características ambientais, culturais, territoriais e também o esgotamento de recursos já tão fragilizados na região, como a água.

📲 Compartilhe e participe. A transmissão ao vivo será através do canal do Frei Gilvander, Luta pela terra e por direitos e também retransmitida através página Mineração Aqui Não.

➡️ Acesse o canal: https://www.youtube.com/user/fgilvander

  | Os moradores das comunidades Quilombolas do Mocó e Bocaina (Piatã - BA) estão respirando poeira de minério de ferro ...
20/10/2020

| Os moradores das comunidades Quilombolas do Mocó e Bocaina (Piatã - BA) estão respirando poeira de minério de ferro devido à ação da empresa inglesa Brazil Iron. São cerca de 150 famílias que estão vivendo um verdadeiro pesadelo por conta do risco de contaminação, de adquirir problemas respiratórios e cardiovasculares. Muitos já deixaram de plantar e temem pelo comprometimento dos rios e afluentes da região, que desembocam no Rio de Contas, umas das maiores bacias hidrográficas da Bahia.

📲 Confira: https://bit.ly/2INEM8K

{cmp_start idkey=7569[url=https%3A%2F%2Fwww.cptnacional.org.br%2Fpublicacoes%2Fnoticias%2Fconflitos-no-campo%2F5416-comunidades-quilombolas-de-piata-na-bahia-sofrem-com-impactos-da-mineradora-brazil-iron][title=Comunidades+Quilombolas+de+Piat%C3%A3%2C+na+Bahia%2C+sofrem+com+impactos+da+mineradora+Br...

💦 🔺 Crise da água em Minas Gerais📢 Neste ano, entre os meses de janeiro a outubro (08/10), o orçamento executado na área...
14/10/2020

💦 🔺 Crise da água em Minas Gerais

📢 Neste ano, entre os meses de janeiro a outubro (08/10), o orçamento executado na área de saneamento básico rural para todo o norte e nordeste de Minas Gerais foi de R$610.455,70, um valor irrisório diante da grande demanda de investimento que a população precisa. Esse é o mesmo Governo Zema, que declarou estado de emergência por conta da seca. O Decreto Estadual nº228 e 9 decretos municipais instala a situação de emergência em 136 municípios. Deles, 85% estão localizados no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha.

➡️ O projeto Bloco 8 da SAM vai instalar uma crise muito profunda de conflito e escassez de água na região que já amarga por longos períodos de estiagem. As promessas ilusórias da SAM não convencem a população local. Os Geraizeiros sabem os desafios enfrentados a partir da escassez de água na região e demonstram preocupação e indignação com o projeto.

Caso Riacho dos Machados - A promessa que virou uma triste ilusão📢 Em Riacho dos Machados, também no norte de Minas, a  ...
09/10/2020

Caso Riacho dos Machados - A promessa que virou uma triste ilusão

📢 Em Riacho dos Machados, também no norte de Minas, a Mineradora Riacho dos Machados (MR), hoje controlada pela canadense Equinox Gold, construiu uma barragem de água no Rio Rodeador para abastecer a extração de ouro. A ideia de que a barragem iria abastecer o município e as comunidades rurais foi logo propagada e, na esperança de contornar os problemas com a escassez de água na região, muitos defenderam a obra da mineradora. Foi o início de uma triste ilusão.

Na verdade, o projeto da barragem não contemplava fornecer água para a população, mas diante disso, as comunidades e organizações da sociedade civil conquistaram (mediante condicionantes) a disponibilização de parte da água armazenada para o abastecimento de comunidades que se encontram em torno da mineradora e também para o meio urbano. No entanto, quem levaria a água para o povo é o Governo de Minas. E foi tudo bem diferente. Não tem água para o povo, o Rio Rodeador foi privatizado, está mais seco e toda a água vai para a mineradora. O município é vítima de uma grave crise hídrica, que atualmente conta com a ajuda de caminhão p**a, vindo de cidades vizinhas.

Além disso, para agravar ainda mais a situação, a água que abastece as comunidades através de poços artesianos, vem baixando o nível consideravelmente, segundo os próprios atingidos. No mês de setembro deste ano, o município chegou a ficar dias sem abastecimento de água, dificultando ainda mais a vida dos moradores em meio a uma pandemia. Afinal, como se prevenir do Covid-19 sem o abastecimento regular de água?

Desde o período de implantação da Mineradora Riacho dos Machados foram feitas várias denúncias e identificadas várias irregularidades através dos órgãos de fiscalização. O licenciamento ambiental sempre foi, ainda é, controverso, com quatro licenças ad referendum (decididas nos gabinetes e só depois aprovadas pelos conselhos), e duas Autorizações Provisórias de Operação: antes da Licença de Operação da Mina e da Barragem de água.

A empresa além de sugar a água do Rio Rodeador também usa água de poços artesianos, garantindo a exploração do ouro 24 horas por dia. A infraestrutura hídrica que atende a população rural e urbana de Riacho continua precária. O tal progresso prometido, ainda não apareceu em Riacho dos Machados.



Foto: Divulgação CPT

📢 Insistentemente temos reafirmado e alertado que o empreendimento da SAM agravará a qualidade de vida e o abastecimento...
07/10/2020

📢 Insistentemente temos reafirmado e alertado que o empreendimento da SAM agravará a qualidade de vida e o abastecimento de água na região que sofre com as várias crises hídricas.

➡️ E por falar nisso, trouxemos um vídeo (gravado no dia 5 de outubro) que mostra a situação de 65 famílias que estão sem água devido à seca do Córrego do Bonito, na Comunidade Bonito, núcleo Tingui.

Diante deste estado de calamidade, reivindicamos que as devidas providências sejam tomadas e que as famílias da Comunidade Bonito tenha assistência neste momento.

📲 Assista: https://www.youtube.com/watch?v=YLAb5UaRsQU

Comunidades Geraizeiras sem água no Vale das Cancelas, no norte de MG, onde a mineradora SAM e os governos federal e estadual insistem em minerar. Tem base? ...

  🚨 Participe da Campanha Radar das Queimadas no Cerrado.‼️ Entre os meses de janeiro e meados de setembro, no Cerrado j...
06/10/2020

🚨 Participe da Campanha Radar das Queimadas no Cerrado.

‼️ Entre os meses de janeiro e meados de setembro, no Cerrado já foram registrados mais de 40 mil focos de incêndios, que representa 28% dos registros no país ‼️

Durante esse período crítico que cresce as queimadas, os agentes, parceiros e colaboradores da CPT estarão juntos às comunidades e povos, fazendo o levantamento de informações das queimadas no Cerrado por meio do formulário online, além de realizar a divulgação dos impactos das queimadas no Cerrado e nas Comunidades Tradicionais.

⏰ Em poucos minutos você pode ajudar, participe do monitoramento e divulgue o formulário.
📝 Acesse o formulário online: https://cutt.ly/ZgwzKgN

📍Mais informações: https://cutt.ly/cgwzHGF

{cmp_start idkey=8511[url=https%3A%2F%2Fcptnacional.org.br%2Fpublicacoes%2Fnoticias%2Farticulacao-cpt-s-do-cerrado%2F5402-participe-da-campanha-radar-das-queimadas-no-cerrado][title=Participe+da+Campanha+Radar+das+Queimadas+no+Cerrado][desc=]}Articulação das CPT's do Cerrado, movimentos e organiza...

💦 A questão hídrica na região do Vale das Cancelas, e comunidades entorno de onde a SAM pretende instalar o projeto, é o...
01/10/2020

💦 A questão hídrica na região do Vale das Cancelas, e comunidades entorno de onde a SAM pretende instalar o projeto, é o ponto que condena e inviabiliza a mineração na região por si só. Em 2016, o IBAMA indeferiu o licenciamento ambiental e pontuou a destruição de, pelo menos, 70 nascentes.

📢 Além da degradação, a promessa de água para o empreendimento e para as comunidades, tendo como justificativa a construção das barragens, não serão capazes de superar as demandas da região.

➡️ Confira!

Fique de olho!Plano de mineração de Bolsonaro ameaça indígenas e fragiliza leis, dizem organizações🔴 As consequências do...
01/10/2020

Fique de olho!

Plano de mineração de Bolsonaro ameaça indígenas e fragiliza leis, dizem organizações

🔴 As consequências do Programa de Mineração e Desenvolvimento (PMD) anunciado na última segunda-feira (28) pelo governo federal inclui:

💸Mais espaço para o capital estrangeiro

🌳 Flexibilização das leis ambientais

🔥 Destruição do meio ambiente

⚔️ Ofensivas contra direitos dos povos indígenas.

🔗 Leia: https://bit.ly/30qSdRM

Análise é de movimentos populares que atuam diretamente com atingidos pelas atividades do setor no país

30/09/2020

✊🏽🏹 “Em defesa dos territórios dos povos do Pantanal, Cerrado e Amazônia - !” é o tema do bate-papo virtual que ocorre nesta quarta-feira, 30 de setembro, às 15h00 (horário de Brasília), para denunciar os verdadeiros responsáveis por destruir e incendiar nossos territórios de vida.

➡️ O diálogo conta com a participação de Miraci Silva, animadora de sementes do Assentamento Roseli Nunes (MT); Leandro Santos, da comunidade quilombola Cocalinho (MA); Alessandra Korap Munduruku, liderança e guerreira das aldeias do Médio Tapajós, e Ludivine Eloy, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB). A conversa será mediada por Fábio Pacheco, da Associação Agroecológica Tijupá. Participe e compartilhe!

   📢 Como forma de tentar convencer a sociedade que o projeto “Bloco 8” é um empreendimento e tanto, a SAM tem usado can...
28/09/2020



📢 Como forma de tentar convencer a sociedade que o projeto “Bloco 8” é um empreendimento e tanto, a SAM tem usado canais de comunicação mas não esclarece questões relevantes, trata-as de forma superficial confundindo e iludindo a população. Entre as preocupações pontuadas está o abastecimento de água e, segundo a própria SAM, terá água suficiente para as atividades na mineradora, para outros projetos econômicos e ainda promete regularizar o abastecimento na região. Porém, a conta não fecha.

Acompanhe nossa página que nós mostraremos a real situação na região, caso a mineradora for instalada.

  🎥 Documentário aborda problemas socioambientais da mineração no norte da Bahia“Tão singela, que ninguém observa”. É as...
18/09/2020

🎥 Documentário aborda problemas socioambientais da mineração no norte da Bahia

“Tão singela, que ninguém observa”. É assim que dona Ediva Bastos, da comunidade Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA), define o fino pó que passou a fazer parte do seu cotidiano há cerca de uma década e meia. Às vezes imperceptível aos olhos, a poeira, e os graves problemas decorrentes dela, são percebidos e sentidos diariamente pela população local. O pó é produzido 24 horas por dia, sem pausas, pela empresa de mineração Galvani, que extrai fosfato a poucos metros das casas dos trabalhadores/as rurais.

Ediva, conhecida como Dona Menininha, mora há mais de 70 anos na comunidade tradicional de fundo de pasto. Ela é uma das entrevistadas do documentário “Ninguém observa? Sufocados pela poeira e ameaçados pelo grileiro”, de Thomas Bauer, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Bahia. Em seu depoimento, Dona Menininha conta com detalhes como a vida dela e de seus vizinhos eram um “cantinho do céu” antes da chegada da mineradora, que acabou com o sossego das comunidades na região.

Em 24 minutos, o documentário apresenta relatos de moradores/as do Angico dos Dias e das comunidades vizinhas Açu, Poço do Baixão, Baixãozinho, Baixão Novo e Baixão Grande, também impactadas pela mineradora Galvani. São mais de 800 famílias convivendo com uma série de impactos socioambientais, a exemplo do desmatamento, poluição do ar, doenças respiratórias, contaminação de fontes de água e do solo, e perda de animais.

🔸 Saiba mais sobre o documentário que será lançado no dia 1º de outubro: https://cutt.ly/RfHu5Qp

https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/geral/5386-documentario-aborda-problemas-socioambientais-da-mineracao-no-norte-da-bahia

{cmp_start idkey=4172[url=https%3A%2F%2Fwww.cptnacional.org.br%2Fpublicacoes%2Fnoticias%2Fgeral%2F5386-documentario-aborda-problemas-socioambientais-da-mineracao-no-norte-da-bahia][title=Document%C3%A1rio+aborda+problemas+socioambientais+da+minera%C3%A7%C3%A3o+no+norte+da+Bahia][desc=]}Acompanhe o l...

  🎥👩🏽‍🦱🌱👴🏼 A *série “Povos do Cerrado”*, produzida pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e Comissão Pastoral da Te...
11/09/2020

🎥👩🏽‍🦱🌱👴🏼 A *série “Povos do Cerrado”*, produzida pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e Comissão Pastoral da Terra (CPT), por meio da Articulação das CPT's do Cerrado, nos apresenta três vídeos sobre os saberes ancestrais, modos de vida, riquezas dos povos e comunidades tradicionais do Cerrado, além de várias ameaças enfrentadas por essas pessoas.

📌✊🏽 *Confira, neste Dia Nacional do Cerrado, o primeiro episódio da produção*: https://youtu.be/WDmYntjkXJU

Saiba mais sobre a série: https://cutt.ly/wfY1g4y

{cmp_start idkey=5657[url=https%3A%2F%2Fcptnacional.org.br%2Fpublicacoes%2Fnoticias%2Farticulacao-cpt-s-do-cerrado%2F5370-serie-de-videos-sobre-povos-cerradeiros-e-lancada-no-dia-nacional-do-cerrado][title=S%C3%A9rie+de+v%C3%ADdeos+sobre+povos+cerradeiros+%C3%A9+lan%C3%A7ada+no+Dia+Nacional+do+Cerra...

10/09/2020

🌳📣 Sonhos e esperanças, mesmo em tempos difíceis, estarão presentes na grande “ciranda” virtual que faremos logo mais, às 18 horas (horário de Brasília), para encerrar a série “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”. Uma iniciativa da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado em parceria com o De Olho Nos Ruralistas. Participe do bate-papo com as !

📲 Canais de transmissão:
▪️ https://www.facebook.com/CampanhaCerrado
▪️ https://bit.ly/2WmqmQC

“Somos nativos dos Gerais, de Minas Gerais. Ser Geraizeiro é um orgulho porque a gente gosta das frutas, das coisas da t...
01/09/2020

“Somos nativos dos Gerais, de Minas Gerais. Ser Geraizeiro é um orgulho porque a gente gosta das frutas, das coisas da terra. Estou preservando isso porque são coisas que a gente Gosta.” Alaíde de Almeida

➡️ A identidade é definida como algo que é marcada pela essência de algo que nasceu e se nutriu com o passar do tempo. É a cultura de um povo, a construção do coletivo, a relação com o ambiente e todas as características humanas, culturais, religiosas e naturais que os denomina. Por isso, quando dizemos que o da ameaça a sobrevivência das nossas comunidades, queremos também falar que o empreendimento colocará em risco uma rede de vidas que é intransferível, irreparável e insubstituível.

🔴 Estamos lançando hoje um série de vídeos que mostra o que é ser Geraizeiro e o orgulho que homens e mulheres carregam pela terra e a cultura do Cerrado. Acompanhe!

Confira: https://youtu.be/brr5OWdxzyg

🎬 🎤 Vídeo: Alaíde de Almeida

“Somos nativos dos Gerais, de Minas Gerais. Ser Geraizeiro é um orgulho porque a gente gosta das frutas, das coisas da terra. Estou preservando isso porque s...

 ⏳📈 Confira na linha do tempo as práticas escusas adotadas pela SAM ao longo dos últimos anos, que envolvem a omissão de...
27/08/2020



⏳📈 Confira na linha do tempo as práticas escusas adotadas pela SAM ao longo dos últimos anos, que envolvem a omissão de informações estratégicas, uma tentativa ilegal de fragmentação do projeto e a parcialidade de órgãos fiscalizadores.

27/08/2020

Os povos das águas do Cerrado, pescadores artesanais, vazanteiros, retireiros e pantaneiros são o tema do sétimo episódio da série de bate-papos virtuais “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”, uma iniciativa da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado em parceria com o De Olho Nos Ruralistas.

🌱🌿 Teremos, ao fim do bate-papo, um com água. Por isso convidamos você a separar uma vasilha com água e um ramo verde para esse momento.

⏰ A nossa conversa será às 18 horas (horário de Brasília) desta quinta, dia 27 de agosto, em nossa página no e no : https://bit.ly/2WmqmQC

   ?👩🏼‍🌾👨🏾‍🌾🌾🏡🏘⭕ No Brasil, o Decreto Presidencial nº 6040 assinado em 7 de fevereiro de 2017 reconhece a existência for...
26/08/2020

?

👩🏼‍🌾👨🏾‍🌾🌾🏡🏘

⭕ No Brasil, o Decreto Presidencial nº 6040 assinado em 7 de fevereiro de 2017 reconhece a existência formal de todas as populações tradicionais.

Mesmo definido por lei, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, historicamente, essas comunidades sofrem com as tentativas de desmobilização por parte de empresas e do próprio Estado.

🔊🗯
Esse é o caso da mineradora SAM, através do projeto “Bloco 8”, que põe em risco a sobrevivência de uma vasta região natural e habitada. A possível construção de um mineroduto com 482km de extensão impactará e colocará em risco a vida de pessoas e comunidades, atravessando Minas Gerais e Bahia.

E para além disso, precisamos contabilizar também que apenas na área do complexo minerário, em Grão Mogol (MG), 11 comunidades tradicionais Geraizeiras sofrerão remoção forçada. 🔴

Foto: Gui Gomes/Repórter Brasil

 "Questionamos a viabilidade e a necessidade desta barragem de Formoso, que trará morte ao Velho Chico e suas comunidade...
21/08/2020



"Questionamos a viabilidade e a necessidade desta barragem de Formoso, que trará morte ao Velho Chico e suas comunidades.
Para que Barragem, meu Deus?
Queremos nosso Velho Chico Vivo!
Queremos nosso Velho Chico Vivo!
Terra, Água, Rio e Povo! Diga NÃO à Barragem e á Hidrelétrica de Formoso!"

➡️ Não conseguiu assistir a live? Ainda dá tempo! Acesse através do link https://www.youtube.com/watch?v=-ma3iq8XQd4 ⬅️

Não deixe de apoiar também esta luta. Curta e compartilhe.



https://www.youtube.com/watch?v=-ma3iq8XQd4

🗯️   ✍🏼 Deixe anota aí.... Amanhã, quarta-feira (19/08) às 18h, representantes da Comissão Pastoral da Terra, articulado...
18/08/2020

🗯️

✍🏼 Deixe anota aí.... Amanhã, quarta-feira (19/08) às 18h, representantes da Comissão Pastoral da Terra, articuladores populares e representantes locais de Pirapora (MG), estarão reunidos para conversar sobre a construção da Usina Hidrelétrica do Formoso, obra que coloca em risco a sobrevivência do "Velho Chico".

⭕ Não deixe de participar. 🔴

▶️ A será transmitida pelo YouTube, através do canal "Luta pela terra e por Direitos", do ➡️ encurtador.com.br/amGKV ⬅️

🔊 DESPEJO ZERO ‼️‼️👨🏿‍🌾👩🏿‍🦱👶🏿 🌾VIVA O QUILOMBO CAMPO GRANDE! 📩Nós do Norte de Minas, Povos dos Gerais: movimentos sociai...
13/08/2020

🔊 DESPEJO ZERO ‼️‼️
👨🏿‍🌾👩🏿‍🦱👶🏿 🌾VIVA O QUILOMBO CAMPO GRANDE!

📩
Nós do Norte de Minas, Povos dos Gerais: movimentos sociais, pastorais, articulações, organizações populares, sindicatos de trabalhadores, comunidades tradicionais, grupos de pesquisa, reafirmamos aqui a nossa indignação frente ao despejo das famílias do acampamento Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio, Sul de Minas – área ocupada pelo MST há mais de 20 anos -, e produtiva! Solicitamos que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais se posicione e paralise essa ação injusta. Não existe justificativa para um despejo em um momento que todos os brasileiros enfrentam a pandemia da Covid 19.

⚠️⚠️
EXIGIMOS QUE ESSA AÇÃO IRRESPONSÁVEL DO GOVERNADOR ZEMA, QUE TEM PODER PARA PARALISAR A TROPA DA POLÍCIA MILITAR, SEJA PARALISADA JÁ!!! ⚠️⚠️

🔘 Somos Todos Quilombo Campo Grande!!! 🔘

Assinam essa nota:
Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/NM
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Conselho Pastoral de Pescadores – CPP
Conselho Indigenista Missionário – CIMI
Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros
Cáritas Diocesana de Januária
Fórum de Sustentabilidade do Norte de Minas
Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais
Movimento Geraizeiro
Levante Popular da Juventude
Adunimontes
NEPRA – Unimontes
NIISA – Unimontes
PPGDS – Unimontes
Sinprominas
Sindieletro
Articulação Por Uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro
Comunidade Pesqueira e Vazanteira Da Venda
Comunidade Quilombola, Pesqueira e Vazanteira Cabaceiras
Comunidade Pesqueira e Vazanteira Barrinha
Comunidade Pesqueira e Vazanteira Maria Preta
Comunidade Quilombola Brejo dos Crioulos
SETHAC-NM
Conselho Nacional do Laicato Regional Leste II
Correnteza Norte de Minas
União da Juventude Rebelião - UJR Norte de Minas
Conselho Nacional do laicato do Brasil – CNLB
Movimento de Pescadores e Pescadoras – MPP
UJS
SindEducamoc
Bloco Passu Pretu
Diretório dos estudantes de Montes Claros- DEMC
Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos – MTD
Rede PCT Brasil
Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto
A União Popular de Mulheres de Montes Claros
Central das associações e comunidade tradicional de fundo e fecho de pasto
Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas
Campanha em Defesa do Cerrado
PSOL Montes Claros
Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU
Comundiades Geraizeiras do Vale das Cancelas
Cursinho Popular Darcy Ribeiro - Rede Emancipa
Centro de Referência de Direitos Humanos do Norte de Minas – CRDH/NM
Articulação Velho Chico Vive
Partido dos Trabalhadores – PT/Montes Claros
Sindmetalmoc
Sinttel MG
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST
GEIPI-ABÁ – Unimontes

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Campanha Mineração Aqui Não posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share