30/06/2021
O Projeto Mangará reitera neste vídeo a dura realidade enfrentada pela população indígena frente a manutenção dos seus direitos e ao enfrentamento do covid-19.
Desde o início da pandemia foram inúmeras as notícias e denúncias contra o total descaso do governo, além do desrespeito e crimes cometidos contra a autonomia e liberdade dos povos originários. São constantes os ataques às terras indígenas por garimpeiros, destruindo a vida destes povos de maneira direta e indireta.
Reforçamos a necessidade de apoio a estas comunidades e convidamos você a participar dos movimentos que os auxiliam e apoiam. Destacamos aqui instituições consolidadas nesta causa as quais podem receber seu apoio, seja através de recursos, serviços voluntários ou compartilhando conteúdos informativos tão importantes para conscientização acerca das adversidades que as comunidades indígenas defrontam:
- Instituto Socioambiental (ISA): https://www.instagram.com/socioambiental/
- Conselho Indigenista Missionário (CMI): https://www.instagram.com/cimi_conselhoindigenista/
- Greenpeace: https://www.instagram.com/greenpeacebrasil/
- Articulação dos povos indígenas do Brasil (APIB): https://www.instagram.com/apiboficial/
- Associação de Defesa Etnoambiental (KANINDÉ): https://www.instagram.com/kanindebrazil/
Agradecemos aos indígenas, por viverem na luta em manter viva a mãe natureza e a riqueza de sua cultura, a todas as associações e movimentos que lutam pela garantia da saúde e direitos dos povos indígenas e a todas as pessoas que apoiam esta causa.
"A força indígena vem da cultura, da espiritualidade e da sua terra. Um povo que não tem cultura, não tem identidade. Um povo sem espiritualidade, não conhece a natureza. Um povo que não tem terra, morre!".
(Marcos Terena)