07/12/2022
Mas o que é um estilo de vida saudável?
“Estilo de vida” é um conceito que engloba o indivíduo como um todo, combinando aspectos físicos, mentais, espirituais e sociais. O estilo de vida é definido, então, pelas escolhas frequentes que alguém faz para si em todos estes aspectos, ou seja, o estilo de vida é produto dos diversos hábitos que uma pessoa tem.
Um estilo de vida saudável é um conjunto de comportamentos individuais capazes de favorecer a saúde e, dentro destes comportamentos estão as escolhas alimentares, a prática da atividade física, as relações sociais, entre outros. Mudar alguns hábitos antigos pode ser desafiador, porém é possível criar grandes transformações fazendo pequenas mudanças todos os dias.
Como ter um estilo de vida saudável e quais hábitos podem evitar doenças e trazer saúde?
Listamos 5 hábitos que podem ajudar você a construir um estilo de vida saudável:
1- Comer quando há fome e escolher alimentos saudáveis na maior parte do tempo
Se hábitos são as escolhas que fazemos com frequência, escolher alimentos saudáveis e nutritivos para comer na maioria das refeições, definitivamente fazem parte de um estilo de vida saudável.
Melhorar a alimentação geralmente requer uma boa dose de planejamento e esforço. Antes mesmo de procurar saber o que comer e o que não comer, é fundamental exercitar a percepção de fome e saciedade, pois são estes sinais físicos que nos orientam da forma mais confiável sobre quando devemos comer e parar de comer. Entrar em contato com seus verdadeiros sinais de fome é um componente chave para padrões alimentares mais saudáveis e, enquanto sua fome estiver sob controle, é mais fácil fazer escolhas alimentares mais inteligentes. Ao invés de começar excluindo todos os alimentos pouco nutritivos que você já está habituado a comer, comece incluindo alimentos mais nutritivos, como frutas e vegetais.
2- Praticar atividade física com constância
Máquina parada enferruja! E com o corpo humano não é diferente. Exercício físico é um elemento chave para uma vida mais longa e saudável. Manter a prática constante e não esporádica é que é o grande desafio para a maioria das pessoas. Para driblar isso, o ponto principal deve ser encontrar um exercício que você goste de verdade, e não aquele da moda que promete “derreter gordura em 1 mês” e que você não conseguirá manter por muito tempo. Por exemplo, se você odeia correr, mas adora uma aula de zumba, não há muitos motivos para correr todos os dias, não é mesmo? Exercitar-se com frequência ajuda a manter um peso saudável e construir um corpo mais forte, especialmente em combinação com uma dieta saudável. Este hábito não apenas queima calorias, mas também melhora os níveis hormonais e o funcionamento geral do corpo, promovendo uma qualidade de vida melhor.
O segredo é escolher algo de que você goste e que possa cumprir a longo prazo, pois este é um hábito que você precisará manter para o resto da vida.
3- Priorizar o sono
O sono é muito importante para a saúde geral e há estudos que mostram que a privação do sono se correlaciona com muitas doenças, incluindo obesidade e doenças cardíacas. O problema é que dormir muitas vezes não está no topo da sua lista de prioridades – mas deveria estar! Assim como a alimentação e a atividade física, dormir o suficiente e dormir bem, é questão de hábito. Há várias maneiras para desenvolver bons hábitos de sono como, por exemplo, evitar cafeína depois das 16h, tentar ir para a cama e acordar nos mesmos horários todos os dias, diminuir as luzes do ambiente algumas horas antes de dormir e claro, evitar as telas (celular, tablet e tv) pouco antes de se deitar. Manter o sono em dia e dormir bem é um ponto chave de como ter um estilo de vida saudável e trazer mais saúde para você.
4- Meditar
Hoje, um crescente corpo de profissionais da saúde e pesquisadores apoiam os benefícios de curto e de longo prazo da meditação. Redução dos níveis de estresse, da ansiedade, redução e da pressão arterial são alguns deles. Os impactos positivos da meditação parecem ser ainda mais abrangentes, acrescentando anos às nossas vidas e melhorando a função cognitiva até a velhice. A prática da meditação parece afetar a longevidade do corpo físico de algumas maneiras surpreendentes, começando já no nível celular. Além disso, desenvolver o hábito de meditar pode acalmar e fortalecer o cérebro, permitindo que ele funcione em uma capacidade mais elevada, com menos esforço. Desacelerar é preciso e acalmar a mente parece ser algo crucial para evitar doenças e ter mais saúde. Que tal tentar incluir alguns minutos de meditação todos os dias na sua rotina?
5- Conviver com amigos e familiares
Somos seres sociais e precisamos nos relacionar com outras pessoas para sermos felizes. Manter relacionamentos significativos pode desempenhar um papel importante na saúde, felicidade e longevidade. Portanto, encontrar amigos e familiares com frequência faz parte de um estilo de vida saudável. Construa e mantenha por perto uma rede social forte de amigos e familiares, pois relacionamentos bons e próximos parecem nos proteger dos problemas do envelhecimento.