22/08/2022
🧷 Uma das principais motivações para começar a empreender é o desejo de liberdade. Mas, para as mulheres, mais do que isso, é a necessidade. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo onde a desigualdade é real e as oportunidades oferecidas para as mulheres são muito menores do que para os homens. Portanto, você, mulher, que quer ingressar no mundo do empreendedorismo, é importante ter em mente alguns dos obstáculos que poderá encarar e superar.
📌 Múltipla jornada
Mesmo com a evolução do mundo com o passar dos anos, as mulheres ainda são vistas como as únicas responsáveis pela execução das tarefas domésticas, cuidados com os filhos, entre outras funções. Esse tipo de jornada múltipla pode acarretar em muito cansaço, sobrecarga tanto física quanto psicológica e, infelizmente, levar à desistência.
📌 Falta de incentivo
Um dos desafios mais difíceis enfrentados pelas empreendedoras é a falta de incentivo, que muitas vezes, não contam com o apoio nem mesmo de seus familiares. Nesses momentos, é importante buscar apoio em pessoas que você sabe que pode contar, além de ser um ótimo período para fazer novas amizades, que podem beneficiar os negócios.
📌 Sexismo
Assim como já foi dito, a realidade feminina no mercado de trabalho ainda é diferente da masculina, por isso, o simples fato de ser mulher faz com que alguns investidores desacreditem e diminuam a credibilidade do negócio. Além disso, ainda há aqueles que duvidam da capacidade da gestão de uma empresa estar sob controle de uma mulher.
Sim, desafios existem em qualquer nicho, para qualquer pessoa, mas é inegável que as mulheres precisam de ainda mais motivação para seguir a jornada na estrada do empreendedorismo. Esperamos que você encare todos os obstáculos de cabeça erguida e entenda que tudo é um aprendizado, e no fim, vai valer a pena!