14/10/2020
TESTE DE ESTANQUEIDADE EM FACHADAS EM VIDRO.
Atualmente, existe uma gama de sistemas especiais de fachadas em pele de vidro, possibilitando uma diversidade nas concepções arquitetônicas. Quando o assunto é edifícios comerciais, os sistemas mais usados são as fachadas unificadas, fachadas sticks e entre-vãos. Assim, após concebidas as definições do sistema a ser adotado, as construtoras tendem a realizar te**es de modo a comprovar a viabilidade do projeto. Como no Brasil não há normas específicas para estes sistemas de fachadas, são adotados os critérios normativos das normas estrangeiras, sobretudo as americanas.
A seguir, alguns te**es e as normas associadas aos te**es de fachadas:
➡️ ASTM E 1105: Teste de Estanqueidade de água
➡️ ASTM E 783: Teste de Estanqueidade de ar
➡️ AAMA 501.2: Teste de Vedação entre juntas
Contudo, mesmo após te**es e ensaios realizados, podem ser constatados vícios e falhas construtivas, por vezes, após a entrega de obra.
Assim, faz-se necessário a análise dessas falhas, juntamente com os projetos e referências dos materiais usados. Essa investigação em busca das causas é comumente feita por meio de consultorias.
Na imagem, vemos a aplicação do teste de Vedação entre juntas, segundo a norma ASTM 501.2.
✅ O ensaio faz uso de uma mangueira e um bico especial como especificado em norma.
✅ A pressão no bico segue as especificações da norma e o bico deve ser posicionado a uma distância adequada, também especificada.
✅ Cada seção de 1,5m é testada por 5 minutos, nos sentidos verticais e horizontais.
E aí, gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Comente nos stories.
Imagem cedidas pela /
**es