09/01/2024
❌ NUNCA FOI SOBRE CUIDADO ❌
O confessionário surgiu na ascensão da igreja católica. Seu crescimento de certa forma incomodou a própria igreja. Muitas coisas aconteciam e a forma de ter o controle de tudo foi criar o confessionário.
Acontecia que um membro da igreja deveria confessar seus pecados a um padre e o padre ouvindo algo muito grave, passava adiante até chegar aos bispos, arcebispos, cardeais e se necessário, ao papa. Aquilo que era insignificante, não era debatido no clero.
A verdade é que o confessionário nunca foi pra cuidado, sempre foi pra controle. Com o passar do tempo, a tradição foi mantida e até hoje os católicos confessam seus pecados dessa forma.
A questão aqui não é expor a igreja católica, mas expor uma prática que pode acontecer na igreja global. Um dos maiores desafios de uma pessoa é confessar seus pecados, confessar suas fraquezas e dificuldades. Temos que gerar um ambiente de confiança na comunidade cristã. A Bíblia não nos orienta a confessar nossos pecados ao padre ou a um pastor. Eu particularmente, busco momentos pra desabafar, pra confessar pecados e dificuldades com meu pastor, por ser meu líder e aquele que Deus confiou pra que eu seja sua ovelha. Porém, há momentos que me abro também com minha esposa, com meus irmãos que caminham comigo e dessa maneira vou vivendo uma vida mais santa e justa.
Fuja de lugares que te levam pra um ambiente de confissão pra ter controle sobre sua vida, pra te dar acesso ou não, visibilidade ou não, reconhecimento ou não. Corra pra um lugar que cuida e zela pela sua vida. Confie em pessoas segundo o coração de Deus e confesse seus pecados.
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1João 1:8-9
Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Tiago 5:16
Com amor. 🙏