31/03/2021
Escrito em 1951, o romance “O Eleito”, do alemão Thomas Mann (1875-1955), é o livro no qual mergulharemos de cabeça em abril no nosso clube Leituras Fáticas. Na obra, o autor redescobre a lenda medieval a respeito do Papa Gregório, que ficou conhecido como uma espécie de “Édipo Cristão”.
Narrado por um monge irlandês, o romance acompanha a vida de Gregor, fruto da relação pecaminosa entre irmãos nobres, que é lançado ao mar em um cesto ainda bebê. Ele sobrevive milagrosamente e é criado por pescadores e um monge. Na vida adulta, o destino fará com que ele reencontre a mãe, que agora é rainha, e, sem saber, repita o pecado do incesto.
Para quem não sabe, o tema da nossa curadoria em abril foi “obras menos destacadas de grandes escritores”.
Considerado um dos maiores autores alemães do Século 20, Thomas Mann recebeu o prêmio Nobel em Literatura em 1929. Suas obras mais conhecidas são “A Morte em Veneza” (1912), “A Montanha Mágica” (1924) e “Doutor Fausto” (1943). Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi expatriado da Alemanha, buscou asilo nos Estados Unidos e, mais tarde, mudou-se para a Suíça. Foi crítico ao regime totalitário alemão.
📷 Carl Van Vechten Photographs | Library of Congress | Domínio Público | Wikimedia Commons