TV Paz- Zambézia

  • Home
  • TV Paz- Zambézia
Última hora.Internet em Moçambique torna-se oficialmente mais cara. Depois da manutenção feita na noite passada do dia 3...
04/05/2024

Última hora.
Internet em Moçambique torna-se oficialmente mais cara.
Depois da manutenção feita na noite passada do dia 3 de abril, hoje 4 de abril os internautas acordaram com tarifas já alteradas em todas redes nacionais.
O que tudo indica é que a situação irá prevalecer depois dos anúncios que foram dados.



Celebrações dos 06 Anos do Desaparecimento Físico do Saudoso Líder Afonso Dlhakama
03/05/2024

Celebrações dos 06 Anos do Desaparecimento Físico do Saudoso Líder Afonso Dlhakama





CHAMADAS E SMS MAIS BARATAS, GARANTE O INCMO Instituto Nacional das Comunicações, chamou à imprensa para anunciar as nov...
02/05/2024

CHAMADAS E SMS MAIS BARATAS, GARANTE O INCM

O Instituto Nacional das Comunicações, chamou à imprensa para anunciar as novas tarifas a vigorar no sector das telecomunicações, a partir do dia 4 de
Maio de 2024, portanto, sábado.

Nesta conferência de imprensa, o INCM explica que, na qualidade de Regulador dum sector da economia, fez com que baixasse de forma significativa o preço das comunicações telefónica em Moçambique.

Por isso, avança a fonte, nas três operadoras, o preço médio do serviço de voz nacional, baixou de 6.00 MT/Min para 5.00 MT/Min, enquanto que, o preço médio do serviço de dados baixou de 2.30 MT/MB para 1,08 MT/MB. Por fim, o preço médio do serviço de SMS nacional baixou 1,70 MT/SMS para 1,10 MT/SMS.

Estes benefícios, garante a fonte, serão ainda maiores para os consumidores que aderirem a diferentes pacotes fornecidos pelos operadores.



JOVENS SAEM A RUA PARA MARCHAR EM APOIO A VENÂNCIO MONDLANE E PRM TENTA BARRARUm grupo de cidadãos que dizem serem membr...
01/05/2024

JOVENS SAEM A RUA PARA MARCHAR EM APOIO A VENÂNCIO MONDLANE E PRM TENTA BARRAR

Um grupo de cidadãos que dizem serem membros e jovens da Liga da Juventude da RENAMO, saíram à rua nesta manhã, em cânticos e dança, para marchar em apoio à Venâncio Mondlane.

A ideia inicial era que a marcha tivesse seu ponto de partida na praça da torre até à casa do VM7 mas, a Polícia da República de Moçambique sem sucesso, tentou impedir e a persistência dos jovens levou-os em outros caminhos até chegarem a casa do líder.

São jovens que encontram em Venâncio uma esperança e segundo eles, ele tem que concorrer a presidência do país por ter ideiais certos para Moçambique.

O grupo de jovens expressa seu total apoio e quer que a todo custo o VM7 concorra às eleições pela RENAMO ou como independente.

Contactado Venâncio Mondlane pela nossa equipe de reportagem no local, em reacção à presença dos jovens defronte à sua residência, mostrou-se surpreso e disse ainda acreditar no Congresso da RENAMO onde possivelmente, o perfil antes apresentado para o candidato pelo partido seja anulado.



Queremos desejar a todos um feliz dia dos trabalhadores
01/05/2024

Queremos desejar a todos um feliz dia dos trabalhadores



𝐌𝐈𝐒𝐀𝐔 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐡á 𝐦𝐨𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐠𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐝𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐒𝐨𝐥𝐢𝐝á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐌𝐨ç𝐚𝐦...
29/04/2024

𝐌𝐈𝐒𝐀𝐔 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐡á 𝐦𝐨𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐠𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐝𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐞 𝐒𝐨𝐥𝐢𝐝á𝐫𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐌𝐨ç𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 (𝐀𝐏𝐒𝐔𝐒𝐌).

𝐀 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐞𝐱𝐢𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐦, 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐧𝐨 𝐬𝐚𝐥á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐨 𝐟𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐧á𝐫𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐀𝐏𝐒𝐔𝐒𝐌, 𝐧ã𝐨 𝐞𝐬𝐭á 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐧𝐚 𝐥𝐞𝐠𝐢𝐬𝐥𝐚çã𝐨 𝐞𝐦 𝐯𝐢𝐠𝐨𝐫 𝐞 𝐜𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐬𝐚ú𝐝𝐞, 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐜𝐥𝐚𝐫𝐚çã𝐨 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐝𝐚 𝐞𝐦 𝐧𝐨𝐭á𝐫𝐢𝐨.

“O processo negocial com as associações profissionais de saúde tem sido liderado por uma Comissão Multissectorial criada pelo Governo e que tem estado a resolver as preocupações apresentadas, conforme atesta a comunicação da APSUSM feita no dia 27 de Março de 2024".

"Neste momento decorre a discussão sobre uma nova solicitação desta Associação, através da correspondência Nº 05/APSUSM/2024, de 13 de Março, para que o MISAU proceda ao desconto mensal de 1% do salário a todos os profissionais de saúde (com excepção dos médicos e médicos dentistas), para o pagamento de quotas, a ser canalizado para a conta bancária da APSUSM".

"Em relação à solicitação supra, o entendimento do MISAU é que qualquer desconto no salário do funcionário, fora do previsto na legislação em vigor, carece de consentimento do funcionário, mediante apresentação de declaração reconhecida em notário".

"O MISAU entende não haver motivos para a convocação da paralisação supracitada e reitera que o diálogo deve continuar a ser a forma de resolução dos desafios no Sector da Saúde".

"O MISAU espera que prevaleça o profissionalismo, o espírito de diálogo e o amor ao próximo.



𝐌𝐨𝐜̧𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐞 𝐈́𝐧𝐝𝐢𝐚 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞𝐦 𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐢𝐧𝐝𝐮𝐬𝐭𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚Com o intuito de fortalecer, cada vez mais, a coo...
28/04/2024

𝐌𝐨𝐜̧𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐞 𝐈́𝐧𝐝𝐢𝐚 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞𝐦 𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐢𝐧𝐝𝐮𝐬𝐭𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚

Com o intuito de fortalecer, cada vez mais, a cooperação e parceria no domínio de defesa e segurança, Moçambique e India organizam, pela primeira vez no nosso país, uma exposição de dois dias, 25 e 26 de Abril corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, sobre industria de defesa.

O evento de interação visa possibilitar, não apenas às forças armadas buscar soluções em meios técnicos para os desafios de segurança que o país enfrenta, mas também envolver o sector empresarial, público e privado buscar parcerias com as empresas indianas para a edificação, no território nacional, de uma capacidade industrial de defesa.
A Índia é um actor de grande relevo com tecnologia desenvolvida e industria de defesa consolidada, dai que o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, que dirigiu a cerimónia de abertura do evento, espera que o empresariado nacional sirva-se da experiencia indiana, para despertar interesse em assuntos de Defesa Nacional.

Moçambique enfrenta actualmente desafios de vária ordem, como é o caso das calamidades naturais, crimes transnacionais, terrorismo, imigração ilegal, que exigem das Forças de Defesa e Segurança (FDS) capacidade em meios humanos e tecnológicos para o seu enfrentamento. Assim, o dirigente do pelouro da Defesa Nacional insta o Sector de Defesa a identificar meios necessários para responder às ameaças reais e prováveis que desafiam a segurança nacional.



Os guerrilheiros da Renamo advertem que caso Ossufo Momade teime em se manter no poder, eles irão partir para métodos qu...
27/04/2024

Os guerrilheiros da Renamo advertem que caso Ossufo Momade teime em se manter no poder, eles irão partir para métodos que irão causar danos irreparáveis.

Na era Vahanle, mais de 7 milhões de meticais eram pagos a 489 funcionários fantasmas.O Conselho Municipal da Cidade de ...
27/04/2024

Na era Vahanle, mais de 7 milhões de meticais eram pagos a 489 funcionários fantasmas.

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula despendia, até no passado, mais de sete milhões de meticais (7.000.000,00Mt) mensais para pagar um universo de 489 funcionários fantasmas, obrigando assim um peso desnecessário a folha de salários naquela considerada cidade capital do norte, para além de retardar a realização de actividades úteis para a vida dos munícipes.

Para além desse número, mais de mil (1000) funcionários trabalhavam para o município da cidade de Nampula sem contratos visados pelo Tribunal Administrativo, o que remetia os mesmos a trabalharem numa condição de irregularidade, avança a IKWELI.
A rede foi desmantelada pela actual edilidade que, após tomar posse, avançou com um trabalho de actualização dos recursos humanos existentes em diferentes sectores, a chamada prova de vida, onde se constatou tais irregularidades.

Na sequência da mesma actividade, registou-se a demora no pagamento de salários aos funcionários no ano em curso, sendo que só na última terça-feira (23) é que os valores começaram a pingar nas constas, apenas dos funcionários na condição de regular, incluindo os Membros da Assembleia Municipal.

Com a neutralização da suposta rede criminosa, a folha de salário no Conselho Municipal de Nampula registou uma certa leveza, ao sair de vinte e cinco milhões de meticais (25.000.000,00Mt) para dezoito milhões de meticais (18.000.000,00Mt) mensal, nos primeiros três meses do ano em curso.

A informação foi oficialmente tornada pública nesta quarta-feira (24) no decurso da 1ª sessão ordinária da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula.

“Nós quando assumimos o Conselho Municipal da Cidade de Nampula deparamos com muitos problemas de trabalho com os nossos trabalhadores.



Presidentes da República e Chefes de Governos  chegam a Tanzânia para Celebração dos 60 Anos hoje 26 de Abril
26/04/2024

Presidentes da República e Chefes de Governos chegam a Tanzânia para Celebração dos 60 Anos hoje 26 de Abril



Empossados pelo Primeiro-Ministro como Directores Geral e AdjuntoPEJUL CALENGA E SEVERIANO KHOY COMANDAM OS DESTINOS DA ...
26/04/2024

Empossados pelo Primeiro-Ministro como Directores Geral e Adjunto

PEJUL CALENGA E SEVERIANO KHOY COMANDAM OS DESTINOS DA ANAC



O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, conferiu posse, esta quarta-feira, 24 de Abril, ao Pejul Calenga como Director-geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e ao Severiano Khoy como seu Adjunto.

O Primeiro-Ministro espera dos empossados que dêem o seu melhor na busca de soluções para a consolidação da instituição que passam a dirigir, sendo que, no âmbito da conservação da biodiversidade, a ANAC deve aprimorar, cada vez mais, acções que concorram para protecção do meio ambiente e preservação da natureza, assim como prevenção e redução do conflito entre o homem e a fauna bravia.

Paralelamente, a instituição deve reforçar os mecanismos que permitam maior envolvimento das comunidades locais nas áreas de conservação em matérias de gestão e promoção de alternativas de geração de renda e continuar a privilegiar a promoção de parcerias público-privadas no que concerne a gestão, preservação e conservação da biodiversidade.

“No exercício das vossas funções que, a partir de hoje, passam a assumir, recomendamos o seguinte: (i) Expansão e consolidação da rede nacional das áreas de conservação visando o alcance das metas nacionais e compromissos internacionais assumidos pelo país; e (ii) Aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate de práticas ilegais de mineração, caça e exploração florestal”, disse Adriano Maleiane.

O dirigente exorta aos timoneiros da ANAC a pautarem pelo trabalho em equipa, boa gestão da coisa pública e diálogo permanente com todos os intervenientes no processo da gestão, preservação e conservação da biodiversidade.

Pejul Calenga é o quarto Director-geral da ANAC e substitui no cargo Celmira da Silva. No entanto, esta é a primeira vez que a instituição conta com um Director-geral Adjunto.



POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUELIMANEDrenos da indústria oleogenosa Alif Química Lda que drenam águas negras na vala de...
20/04/2024

POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUELIMANE

Drenos da indústria oleogenosa Alif Química Lda que drenam águas negras na vala de drenagem do bairro Saguar em Quelimane.

A população residente vem há anos clamando pela intervenção do Governo, sendo que, diversos casos de doenças causadas pela inalação do ar tóxico provocado por aquele líquido já foram registrados naquele bairro.

A TVPAZ visitou o local e confirmou que a indústria continua a drenar o líquido tóxico mesmo com as reclamações dos residentes.



"Venâncio Mondlane parece camaleão, muda de cor quando quer" diz  José Manteigas. 🔥
19/04/2024

"Venâncio Mondlane parece camaleão, muda de cor quando quer" diz José Manteigas. 🔥



PREVISÃO DO ESTADO DE TEMPO para essa sexta-feira.
19/04/2024

PREVISÃO DO ESTADO DE TEMPO para essa sexta-feira.



Sucessão na Renamo: Venâncio Mondlane defende que o perfil é ilegal, excludente e contraditórioVenâncio António Bila Mon...
18/04/2024

Sucessão na Renamo: Venâncio Mondlane defende que o perfil é ilegal, excludente e contraditório

Venâncio António Bila Mondlane, principal opositor interno de Ossufo Momade, defende que o perfil do candidato à presidência da Renamo, aprovado na madrugada da última segunda-feira, pelo Conselho Nacional daquele partido, é ilegal, excludente, contraditório e tem como objectivo “aniquilar” candidatos concretos.

Falando na noite desta segunda-feira, numa transmissão em directo no seu canal oficial do YouTube, Venâncio Mondlane disse que o perfil desenhado pela Comissão Política da Renamo exclui cargos relevantes ocupados por membros do partido em órgãos do Estado, como na Assembleia da República.

Para o político, o cargo, por exemplo, de Delegado Político Distrital da Renamo, embora seja prestigiante, não supera os cargos de cabeça-de-lista; de mandatário nacional do partido; de Assessor Nacional; de Chefe da Bancada Parlamentar; e de Relator da Bancada Parlamentar. Trata-se, na verdade, de cargos políticos por si desempenhados na estrutura do maior partido da oposição, desde o seu ingresso, em 2018.

Na sua explanação, Mondlane afirma que a posição de cargo de cabeça-de-lista/candidato a Presidente do Município (que ocupou nas eleições autárquicas de 2023, na capital do país) é de maior responsabilidade, na medida em que visa a gestão de bens públicos, da população e de um território específico.

O mandatário nacional (posição que ocupou em 2019 e na fase do recenseamento eleitoral de 2023), por sua vez, é um interlocutor do partido junto das autoridades eleitorais, o que lhe impõe maior responsabilidade, pois, “gere o aspecto fulcral de uma democracia”, que são as eleições.

Por seu turno, a bancada parlamentar (onde desempenhava as funções de Relator), defende, é a entidade que representa os interesses do partido e dos moçambicanos na Assembleia da República e junto do Governo.



BEIRA: Jovem suicida-se após perdas no jogo “Aviator” Dércio Chacate, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (P...
18/04/2024

BEIRA: Jovem suicida-se após perdas no jogo “Aviator”

Dércio Chacate, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, informou sobre a trágica morte de um jovem no bairro de Matacuane, na cidade da Beira.

Nelson Joshua Passe, de 22 anos e residente em Matacuane, tirou a própria vida utilizando um cabo de carregador de computador para se enforcar.

Segundo as autoridades policiais, Nelson Joshua Passe cometeu suicídio em sua residência após sofrer perdas significativas de dinheiro no jogo “Aviator”.



Elias Dhlakama gostaria de ver "mais abertura na RENAMO"Elias Dhlakama, um dos pré-candidatos à presidência do principal...
18/04/2024

Elias Dhlakama gostaria de ver "mais abertura na RENAMO"

Elias Dhlakama, um dos pré-candidatos à presidência do principal partido da oposição moçambicana, defende maior abertura da RENAMO às dinâmicas sociais, após críticas aos requisitos para quem quer concorrer à liderança.

Elias Dhlakama, um dos pré-candidatos à presidência da RENAMO, o principal partido da oposição moçambicana, defende maior abertura do partido às dinâmicas sociais. "A RENAMO vive da sociedade. Quem vai votar na RENAMO é a sociedade", afirma em entrevista.

Estes pronunciamentos de Elias Dhlakama surgem na sequência das críticas sobre os requisitos para os candidatos à liderança do partido.

O político defende o respeito dos estatutos do partido, mas sem se esquecer dos limites constitucionais sobre a idade mínima [de 35 anos], para os candidatos à Presidência da República.

Pergunta: Como é que reage às críticas da sociedade em relação ao perfil aprovado pelo Conselho Nacional?

Elias Dhlakama (ED): Eu acredito que é uma situação que aborreceu a sociedade. Gostaria que houvesse mais abertura. O perfil que desta vez entrou em vigor, ou que vai entrar em vigor, não é de hoje. Já foi uma prática no passado. Em 2019, foi o mesmo perfil que vai ser implementado neste congresso. Agora, precisaria de facto que houvesse uma revisão, se houvesse essa vontade, se houvesse essa necessidade de o fazer. A sociedade fala como quiser, mas a sociedade ainda não reclamou porque um jovem de 18 anos não pode concorrer à presidência da República. Porque este indivíduo é um cidadão. Mas não é por aí, as coisas não podem ser em torno das pessoas, tem de ser em torno do partido. Porque, assim querendo, cada um vai ter a sua proposta para que seja incluso. Mas se formos fazer as coisas de acordo com as nossas vontades, deixa de ser um partido.

Pergunta: "Exclusão na RENAMO pinta imagem de fraqueza".



Presidente da República de Angola homenageia Ângelo VictorianoO Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje home...
17/04/2024

Presidente da República de Angola homenageia Ângelo Victoriano

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje homenagem ao antigo capitão da Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol, Ângelo Victoriano, horas antes do seu funeral.

O Chefe de Estado angolano deslocou-se ao Pavilhão Gimno-Desportivo da Cidadela, local onde se realizou o velório da antiga estrela da bola-ao-cesto, e ali cumprimentou os familiares do malogrado, depositou uma coroa de flores e deixou palavras de conforto e reconhecimento numa mensagem no livro de condolências.



Quelimane celebra Dia Mundial da Patinagem com Passeata em LinhaA cidade de Quelimane, na província da Zambézia, acolheu...
14/04/2024

Quelimane celebra Dia Mundial da Patinagem com Passeata em Linha

A cidade de Quelimane, na província da Zambézia, acolheu neste domingo uma passeata de patins em linha, que juntou patinadores, ciclistas e outros entusiastas da mobilidade activa. O evento, organizado pela Associação Provincial de Patinagem da Zambézia em parceria com o Conselho Autárquico de Quelimane, inseriu-se nas celebrações do Dia Mundial da Patinagem, celebrado anualmente a 14 de Abril.

A passeata percorreu as principais ruas da cidade, com partida no Padeiro e chegada na Avenida Marginal. Durante o trajecto, os participantes puderam apreciar os pontos turísticos da cidade e celebrar a alegria da práctica desportiva.

Para além da passeata, o evento incluiu também demonstrações de patinagem artística e acrobática. Segundo o Vereador dos Desportos de Quelimane, Jose Piletiche, "a Cidade africana dos Desportos, escolheu o mês de Abril como o mês dedicado a patinagem, e todas as actividades estarão voltadas para a promoção e massificação da modalidade".

O Dia Mundial da Patinagem foi criado em 2006 pela World Skate, a federação internacional de patinagem, com o objectivo de promover a prática deste desporto em todo o mundo. A patinagem é uma actividade física divertida e acessível a pessoas de todas as idades, que oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da resistência cardiovascular.

A iniciativa em Quelimane contribuiu para a promoção da patinagem como forma de lazer e desporto, incentivando a população a adoptar um estilo de vida mais saudável e activo.



Sector de educação conta a partir de hoje com mais 86 gestores Foram hoje empossados cerca de 86 gestores do sector de e...
13/04/2024

Sector de educação conta a partir de hoje com mais 86 gestores

Foram hoje empossados cerca de 86 gestores do sector de educação no distrito de Milange.
Na cerimônia havida hoje no salão multiuso da Escola Secundária Geral Joaquim Maquival, Santiago dos Santos Marques, administrador do distrito de Milange, lembrou aos gestores que:

Liderar é mais do que ocupar um cargo; é inspirar orientar e capacitar os outros a alcançarem seu máximo potencial.
Num outro desenvolvimento, o timoneiro do distrito apelou que mantenham um forte compromisso com os valores fundamentais da educação: a inclusão, equidade, diversidade e excelência académica.



Momento de retirada do Contigente da África do Sul que combatia em Cabo - Delgado  na Missão SAMIM da SADC .
11/04/2024

Momento de retirada do Contigente da África do Sul que combatia em Cabo - Delgado na Missão SAMIM da SADC .




Filipe  Jacinto Nyusi,  esta em Nampula, para aferir de perto sobre o  naufrágio que provocou a morte de 98 pessoas. Car...
11/04/2024

Filipe Jacinto Nyusi, esta em Nampula, para aferir de perto sobre o naufrágio que provocou a morte de 98 pessoas.

Cara de pessoas que estão 3 dias de luto Nacional e estâo a receber solidariedade .



Moçambique recebe 789,3 milhões de dólares americanos para o combate à Malária, HIV e Tuberculose e, o reforço dos siste...
10/04/2024

Moçambique recebe 789,3 milhões de dólares americanos para o combate à Malária, HIV e Tuberculose e, o reforço dos sistemas de saúde

O Fundo Global e o Governo de Moçambique, através do Ministerio da Saúde (MISAU), lançaram esta Quarta-feira, 10 de Abril, em Maputo, novas subvenções deste mecanismo de financiamento, no valor de 789,3 milhões de dólares americanos, para atender alguns dos desafios sanitários actuais.

Ao todo foram lançadas quatro subvenções viradas especificamente ao combate ao HIV/Sida, Malária e Tuberculose, bem como ao reforço dos sistemas de saúde, até 2026, no país, assim estruturados: HIV - 475,2 milhões de dólares americanas; Tuberculose - 57,2 milhões dólares americanos; Malária - 190,3 milhões dólares americanos; e Fortalecimento de Sistemas de Saúde - 66,5 milhões dólares americanos.

Com efeito, a nova subvenção do HIV visa fortalecer as acções do país para reforçar a prevenção primária do HIV, alcançar as metas 95-95-95 até 2025 e garantir o controlo da epidemia até 2030.

No tocante à tuberculose, a subvenção tem como objectivo aumentar a cobertura do tratamento da tuberculose sensível aos medicamentos de 92% em 2021 para 95% até 2026; a taxa de sucesso do tratamento de 94% em 2022 para pelo menos 95% em 2026; e aumentar a taxa de sucesso de tratamento da tuberculose multi-drogas resistente de 75% em 2022, para 87% em 2026.

Relativamente à malária (intervenções previstas na gestão de casos e no controlo vectorial) espera-se que a subvenção ajude a reduzir o peso da doença, de 392 casos por 1.000 em 2022, para 294 casos por 1.000 em 2026; reduzir a mortalidade hospitalar por malária de 1,4 por 100 mil em 2021 para 0,77 por 100 mil em 2026; eliminar a transmissão local da malária até 2030 em pelo menos 20 distritos identificados como de baixa transmissão; e abordar a transmissão transfronteiriça da malária, contribuindo para eliminação da malária na região da SADC.




𝐌𝐈𝐒𝐀𝐔 𝐫𝐞𝐚𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚 𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐞𝐦 𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧ç𝐚𝐫 𝐚 𝐂𝐨𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞Neste 7 de Abril, data em que se assinala o 𝐃...
07/04/2024

𝐌𝐈𝐒𝐀𝐔 𝐫𝐞𝐚𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚 𝐨 𝐬𝐞𝐮 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐞𝐦 𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧ç𝐚𝐫 𝐚 𝐂𝐨𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚ú𝐝𝐞

Neste 7 de Abril, data em que se assinala o 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐒𝐚ú𝐝𝐞, o Ministério da Saúde junta-se à Organização Mundial da Saúde (OMS), destacando que a saúde é um direito humano fundamental e deve ser protegida e promovida por todos.

Estabelecida pela OMS, em 1948, a efeméride tem como objectivo contribuir para a consciencialização da população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes factores que afectam a saúde da população.

“𝘔𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘚𝘢ú𝘥𝘦, 𝘔𝘦𝘶 𝘋𝘪𝘳𝘦𝘪𝘵𝘰” é o lema escolhido para este ano e reitera a importância das abordagens de saúde focadas nos determinantes sócio-económicos da saúde, e do papel de todas as forças vivas da sociedade na promoção da saúde e do bem-estar.

Importa referir que, neste âmbito, a Política de Saúde do nosso país é implementada através de três pilares, nomeadamente:
1) Bem-estar e estilos de vida saudável;
2) Acesso e utilização de serviços de saúde; e
3) Saúde em todas as políticas.

E esta abordagem tem permitido que Moçambique edifique um sistema de saúde mais resiliente, com enfoque na colaboração multi-sectorial para a melhoria dos determinantes sócio-económicos da saúde.

Por ocasião desta data, o Ministério da Saúde, reitera o seu compromisso em alcançar a Cobertura Universal de Saúde, como forma de garantir a oferta de cuidados de saúde de qualidade a todos moçambicanos, contribuindo assim para a materialização de um direito constitucional.

Mais ainda: o MISAU apela a todas as forças vivas da sociedade para continuarem a prestar o seu contributo para a edificação de um país saudável, onde todos as moçambicanas e moçambicanos, em qualquer lugar, gozem do benefício da saúde e do bem-estar.



A TV paz deseja a todas as mulheres feliz dia das mulheres Moçambicanas
07/04/2024

A TV paz deseja a todas as mulheres feliz dia das mulheres Moçambicanas



O Departamento de Justiça DOJ dos Estados Unidos da América apresentou uma nova acusação contra Manuel Chang, datada de ...
03/04/2024

O Departamento de Justiça DOJ dos Estados Unidos da América apresentou uma nova acusação contra Manuel Chang, datada de 21 de Dezembro de 2023. O julgamento está previsto para iniciar no dia 29 de Julho de 2024, em Brooklyn, Nova Iorque, o Tribunal onde foi julgado Jean Boustani em 2019.

Manuel Chang nega todas as acusações e aponta Filipe Jacinto Nyusi como o principal responsável pela contratação das dívidas ocultas.

Ocorreu audiência preliminar no dia 25 de Março 2024 , o Juiz do caso autorizou o Governo norte-americano a efectuar buscas no telemóvel de Manuel Chang, o que pode trazer dados novos até então não conhecidos.



  Neste momento no tribunal distrital o Caso   de Araujo
27/03/2024

Neste momento no tribunal distrital o Caso de Araujo

27/03/2024
RECEPÇÃO DO CHEFE DO ESTADOManuel de Araújo,Presidente do conselho autárquico de Quelimane,não se fez presente no aeropo...
08/03/2024

RECEPÇÃO DO CHEFE DO ESTADO

Manuel de Araújo,Presidente do conselho autárquico de Quelimane,não se fez presente no aeroporto de Quelimane para a recepção de Filipe Nyusi.
Era suposto que o Manuel de Araújo participasse na recepção do chefe do estado,porém o que se notou no aeroporto de Quelimane foi o contrário do esperado,ou seja a ausência do Edil de Quelimane.

Qual é o seu parecer com relação da altitude de Manuel de Araújo?


Address


Telephone

+258833628648

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when TV Paz- Zambézia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to TV Paz- Zambézia:

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share