03/02/2022
Hoje eu trago um post para falar um pouquinho sobre o curso de Secretariado. Sim, temos um curso (bacharelado) para atuarmos nessa profissão e com uma grade curricular abrangente envolvendo áreas de exatas e humanas - desde Contabilidade, Estatística, Matemática Financeira até Administração Geral, Direito, Línguas entre outras. Então você não estudou secretariado somente para aprender a servir um café?! Ok, esse comentário pode ser bem antiquado para os dias atuais, porém ainda assim temos pessoas que não entendem como este profissional trabalha e atua. Além de ter uma visão global do negócio, ele também é o braço direito dos gestores/executivos com quem ele trabalha, lidando com informações importantes e muitas delas confidenciais, portanto discrição e ser confiável fazem parte do perfil de um profissional de secretariado.
Sobre os locais para se trabalhar, o profissional tem uma gama muito variada de negócios, abrangendo
todos os setores econômicos e empresas de médio e grande porte, ou empreender o seu próprio negócio. Uma vez formado, o profissional pode trabalhar como Secretário(a), Assistente, Auxiliar, Office Manager, Coordenador(a) e Analista. A área oferece boas oportunidades e dependendo do cargo, uma boa remuneração também.
Outro ponto importante é que uma vez formado nessa profissão, é necessário obter o registro na SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o qual regulamenta como profissão pelas leis 7.377 de 30/09/85 e 9.261 de 11/01/96 para exercer as atribuições como profissional de secretariado.
Registro Profissional – É o cadastro exigido do trabalhador para o exercício legal da profissão. Tem a finalidade de garantir que os profissionais atendam exigências estabelecidas por Lei. Os pedidos de Registro Profissional devem ser feitos nas Superintendências do Trabalho e Emprego, Gerências e Agências Regionais.