24/02/2023
A CHINA DEU APOIO À RÚSSIA?
O apoio da China à Rússia tem sido amplamente retórico e político. Pequim ajudou a impedir esforços para condenar Moscovo nas Nações Unidas, mas não há provas públicas de que esteja a fornecer armas a Moscovo, embora os EUA digam que fornece "apoio não letal" e que esse apoio pode estar prestes a aumentar e evoluir.
Durante a Conferência de Segurança de Munique, na semana passada, Blinken disse que os Estados Unidos receiam que a China estejam a fornecer armas à Rússia.
"Temos informações que nos preocupam de que [os chineses] estão a considerar fornecer apoio letal à Rússia", afirmou o secretário de Estados norte-americano, acrescentando ter expressado ao enviado chinês à reunião, o diplomata Wang Yi, que "isso seria um problema sério".
Por sua vez, o secretário-geral da NATO adiantou na quarta-feira que viu alguns sinais de que a China pode estar pronta para fornecer armas e alertou que, a concretizar-se, o país estaria a apoiar uma violação do direito internacional.
As forças russas e chinesas realizaram alguns exercícios conjuntos desde que a invasão começou, a 24 de fevereiro de 2022, o mais recente dos quais com a Marinha sul-africana numa rota na costa sul-africana.
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, expressou, no entanto, dúvidas sobre a disposição da China de enviar ajuda letal à Rússia. "Acho que se a China os ajudar ... não será com armamento. Será com alguns tipos de roupas", disse Reznikov na segunda-feira.
Fonte: Sic Notícias e Lusa