A minha Freguesia

  • Home
  • A minha Freguesia

A minha Freguesia Esta é uma página que fala do lugar onde vives ou nasceste. Esta é uma página que fala com as p
(2)

Na sequência da atual crise sismo-vulcânica que está a ser registada desde do dia 19 de março, na ilha de São Jorge, e t...
23/03/2022

Na sequência da atual crise sismo-vulcânica que está a ser registada desde do dia 19 de março, na ilha de São Jorge, e tendo em conta a mais recente informação disponibilizada pelo CIVISA, que não exclui possíveis eventos de maior magnitude, o SRPCBA aconselha, de forma preventiva, a população a elaborar e a ter preparado o seu kit de emergência.

O SRPCBA disponibiliza um vídeo que explica o que deverá conter um kit de emergência. ⤵️

Sabe como organizar o seu kit de emergência? O SRPCBA explica.

Freguesia sde São José assinala a semana da inclusão No âmbito das comemorações do Aniversário da Delegação Acapo- Açore...
16/03/2022

Freguesia sde São José assinala a semana da inclusão

No âmbito das comemorações do Aniversário da Delegação Acapo- Açores, em colaboração com a junta de Freguesia de Freguesia de São José, está a promover até ao dia 19 de março, uma semana inclusiva que tem como objetivo sensibilizar os alunos de diversas escolas do concelho de Ponta Delgada, para as questões da deficiência, nomeadamente da deficiência visual.

Ao longo da semana vários alunos de escolas diferentes, irão participar nas atividades programadas.

Cada grupo iniciará, na respetiva escola, com um peddy paper que pretende diferenciar aspetos positivos e negativos identif**ados nas ruas da freguesia de São José, em Ponta Delgada. A atividade terminará na sede da nossa Delegação Acapo onde os participantes terão a oportunidade de conhecer o sistema de leitura, escrita Braille, TIC's adaptadas à deficiência visual, atividades desportivas adaptadas, técnicas de guia e entre outras.

◇A Minha Freguesia
Freguesia São José PDL

Bonecas do MundoFoi inaugurada a exposição "bonecas do mundo" na sede da junta de freguesia de São Pedro de Ponta Delgad...
10/03/2022

Bonecas do Mundo

Foi inaugurada a exposição "bonecas do mundo" na sede da junta de freguesia de São Pedro de Ponta Delgada, celebrando o Dia da Mulher. A exposição está patente ao público nos dias 9 e 10 de Março, entre as 15H e as 18H30, e no dia 11 de Março, das 15H às 17H.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de São Pedro

No próximo dia 6 de março a Junta de Freguesia de Água Retorta e o Clube Desportivo vão inaugurar o Trilho Pico Bartolom...
03/03/2022

No próximo dia 6 de março a Junta de Freguesia de Água Retorta e o Clube Desportivo vão inaugurar o Trilho Pico Bartolomeu na ilha de São Miguel.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de Água Retorta

Obras de melhoramento e ornamentação do Parque Infantil da CandeláriaA Junta de Freguesia da Candelária na ilha do Pico,...
02/03/2022

Obras de melhoramento e ornamentação do Parque Infantil da Candelária

A Junta de Freguesia da Candelária na ilha do Pico, levou a cabo a empreitada de ornamentação, manutenção e melhoramento das condições de utilização do Parque Infantil do centro da Freguesia.

Um dos poucos espaços verdes e lúdicos que a freguesia dispõe, e que necessitava urgentes intervenções para segurança das crianças que o utilizam e de todos os que o visitam.

Um parque de construção relativamente recente, pouco conhecido ainda, mas que oferece agora as condições necessárias à sua visita e divulgação.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de Candelária

Freguesia da Luz na Graciosa com novos baloiços panorâmicos A Junta de Freguesia da Luz na ilha Graciosa, procedeu à col...
19/02/2022

Freguesia da Luz na Graciosa com novos baloiços panorâmicos

A Junta de Freguesia da Luz na ilha Graciosa, procedeu à colocação de baloiços em 2 pontos da Freguesia para a população e visitantes desfrutarem e captarem uma boa imagem das paisagens que a freguesia tem para oferecer.

Este investimento insere-se na política de valorização do património e de promoção turística da freguesia da Luz.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia da Luz

Ana Brum visita freguesia de São João no PicoApós o atendimento à população, a Presidente da Câmara Municipal das Lajes ...
19/02/2022

Ana Brum visita freguesia de São João no Pico

Após o atendimento à população, a Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, acompanhada pelos executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, efetuou as seguintes visitas às obras que se encontram em curso e a realizar nesta freguesia: a zona balnear do Ademoiro, o jardim da Araucária, na Companhia de Baixo, e a ribeira da borda do mistério.

A Presidente do Município e o seu executivo demonstram, assim, a sua preocupação em melhorar as condições das freguesias, beneficiando e preservando a qualidade de vida da população.

◇A Minha Freguesia

Correios nos Arrifes com horário alargado O Posto CTT dos Arrifes passou a funcionar, além do horário já em vigor, às qu...
17/02/2022

Correios nos Arrifes com horário alargado

O Posto CTT dos Arrifes passou a funcionar, além do horário já em vigor, às quartas-feiras das 19h30 às 21h00.
Esta alteração deve-se ao facto deste posto ter bastante afluência e, respondendo às necessidades da população, a Junta de Freguesia de Arrifes passa a assegurar o atendimento à 4ª feira em horário noturno.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de Arrifes

Acessos a habitações melhorados nos RosaisA melhoria dos acessos às habitações tem sido uma das prioridades a Junta de F...
16/02/2022

Acessos a habitações melhorados nos Rosais

A melhoria dos acessos às habitações tem sido uma das prioridades a Junta de Freguesia dos Rosais na ilha de SãoJorge.

No final do ano de 2021 foram requalif**ados os muros no acesso a casa na Ponta dos Rosais, sendo posteriormente e em colaboração com o Município das Velas efetuada a pavimentação do acesso, incluindo o acesso a outras moradias na freguesia.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia dos Rosais

Segurança reforçada na Fajã de CimaA Junta de Freguesia da Fajã de Cima na ilha de São Miguel, reforçou as medidas de se...
16/02/2022

Segurança reforçada na Fajã de Cima

A Junta de Freguesia da Fajã de Cima na ilha de São Miguel, reforçou as medidas de segurança do património da freguesia, nomeadamente do Moinho de Vento da Tia Faleira. A autarquia espera também contribuir para a segurança do espaço envolvente.

◇A Minha Freguesia

Novo horário na Madalena A Junta de Freguesia da Madalena do Pico tem novo horário de funcionamento desde o início do an...
15/02/2022

Novo horário na Madalena

A Junta de Freguesia da Madalena do Pico tem novo horário de funcionamento desde o início do ano.

Os habitantes da Madalena podem ter acesso aos serviços da Junta de Freguesia das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia da Madalena - Pico

Arrifes atenta a limpeza no escoamento de águas No seguimento da reunião que aconteceu no início deste mês, a Presidente...
15/02/2022

Arrifes atenta a limpeza no escoamento de águas

No seguimento da reunião que aconteceu no início deste mês, a Presidente da Junta de Freguesia de Arrifes, Sandra Dias Faria, percorreu a freguesia acompanhada por equipas da IROA, S.A. e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, lideradas pelo Presidente da IROA, Hernâni Costa, e pelo Vereador, Marco Resendes.
A visita aos terrenos permitiu identif**ar as situações mais urgentes de limpeza e manutenção de sumidouros, valetas e bueiros; assim como a identif**ação de soluções, prevendo a construção de infraestruturas capazes de reter a água.
◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de Arrifes

Câmara Municipal apoia famílias prejudicadas pelas inundações na freguesia de FeteirasA Câmara Municipal aprovou, por un...
15/02/2022

Câmara Municipal apoia famílias prejudicadas pelas inundações na freguesia de Feteiras

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sua reunião ordinária, uma verba no valor de 4.199,91 euros para apoiar as famílias prejudicadas pelas inundações na freguesia de Feteiras, as quais provocaram danos materiais em sete habitações.

As inundações atingiram diretamente agregados da Rua da Fonte, Rua do Cemitério, Estrada Regional e Largo de Santa Luzia, que perderam mobílias, eletrodomésticos e/ou outros bens materiais, deixando-as em grave situação de precariedade. Este apoio visa colmatar as necessidades decorrentes desta situação de emergência.

Ainda recentemente, o executivo camarário esteve na freguesia das Feteiras para se inteirar do andamento dos trabalhos intensivos desenvolvidos, não só ao nível da limpeza de caminhos e de grotas, mas também no que diz respeito ao apoio às populações e aos seus bens.

Na sequência do levantamento realizado, surgiu o apoio agora aprovado em sede de reunião de Câmara.

O referido levantamento foi realizado pela Divisão de Desenvolvimento Social, em articulação com o Governo Regional dos Açores e com a Junta de Freguesia das Feteiras.

◇A Minha Freguesia
Câmara Municipal de Ponta Delgada

Fajã de Baixo promove formação A Junta de Freguesia de Fajã de Baixo, em parceria com a Euro Consult e com o Centro de F...
15/02/2022

Fajã de Baixo promove formação

A Junta de Freguesia de Fajã de Baixo, em parceria com a Euro Consult e com o Centro de Formação e Treinos dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, promove formação cofinanciada para ativos empregados.

Para mais informações e/ou inscrições, contacte a Sede da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, ou, ainda, através do e-mail [email protected].

◇A Minha Freguesia
Junta de Freguesia de Fajã de Baixo

Em São Jorge nasce o "Porto Bay Manadas"A Junta de Freguesia de Manadas na ilha de São Jorge está a requalif**ar o espaç...
02/07/2021

Em São Jorge nasce o "Porto Bay Manadas"

A Junta de Freguesia de Manadas na ilha de São Jorge está a requalif**ar o espaço no porto onde vai nascer o "Porto Bay Manadas".

Esta intervenção vai melhorar as condições de lazer e serviços no porto das Manadas, criando um espaço aberto e virado para o mar.

Aqui f**am algumas imagens das obras e o projeto final. As fotografias são da Junta de Freguesia de Manadas.

◇ A Minha Freguesia
J Freguesia de Manadas

Poça das Salemas na Graciosa pronta para o verão A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa concluiu as obras de int...
20/06/2021

Poça das Salemas na Graciosa pronta para o verão

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa concluiu as obras de intervenção na poça das Salemas "zona não vigiada".

Foram realizados diversos trabalhos de limpeza, preparação e melhoria dos acessos, colocação de solários em madeira, guarda sóis e corrimões de proteção.

A Junta de Freguesia apelou através da sua página no facebook aos "bons banhos em segurança, respeitando as normas de segurança e higiene".

◇ A Minha Freguesia
de Santa Cruz da Graciosa

Programa Municipal de Apoio à Mobilidade TÁXI +O Programa TÁXI+ visa garantir um serviço organizado de transporte gratui...
02/05/2021

Programa Municipal de Apoio à Mobilidade TÁXI +

O Programa TÁXI+ visa garantir um serviço organizado de transporte gratuito, através do serviço de táxi, que permita aos idosos com 65 ou mais anos e pessoas portadoras de deficiência, residentes no concelho de Ponta Delgada, a deslocação a consultas, tratamentos, internamentos e ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica, devidamente prescritos pelo serviço regional de saúde (SRS).

O Programa TÁXI+ não se aplica a transporte urgente.

As pessoas interessadas em beneficiar do serviço deverão preencher um formulário de adesão, juntando os documentos obrigatórios.

Para mais informações, contacte a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Junta de Freguesia de Fajã de Baixo
Câmara Municipal de Ponta Delgada

19/04/2021

Freguesia da Prainha na ilha do Pico distinguida com o Prémio de ExcelênciaA Junta de Freguesia da Prainha foi distingui...
19/04/2021

Freguesia da Prainha na ilha do Pico distinguida com o Prémio de Excelência

A Junta de Freguesia da Prainha foi distinguida com o Prémio de Excelência no concurso ‘Eco Freguesia, Freguesia Limpa-2020’ promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

A distinção atribuída à qualidade ambiental da Prainha acontece pelo sétimo ano consecutivo, com a freguesia a ser a única do Pico a receber o galardão de Excelência, que no todo regional foi atribuído a 30 Juntas de Freguesia.

No concelho de São Roque do Pico foram ainda distinguidas com o Diploma e a Bandeira do programa de educação ambiental as freguesias de Prainha, São Roque e Santa Luzia, enquanto a de Santo António receberá o Diploma.

Atribuídos desde 2014, estes prémios pretendem distinguir as freguesias que se destacaram pelo bom desempenho ambiental ao terem obtido a pontuação máxima na generalidade dos critérios de avaliação, designadamente no esforço de limpeza e de manutenção, reconhecendo em simultâneo o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos.

Ao mesmo tempo os prémios visam reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

A minha Freguesia
Município de São Roque do Pico
São Roque do Pico - Capital do Turismo Rural

ℹ As Juntas de Freguesia estão diretamente envolvidas no Censos 2021. Pode pedir informações e ajuda na Junta da sua fre...
05/04/2021

ℹ As Juntas de Freguesia estão diretamente envolvidas no Censos 2021. Pode pedir informações e ajuda na Junta da sua freguesia.
➡️ Esta é uma importante ferramenta para o conhecimento e gestão das nossas freguesias.
✅ A partir de hoje começam os trabalhos de campo e no dia 19 as respostas pela internet.

ℹ Sabia que os Açores têm 156 freguesias?➡️ Dados pordata 2019.
05/04/2021

ℹ Sabia que os Açores têm 156 freguesias?
➡️ Dados pordata 2019.

🔶️ Qual é a sua freguesia? 🆔️
27/03/2021

🔶️ Qual é a sua freguesia? 🆔️

16/03/2021

Depois de um ano a dar notícias, o domínio do 'Expresso dos Açores' muda o nome, a equipa, a coordenação e os conteúdos. A aposta vai para uma "espécie" de podcast em formato de conversas para falar das pessoas e dos lugares onde vivemos.
Vamos privilegiar as plataformas online, mantendo o distanciamento social e aproximando as pessoas! Como? - Isso vamos explicar em breve.

Inaugurado o primeiro hospital privado dos Açores, orçado em 40 MEO primeiro hospital privado dos Açores foi hoje inaugu...
08/03/2021

Inaugurado o primeiro hospital privado dos Açores, orçado em 40 ME

O primeiro hospital privado dos Açores foi hoje inaugurado, no concelho da Lagoa, um investimento de 40 milhões de euros que vai evitar a deslocação ao continente de doentes do Serviço Regional de Saúde.

Na cerimónia de inauguração, o presidente do conselho de administração do Hospital Internacional dos Açores, Luís Farinha, referiu que a nova unidade apresenta mais de 40 especialidades, algumas das quais não existentes nos Açores, e pretende oferecer aos seus clientes “cuidados de saúde excelência”, estando dotado de 50 consultórios, 96 camas e cinco blocos operatórios.

Neste momento, existem nos Açores apenas três hospitais, todos afetos ao Serviço Regional de Saúde, um dos quais em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, outra em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e outro na Horta, ilha do Faial.

Luís Farinha recordou que, pelas especialidades que possui, algumas das quais não existem nos Açores, vai ser possível evitar a deslocação ao continente por parte de utentes do Serviço Regional de Saúde e combater as listas de espera do sistema público.

É o caso, entre outras especialidades, da cirurgia cardíaca, oftalmologia (vitrectomia), urologia e cirurgia estética.

O responsável pela administração do Hospital Internacional dos Açores salvaguardou que será possível promover uma “eliminação das distâncias, através da teleconsulta, com outras ilhas”, com recurso também a colaborações com agentes exteriores ligados ao serviço de saúde, tendo já sido celebrados convénios com várias seguradoras e ADSE.

A presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, considerou que este é um "dia histórico" para a cidade, uma vez que se trata do maior investimento privado realizado no concelho e que, a par de outros investimentos em curso, vai gerar mais valias económicas.

A unidade hospitalar privada vai criar 300 postos de trabalho e vai ser dotada com um aparelho de ressonância magnética 3 Tesla, um TAC de 128 cortes, cinco salas de bloco operatório, uma delas híbrida, que permite associar procedimentos cardíacos, endovasculares e cirurgias no mesmo espaço e no mesmo doente, bem como uma maternidade, medicina intensiva e atendimento permanente.

Isabel Cássio é a diretora clínica do Hospital Internacional dos Açores.

O Hospital Internacional dos Açores foi inaugurado três anos depois do lançamento da primeira pedra, numa cerimónia que contou também com a presença do presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

Aquela unidade hospitalar não está ainda a funcionar em pleno, prevendo a administração a abertura faseada de serviços até estar completamente operacional.

dos Açores/Lusa

Açores com seis novos casos na ilha de São MiguelOs Açores registaram nas últimas 24 horas seis novos casos de covid-19,...
08/03/2021

Açores com seis novos casos na ilha de São Miguel

Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, em concreto no concelho da Ribeira Grande, decorrentes de 458 análises efetuadas.

Hoje, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, a vila de Rabo de Peixe, que se encontra parcialmente sob cerca sanitária, volta a ter registo de casos, tendo sido detetados nas últimas 24 horas cinco novos doentes.

O outro caso registado na ilha de São Miguel foi detetado na Conceição, também no concelho da Ribeira Grande, avança ainda o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana, acrescentando que todos os novos casos foram diagnosticados "em contexto de transmissão comunitária".

Hoje os Açores não registaram recuperações, mas o arquipélago continua sem doentes internados nos três hospitais, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

Há agora na região 943 pessoas em vigilância ativa e persiste a cadeia de transmissão local no Pico.

Os Açores contam atualmente com 89 casos positivos ativos, sendo 78 em São Miguel, nove no Pico e dois na Terceira.

Desde o início da pandemia foram detetados no arquipélago 3.929 casos positivos, recuperaram da doença 3.704 pessoas e 29 morreram.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.588.597 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

dos Açores/Lusa

7 mulheres que marcaram a diferença nos Açores. (Agenda Açores)
08/03/2021

7 mulheres que marcaram a diferença nos Açores.

(Agenda Açores)

Este Top Azores é dedicado a 7 mulheres que marcaram a diferença nos Açores. Mulheres essas que se destacaram pela sua paixão pelo ensino e educação, pela cultura e artes ou pela sua força, coragem

Governo dos Açores cria Programa Especial Educativo para Rabo de PeixeA secretária regional da Educação dos Açores anunc...
05/03/2021

Governo dos Açores cria Programa Especial Educativo para Rabo de Peixe

A secretária regional da Educação dos Açores anunciou hoje que vai arrancar em 11 de março um Programa Especial de Acompanhamento Educativo para os alunos de Rabo de Peixe, que se mantém em cerca sanitária.

“Este programa de apoio, e de participação, naturalmente, facultativa, funcionará em modo presencial e pretende complementar o ensino à distância”, afirmou Sofia Ribeiro, citada em nota de imprensa.

O objetivo é prestar “um apoio extra ao trabalho e estudo dos alunos, visando igualmente o seu acompanhamento emocional e o reforço propedêutico das normas sanitárias que devem ser tomadas por todos nós no combate a esta pandemia”.

É, assim, assumida, “não somente uma vertente pedagógica, como social e profilática”, numa freguesia que está desde 15 de janeiro sujeita a cerca sanitária, embora o perímetro já tenha sido reduzido por duas vezes, situando-se agora no território a norte da Rua da Praça e na Rua da Nossa Senhora de Fátima, incluindo o bairro situado nas ruas Francisco Andrade e Afonso Maria Tavares.

As atividades presenciais previstas “decorrerão nos vários estabelecimentos de ensino da EBI de Rabo de Peixe e da Escola Profissional da Ribeira Grande, que se situam na Vila de Rabo de Peixe na zona exterior à cerca sanitária, bem como no Centro de Artes e Ofícios desta instituição de ensino, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande”.

“O Centro de Artes e Ofícios, situando-se no interior da cerca, acolherá todos os alunos que vivem nessa zona da freguesia, enquanto que os restantes alunos terão as suas atividades nos estabelecimentos de ensino em que estão inscritos”, concretizou a secretária regional.

Para assegurar a segurança sanitária, “serão constituídos pequenos grupos de alunos e todo o trabalho assentará no desfasamento de horários”.

A responsável pela tutela da Educação adiantou ainda que “os professores que exercerão esta atividade no Centro de Artes e Ofícios deverão fazê-lo de forma voluntária, inscrevendo-se o trabalho no seu horário semanal, na respetiva componente letiva”.

Sofia Ribeiro terminou apelando “ao elevado sentido cívico e de solidariedade de cada docente na forma empenhada como habitualmente dirige o seu trabalho aos seus alunos, tanto mais nesta situação muito particular, em que, por motivos de contenção pandémica, os alunos do interior da cerca sanitária se têm encontrado especialmente confinados, merecendo uma atenção especial”.

Os Açores têm hoje 76 casos positivos ativos, dos quais 65 em São Miguel, nove no Pico e dois na Terceira.

dos Açores/Lusa

Açores receberam 5.850 doses da vacinaO Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira recebeu ontem 5.850 doses da vacina ...
02/03/2021

Açores receberam 5.850 doses da vacina

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira recebeu ontem 5.850 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, estando prevista a entrega, em 15 de março, no Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada) de igual quantidade.

Segundo um comunicado da Direção Regional da Saúde, estas doses “permitirão continuar, de acordo com o plano e prioridades estabelecidas, a vacinação das pessoas com mais de 75 anos e com mais de 50 anos com as comorbilidades prioritárias constantes da primeira fase da vacinação”.

Com a chegada destas vacinas f**a também “assegurada a vacinação de doentes que fazem diálise peritoneal e hemodiálise nos Açores”, é acrescentado.

Para hoje estava prevista a chegada aos Açores de 8.500 doses de vacinas da AstraZeneca, mas, segundo é referido no comunicado, o laboratório fornecedor não cumpriu “com a entrega a Portugal”.

De acordo com a nota de imprensa, a ‘task force’ informou a Direção Regional de Saúde dos Açores de que “não houve cancelamento da entrega, pelo que se aguarda que o país ainda possa receber esta encomenda por parte da Astra e que a entrega à região possa ocorrer ao longo desta semana”.

As vacinas da AstraZeneca permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança nos Açores.

O diretor regional da Saúde, Berto Cabral, já admitiu que a região pode não cumprir o prazo previsto para a primeira fase de vacinação contra a covid-19, alegando que as vacinas estão a chegar a um ritmo lento.

“Se não houver alteração no ritmo da chegada das vacinas, dificilmente será conseguido esse prazo para a vacinação do primeiro grupo”, disse Berto Cabral, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem de reuniões com sindicatos da saúde.

O plano regional de vacinação dos Açores contra a covid-19 previa que a primeira fase do processo decorresse entre dezembro de 2020 e abril de 2021, mas, segundo o diretor regional da Saúde, “subsiste a dúvida” sobre se a região vai ou não receber as vacinas necessárias “dentro do prazo”.

“A verdade é que, efetivamente, o ritmo a que as vacinas estão a chegar é um pouco lento para aquilo que seria desejável e, obviamente, que isso poderá condicionar o ritmo da vacinação e o que inicialmente tínhamos previsto para o plano de vacinação dos açorianos”, afirmou.

dos Açores/Lusa

Médicos que exercem no privado nos Açores vão ser vacinados na próxima semanaOs médicos com mais de 65 anos que exercem ...
27/02/2021

Médicos que exercem no privado nos Açores vão ser vacinados na próxima semana

Os médicos com mais de 65 anos que exercem no privado nos Açores vão ser vacinados na próxima semana, na sequência de um acordo com a direção regional de Saúde, foi hoje anunciado.

A presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos, Margarida Moura, referiu à agência Lusa que esta “era uma grande preocupação e uma insistência, desde 05 de fevereiro", junto do Governo dos Açores, uma vez que estes médicos “são prioritários porque estão no ativo a tratar doentes”.

A responsável referiu que manifestaram vontade de serem vacinados 34 médicos na ilha de São Miguel, cinco na Terceira, quatro no Pico e um em São Jorge, tendo recordado que os médicos, enfermeiros e auxiliares do Serviço Regional de Saúde já foram vacinados como prioritários.

Margarida Moura disse concordar com as prioridades adotadas no processo de vacinação em curso nos Açores, mas salvaguardou que os médicos “deveriam ter sido todos vacinados, públicos e privados, uma vez que prestam todos cuidam de doentes do Serviço Regional de Saúde”.

A presidente do Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos congratulou-se entretanto com o surgimento do primeiro hospital privado dos Açores porque “vai alargar as opções dos doentes e traz especialidades que não existem na região”.

O diretor da Saúde do executivo açoriano já admitiu que a região pode não cumprir o prazo previsto para a primeira fase de vacinação contra a covid-19, alegando que as vacinas estão a chegar a um ritmo lento.

“Se não houver alteração no ritmo da chegada das vacinas, dificilmente será conseguido esse prazo para a vacinação do primeiro grupo”, avançou Berto Cabral, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem de reuniões com sindicatos da saúde.

O plano regional de vacinação dos Açores contra a covid-19 previa que a primeira fase do processo decorresse entre dezembro de 2020 e abril de 2021, mas, segundo o diretor regional da Saúde, “subsiste a dúvida” sobre se a região vai ou não receber as vacinas necessárias “dentro do prazo”.

Os Açores receberam a 16 de fevereiro mais um lote de vacinas da Pfizer com 5.875 doses e estimam receber outras três caixas (com 5.875 doses cada) “na primeira semana de março”.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou sexta-feira que, nas últimas 24 horas, não houve registo de novos casos positivos de covid-19 na região, tendo recuperado da doença três doentes.

"Quatro meses e 10 dias depois de 17 de outubro, a região volta a registar um dia sem casos positivos", refere a entidade no seu comunicado emitido diariamente.

Sexta-feira também já não existiam doentes com covid-19 internados em qualquer um dos três hospitais da região, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Na quinta-feira, havia ainda um doente hospitalizado em Ponta Delgada (São Miguel).

dos Açores/Lusa

Governo dos Açores levanta cerca sanitária a Rabo de Peixe para a semanaO vice-presidente do Governo dos Açores, Artur L...
27/02/2021

Governo dos Açores levanta cerca sanitária a Rabo de Peixe para a semana

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, anunciou que a cerca sanitária a Rabo de Peixe vai ser levantada “com responsabilidade”, na próxima semana, e saudou a “grande adesão” da população local no combate à pandemia.

“Para a semana não há cerca [a Rabo de Peixe]”, porque vai ser “levantada com responsabilidade”, disse o governante.

Artur Lima falava ontem no parlamento dos Açores, no âmbito da apreciação de uma iniciativa do PSD que recomenda ao executivo um programa de recuperação económica e social específico para as freguesias de Ponta Garça e de Rabo de Peixe.

Aos deputados, o vice-presidente destacou a “grande adesão” e comportamento da população da vila piscatória, “em diálogo” com as equipas multidisciplinares no terreno, que afirmou terem realizado desde 05 de fevereiro, com a instituição da cerca sanitária, 998 visitas domiciliárias.

No dia em que os Açores não registaram nenhum caso de infeção, o governante congratulou-se com o facto, afirmando “estar feliz por os Açores serem a região do país que tem a pandemia melhor controlada”, mas ressalvou que o executivo vai estar “atento e preventivo para não facilitar”.

Em resposta a acusações dos parlamentares da oposição, Artur Lima disse que "estigmatizar a freguesia" era deixar que os casos alastrassem pela ilha de São Miguel, responsabilizando-se aquela população.

O vice-presidente do Governo dos Açores recordou ao deputado do BE e seu líder regional, António Lima, que foi o Governo da República que “cercou freguesias com as cercas e que, contrariamente à região, onde foram adotadas “medidas para a economia respirar” no combate à pandemia, o executivo socialista nacional “confinou-se e fechou tudo”.

No âmbito do debate parlamentar, o deputado António Lima condenou o facto de a cerca estar focada na zona piscatória da vila, onde existem mais problemas sociais, numa “atitude reprovável do Governo Regional”, tendo pedido uma definição sobre os critérios usados para instituir a cerca e os que podem conduzir ao seu levantamento.

António Lima condenou ainda a georreferenciação das ruas e casas com doentes da covid-19 naquela vila piscatória.

Por seu lado, o socialista Francisco César considerou que as medidas adotadas para Rabo de Peixe foram tomadas com “falta de diálogo e informação”, repudiou a georreferenciação, porque “estigmatizou uma população”, e condenou o facto de se terem colocado no terreno agentes da PSP “com metralhadoras apontadas para a população”.

Intervindo no debate, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, disse que tomará “todas as decisões para salvaguardar a saúde pública”, como a cerca em Rabo de Peixe, frisou que não está “à procura de votos" e acusou a oposição PS e BE de “incendiar açorianos uns contra os outros”.

A proposta do PSD, ontem aprovada por unanimidade, recomenda ao Governo Regional que “elabore e implemente um programa de recuperação económica e social específico para as freguesias de Ponta Garça e Vila de Rabo de Peixe, sujeitas a cercas sanitárias por razões de saúde pública no âmbito das medidas de combate à pandemia da covid-19”.

Os proponentes referem que a iniciativa “deve contemplar a criação de apoios sociais específicos e a majoração de outros existentes para as micro, pequenas e médias empresas e empresários em nome individual, cujas atividades estiveram totalmente encerradas devido à implementação de cercas sanitárias em Ponta Garça e Rabo de Peixe”.

A cerca sanitária em Rabo de Peixe está em vigor desde 13 de janeiro, mas desde 05 de fevereiro já só se aplicava a uma parte da vila.

Contudo, desde quarta-feira apenas está a ser aplicada ao “território a norte da Rua da Praça e na Rua da Nossa Senhora de Fátima, incluindo o bairro situado nas ruas Francisco Andrade e Afonso Maria Tavares”.

dos Açores/Lusa

Sismo sentido nas ilhas de São Miguel e de Santa MariaUm sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado às 23...
27/02/2021

Sismo sentido nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi registado às 23:10 (00:10 em Lisboa) a sudeste da ilha de São Miguel, anunciaram hoje as autoridades.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indicou o epicentro localizou-se a cerca de 36 quilómetros a sudeste do Faial da Terra, na ilha de São Miguel.

Em comunicado, o Civisa referiu que o "sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escala de Mercalli modif**ada", nas freguesias de Ribeira Quente, Nossa Senhora dos Remédios e Furnas, também na ilha de São Miguel.

O sismo foi ainda sentido, com intensidade II/III, na freguesia de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, acrescentou.

dos Açores/Lusa

Passageiros de São Miguel deixam de ter de fazer teste para viajar para outras ilhasO secretário da Saúde do Governo aço...
26/02/2021

Passageiros de São Miguel deixam de ter de fazer teste para viajar para outras ilhas

O secretário da Saúde do Governo açoriano revelou que a partir das 00:00 (01:00 em Lisboa) de terça-feira deixará de vigorar a obrigatoriedade da realização de teste à covid-19 aos passageiros de São Miguel que viajam para outras ilhas.

Segundo Clélio Meneses, a partir de terça-feira “deixam de existir te**es interilhas a partir de São Miguel”.

Contudo, a medida “pode ser alterada de acordo com a evolução da pandemia” de covid-19, acrescentou.

Desde 19 de dezembro, que os passageiros que se deslocavam de São Miguel para as outras ilhas dos Açores são obrigados a realizar teste de despiste de infeção pelo novo coronavírus antes da viagem.

na conferência de imprensa para atualizar as medidas de combate à pandemia no arquipélago, na cidade da Horta, ilha do Faial, onde decorrem os trabalhos plenários da Assembleia Regional, o responsável fez ainda uma atualização sobre o processo de vacinação contra a covid-19 nos Açores.

Na próxima segunda-feira, adiantou, irão chegar aos Açores 5.850 doses da vacina da Pfizer e, na terça-feira, chegarão 8.500 doses da vacina da AstraZeneca.

Neste momento, a vacina contra a covid-19 já foi administrada a 332 pessoas no Corvo, 294 nas Flores, 834 no Faial, 1.260 no Pico, 702 em São Jorge, 420 na Graciosa, 3.030 na Terceira, 4.584 em São Miguel e 744 em Santa Maria.

“Com a primeira inoculação temos já vacinados 12.204 açorianos, com a segunda inoculação estão já vacinados 6.858 açorianos”, disse.

O secretário da Saúde enalteceu ainda o “comportamento cívico” dos açorianos para o controlo da pandemia na região, mas alertou que é necessário ter “consciência de que, de um momento para o outro, tudo pode ser posto em causa”.

Referindo-se ao facto de nas últimas 24 horas não ter havido registo de novos casos de covid-19 no arquipélago, Clélio Meneses considerou que é um dia para “respirar fundo”, mas também para ganhar “força para os dias que aí vêm”.

“Os resultados que têm sido alcançados devem-se fundamentalmente ao esforço de todos os envolvidos neste processo”, afirmou.

dos Açores/Lusa

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when A minha Freguesia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share