21/06/2022
A maioria dos brasileiros não consegue poupar dinheiro. Eu mesmo não conseguia a até algum tempo atrás.
E posso dizer que desde quando comecei a poupar, aumentar o meu patrimônio tem sido apenas um dentre os grandes benefícios que este hábito me gerou.
Um dos únicos porque depois de começar poupar, comecei a querer entender melhor onde alocar este dinheiro. E daí, descobri uma paixão: investimentos.
Tenho acumulado muitos aprendizados até aqui, e é só o começo, visto que comecei isso em 2019... Comecei a estudar mais o mercado, a aprender sobre empresas, o que elas fazem, como funcionam, algo que me sinto mais conectado com o mundo e que de quebra me traz insights que eu acabo utilizando na prática no meu próprio negócio, e é claro, em meus investimentos.
As desculpas de quem não poupam são muitas, dentre elas:
" As, mas eu ganho muito pouco! "
" Ah, se eu ganhasse um tanto a mais, conseguiria guardar... "
Balela. Este tipo de pessoa, pode ganhar quanto for, que não conseguirá poupar, é uma questão comportamental. Se você é uma destas pessoas, cuidado.
Se da noite para o dia, por qualquer motivo, você tivesse que viver com 10, 15, 20% a menos do que você ganha, você daria um jeito.
Então não seria interessante "fingir" uma condição destas, e já se pagar em primeiro lugar? Você paga todo mundo, mas não se paga. Tudo o que você ganha, você gasta, e as vezes gasta até mais do que ganha, e aí o problema é ainda pior.
Não precisa ser 100% poupador, e também não precisa gastar tudo que ganha desenfreadamente. Encontre um equilíbrio entre estes dois pontos, e seja feliz.
As pessoas são imediatistas. Elas querem algo que talvez pudesse ter mais pra frente, AGORA. Afinal, recompensa no cérebro é imediata. As consequências vêm depois.
O grande problema é que na maioria das vezes o preço a ser pago por esta antecipação fora de hora, é alto demais!
Existe a hora de plantar, e a hora de colher.
Se você não aprender a dominar seus instintos, infelizmente poderá ter grandes conquistas adiadas.
Se por um lado, antecipar algo que você ainda não poderia ter agora, te atrapalha, o contrário também é verdadeiro. E o benefício da paciência de colher no futuro poderá te trazer também muitas outras conquistas.
Os frutos gerados pelo foco são exponenciais.
É você, contra você.
Antes de ter, SEJA.
As conquistas virão!