Jornal Vanguarda Angola

  • Home
  • Jornal Vanguarda Angola

Jornal Vanguarda Angola Jornal Vanguarda é um jornal generalista.

Tendo como missão fazer uma abordagem analítica e profunda aos diversos acontecimentos desde política, desporto, sociedade e cultura.

Do grupo, 17 foram detidos pelas autoridades migratórias na província de Malanje, pelas mesmas ilegalidades, ao passo qu...
19/02/2024

Do grupo, 17 foram detidos pelas autoridades migratórias na província de Malanje, pelas mesmas ilegalidades, ao passo que os demais, pelos operacionais do SME no Uíge, na sequência do combate à imigração ilegal.

De acordo com o Ministério do Interior, no Facebook, os imigrantes abandonaram o território nacional através do posto de fronteira terrestre de Kimbata, no município de Maquela do Zombo.

Fonte: Jornal de Angola

Na mesma reunião, realizada no Futungo II, em Luanda, para analisar a organização e funcionamento interno do partido, fo...
10/02/2024

Na mesma reunião, realizada no Futungo II, em Luanda, para analisar a organização e funcionamento interno do partido, foi anunciada a assumpção de Reis Júnior para o cargo de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, em substituição de Virgílio de Fontes Pereira.

Nas primeiras declarações à imprensa, já nas vestes de secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação e Propaganda, Esteves Hilário prometeu apostar na continuidade, para tornar o partido mais próximo dos cidadãos: "Nós temos as ferramentas gerais do partido, do Departamento de Informação, mas, também, as orientações do Camarada Presidente, que vamos executar”, garantiu.

Na actividade, o Bureau Político do Comité Central aprovou alterações na composição das comissões de trabalho permanentes da Assembleia Nacional.

O Bureau Político aprovou, também, as bases gerais e a metodologia geral para a realização do IX Congresso Ordinário da JMPLA.

Aquele órgão de direcção do MPLA aprovou, igualmente, a proposta de plano de realização do seminário nacional sobre ética e integridade no serviço público, analisou a proposta de resolução para a regularização da direcção do MPLA na província do Cuanza-Norte, com a aprovação da proposta de João Diogo Gaspar para primeiro-secretário provincial, tendo aprovado, ainda, a resolução sobre a realização da conferência provincial extraordinária do MPLA naquela província.

Ao discursar no acto político de lançamento da Agenda Política do MPLA, no Distrito Urbano da Camama, em Luanda, João Lourenço apelou para a necessidade de se prestar, neste ano, uma atenção particular à organização do partido em todos os níveis, sobretudo nas bases, com vista a uma maior coesão interna.

João Lourenço lembrou o trabalho por se levar a cabo a nível interno, com realce para a selecção e preparação dos quadros militantes.

Fonte: Jornal de Angola

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldeangola.ao

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu este domingo uma "nova era" de "paz e prosperidade" com o seu gov...
10/12/2023

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, prometeu este domingo uma "nova era" de "paz e prosperidade" com o seu governo, que recebe o que considerou "a pior herança" da história do país.

"Hoje começa uma nova era na Argentina, uma era de paz e prosperidade, uma era de crescimento e desenvolvimento, uma era de liberdade e progresso", disse Milei no discurso de tomada de posse, nas escadas do Congresso, para os seus apoiantes reunidos na praça em frente ao edifício.

"Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos a receber", acrescentou.

Milei prometeu que não haverá "meias medidas" enquanto enfrenta décadas de gastos excessivos e dívidas. "Juro por Deus e pelo país... exercer com lealdade e patriotismo o cargo de presidente da nação argentina", disse ele ao prestar juramento de posse.

O novo presidente argentino avisou que será necessário fazer um forte ajuste fiscal e destacou que, embora "no curto prazo a situação piore", depois se verão os frutos desses esforços. "Não há dinheiro, não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque", exclamou perante milhares de apoiantes que foram para a frente ao Congresso, agitando a bandeira azul e branca do país e repetindo o grito de guerra de Milei de "liberdade!"

Fonte: Diário de notícias

Leia a matéria na íntegra em www.dn.pt

Sob o lema "Unidade, Progresso e Compromisso por Angola", o MPLA celebra, em 10 de Dezembro de 2023, o 67º aniversário d...
10/12/2023

Sob o lema "Unidade, Progresso e Compromisso por Angola", o MPLA celebra, em 10 de Dezembro de 2023, o 67º aniversário da sua fundação, um marco incontornável e abrangente na história de Angola.

Esta data, pelas razões mencionadas, constitui uma oportunidade ímpar para reflectir profundamente sobre a trajectória histórica do MPLA, marcada por desafios e conquistas, representando estandartes desafiadores da sua capacidade de resiliência e adaptação permanente à situação vigente em cada momento.

O Bureau Político reiteira que toda a actividade política do MPLA permanecerá alinhada aos amplos movimentos de mobilização patriótica e de unidade nacional, garantindo a participação democrática de todos grupos sociais da população, privilegiando o diálogo permanente e livre para enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro.

Nesse contexto, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, aproveita a ocasião para assumir que mantém o perfil de Partido de todos os angolanos comprometidos com a construção de uma sociedade justa, democrática, pluripartidária, de bem–estar e progresso social, fundamentada no desenvolvimento de uma cultura de Paz e de progresso.

O 67º aniversário da fundação do MPLA é celebrado em meio a constantes mutações sociais, políticas e económicas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, nas quais o MPLA, com coragem e determinação, tem encontrado os melhores modelos de respostas para manter a fidelidade ao legado de que " O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER OS PROBLEMAS DO POVO".

O Bureau Político exorta todos os seus militantes, amigos e simpatizantes a celebrarem a efeméride com elevado sentimento patriótico, exaltando os feitos dos heróis tombados pela nobres causas do MPLA e da Nação Angolana, rumo à uma sociedade moderna e desenvolvida.

O Bureau Político apela a todo o povo para apoiar de forma massiva e incondicional as transformações políticas, sociais e económicas implementadas pelo Camarada Presidente, João Lourenço,?que respaldam a permanente preocupação com a melhoria da qualidade de vida de todos os Angolanos.

MPLA — TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR.

A LUTA CONTINUA,
A VITÓRIA É CERTA.

O magistrado do Ministério Público falava durante uma sessão para assinalar o Dia Internacional de Combate à Corrupção (...
08/12/2023

O magistrado do Ministério Público falava durante uma sessão para assinalar o Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de Dezembro), tendo referindo ser esta um mal transversal a todas as sociedades, sendo por isso uma preocupação generalizada em todo o mundo.

Referiu-se ao facto de que este fenómeno enfraquece as instituições, corrói a confiança nas mesmas e, por conseguinte, prejudica o desenvolvimento económico, agravando as desigualdades sociais e a pobreza.

Neste contexto, salientou a necessidade de haver uma reflexão sobre o impacto negativo da corrupção na sociedade e das acções que devem ser desenvolvidas para a sua erradicação.

Hélder Pitta Grós acrescentou que a prevenção e combate à corrupção em Angola é uma realidade e pode ser aferida pelas inúmeras acções que têm sido desenvolvidas neste sentido, tais como por meio dos vários casos de processos-crime instaurados, a quantidade de activos financeiros e não financeiros recuperados, assim como através das multiplas denuncias feitas às instituições (SIC, IGAE, entre outras).

Referiu que, no sentido de prevenir e combater este fenómeno de modo estruturado, a PGR inaugurou, em 2018, em parceria com outras instituições públicas nacionais, com a sociedade civil, o Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Corrupção.

Durante a sua intervenção, disse ainda que esta planificação permitiu, com base na classificação do índice de percepção de corrupção, elaborado pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional, que Angola subisse, nos últimos cinco anos, 49 lugares, ocupando actualmente a 116ª posição, de um total de 180 países escrutinados.

Estes, argumenta Hélder Pitta Grós, são dados reveladores de um conjunto de medidas legislativas, judiciais e administrativas desenvolvidas pelas autoridades nacionais.

Por sua vez, a vice-Procuradora Geral da República, Inocência Maria Pinto, fez uma apresentação do Plano Estratégico de Prevenção e combate à Corrupção, que vigorou de 2018 a 2022.

Fonte: Angop

Leia a matéria na íntegra em www.angop.ao

Numa publicação na sua página oficial no facebook, no quadro do Dia Internacional de Combate à Corrupção, assinalar-se s...
08/12/2023

Numa publicação na sua página oficial no facebook, no quadro do Dia Internacional de Combate à Corrupção, assinalar-se sábado, 9, João Lourenço considera ser um processo que visa uma gestão humana e responsável da coisa pública.

“É um compromisso de todos os que desejam uma Angola próspera, justa e atractiva. Neste dia dedicado à luta contra este flagelo encorajo toda a sociedade a travar este fenómeno devastador”, lê-se na mensagem.

Dados divulgados, recentemente, pela Procuradoria-geral, no âmbito do Plano Estratégico de Prevenção e combate à Corrupção, que vigorou de 2018 a 2022, indicam a instauração de 2.521 processos-crime, dos quais foram remetidos ao juízo 464, de que resultaram em 20 condenações e 84 arquivamentos.

Conforme os resultados, no quadro destes processos, foram apreendidos 25. 046.341.787, 32 (vinte e cinco mil milhões, quarenta e seis milhões, trezentos e quarenta e um mil, setecentos e oitenta e sete kwanzas e trinta e dois cêntimos) e 14.088.102,00 (Catorze milhões, oitocentos e oitenta e oito mil, cento e dois dólares), bem como 800.000.000, 00 (oitocentos milhões de euros).

Já no que toca à recuperação de activo, neste mesmo período, o Estado angolano, por via do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR, recuperou, em dinheiro, bens imóveis e móveis um valor global de 5.329,007.842,83 (cinco mil milhões, trezentos e vinte e nove milhões, sete mil, oitocentos e quarenta e dois dólares e oitenta e dois cêntimo).

Ainda neste domínio, foram apreendidos bens diversos, em Angola e no estrangeiro, avaliados em 12.930.788.169,01 (doze mil milhões, novecentos e trinta milhões, setecentos e oitenta e oito mil, cento e sessenta e nove dólares e um cêntimo).

O 9 de Dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de fortalecer a prevenção e combate à corrupção à escala mundial.

Fonte: Angop

🇦🇴

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg reconheceu esta terça-feira que existe "preocupação" entre os ministros dos...
29/11/2023

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg reconheceu esta terça-feira que existe "preocupação" entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica face à situação no Médio Oriente. Mas, num momento em que a Israel e o Hamas fazem uma "pausa" nos confrontos, Stoltenberg espera por uma nova extensão do período de acalmia."Congratulo-me com o prolongamento da pausa nas hostilidades entre Israel e o Hamas. Isso permitiu um alívio muito necessário para a população de Gaza, a libertação de mais reféns e o fornecimento de mais ajuda humanitária", afirmou Stoltenberg.

"Espero que seja possível prolongar ainda mais esta pausa", enfatizou o secretário-geral da Aliança Atlântica, reconhecendo que "os Ministros [dos Negócios Estrangeiros] manifestaram também a sua preocupação com a guerra no Médio Oriente".

Antes da reunião, em declarações aos correspondentes portugueses em Bruxelas, o ministro João Gomes Cravinho revelou que há ainda "seis cidadãos de nacionalidade portuguesa" como reféns do Hamas na Faixa de Gaza, estando o governo em contacto com as entidades no terreno, "para que sejam libertados".

"Já assinalámos isso para a Cruz Vermelha, [e] às entidades também, tanto de Israel como do Egito, o Qatar também tem conhecimento, estamos a trabalhar para que sejam libertados eles e todos os outros", avançou o ministro, esperando que a retirada destes seis portugueses de Gaza seja bem sucedida.

Fonte: Diário de notícias

Leia a matéria na íntegra em www.dn.pt

"A Argentina tem futuro, e esse futuro é Liberal. Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problema...
20/11/2023

"A Argentina tem futuro, e esse futuro é Liberal. Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial"

Na noite deste domingo (19), logo após ser eleito o novo presidente da Argentina, Javier Milei fez seu primeiro discurso aos eleitores. Mesmo sem mencionar suas propostas mais radicais, o economista ultraliberal falou sobre as medidas que pretende tomar em seu governo e disse considerar "um milagre o país ter um presidente libertário".

Milei, de 53 anos, venceu o peronista Sergio Massa com 55,82% dos votos. "Hoje começa a reconstrução da Argentina", afirmou ele na sede do partido La Libertad Avanza.

No palco, o novo presidente também agradeceu o apoio de Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, e falou que pretende transformar a economia do país ao mencionar que "o futuro é liberal".

"Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial', completou. O novo presidente ainda fez críticas ao atual governo de Alberto Fernández, pontuando que eles precisam "assumir a responsabilidade até o fim do mandato".

Fonte: Terra Brasil

Pedro Sánchez, do PSOE, acaba de ser reeleito para mais um mandato à frente do Governo espanhol. A sua candidatura foi a...
16/11/2023

Pedro Sánchez, do PSOE, acaba de ser reeleito para mais um mandato à frente do Governo espanhol. A sua candidatura foi aprovada por maioria dos deputados no Congresso após meses de negociações.

O socialista prossegue na liderança do Executivo espanhol, depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2018.

Para viabilizar o Governo socialista, Pedro Sánchez contou com os apoios do Sumar, PNV, Bildu, ERC, Junts, BNG, além do próprio PSOE. Somados representam 179 votos favoráveis, mais três do que os 176 necessários.

Contra votaram o PP, o Vox e União do Povo Navarro.
O acordo para permitir a investidura de Sánchez está a gerar polémica em Espanha.

As maiores críticas prendem-se com a amnistia prevista para os independentistas catalães no pacto com os catalães do Junts, de Carles Puigdemont.

O pacto gerou protestos por todo o país e a própria Comissão Europeia já deu sinais de preocupação com os detalhes do acordo.

Em causa, estão as dúvidas sobre a constitucionalidade da cedência de amnistia aos independentistas envolvidos no referendo ilegal pela independência da região da Catalunha em 2017.

O acordo prevê a ilibação de todos os que estiveram envolvidos no processo. Sánchez, no primeiro dia de debate de investidura, esta quarta-feira, defendeu que esta era a solução possível contra um acordo da "direita reacionária", integrada pelo PP e o Vox.

Fonte: Jornal de Negócios

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldenegocios.pt

O antigo primeiro-ministro britânico David Cameron foi esta segunda-feira nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, su...
13/11/2023

O antigo primeiro-ministro britânico David Cameron foi esta segunda-feira nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo James Cleverly, que passou para o Ministério do Interior, anunciou o primeiro-ministro, Rishi Sunak.

O regresso de David Cameron, que se demitiu em 2016 após o referendo do 'Brexit', implicou a sua nomeação para a Câmara dos Lordes, pois para fazer parte do Governo é obrigatório fazer parte de uma das Câmaras do parlamento britânico.

A remodelação governamental em curso resultou da demissão de Suella Braverman de ministra do Interior, inicialmente avançada pela comunicação social britânica, a qual era motivo de rumores há vários dias devido a declarações controversas feitas pela antiga ministra.

Na semana passada, Suella Braverman publicou um artigo no jornal The Times no qual acusou a polícia de favoritismo por permitir uma manifestação pró-palestiniana no sábado, cujos participantes caracterizou como "manifestantes pelo ódio".

Fonte: TSF Rádio Notícias

Leia a matéria na íntegra em www.tsf.pt

O Chefe de Estado falava à imprensa após ter inaugurado o novo Hospital Geral do Bengo, situado na localidade do Bucula,...
07/11/2023

O Chefe de Estado falava à imprensa após ter inaugurado o novo Hospital Geral do Bengo, situado na localidade do Bucula, cerca de cinco quilómetros da cidade de Caxito, denominado Reverendo Guilherme Pereira Inglês.

João Lourenço admitiu que casos de negligência médica ainda existem, como em toda a parte do mundo, e que as autoridades vão continuar atrás deles.

Como exemplo, referiu que, no caso mais recente de negligência médica de mau trato a um cidadão que se dirigiu a uma unidade hospitalar, as autoridades competentes tomaram as medidas que se impõem, negando haver impunidade.

Para o Estadista, pretender-se que o sistema de saúde em Angola, neste momento, seja perfeito é exigir de mais.

O hospital Reverendo Guilherme Pereira Inglês, tem capacidade para 200 camas, 15 áreas clínicas distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e um centro de hemodiálise.

O novo hospital, cujas obras iniciaram em Julho de 2021, custou aos cofres do Estado cerca de 63 milhões e 180 mil dólares. Será um centro de formação e investigação científica e vai abarcar vários serviços, com destaque para medicina geral, pediatria e cirurgia.

Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o hospital foi construído com o objectivo de ser uma referência no atendimento humanizado de excelência, investigação científica e formação de quadros. A empreitada gerou cerca de 650 empregos directos em várias categorias.

O Hospital, de nível terciário, vai garantir a prestação de serviço de média e alta complexidade reduzindo, em grande medida, as evacuações para Luanda e para o exterior do país. Vai atender a população do Bengo e das províncias vizinhas.

🇦🇴

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Nacional de Protecção Civil, comissário-bombeiro...
31/10/2023

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Nacional de Protecção Civil, comissário-bombeiro Manuel Lutango, à saída da reunião orientada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República e coordenador da Comissão, Francisco Pereira Furtado.

O encontro, disse, analisou algumas propostas da agenda feita pelo Secretariado Executivo, no que concerne às acções preventivas a serem tomadas, tendo em conta as questões de desastres, em alinhamento com a estratégia internacionalmente estabelecida para o quinquénio.

"Todas estas estratégias têm em conta as ferramentas internacionais, como é o quadro de Sendai, que dá conta das medidas internacionais de gestão de desastres. Estamos a ver o alinhamento com o PDN e com as ferramentas do continente africano, concretamente o PUA, que é o Plano de Acção 2030”, esclareceu Manuel Lutango.

Uma das recomendações saídas da reunião, segundo ainda o porta-voz da Comissão de Protecção Civil, prende-se com a necessidade de os Departamentos Ministeriais que integram o organismo identificarem as acções, para que se possa ter um orçamento das medidas e dar-se resposta às questões de chuva.

"Abordámos a proposta de dois planos de contingência, que são a preparação e resposta. São ferramentas bastante volumosas e que consumiram muito tempo da reunião”, acrescentou, sublinhando que as medidas de Segurança Pública estão, igualmente, inseridas nos planos e serão discutidas "de forma bastante específica” nos próximos tempos.

Manuel Lutango assegurou, ainda, que as medidas estão a ser implementadas em algumas regiões do país, sobretudo, naquelas em que as famílias localizadas em zonas de risco e identificadas pela Comissão já sofrem com a consequência das chuvas.

Foto:Francisco Furtado, ministro de Estado e chefe da Casa Militar

Fonte: Jornal de Angola

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldeangola.ao

Na 24.ª Conferência Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo, o Presidente do Tribunal Supremo irá dissertar sobre "...
31/10/2023

Na 24.ª Conferência Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo, o Presidente do Tribunal Supremo irá dissertar sobre "O Caso de um Tribunal Internacional Anticorrupção, enquadrado no grupo temático número 1, que aborda a Reforma da Carta das Nações Unidas.

O evento, que decorre de 1 a 7 de Novembro, tem como lema "Unindo o mundo para as crianças através de uma legislação mundial aplicável e de uma governação global eficaz" e contempla, ainda, sessões paralelas com seis grupos temáticos de 4 e 5 tópicos, respectivamente.

Foto: Presidente do Tribunal Supremo- Joel Leonardo

Fonte: Jornal de Angola

🇦🇴

Logo depois, a ministra reuniu de emergência com vários directores gerais e clínicos dos grandes hospitais públicos, com...
26/10/2023

Logo depois, a ministra reuniu de emergência com vários directores gerais e clínicos dos grandes hospitais públicos, como avançou o Novo Jornal, e isso mesmo vem expresso na nota do gabinete de tecnologias de informação e comunicação institucional do Ministério da Saúde.

"A medida surge na sequência de um acto de grave negligência médica, que teve lugar naquela unidade hospitalar, no passado dia 18 de Outubro, consubstanciado na rejeição de uma paciente grave que, felizmente, acabou sendo atendida no Hospital Materno-Infantil Dr. Pedro Manuel Azancot de Menezes", lê-se no comunicado a que o Novo Jornal teve acesso.

"Adicionalmente, foi instaurado um processo disciplinar aos membros da equipa de serviço envolvidos", lê-se ainda no documento, onde o Ministério da Saúde "reitera a tolerância zero em relação aos actos de tratamento desumanizado de pacientes e outros utentes dos serviços das unidades sanitárias e demais Instituições a ele adstritas, tal como decretado recentemente aos 22 de Setembro de 2023".

O Ministério da Saúde manifesta igualmente a sua determinação "na implementação das medidas necessárias que garantam às populações um tratamento digno, competente, ético e humanizado".

Fonte: Novo Jornal

🇦🇴

ELEIÇÃO NA ARGENTINA - A candidata da direita Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial da ...
25/10/2023

ELEIÇÃO NA ARGENTINA - A candidata da direita Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial da Argentina, declarou apoio ao ultraliberal Javier Milei.

Bullrich angariou cerca de 24% dos votos no primeiro turno e é da coalizão do ex-presidente Mauricio Macri, de quem foi ministra de Segurança.

Milei e o peronista Sergio Massa disputarão o segundo turno, que acontece no dia 19 de novembro.

Fonte: Globonews

Israel anunciou esta quarta-feira que vai recusar vistos a representantes das Nações Unidas após as declarações do secre...
25/10/2023

Israel anunciou esta quarta-feira que vai recusar vistos a representantes das Nações Unidas após as declarações do secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou que o ataque do Hamas "não vem do nada, mas de 56 anos de ocupação".

O anúncio foi feito pelo embaixador israelita na ONU, Guilad Erdan, que acrescentou que Israel já tinha começado a adotar esta política e que tinha recusado um visto ao subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths.

"É altura de dar uma lição aos altos funcionários da ONU", disse Erdan esta quarta-feira numa entrevista à rádio do exército israelita.

"O massacre de judeus perpetrado pelo Hamas [a 07 deste mês] foi um ato de genocídio na sua intenção e imensamente brutal na sua forma", afirmou Dani Dayan, presidente do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, condenando também as declarações de Guterres perante o Conselho de Segurança da ONU.

"Parte da diferença em relação ao Holocausto deve-se ao facto de os judeus terem hoje um Estado e um exército. Não estamos indefesos ou à mercê dos outros", acrescentou o responsável do Yad Vashem.

Foto: Embaixador israelita na ONU- Guilad Erdan

Fonte: Diário de notícias

Leia a matéria na íntegra em www.dn.pt

Os socialistas de Pedro Sánchez chegaram a acordo com o Movimento Sumar de Yolanda Díaz para governar Espanha. Este pact...
24/10/2023

Os socialistas de Pedro Sánchez chegaram a acordo com o Movimento Sumar de Yolanda Díaz para governar Espanha. Este pacto aproxima o atual líder do Governo de uma nova investidura, mas falta ainda atrair os apoios das restantes forças políticas de esquerda necessárias para formar maioria.

Este é um passo em frente para Sánchez. Depois das reuniões desta segunda-feira em Moncloa, o Sumar e o PSOE anunciaram na manhã desta terça-feira um acordo de Governo que será detalhado numa conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros agendado também para esta terça-feira (recorde-se de que Yolanda Díaz, além de líder do Sumar, é a atual vice-presidente de Espanha).

"O acordo de Governo, que servirá para uma legislatura de quatro anos, vai permitir ao nosso país continuar a crescer de maneira sustentável e com emprego de qualidade, com o desenvolvimento de políticas baseadas na justiça social e climática e ampliando direitos, conquistas feministas e liberdades", lê-se na nota divulgada.

Este é um pacto que tem como principais objetivos o "pleno emprego", a "redução da jornada de trabalho sem redução salarial", a "implementação de um plano de choque contra o desemprego juvenil" e o "reforço do sistema público de saúde".

Ao El Mundo, o porta-voz do Sumar, Ernerst Urtasun já garantiu que uma das medidas concretas que será anunciada prende-se com a redução de meia hora diária das oito horas de trabalho. A redução para 37,5 horas de trabalho semanais foi uma das condições impostas para o acordo.

Este é um passo nas negociações que já era esperado, mas que não foi simples para os socialistas. O Sumar já tinha vindo a público afirmar, depois de se encontrar com o Rei, que o acordo estaria "longe" de ser alcançado, apelando a que as negociações acelerassem.

Com o apoio do Sumar, os socialistas contam com 153 votos favoráveis no Congresso, ficando ainda a faltar mais 23 apoios para os 176 votos que constituem a maioria absoluta obrigatória para ser investido.

Fonte: Jornal de Negócios

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldenegocios.pt

O porta-voz Álvaro João disse que muitas das acusações são feitas sem qualquer “substância” ou provas.O jurista Albano P...
13/10/2023

O porta-voz Álvaro João disse que muitas das acusações são feitas sem qualquer “substância” ou provas.

O jurista Albano Pedro, um dos principais críticos da atuação da PGR no combate à corrupção, diz a Procuradoria não investiga as denúncias contra gestores públicos do Executivo porque o Ministério Público prefere aguardar que alguém formalize uma queixa, caso contrário não investiga.

“A PGR pode despoletar a investigação” , afirma Pedro para quem a PGR é obrigada a investigar qualquer denúncia pública sobre crimes públicos.

Para ele, “o apelo aqui é de uma postura de isenção em relação aos fatos que são denunciados”.

O também jurista Manuel Cangundo é de opinião que a PGR é tímida no combate à corrupção.

Por seu lado, o analista politico Agostinho Sicato diz que que esta alegada relutâncua em levar a cabo investigações é a forma como o Executivo tem de salvaguardar a sua imagem.

“Talvez deve ser pelo fato de o Executivo procurar preservar a sua imagem para evitar desgaste da mesma, e isso faz com que os atuais membros ainda se enveredam por práticas indecorosas”, afirma.

Em resposta, o porta-voz da PGR, Álvaro João, diz que a maior dificuldade para investigação destas denúncias está na obtenção de provas.

“Há processos que começaram a ser investigados em 2027 .... porque no processo de corrupção a obtenção de provas não é fácil porque estes crimes são cometidos com muita inteligência”, explica João, lembrando que “muitas denúncias não são investigadas por falar de substância e a Procuradoria não pode sair todos os dias a dar esclarecimentos sobre o que está a investigar”.

Ele conclui que a PGR tem que obedecer “alguns princípios porque o investigado goza de presunção de inocência”

Recorde-se que a PGR disse recentemente que se verifica uma diminuição de casos de corrupção e desvios do erário público em Angola.

Foto: Hélder Fernando Pitta Gróz-
Procurador-Geral da República de Angola

Fonte: Voa

🇦🇴

Conforme uma nota do Parlamento, a reunião foi convocada pela presidente do órgão, Carolina Cerqueira, que diz tratar-se...
13/10/2023

Conforme uma nota do Parlamento, a reunião foi convocada pela presidente do órgão, Carolina Cerqueira, que diz tratar-se de um imperativo do Regimento do hemiciclo.

A reunião, para a qual estão convocados todos os deputados membros da Comissão Permanente, terá com ordem do dia a “Informação sobre a recepção da Proposta do Grupo Parlamentar da UNITA para a Destituição do Presidente da República".

O Grupo Parlamentar da UNITA entregou ,esta quinta-feira, ao Parlamento a proposta de destituição do Presidente João Lourenço, por alegada violações da Constituição e interferências nos poderes legislativo e judicial.

Segundo Liberty Chyiaka, cabe ao povo, por iniciativa de um terço dos seus representantes e a aprovação de dois terços, na Assembleia Nacional, destituir o Presidente.

Foto: Adalberto Costa- Presidente da Unita

Fonte: Angop

🇦🇴

O "espectáculo-jantar” marca, igualmente, os 60 anos de carreira e 74 de vida do músico.Estava inicialmente marcado para...
12/10/2023

O "espectáculo-jantar” marca, igualmente, os 60 anos de carreira e 74 de vida do músico.

Estava inicialmente marcado para os dias sete e nove de Setembro último, mas por questões de saúde do protagonista foi reprogramado.

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o agente do músico e CEO da Guelvamos Promoções, que tirou este que é o sexto CD de Mukenga, Guelmo Cruz, disse que os ingressos para os 300 lugares deste evento estão esgotados.

🇦🇴

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o líder da oposição Benny Gantz chegaram a um acordo para a formaçã...
11/10/2023

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o líder da oposição Benny Gantz chegaram a um acordo para a formação de um Governo de unidade nacional, com o objetivo de ajudar o país, numa altura em que escala a guerra com o Hamas.

A notícia foi avançada pelo gabinete de Netanyahu e está a ser reproduzida na imprensa israelita.

O jornal Haaretz avança que o gabinete de guerra vai incluir também o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e diz que o partido de Unidade Nacional, de Gantz, vai ter cinco ministros no novo executivo de emergência.

O Governo de unidade nacional deverá funcionar enquanto durar a guerra, diz o Financial Times, acrescentando que nenhuma legislação não relacionada com o conflito poderá avançar neste período.

O acordo surge no seguimento do ataque sangrento do Hamas a Israel, no sábado, depois do qual Israel declarou guerra contra o grupo armado. Como retaliação, Gaza - território controlado pelo Hamas - foi deixada sem eletricidade, combustível e água. A única central de energia do enclave está agora sem combustível.

Jerusalém dá conta de 1.200 mortos israelitas, um número que, diz, deverá subir. Já as autoridades de saúde palestinianas avançam que 1.055 pessoas morreram em Gaza.

Fonte: Jornal de Negócios

🇦🇴

Eis a lista de exonerações e nomeações:1. Rui Josefo Duarte, exonerado do cargo de Administrador Municipal de Talatona;2...
11/10/2023

Eis a lista de exonerações e nomeações:

1. Rui Josefo Duarte, exonerado do cargo de Administrador Municipal de Talatona;

2. Nelson Lopes Funete, exonerado do cargo de Administrador Municipal de Icolo e Bengo;

3. Tomás Bica Mumbundo, exonerado do cargo de Administrador Municipal do Cazenga;

4. Filipe Serafim Cumandala, exonerado do cargo de Director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana de Luanda;

5. João Vladimir Belo Catinda, exonerado do cargo de Director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas de Luanda;

6. José Manuel da Rosa Bessa, exonerado do cargo de Administrador Adjunto para Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários do Município de Luanda;

7. Nádia Evelise Martins de Sousa Neto, exonerada do cargo de Administradora do Distrito Urbano do Rangel;

8. José de Oliveira dos Santos Bastos, exonerado do cargo Administrador do Distrito Urbano da Maianga;

9. Pedro Orlando Afonso Paca, exonerado do cargo de Administrador do Distrito Urbano do Sambizanga;

10. Isabel Nicolau Kudiqueba dos Santos, exonerada do cargo de Administradora do Distrito Urbano de Vila Verde;

11. Pedro António Alfredo Calunga, exonerado do cargo de Administrador Adjunto para Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários do Distrito Urbano do Rangel.

Na sequência, através de outros Despachos, por conveniência de serviço, o Governador Provincial de Luanda, nomeou, nos termos da lei, as seguintes entidades:

1. José de Oliveira dos Santos Bastos, nomeado para o cargo de Administrador Municipal de Talatona;

2. Isabel Nicolau Kudiqueba dos Santos, nomeada para o cargo de Administradora Municipal de Icolo e Bengo;

3. Nádia Evalise Martins de Sousa Neto, nomeada para o cargo de Administradora Municipal do Cazenga;

4. Sérgio de Assunção José Sachicuata, nomeado para o cargo de Director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfico e Mobilidade Urbana de Luanda;

5. João José Pedro, nomeado para o cargo de Director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas de Luanda;

Fonte: Jornal de Angola

Leia a matéria na íntegra em www.jornaldeangola.ao

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jornal Vanguarda Angola posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share