30/04/2021
Estamos num grande impasse atualmente no jogo, visto que na última atualização as cartas aggro receberam bons buffs, trazendo de volta decks antigos que dominavam no começo do jogo. O problema é que se você começou a jogar mais recentemente você provavelmente também não conhece o MAIOR predador dos aggros e é por isso que eu estou aqui.
O Legends of Runeterra te permite jogar com decks que possuem mecânicas que mais te agradam, portanto seja você jogador de aggro, jogador de midrange, jogador de combo ou jogador de controle o LOR tem um deck pra você, porém é importante saber que todo deck tem boas e más matchup's e nem este deck está imune a isso, logo mais abaixo eu falo sobre as bad matchup's desse deck, sem mais delongas.
Lhe apresento o deus do controle, o famoso Corina Control:
Como funciona:
O deck é focado em MUITAS remoções, ele contém poucas criaturas. Isso se deve ao fato de que quando a Corina Veraza é jogada ela descarta as 5 primeiras cartas e para cada feitiço ela causa dano às unidades e ao Nexus do oponente.
No início do jogo, Elise pode ser jogada para ajudar a ganhar bloqueadores na mesa. Ela é usada agressivamente contra decks mais lentos ou como ferramentas para desacelerar decks agressivos até chegar ao final do jogo para Corina e Ledros.
Ledros é outra carta que chega para finalizar o jogo ele divide a saúde do Nexus pela metade cada vez que é jogado. Ele também tem um Last Breath onde volta para sua mão, então pode ser invocado repetidamente, desde que não seja silenciado.
Geralmente, Ledros é jogado antes da Corina para que ambos possam obter mais valor. No entanto, contra decks mais agressivos ou com muitas criaturas, muitas vezes, Corina precisará ser jogado para estabilizar o tabuleiro, isso claro se você não tiver usado ruína antes.
Estratégia de mulligans:
Contra decks aggros você sempre vai procurar ter na mão, Banquete Cruel, Go Hard, Elise e Raio da morte.
Contra deck de descarte é melhor manter Lamento Fulminante na mão. Contra Draven e Jinx Raio termogênico deve ser guardado para eliminar eles dando preferência para Jinx que é a win condition do deck.
Contra decks mais lentos, como Feel the Rush, faça um mulligan para pegar a Elise e tente dar o máximo de dano possível com ela. Depois disso, você f**a passando o turno pro seu adversário e espera encerrar o jogo com Ledros. É bom ter a ruína em mãos para tentar forçá-los a conter suas unidades devido ao medo.
Contra Fiora / Shen, você é capaz de remover a Fiora com seus inúmeros feitiços. Você também tem feitiços de custo baixo para lidar com o início do jogo. Se tudo der errado, você e o shen segurar o jogo você pode finalizar o jogo usando ruína, só basta tomar cuidado com o Deny.
Ashe Midrange (Com LB ou Sejuani), essa match pode ser um confronto difícil, mas é outra em que a ruína pode facilmente decidir o jogo. Raio termogênico também é importante para lidar com unidades mais robustas tipo os yetis. Aperto dos mortos vivos remove a ashe com facilidade.
Ezreal / Swain ou Ezreal / Draven, freqüentemente, você consegue encerrar jogos com Ledros com facilidade. Você também não tem muitas criaturas, então eles têm dificuldade em subir de nível em Ezreal. Sua Vingança e Ruína também são ótimas contra Leviathan se você for contra a versão Swain.
Scouts (MF e Quinn) suas remoções são fortes o suficiente para lidar com os escoteiros com eficiência. O raio termogênico na Miss Fortune costuma ser crítico. Você tem que estar atento à determinação guardiã antes de fazer alguma jogada. Se você conseguir fazer com que eles usem a Determinação em uma única unidade você sairá ganhando.
De forma geral você joga defensivamente com seus feitiços e unidades até chegar no turno da Corina ou Ledros. No momento em que você joga qualquer uma dessas cartas, você está fechando o jogo.
Bad mathchup's
Tahm/Soraka é provavelmente o deck mais difícil, já que Hush pode causar problemas. No mulligan, você deseja manter a Vingança e a Ruína. Sua melhor esperança nessas partidas é receber dano das unidades e então ter uma grande ruína e então voltar com Ledros e Atrocidade.
Deck de dragões (Shyvanna/Aurelion), pois suas unidades são Muito grandes, e os feitiços de targon deixam elas mais robustas, contra esse deck você sempre vai buscar ter a ruína e vingança na mão, stackar o go hard pode te salvar, porém use os feitiços sabiamente visto que a chance de você tomar um escudo de feitiço é muito alta.
Deck de anivia, esse deck também possui poucas unidades, porém possui a mecânica de ramp, fazendo assim com que ele chegue no turno 10 enquanto você ainda está no turno 7. Somando isso ao fato de que anivia é uma unidade difícil de matar e vai ser revivida incontáveis vezes faz desse deck uma difícil matchup's para corina, todavia o combo ledros + atrocidade pode fechar o jogo, só tome cuidado com frostbite.
De forma geral se o deck tem muitas unidades a corina é a predadora natural dele, o deck é bastante barato e poucas pessoas usam, fazendo com que ele seja perfeito para o momento atual do jogo, muito dos jogadores mestre hoje em dia já subiram pelo menos uma season usando esse deck.
Vou deixar a lista e o código do Corina Control e de sua variação CorVina nos comentários.
"Os piltovenses de mente fechada só conhecem engrenagens e sucata, não sabem apreciar a delicadeza de cada haste, pétala e célula do meu cultivar. Eles não merecem o gracioso fim que terão." - Corina Veraza