Ango-Diplomacia Tv

  • Home
  • Ango-Diplomacia Tv

Ango-Diplomacia Tv Recebe todas informações a tempo, tudo sobre a diplomacia.

05/09/2022

‼🇦🇴 Segundo a UNITA, o Tribunal Constitucional de Angola já aceitou a providência na qual o principal partido da oposição contesta a vitória do MPLA nas eleições de 24 de agosto. Agora está tudo nas mãos do órgão, que deverá tomar uma decisão nos próximos dias.

02/09/2022

‼️🇦🇴 Eleições em Angola: Tribunal Constitucional confirma reclamação da UNITA, mas diz que não pede anulação do sufrágio

Dois partidos da oposição, apresentaram recursos relativos ao processo eleitoral junto do Tribunal Constitucional (TC), nenhuma delas relativo à anulação de eleições, informou hoje a instituição.

"O tribunal rececionou no final da tarde de ontem (01.09) duas reclamações, dois requerimentos que dão início ao contencioso eleitoral, um da UNITA e outro da coligação CASA-CE", disse a porta-voz do tribunal, Aida Gonçalves.

Sobre um eventual pedido de anulação das eleições, o diretor do gabinete dos partidos políticos do TC, Mauro Alexandre, indicou que, dos processos que deram entrada, nenhum deles faz referência em termos de pedidos formulados à anulação de eleições gerais, mas não especificou o seu conteúdo.

Uma fonte próxima da direção da UNITA disse na quinta-feira à Lusa que no pedido de anulação as eleições, remetido ao TC, foram arroladas "várias reclamações, que se configuram em ilegalidades", registadas ao longo de todo o processo eleitoral.

Fonte: Lusa.

02/09/2022

AQUECEU!

‼️🇦🇴 Eleições em Angola: Líder da UNITA assume vitória pela primeira vez

O líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) assumiu vitória nas eleições angolanas pela primeira vez, através da sua conta do Twitter, prometendo defender a "soberania do povo e o seu voto".

"Angolanos, a UNITA ganhou as eleições! Vamos defender a soberania do povo e o seu voto", escreveu Adalberto Costa Júnior, desafiando a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) a comparar as atas que tem com as que deu aos partidos da oposição e reiterando que não aceita os resultados divulgados.

A publicação de Adalberto da Costa Júnior no Twitter foi feita às 00:22, pouco tempo depois de ter divulgado uma declaração em vídeo, em que se expressou também sobre os resultados das eleições gerais realizadas a 24 de agosto, mas sem proclamar vitória.

Nessa declaração, o líder da UNITA prometeu que não vai abandonar quem votou no partido e justificou o silêncio que a sua formação política tem mantido sobre o assunto com os processos relacionados "com o contencioso eleitoral, cujos prazos estão a decorrer e previstos na lei", numa referência às queixas na CNE.

Fonte: Lusa.

01/09/2022

Internacional!

🇬🇼 Início da greve da comunicação social pública guineense

Arrancou hoje a greve decretada pelo Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau, para reivindicar, entre vários pontos, a conclusão do processo de efetivação dos jornalistas e técnicos dos órgãos públicos, iniciado em 2020 e o pagamento de cinco dos 22 meses de subsídios em dívida com os funcionários em fase de efetivação.

Reivindicam também o seguimento do projeto de Estatuto Remuneratório dos profissionais dos órgãos de comunicação social públicos e o esclarecimento por parte do Ministério das Finanças sobre os "fundos provenientes da cobrança da taxa de audiovisual destinada" à imprensa pública.

O sindicato representa os jornalistas e profissionais da Rádio Difusão Nacional, Televisão da Guiné-Bissau, o jornal "Nô Pintcha" e a Agência de Notícias da Guiné. (Lusa)

01/09/2022

Atualidade!

‼🇦🇴 Jovens angolanos estão preocupados com o alto índice de desemprego e temem que a vitória do MPLA nas eleições, anunciada pela CNE, não resolva a situação.

Siga a nossa página e mantém-se informado nos factos internacionais!

01/09/2022

Novidades não param!

‼️ONU acusa China de violar direitos humanos de uiguires e minorias étnicas. Relatório origina apelo à comunidade internacional.

31/08/2022

‼️👀Ajuda internacional começa a chegar ao Paquistão. Mais de 33 milhões de pessoas afetadas pelas piores inundações da história do país.
Siga a nossa página, mantém-se informado nos factos internacionais!

31/08/2022

‼️ última hora.

A União Europeia decidiu suspender o acordo de facilitação de vistos com a Rússia.

31/08/2022

‼️🇲🇿 Covid-19: PR moçambicano anuncia fim das máscaras, com exceções

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje o fim da obrigatoriedade generalizada de uso de máscaras para prevenção da covid-19, com exceção em espaços de saúde e outros casos particulares.

"Deixa de ser obrigatório o uso de máscaras em todos os locais cobertos e fechados, contudo, recomenda-se o uso nos transportes coletivos", referiu Nyusi, assinalando que continuarão a ser exigidas a quem apresente "sintomas sugestivos da covid-19".

As máscaras continuarão também a ser obrigatórias em unidades sanitárias, consultórios médicos, laboratórios, farmácias, lares de idosos e no interior de aeronaves comerciais.

Fonte: Lusa
Siga a nossa página, mantém-se informado nos factos internacionais!

31/08/2022

‼️🇦🇴 UNITA acusa a CNE de impedir que constasse na ata dos resultados finais das eleições a reclamação feita pelo seu mandatário.

31/08/2022

A UNITA queixa-se, com razão, que os órgãos públicos de comunicação social só dão notícias do MPLA. Como resposta, a UNITA só tem disponibilidade para falar com os jornalistas estrangeiros, nomeadamente portugueses. E então os jornalistas angolanos? Será que a UNITA pensa que somos todos assalariados do MPLA? Depois queixem-se.

31/08/2022

‼️🇦🇴UNITA foi o partido mais votado no Zaire, terra de petróleo em que muitos se dizem sentir "esquecidos" pelo Governo. A oposição destronou o MPLA, que venceu na maioria das províncias, segundo os dados finais da CNE.

31/08/2022

‼️PRESIDENTE SUL-AFRICANO ESTÁ ANSIOSO PARA REFORÇAR A COOPERAÇÃO COM O PAÍS...

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, felicitou, terça-feira, João Lourenço pela reeleição como Presidente da República, considerando que o resultado das Eleições Gerais reflecte a confiança que o povo angolano deposita "nele".

31/08/2022

‼🇦🇴 Um grupo de organizações da sociedade civil angolana pede à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) que compare todas as atas síntese para "comprovar" a vitória do MPLA e garantir "a verdade eleitoral expressa nas urnas" a 24 de agosto.

31/08/2022

Desporto❗

Girabola 2022-2023 arranca no dia 24 de Setembro com 16 equipas.

O sorteio da 45.ª (quadragésima quinta) edição do campeonato nacional aconteceu hoje, na sede da Federação Angolana de Futebol, FAF, em Luanda.

31/08/2022

Sobre eleições gerais em Angola 🇦🇴

À DW, socióloga diz que os resultados das eleições de 24 de agosto devem servir de chamada de atenção para o MPLA.

O partido terá vários trabalhos de casa: melhorar o diálogo com as suas bases, cumprir as promessas eleitorais e aproximar-se mais da população, resolvendo os seus problemas.

31/08/2022

‼ Reações mundiais à morte de Gorbachev ‼

Mikhail Gorbachev, último Presidente da União Soviética, morreu esta terça-feira, em Moscovo, aos 91 anos. Têm sido muitas as reações à morte do pai da "Perestroika", que é lembrado como o líder que ajudou a pôr fim à Guerra Fria. Vladimir Putin manifestou "profunda tristeza" pela morte.

Siga a nossa página, mantém-se informado nos factos internacionais!

31/08/2022

‼ÚLTIMA HORA: Morreu Mikhail Gorbachev‼

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu hoje aos 91 anos. A notícia foi avançada pelas agências de notícias russas.

Segundo o Hospital Central Clínico de Moscovo, Gorbachev morreu na noite desta terça-feira "após uma doença grave e prolongada".

Fonte: Lusa

30/08/2022

É oficial❗

🇦🇴 Aumenta a pilha de reclamações sobre as eleições em Angola. A UNITA diz que vai pedir a suspensão dos resultados, que dão a vitória ao MPLA. A CASA-CE promete esgotar "todos os caminhos legais" para repor a "verdade".

30/08/2022

Sobre eleições gerais em Angola 🇦🇴❗

A UNITA anunciou hoje que vai entregar uma reclamação com efeitos suspensivos dos resultados das eleições anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral, que proclamaram a vitória do MPLA, e afirmou não ter sido notificada da decisão. Também a CASA-CE garantiu esta terça-feira que vai esgotar todos os mecanismos legais para que seja reposta a verdade eleitoral, frisando que não reconhece os resultados eleitorais.

30/08/2022

‼️Comunicação social pública da Guiné-Bissau marca greve a partir de quinta-feira

O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau entregou um pré-aviso de greve a partir de quinta-feira para reivindicar, entre vários pontos, o final do processo de efetivação de jornalistas.

Segundo o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o sindicato reivindica a conclusão do processo de efetivação dos jornalistas e técnicos dos órgãos públicos da comunicação social, iniciado em 2020 e o pagamento de cinco dos 22 meses de subsídios em dívida com os funcionários em fase de efetivação.

O sindicato reivindica também o seguimento do projeto de Estatuto Remuneratório dos profissionais dos órgãos de comunicação social públicos e o esclarecimento por parte do Ministério das Finanças sobre os "fundos provenientes da cobrança da taxa de audiovisual destinada" à imprensa pública.

"Caso as partes não cheguem a um entendimento para a solução dos pontos elencados, o sindicato reserva-se ao direito de iniciar uma greve a iniciar às 00:00 de 01 de setembro e com término às 00:00 do dia 06 do mesmo mês", refere o sindicato.

O sindicato representa os jornalistas e profissionais da Rádio Difusão Nacional, Televisão da Guiné-Bissau, o jornal "Nô Pintcha" e a Agência de Notícias da Guiné.

30/08/2022

‼️🇦🇴🗳 CASA-CE contesta resultados e vai usar mecanismos legais para repor a verdade

A Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) anunciou hoje não reconhecer os resultados eleitorais anunciados na segunda-feira e que vai esgotar todos os mecanismos legais para que seja, pela primeira vez, reposta a verdade eleitoral.

Segundo um comunicado divulgado na rede social Facebook pela coligação, uma das oito forças partidárias que concorreram às eleições gerais da passada quarta-feira, tendo perdido os 16 assentos que tinha no parlamento angolano, a decisão foi tomada hoje pelo colégio presidencial da CASA-CE.

O partido entende que os resultados definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), na segunda-feira, que deram vitória, pela quinta vez, ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder, "não refletem a verdade eleitoral expressa nas urnas pelo povo soberano de Angola".

A CASA-CE interpôs uma reclamação junto do órgão eleitoral e garante que "vai esgotar nos termos da Constituição e da lei todos os mecanismos legais para que seja, pela primeira vez, reposta a verdade eleitoral em Angola".

O presidente do partido, Manuel Fernandes, promete falar "nos próximos tempos" sobre os atos desenvolvidos pela coligação em prol da reposição da verdade eleitoral, e sobre "os atos lesivos ao processo de votação".

"A CASA-CE apela, de forma reiterada, à serenidade, coragem, firmeza e bom ânimo aos seus militantes e a todo o povo angolano interessado na reposição da verdade e justeza eleitorais", conclui a nota.

30/08/2022

É oficial!

‼️🇦🇴🗳 CASA-CE contesta resultados e vai usar mecanismos legais para repor a verdade

A Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) anunciou hoje não reconhecer os resultados eleitorais anunciados na segunda-feira e que vai esgotar todos os mecanismos legais para que seja, pela primeira vez, reposta a verdade eleitoral.

Segundo um comunicado divulgado na rede social Facebook pela coligação, uma das oito forças partidárias que concorreram às eleições gerais da passada quarta-feira, tendo perdido os 16 assentos que tinha no parlamento angolano, a decisão foi tomada hoje pelo colégio presidencial da CASA-CE.

O partido entende que os resultados definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), na segunda-feira, que deram vitória, pela quinta vez, ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder, "não refletem a verdade eleitoral expressa nas urnas pelo povo soberano de Angola".

A CASA-CE interpôs uma reclamação junto do órgão eleitoral e garante que "vai esgotar nos termos da Constituição e da lei todos os mecanismos legais para que seja, pela primeira vez, reposta a verdade eleitoral em Angola".

O presidente do partido, Manuel Fernandes, promete falar "nos próximos tempos" sobre os atos desenvolvidos pela coligação em prol da reposição da verdade eleitoral, e sobre "os atos lesivos ao processo de votação".

"A CASA-CE apela, de forma reiterada, à serenidade, coragem, firmeza e bom ânimo aos seus militantes e a todo o povo angolano interessado na reposição da verdade e justeza eleitorais", conclui a nota.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Ango-Diplomacia Tv posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share