Guilherme Cyrillo

  • Home
  • Guilherme Cyrillo

Guilherme Cyrillo Psicologia 10/10
Psicoterapeuta

Contato para agendar consultas:
bit.ly/3O5sRBU

Como orientar-se pela verdade das coisas?Sertillanges diz que o desejo de conhecer é instintivo em todo ser humano; e só...
01/10/2020

Como orientar-se pela verdade das coisas?

Sertillanges diz que o desejo de conhecer é instintivo em todo ser humano; e só conhece quem se faz escravo da verdade. Essa verdade "clama nas ruas", como ele diz, ou seja, está nas coisas simples do cotidiano, nos fatos, nas conversações, nos acasos, nos espetáculos, nas visitas e nos passeios. .
Pense comigo:

Quem entende mais de agricultura: o Ministro da Agricultura ou o camponês?
Quem entende mais de defesa pessoal: o acadêmico que fez um artigo sobre desarmamento, ou o fazendeiro semi-analfabeto que vive na pele invasões e sabe da importância de ter uma arma para proteger seu lar?
Quem entende mais de violência: os ministros do STF ou cidadão de bem que mora numa favela e já viu amigos e familiares sendo assassinados?
Quem entende mais de religião: o mestrando em ReligiãoCienciasHumanaseocaralhoaquatro que nem à Igreja vai, ou a senhorinha que nunca leu um livro e vai à missa e reza o terço todo dia?
Uma multidão de verdades circula nos mais simples discursos. Aprenda a escutar. Em cada homem está todo o homem. Converse com o caixa do mercadinho do seu bairro, com o padeiro, com o pedreiro, com o Uber. Neste sentido que o padre Sertillanges diz:

UM CAMPONÊS É AS VEZES MUITO MAIS SÁBIO QUE UM FILÓSOFO!

Durante todo o livro, Peterson nos leva a uma viagem pela alta literatura, pela Bíblia, por conceitos e símbolos das gra...
28/07/2020

Durante todo o livro, Peterson nos leva a uma viagem pela alta literatura, pela Bíblia, por conceitos e símbolos das grandes religiões, por simbolismos e signif**ados de desenhos infantis, por teorias de grandes psicólogos, por acontecimentos históricos. Tudo para nos mostrar o antídoto para o Caos através de suas regras.
Esta vida é sofrimento, ponto. Diante disso, surge-nos duas opções: trazer Ordem a partir deste caos, ou trazer mais caos a partir do caos. Esta segunda opção é o que leva alguns a flertarem com o suicídio, ou então mais grave ainda: desejar a destruição do Ser, assim como aqueles executores de massacres em escolas.
Vivemos numa tensão. Hoje o Sol brilha, nossos pais estão saudáveis e nosso emprego indo de bem a melhor; mas a qualquer momento o jogo pode inverter e o Caos se instalar. Quando o caos se instala é compreensível o questionamento da existência de Deus, ou sobre um Deus bom permitir que um mundo assim exista.
Por mais compreensíveis que sejam essas questões, há um problema. As ações tomadas com base nelas (talvez até os próprios pensamentos) inevitavelmente transformam uma situação ruim em ainda pior. Odiar a vida e desprezá-la serve apenas para tornar a própria vida insuportavelmente pior; desejar apenas produzir o sofrimento pelo sofrimento. Essa é a própria essência do mal. As pessoas que chegam a ter esse tipo de pensamento estão a um passo da desordem total.
As pessoas são muito fortes. Podem sobreviver a muita dor e perdas. Porém, para perseverar, elas devem ver o bem no Ser. Se não conseguirem isso, estarão verdadeiramente perdidas.
Qual signif**ado do título desta regra então? Sabe aqueles pequenos momentos do dia que nos trazem felicidade? Acariciar um gato (ou cão), assistir a um vídeo cômico, rir de algo besta, ver uma garotinha fofa dançando vestida de bailarina. Se prestarmos atenção no nosso dia-a-dia, podemos ter essas pausas que nos trazem uma pequena luz a mais em um dia bom, e um pequeno alívio em um dia ruim.
São estes pequenos momentos que nos recordam que existe uma Ordem no mundo, e que a maravilha do Ser pode compensar o sofrimento que o acompanha de forma inseparável.

MENINOS VIRANDO MENINAS.A Universidade em que Peterson lecionava instalou os chamados “skatestoppers”, impedindo assim q...
20/07/2020

MENINOS VIRANDO MENINAS.

A Universidade em que Peterson lecionava instalou os chamados “skatestoppers”, impedindo assim que a garotada que lá brincava pudesse fazer suas manobras ousadas. Esse caso foi só um empurrão para Peterson pensar o seguinte: "por trás dessa elaboração de regras para impedir que os skatistas pratiquem coisas de altíssima habilidade, corajosas e perigosas, vejo a atuação de um espírito insidioso e profundamente anti-humano."
Dois perigos na criação de filhos hoje: A superproteção, e a doutrina de que adolescentes e jovens do s**o masculino devem “adotar os mesmos padrões de comportamento tradicionalmente incentivados para as mulheres.” Se superprotegidos, os garotos fracassam quando algo perigoso e inesperado surge de repente, como inevitavelmente acontecerá. E se forem criados para serem meninas, dificilmente se tornarão um homem desejado pelas mulheres. Por simples fatores biológicos, garotos gostam mais de coisas; gostam de competição; gostam de serem ousados, agressivos.
É óbvio que o uso errado dessas tendências é prejudicial. O problema é retirar isso do homem. No mínimo, essas qualidades são necessárias para autodefesa. É para o benefício das mulheres que os homens sejam assim.
Parte dos motivos pelos quais tantas mulheres que trabalham não se casam, hoje, é porque não querem ter que cuidar de um homem, e dos filhos.
Quando a docilidade e a inofensividade se tornam as únicas virtudes aceitáveis, então a severidade e a dominância começarão a exercer um fascínio inconsciente. Em parte o que isso signif**a para o futuro é que se os homens forem obrigados a se feminilizar, se interessarão cada vez mais por ideologias políticas severas e fascistas, assim como em Clube da Luta: "fodam-se essas responsabilidades!"
Se forem saudáveis, as mulheres não querem garotos. Elas querem homens.
O espírito que interfere quando os meninos estão tentando se tornar homens, portanto, não é benéfico nem para as mulheres nem para os homens.
Peterson encerra genialmente: "E se você pensa que homens fortes são perigosos, espere até ver do que os fracos são capazes."

Quando observamos objetos, não enxergamos entidades inúteis e depois lhes atribuímos signif**ado; percebemos diretamente...
18/07/2020

Quando observamos objetos, não enxergamos entidades inúteis e depois lhes atribuímos signif**ado; percebemos diretamente seu signif**ado. Vemos pisos para caminhar, portas para atravessar e cadeiras para sentar. O mundo se revela para nós como algo a ser utilizado e explorado.
Isso se aplica também à nossa percepção de nós mesmos e de outras pessoas. Todos temos um signif**ado existencial e então um oceano a ser explorado. É por essa razão que devemos ser precisos em nosso propósito. Sem essa precisão, afogamo-nos na complexidade do mundo.
A psique (a alma) e o mundo são ambos organizados com a linguagem através da comunicação. A falta de precisão na comunicação é o que faz casamentos ruírem, por exemplo. Quando o caos se anuncia, é necessário uma clareza de pensamento para invocar a ordem. “Por que meu marido não elogia mais minha comida?” “Por que nossa vida sexual está uma droga?” "Por que me ucasamento chegou nese ponto?" “Talvez seja por isso, isso e isso....”. Colocar essas coisas em ordem é difícil; é um primeiro passo. Em seguida é necessário diagnosticar e consertar o problema.
Identifique as coisas com atenção e linguagem cuidadosas. Você tem que definir conscientemente o assunto de uma conversa, especialmente quando ele é difícil — ou passa a ser tudo, e tudo é coisa demais. É por isso que frequentemente os casais deixam de se comunicar. Ninguém é capaz de discutir sobre “tudo”. Em vez disso, você pode dizer: “É essa coisa exata e precisa... que está me deixando infeliz. É precisamente isso... que eu quero como alternativa.”
Isso vale para todos, não só casais. Você precisa determinar onde estava em sua vida para que possa saber onde está agora e para onde está indo. Se não souber exatamente onde está, pode estar em qualquer lugar. Qualquer lugar são lugares demais para se estar, e alguns deles são muito ruins.
Confronte o caos do Ser. Enfrente o mar de problemas. Especifique seu destino e trace seu curso. Admita o que quer. Diga a todos ao seu redor quem você é. Especifique e olhe atentamente, mova-se adiante de forma clara e direta.
Seja preciso no que diz

Vejam se não é assim que acontece nas rodas de conversa: uma pessoa está falando, e cada um está aproveitando o tempo us...
16/07/2020

Vejam se não é assim que acontece nas rodas de conversa: uma pessoa está falando, e cada um está aproveitando o tempo usado por quem tem a palavra para imaginar o que dirá em seguida, o que geralmente será algo fora do assunto, pois a pessoa que está esperando para falar não está de fato prestando atenção. Há um outro tipo em que uma pessoa começa a contar uma história sobre um acontecimento interessante, e a outra, agora preocupada com seu potencial status baixo como indivíduo menos interessante, imediatamente pensa em algo melhor.
Percebem? Não existe uma conversa autêntica. A conversa se torna um campo de batalha. "Eu quebrei o braço", e o outro emenda "Eu quebrei duas pernas!", e um terceiro completa "E eu que capotei 3 vezes com o carro e quase morri?"
Quando a conversa é autêntica, uma pessoa fala de cada vez e todos estão ouvindo. A pessoa que está falando tem a oportunidade de discutir seriamente um acontecimento. Todos os demais respondem empaticamente. Quem fala está organizando o evento problemático em sua mente enquanto relata a história. As pessoas organizam seus cérebros com a conversa. Se não tiverem alguém para quem contar sua história, perdem o controle. Como um acumulador, não conseguem colocar ordem em si mesmas. A contribuição da comunidade é necessária para a integridade da psique individual.
Você precisa refletir; aceitar que talvez o seu parceiro de conversa tenha algo a lhe dizer de importante, e então ao ouvi-lo você pode até ter uma ideia original (veja só!) que sai do seu íntimo, em vez de criar estratégias para vencer e validar o que você já sabe.
Uma conversa como essa é uma delícia; é envolvente; carrega o desejo pela verdade. Assim como escutar uma música maravilhosa, esse tipo de conversa o leva para o reino em que as almas se conectam, e esse é um lugar real. Ela o deixa pensando: “Isso realmente é recompensador. Nós realmente nos conhecemos.”
Talvez seja por isso que alguns se dirigem a um terapeuta mesmo sem ter problemas sérios: eles só precisam de alguém que OUÇA.
E aí, qual foi a última vez que você teve uma conversa signif**ativa?

Adler, Jung e Frankl sabiam que eram as mentiras que alimentavam a doença.Não se trata aqui daquelas mentirinhas corriqu...
16/07/2020

Adler, Jung e Frankl sabiam que eram as mentiras que alimentavam a doença.
Não se trata aqui daquelas mentirinhas corriqueiras do dia-a-dia. Trata-se de uma Mentira com “M” maiúsculo, que é a própria inversão da Verdade com “V” maiúsculo. Trata-se de viver de um modo falseado; de distorcer a realidade.
Essa falseamento é típico de ideólogos que adotam um axioma único: o governo é ruim, a imigração é ruim, o capitalismo é ruim, o patriarcado é ruim. Depois, filtram e selecionam suas experiências e insistem que tudo pode ser explicado através desse axioma. Eles acreditam que sob a tutela de toda essa teoria ruim o mundo poderia ser arrumado, bastaria que eles assumissem o controle.
“Aconteceu o que eu queria? Não. Então meu objetivo ou meus métodos estavam errados. Ainda tenho que aprender algo.” Essa é a voz da autenticidade. “Aconteceu o que eu queria? Não. Então o mundo é injusto. As pessoas são invejosas e burras demais para entender. É culpa de alguém ou de alguma coisa.” Essa é a voz da inautenticidade.
É a falsidade que deixa as pessoas miseráveis a um ponto em que não podem suportar, que enche a alma humana com ressentimento e vingança, que produz o terrível sofrimento da humanidade: os campos de extermínio nazistas, as câmaras de tortura e os genocídios de Stalin. Foi a falsidade que quase condenou a própria civilização à morte.
É nossa responsabilidade enxergar corajosamente o que está diante dos nossos olhos e aprender com isso, mesmo que aparente ser algo horrível.
Dizer a verdade é levar a realidade mais habitável ao Ser. A verdade constrói edifícios que podem durar mil anos; alimenta e veste os pobres e gera nações ricas e seguras; faz com que o passado seja verdadeiramente o passado e faz o melhor uso das possibilidades futuras. A verdade é o recurso natural máximo e inesgotável. É a luz na escuridão. A verdade floresce sempre renovada das fontes mais profundas do Ser.
Evitará que sua alma murche e morra enquanto passa pela inevitável tragédia da vida. No Paraíso, todos dizem a verdade. É isso que o torna o Paraíso.
Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta.

A VIDA É SOFRIMENTO. ISSO ESTÁ CLARO. Não há verdade mais básica e irrefutável. O que fazer então a respeito disso? Temo...
14/07/2020

A VIDA É SOFRIMENTO. ISSO ESTÁ CLARO. Não há verdade mais básica e irrefutável. O que fazer então a respeito disso? Temos duas opções: agir por CONVENIÊNCIA ou por SIGNIFICADO. Agir por conveniência é sempre o caminho mais fácil: busque o prazer, siga seus impulsos, viva para o momento. Minta, traia, furte, engane, manipule — mas não seja pego. Em um universo essencialmente sem sentido, que diferença faria?
No entanto, um olhar atento à História de nossos antepassados mostra-nos o seguinte: logo após o Homem - outrora imaculado - rejeitar a Deus, dando assim início ao sofrimento no mundo, surge a ideia de SACRIFÍCIO. E com o sacrifício, temos a ideia de Signif**ado, que pode ser representado da seguinte forma: que algo melhor pode ser obtido no futuro ao se abrir mão de algo de valor no presente.
A tragédia do Ser autoconsciente produz sofrimento, o inevitável sofrimento. Esse sofrimento, por sua vez, motiva o desejo pela gratif**ação imediata e egoísta — por conveniência. Mas sacrifício — e trabalho — serve para manter o sofrimento afastado de forma muito mais eficiente do que o prazer impulsivo em curto prazo.
CONVENIÊNCIA é seguir o impulso cego. É o ganho em curto prazo. Ela é estreita e egoísta. Ela mente para conseguir ir adiante. Ela não leva nada em consideração. Ela é imatura e irresponsável. O SIGNIFICADO é seu substituto amadurecido; ele surge quando os impulsos são regulados, organizados e unif**ados; a partir da interação entre as possibilidades do mundo e a estrutura de valor que opera dentro desse mundo. Se a estrutura de valor está orientada para o aprimoramento do Ser, então o signif**ado revelado será o sustento da vida. Ela fornecerá o antídoto para o caos e para o sofrimento. Ela tornará tudo melhor.
O signif**ado triunfa sobre a conveniência; satisfaz todos os impulsos, agora e sempre.
Não há fé, nem coragem, nem sacrifício algum em se fazer o que é Conveniente. Ter signif**ado em sua vida é melhor do que ter aquilo que quer, porque talvez você nem saiba o que quer ou do que de fato necessita.

Eric Harris, um dos atiradores do massacre de Columbine nos EUA, escreveu: “A raça humana não merece que lutemos por ela...
13/07/2020

Eric Harris, um dos atiradores do massacre de Columbine nos EUA, escreveu: “A raça humana não merece que lutemos por ela, apenas que a matemos...nada tem mais signif**ado algum.”
As pessoas frequentemente pensam assim, embora raramente coloquem seus pensamentos em prática de forma tão brutal quanto aos autores de massacres. Afinal, que m***a de planeta é esse? Pra que tanto sofrimento? Sempre que experimentamos as terríveis tragédias da vida, a tentação de questionar o Ser e depois amaldiçoá-lo ergue-se sordidamente da escuridão.
Para amenizar a tragédia e não se deixar levar pelo desespero, é necessário que o SEU COMPORTAMENTO MUDE diante do sofrimento.
Alexandre Soljenítsin sofreu infinitamente mais em sua vida do que aquele jovem atirador revoltado contra o mundo; foi enviado ao campo de concentração, preso, surrado, e depois atingido pelo câncer. No entanto, não permitiu que sua mente se voltasse á vingança e à destruição, ele abriu os olhos. Soljenítsin – assim como Viktor Frankl – encontrou pessoas que se comportavam de maneira nobre sob circunstâncias horríveis. E então esquadrinhou os detalhes de sua vida, desconstruiu a si mesmo, e anos depois escreveu O Arquipélago Gulag. A decisão de um homem em mudar sua vida, em vez de amaldiçoar o destino, balançou todo o sistema patológico da tirania comunista até seu âmago.
E você? Está aproveitando as oportunidades, se esforçando, fazendo as pazes com seu irmão? Está tratando seus pais, seu cônjuge, seus filhos com dignidade e respeito? Ou está deixando que a amargura e o ressentimento o arrastem para baixo? Você arrumou a sua vida?
Se a resposta for não, tente isso: comece a parar de fazer o que você sabe que é errado. Comece hoje.Não fique se questionando. Não culpe o capitalismo, a esquerda radical ou a iniquidade de seus inimigos. Não reorganize o estado até que você tenha ordenado sua própria experiência. Tenha um pouco de humildade. Se você não pode levar paz para sua casa, como ousa tentar governar uma cidade?
Se não arruma a própría casa, como ousa querer arrumar o mundo?

Não é raro presenciarmos a seguinte cena: pais, inaptos ou indispostos a dizerem não a seus filhos, veem-se obrigados a ...
12/07/2020

Não é raro presenciarmos a seguinte cena: pais, inaptos ou indispostos a dizerem não a seus filhos, veem-se obrigados a segui-lo aonde quer que ele vá. O papel se inverte: filhos mandam nos pais. Estes, por sua vez, estão criando um pequeno Deus-imperador do Universo.
O problema começa na imagem da criança imaculada. Parte dessa ideia surgiu com Rousseau (séc XVIII). Para ele, as pessoas nascem com um espírito intrinsicamente imaculado, que é corrompido apelas pela cultura e sociedade em volta dele. Porém, o bom selvagem descrito por Rousseau era um ideal, e não a realidade de carne e osso que ele supôs. Ora, se a sociedade é corrupta, mas não os indivíduos dentro dela, então de onde vem a corrupção? Como é propagada?
Há muito mais chances de que as crianças desandem de formas complexas se não forem treinadas, disciplinadas e devidamente encorajadas. Isso quer dizer que não é apenas errado atribuir todas as tendências violentas dos seres humanos às patologias da estrutura social. É errado o suficiente para ser praticamente o oposto.
Pais moderninhos tem aversão às palavras disciplinar e punir, evitam a qualquer custo que seus filhos entrem em contato com algo ruim, e querem ser os AMIGÕES deles. Amigos ele terá muitos, mas pai e mãe somente um. Trate-o como um amigo e verá o desastre acontecer. As crianças devem ser moldadas e informadas, ou não serão capazes de prosperar. Elas sofrem danos quando seus pais “compassivamente” desatentos fracassam na missão de torná-las espertas, observadoras e despertas, e as deixam em um estado inconsciente e indiferenciado, e sofrem danos quando os responsáveis por seu cuidado, com medo de qualquer conflito ou chateação, não ousam mais corrigi-las e as deixam sem uma direção.
Os pais têm o dever de agir como representantes do mundo real —compassivos e cuidadosos —, mas, ainda assim, representantes. Afinal de contas, você ama seus filhos. Se as ações deles fazem com que você deixe de gostar deles, pense qual será o efeito delas em outras pessoas,que se importam muito menos com eles do que vocêNão deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar eles.

Não importa o quão bom você seja em algo, sempre haverá alguém melhor do que você. Isso é um fato indiscutível da vida. ...
02/07/2020

Não importa o quão bom você seja em algo, sempre haverá alguém melhor do que você. Isso é um fato indiscutível da vida. O fracasso é o preço que pagamos por padrões e, uma vez que a mediocridade tem consequências desagradáveis reais, os padrões são necessários.
Mas isso não quer dizer que ou você é um sucesso total, ou um fracasso total. Esta generalização é formula certa para embarcar numa depressão e/ou ansiedade. Existem graus e graduações; um meio termo. Se existem pessoas melhores do que você, você também é melhor que muitas pessoas. Se alguns são melhores em alguns aspectos, você é melhor em outros. Seu colega se sai melhor no trabalho, mas o casamento dele pode estar uma m***a e o seu feliz.
Comparar-se com os outros neste sentido é ainda algo mui infantil. Quando somos jovens, ainda não somos individualizados; não tivemos tempo nem conquistamos sabedoria para desenvolver os próprops padrões. Como consequência, devemos nos comparar com os outros. Mas ao amadurecermos nos tornamos, em contraposição, cada vez mais individualizados e únicos. As condições da nossa vida tornam-se cada vez mais pessoais e menos comparáveis às dos outros.
Além do mais, não há apenas UM jogo para vencer ou fracassar; existem muitos jogos bons na vida. Advogado é um jogo bom, assim como encanador, médico, carpinteiro. O mundo permite várias formas do Ser. Se você não for bem sucedido em uma, pode tentar outra. Pode escolher algo mais compatível com sua combinação única de forças, fraquezas e situação. Você pode até inventar um jogo novo se o seu não estiver funcionando. Então, a generalização do sucesso e do fracasso não é saudável. Quantos músicos não são bem sucedidos em suas profissões, sem serem milionários e famosos como o Paul Mcartney? São bem sucedidos dentro de suas possibilidades e circunstâncias de vida.
Permita que as tarefas do dia anunciem a si mesmas para sua contemplação. Seja melhor a cada dia. O Sermão da Montanha delineia a verdadeira natureza do homem e o alvo correto da humanidade: concentrar-se no dia para que você possa viver no presente e participar completa e corretamente do que está por vir.

VOCÊ PODERIA SER MAIS DO QUE VOCÊ É!Talvez você conheça alguém que há um tempo vem se envolvendo com dr**as e bebidas. U...
02/07/2020

VOCÊ PODERIA SER MAIS DO QUE VOCÊ É!

Talvez você conheça alguém que há um tempo vem se envolvendo com dr**as e bebidas. Uma das principais coisas que faz com que o caminho seja quase sem volta, é o fato de que ela continua a se associar somente com outros que também estão afundando. O que leva essas pessoas a não conseguirem (ou pior, talvez não quererem) mudar de amizades e melhorar as circunstâncias de suas vidas?
Uma das razões é que, às vezes, quando as pessoas têm uma opinião negativa sobre seu próprio valor – ou, talvez, quando se recusam a assumir a responsabilidade por suas vidas -, escolhem uma nova amizade precisamente do mesmo tipo que se provou ser causadora de problemas no passado. Essas pessoas não acreditam que merecem coisa melhor. É mais fácil continuar no vício do que tentar melhorar.
Imagine um adolescente delinquente que é colocado no meio de colegas comparativamente civilizados. O que acontece? A literatura psicológica é clara nesse ponto: a delinquência se espalha, e não a estabilidade. O vício é fácil; o fracasso, também. É mais fácil não carregar um fardo. É mais fácil não fazer e não se importar muito mais fácil descer do que subir. É impossível ajudar quem não quer ser ajudado. É mais fácil descer do que subir.
Se você não quer tomar esse caminho, é útil considerar o seguinte: se você tem um amigo cuja amizade não recomendaria á sua irmã, ao seu pai ou filho, por que teria tal amizade para si mesmo? Lealdade não é o mesmo que burrice. A amizade é um acordo recíproco. Você deve escolher pessoas que queiram que as coisas melhorem, não piorem. Associe-se com pessoas cujas vidas seriam melhoradas se vissem sua vida melhorar; pessoas que o ajudam a ter ambições maiores, fazer o que deve ser feito.
As pessoas que não almejam alto farão o posto.Sentirão inveja quando você alcançar o sucesso, pois suas conquistas tornam os fracassos delas mais evidentes.
São Tomás de Aquino já definia a amizade como querer as mesmas coisas e odiar as mesmas coisas. “Idem vele, et idem nolle”.
Tenha amigos que lhe causem o mesmo efeito da grande escultura de Michelangelo, Davi, que clama aos seus observadores: “VOCÊ PODERIA SER MAIS DO QUE VOCE É!”

Muitas pessoas são mais cuidadosas com seus animais de estimação, do que consigo mesmas. O que faz as pessoas preferirem...
30/06/2020

Muitas pessoas são mais cuidadosas com seus animais de estimação, do que consigo mesmas. O que faz as pessoas preferirem seus animais de estimação do que a si mesmas e outros humanos?
Peterson retorna à história da Criação pra responder essa pergunta (esse capítulo é muito denso para explicar aqui, o post completo colocarei no BLOG).
O ponto fundamental é que desde o pecado original de Adão e Eva - desde que eles deram atenção à serpente (ao caos) -, a desordem entrou no mundo, e então o ser humano se tornou autoconsciente de sua maldade, de seu lado sombrio; de sua nudez.
Devido à essa autoconsciência, podemos pensar que o Homem seja algo que nunca deveria ter existido. Seria melhor se o mundo voltasse a ser habitado apenas por animais. Esse pensamento é comum hoje em dia; se consultarmos nossas fantasias mais sombrias, ele estará lá.
No entanto, existe um remédio para a Queda. Podemos criar a ordem a partir do caos. Graças a Deus a maioria ainda não desistiu do Homem. Quantas pessoas não estão trabalhnado para que você tenha água, eletricidade, internet? Quantos atos de heroísmo cotidiano não estão ao nosso redor? Quantas pessoas mesmo diante do Caos e do sofrimento não estão batalhando para melhorar a sua vida e a do seu próximo?
E você? Você também tem um papel vital a ser exercido no destino em desdobramento do mundo; é, portanto, moralmente obrigado a cuidar de si mesmo. É necessário estar relativamente saudável (saúde mental, corpo fortalecido, boa alimentação) para cuidar daquele seu parente gravemente doente, daquele outro que precisa de ti. Existe uma linha tênue entre cuidar de si mesmo e cuidar do outro.
Peterson encerra poeticamente: "Você pode ajudar a direcionar o mundo em sua trajetória descontrolada um pouco mais para perto do Céu e distante do Inferno (especialmente o Inferno individual). Isso lhe daria um Signif**ado; justif**aria sua existência miserável; expiaria sua natureza pecaminosa e trocaria sua vergonha e autoconsciência exageradas pelo orgulho natural e pela confiança sincera de alguém que aprendeu, uma vez mais, a caminhar com Deus no Jardim".

Este é sem dúvida um dos filmes mais intensos que já assisti na minha vida.Alabama Monroe ou The Broken Circle Breakdown...
24/06/2020

Este é sem dúvida um dos filmes mais intensos que já assisti na minha vida.
Alabama Monroe ou The Broken Circle Breakdown é um filme Belga indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012
O filme trata de assunto delicado e profundo: pra onde vão as pobres almas infantis que partem deste mundo? A morte de uma criança que ainda não tem consciência de nada tem sempre um peso maior.
A trilha sonora é fenomenal. O filme inteiro tem como pano de fundo a banda que leva o nome do filme, pautada num bluegrass puro e refinado. Aqui no Brasil tem uma banda chamada que faz um excelente trabalho tocando esse estilo.
O artigo completo está no meu Blog. Link na Bio.

No fundo do oceano, tudo o que as lagostas querem é um lugar seguro, em que a caça e a coleta sejam boas. Elas querem um...
22/06/2020

No fundo do oceano, tudo o que as lagostas querem é um lugar seguro, em que a caça e a coleta sejam boas. Elas querem um lar. Mas existem muitas lagostas disputando um bom território, e isso causa conflito.

Possuem dois elementos em seus neurônios: serotonina e octopamina. Níveis altos de serotonina e baixos de octopamina caracterizam o vitorioso. Uma lagosta com níveis altos de serotonina tem poucas chances de recuar, pois a serotonina ajuda a regular a flexão postural. A lagosta com uma boa postura estende seus apêndices para que aparente ser grande e perigosa, como Clint Eastwood em um faroeste.

As lagostas fêmeas identif**am esse macho superior e vitorioso e f**am atraídas por ele de forma irresistível. O macho vitorioso além de ter o melhor imóvel, f**a com todas as garotas.
POR QUE ISSO É RELEVANTE?
Lagostas existem há mais de 350 milhões de anos. Isso quer dizer que as hierrquias de dominância têm sido essencialmente uma característica permanente do ambiente ao qual toda vida complexa se adaptou. Hierarquia de dominância não é o capitalismo, nem o comunismo, tampouco o patriarcado; nós temos vivido nela há muito, muito tempo.

Temos uma parte do cérebro que registra nossa posição na hierarquia que é fundamental, pois ajusta nossas emoções, pensamentos e ações. Quando derrotados, nossa postura se inclina; nos tornamos alvos fáceis para os bullies de casca grossa.

Existe uma hierárquia de dominância em nossa sociedade; reconheça isso! Mas se você continuar com essa postura de derrotado, você de fato será um, e as pessoas ao seu redor vão reagir a você como se fosse um perdedor.

Levantar a cabeça, manter as costas eretas e ombros para trás não é algo somente físico, mas também metafísico. Signif**a aceitar a terrível responsabilidade da vida com os olhos bem abertos. É decidir voluntariamente transformar o caos em ordem. Construir a arca que protege o mundo do dilúvio, guiando seu povo pelo deserto após ter escapado da tirania. Pare de se curvar e f**ar se arrastando!

Busque sua inspiração na lagosta com seus 350 milhões de sabedoria prática. Levante a cabeça, mantenha costas eretas e ombros pra trás.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Guilherme Cyrillo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share