Vozes da Re-Existência na Pandemia

  • Home
  • Vozes da Re-Existência na Pandemia

Vozes da Re-Existência na Pandemia Série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no
(1)

10/08/2021

✅ No dia 12 de agosto de 2021, quinta-feira, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS) realizará mais uma edição do projeto de extensão Encontro Aberto, em f88ormato on-line, com o tema "Bala, Bíblia e Boiada", a partir das 17h Manaus e 18h Brasília, no *https://bit.ly/GESECSnoYoutube*

Caio Pompeia (PPGAS/USP), Gabriel Feltran (UFSCAR/CEBRAP) e Jacqueline Teixeira (CEM/USP) são as pessoas convidadas. Flávia Melo (PPGAS/UFAM) é a anfitriã e Mayane Batista (PPGAS/UFAM) fará a mediação.

📚 O evento promoverá Encontro incomum entre pesquisadores de temas como o agronegócio, o desmatamento, armamentos, militarização, crime organizado, cruzada antigênero e conservadorismos religiosos. No drive é possível encontrar as leituras indicadas: https://drive.google.com/drive/folders/1AR5n4W2K0EidrG2ioa0rW19nD2pFm8a4?usp=sharing

📍O Projeto de Extensão “Encontro Aberto” é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS), Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Departamento de Antropologia (DAN), Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Mobilização virtual reúne lideranças, artistas, religiosos e pesquisadores para protestar pela vida no Amazonas! Encontr...
28/01/2021

Mobilização virtual reúne lideranças, artistas, religiosos e pesquisadores para protestar pela vida no Amazonas!

Encontro “Arte, Fé e Luto/a” integra a ação coletiva Amazonas pela Vida, que reivindica renda básica emergencial para os amazonenses, transparência no plano de vacinação e promove ações de apoio a grupos em situação de vulnerabilidade.

A ação coletiva Amazonas pela Vida realiza neste domingo (31) o encontro Arte, Fé e Luto(a) em memória às vítimas da Covid-19. A atividade será transmitida pelo facebook da Casa Ninja Amazônia e pelo site amazonaspelavida.info a partir das 17h (horário de Brasília). Mais de 30 pessoas entre ativistas de movimentos sociais, religiosos, artistas, pesquisadores, lideranças indígenas e profissionais de saúde do Amazonas e de outros estados participam do manifesto virtual.

Arte, fé e luto(a) é um ato de expressão coletiva do luto e também de solidariedade, pois vivemos tempos em que não é possível velar nossos familiares e amigos que foram vítimas da pandemia. Com mais de 200 mil casos confirmados e sete mil mortes pela Covid-19, as populações do estado do Amazonas lutam pela vida. Trata-se de um espaço plural de ação atravessado pela arte, pelo afeto e pela espiritualidade em manifestação e assunção do luto e da luta diante do estado de calamidade e dor que atravessa e vitima o Amazonas. É um ato de expressão coletiva do luto e também de solidariedade e produção de vida, contemplando a divulgação da campanha Amazonas Pela Vida.

"É uma maneira de traduzir a nossa inquietação, indignação e sobretudo a solidariedade por todas as pessoas que têm atravessado um momento muito precário, que tem sido agravado por uma série de circunstâncias perversas que tem a ver também com a total inabilidade do poder público, com os governantes que têm executado seu projeto perverso em todo Brasil e que tem afetado especialmente o estado do Amazonas. Será também um espaço de grito, de fé, de esperança na vida", afirma Ceane Simões, integrante da Campanha Amazonas Pela Vida!

O negacionismo, a corrupção e a incompetência geraram este estado de calamidade pública de forte impacto social, que está longe de acabar. A crise sanitária e social afeta os milhões de amazonenses, sobretudo os mais de 300 mil desempregados e outros 700 mil que estão em trabalhos informais e que não podem continuar trabalhando em casa.

O Amazonas entrou em alerta ‘roxo’ por colapsar todo o sistema de saúde. Atualmente, a principal arma de enfrentamento à pandemia é a vacina e, mais uma vez, o negacionismo e a incompetência dos governos dificultam o acesso à imunização sobretudo dos profissionais de saúde, indígenas e idosos que estão no grupo prioritário.

A Amazonas pela Vida, com a atividade Arte, fé e Luto(a) convida também quem deseja prestar homenagens às vítimas da Covid-19 que enviem seus relatos para “Os nossos ontens: um lugar de memória”, no site http://bit.ly/osnossosontens, e a assinar a petição que reivindica renda básica emergencial para os amazonenses e transparência no plano de vacinação disponível no site da ação amazonaspelavida.info.

Participam da programação no dia 31 de janeiro (em ordem alfabética):

Altaci Kokama
Aline Ribeiro
Carlos Durigan
Ceane Simões
Célia Xakriabá
Cícero Ferreira de Aquino Júnior
Cris Ribas
Dadá Baniwa
Djuena Tikuna
Elisa Maia
Ennio Candotti
Fernanda Fernandes
Flávia Melo
Geise Canalez
Gean Ramos Pankararu
Henrique Vieira
Indianare Siqueira
Jacqueline Teixeira
Jesem Orellana
Joab Pimentel
José Alcimar de Oliveira
Jorge Luis Ribeiro
Joyce Alves Goes
Kariny Sanchez
Karla Martins
Luciana Santos
Luiz Rufino
Lusmarina Campos Garcia
Magaiver Santos
Márcia Kambeba
Maria Gadú
Marcelo Nakamura
Márcia Caminha e DJ Negralha
Marcos Almeida
Marklize Siqueira
Mary Cacheado
Mellanie Fontes-Dutra
Melissa Mann
Michelle Andrews
Myriam Guarani
Nara Baré
Natalia Pasternak
Nonata Correa
Oé Kayapó
Otto
Paulo Teó
Priscila Serra
Raescla Ribeiro
Rosimeire Teles Arapaço
Rita Machado
Rita Von Hunty
Ribamar Bessa Freire
Samela Sataré
Sonia Guajajara
Shirley Djukurna Krenak
Vanda Ortega Witoto
Welton Oda
Yuki Oda

SERVIÇO

O quê? ARTE, FÉ E LUTO/A! Ato-Manifesto pelas vítimas da Covid-19 no Amazonas
Quando? 31/01/2021, das 17h às 20h (horário de Brasília)
Onde? https://amazonaspelavida.info/ e https://www.instagram.com/casaninjaamazonia/
Quanto? Gratuito

Contatos para imprensa:
Ceane Simões (92) 99307-0560
Flávia Melo (92) 99153-2322
Kariny Sanchez (92) 98445-3124
Michel Furquim (11) 96103-7401

O encontro Arte, Fé e Luto/A!, que acontecerá no dia 31 de janeiro, com transmissão pela Casa Ninja Amazônia, é uma inic...
26/01/2021

O encontro Arte, Fé e Luto/A!, que acontecerá no dia 31 de janeiro, com transmissão pela Casa Ninja Amazônia, é uma iniciativa vinculada à campanha Amazonas Pela Vida, em memória das vítimas da Covid-19 no estado do Amazonas. Trata-se de um espaço plural de ação atravessado pela arte, pelo afeto e pela espiritualidade em manifestação e assunção do luto e da luta diante do estado de calamidade e dor que atravessa e vitima o Amazonas. É um manifesto de expressão coletiva do luto e também de solidariedade e produção de vida.

Quer participar conosco?

🔸de 25 a 30 de janeiro publique o seu vídeo de intervenção artística (música, dança, teatro, pintura, literatura, fotografia etc) em suas redes sociais e deixe a sua mensagem de solidariedade ou homenagem póstuma!

🔸A duração do vídeo deve ser de, no máximo, 1 minuto, gravado com o celular na posição horizontal.

🔸Marque a e a Casa Ninja Amazônia

🔸No dia 31/01, acompanhe o nosso ato pelas redes da Casa Ninja Amazônia.

Se expresse!
Celebremos a memória dos mortos e lutemos pela vida!

Acesse https://amazonaspelavida.info/













21/01/2021

A situação no estado do Amazonas é mais do que crítica, é uma crise humanitária com falta de leitos, de insumos básicos, de oxigênio. Pessoas morrendo em suas casas sem atendimento e o número de casos subindo exponencialmente. Nesta quarta-feira, 20, o estado registrou 5.009 novos casos de Covid-19 e bateu o recorde de registros diários. Desse total, 3.632 novos casos foram confirmados em Manaus e 1.377 em cidades do interior.

Coletivos e organizações da sociedade civil tem se mobilizado para realizar ações de solidariedade e pensar propostas concretas para a crise que abala o estado.

Hoje a Mídia NINJA vai conversar com especialistas da área da saúde e lideranças sociais para ouvir a realidade do Amazonas. Acompanhe ao vivo no instagram da e siga para acompanhar as notícias da região.

27/05/2020

Rolando ao Vivo!

LIVE: INICIATIVAS SOLIDÁRIAS PARA ENFRENTAR O COVID-19 NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS DE COLÔMBIA E BRASIL

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA - Betania Mota de Jesus - Liderança MucuxiNo Encerramento do Abril Indígena, comparti...
13/05/2020

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA - Betania Mota de Jesus - Liderança Mucuxi

No Encerramento do Abril Indígena, compartilhamos o quinto vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/Ufam e CPaS-1/USP. Neste episódio, temos a participação da LIDERANÇA indígena macuxi BETANIA MOTA DE JESUS, de Boa Vista/RR.

Conte-nos você também sobre sua experiência de re-existir na pandemia!



https://youtu.be/JODU31gW8-Y

Encerrando o abril indígena, compartilhamos no dia 30 de Abril de 2020, o quinto vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatór...

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA -  Indigenista GILMARA FERNANDES Compartilhamos o quarto vídeo da série semanal Vozes...
13/05/2020

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA - Indigenista GILMARA FERNANDES

Compartilhamos o quarto vídeo da série semanal Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/Ufam e CPaS-1/USP. Neste episódio, temos a participação da indigenista GILMARA FERNANDES, de Boa Vista/RR.

Participe você também, fale-nos sobre sua experiência de re-existir na pandemia!



Em Tempo: Até 12/05/202 o Estado de Roraima confirmou 1.328 de COVID19 e 27 óbitos.

https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Boa-Vista-tem-mais-de-1mil-casos-confirmados-de-covid-19/65478

https://youtu.be/80U1_52SO30

Compartilhamos o quarto vídeo da série semanal Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/Ufam e CPaS...

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA -  Antropóloga Ticuna MISLENE METCHACUNA Compartilhamos o terceiro vídeo da série Voz...
13/05/2020

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA - Antropóloga Ticuna MISLENE METCHACUNA

Compartilhamos o terceiro vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/Ufam e CPaS-1/USP.

Nesse episódio temos a participação da Antropóloga Ticuna MISLENE METCHACUNA MENDES, de Benjamin Constant/AM. Participe você também, fale-nos sobre sua experiência de re-existir na pandemia!

EM TEMPO: até o dia 08/05/2020 a cidade de Benjamim Constat contava com 64 casos de COVID19



https://youtu.be/CTr0WwYUoiY

Compartilhamos o terceiro vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/UFAM e CPaS-1/USP...

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA -  Ialorixá NAGÔ NONATA CORRÊA,Compartilhamos o segundo vídeo da série VOZES DA RE-EX...
13/05/2020

VOZES DA RE-EXISTENCIA NA PANDEMIA - Ialorixá NAGÔ NONATA CORRÊA,

Compartilhamos o segundo vídeo da série VOZES DA RE-EXISTÊNCIA NA PANDEMIA .
Nesta edição, a IALORIXÁ NAGÔ NONATA CORRÊA, da cidade de Manaus/AM, nos convida a_ re-existir!

Participe você também, fale-nos sobre a sua experiência de re-existir na pandemia!


https://youtu.be/APJRriAQi10

Na quinta-feira, 16 de abril, consagrada à Oxossi, orixá da fartura, defensor de quem luta pelo sustento da família, compartilhamos o segundo vídeo da série ...

Compartilhamos o primeiro vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de...
13/05/2020

Compartilhamos o primeiro vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/UFAM e CPaS-1/USP.

No primeiro episódio, temos a participação da liderança indígena Elizângela Baré, de São Gabriel da Cachoeira/AM.
Participe você também, fale-nos sobre sua experiência de re-existir na pandemia!


-- Video Publicado pela primeira vez nas redes sociais em 15 de Abril de 2020 --

EM TEMPO: até o dia 12/05/2020 a cidade de São Gabriel da Cachoeira conta com 137 casos de Coronavirus CONFIRMADOS, 10 ÓBITOS, 336 em MONITORAMENTO e 4 RECUPERADAS

https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/covid-19-justica-determina-cumprimento-de-recomendacoes-do-mpf-para-indigenas-do-rio-negro

https://youtu.be/MCeN-jNQFeA

Compartilhamos o primeiro vídeo da série Vozes da Re-Existência na Pandemia organizada pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas/UFAM e CPaS-1/USP...

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Vozes da Re-Existência na Pandemia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Vozes da Re-Existência na Pandemia:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share