25/04/2023
A maioria das pessoas se beneficiaria apenas de mais movimento na vida. Mas a sociedade, a internet, os modelos fitness de instagram não ajudam, né?
Não se prenda à supostas regras ou metas surreais sobre exercício físico.
Todo mundo, veja bem, TODO MUNDO, começa de algum lugar.
Tá tudo bem começar, recomeçar, por mais desconfortável que seja.
Falando de exercício físico, você não precisa iniciar passando de uma a duas horas na academia, não precisa se cobrar pegar uma coreografia de início, ter as habilidades físicas de quem é completamente diferente de você e DE FI NI TI VA MEN TE não precisa ter uma balança na porta do banheiro pra monitorar os "ganhos" (esquece essa balança, mulher!).
Dá pra começar aos poucos.
15 minutinhos de caminhada, por exemplo, pra quem não se exercita há um bom tempo, é um ótimo começo.
Não precisa ser intenso, não precisa ser "no pain no gain" (que, aliás, já tá batido, ultrapassado e, na minha humilde opinião, qualquer profissional que exalte esse mantra deveria rever seriamente seus estudos).
Pode treinar fofo sim, pode se divertir sim (e pergunta de onde veio o diploma de quem fala essas besteiras🙄)
Benefícios vêm sem dor. Você não precisa de dor e sacrifício pra tê-los. Eles podem vir de inúmeras formas que não vão necessariamente te adequar ao perfil de corpo exaltado pela internet.
Às vezes vem como noites de sono gostosas e bem dormidas, melhora do humor e das relações ao seu redor, mais disposição durante o dia e até ganhos na saúde física, como redução do risco cardiovascular (de ter infartos, AVCs e afins), por exemplo.
Não se maltrate pra começar.
Sempre que puder, busque o cuidado e orientação de quem possa te acolher da melhor forma nessa jornada de autocuidado.
Seja crítica/o à quem você confia a sua saúde.
🧡