28/10/2023
Um dia desses eu subi uma montanha no Japão.
Existem 2 caminhos para chegar no topo dessa Montanha.
Você pode escolher subir caminhando por 3h ou subir metade do trajeto com um bondinho e caminhar por mais 1h30.
Escolhi subir caminhando por 3h.
Quando eu estava subindo a primeira metade caminhando, por inúmeras vezes pensei "por que eu não peguei o bendito bondinho! Seria mais rápido e mais fácil". Mas continuei subindo, um caminho cheio de pedras e lama.
E então, olho pra trás e que vista linda. As cores das folhagens já mudando junto com a estação e vi todo o caminho percorrido. Nesse momento ainda faltavam 2h de subida, mas senti que valeu a pena ter escolhido o caminho mais longo.
Confesso que eu tinha subestimado essa trilha e fui com um tênis de corrida. E que escolha ruim a minha. Mas a vida é assim mesmo. Cheio de escolhas ruins e boas. E é assim que a gente cresce, aprende, tem mais humildade e respeito.
Bem, continuei subindo e cheguei no Topo da montanha. E que coisa incrível, que sentimento de paz e de conquista!
Essa não foi a trilha mais difícil que eu fiz na minha vida. Mas muitas vezes me pego pensando que a nossa vida é assim, como uma subida na montanha. Fazemos escolhas o tempo todo. As vezes escolhemos o caminho mais longo, as vezes escolhemos o caminho mais difícil. As vezes nos perdemos e até nos arrependemos. Mas no final, na chegada ao topo, a gente entende que o caminho, o CAMINHO que percorremos é o que vale, é o que faz o topo valer a pena.
Hoje, na verdade, cada dia mais eu aprecio o meu caminho, a trajetória, todas as escolhas e agradeço.
Eu decidi descer pelo caminho mais longo também. No total foram 5h de caminhada (a descida foi mais rápida). Mas a sensação de chegar, de concluir uma trilha, não tem igual. E a minha vida tem sido assim. Cheia de trilhas concluídas, cheia de trilhas ainda no meio do caminho e cheia de desvios.
Bem, acho que esse textão foi apenas pra dizer: "Aprecie o caminho e acredite que é capaz!"
Se cuidem e experimentem coisas novas, porque o mundo pode te surpreender.