28/10/2020
RESGUARDO: PRA QUÊ?
Em todos os grupos de maternidade que participo, diariamente surgem publicações de mulheres recém-paridas questionando a real necessidade do resguardo (ou quarentena) - sexualmente.
"Fulana, amiga da sobrinha da prima da minha vizinha, quebrou o resguardo com 9 dias e tá tudo bem."
Não tá não.
Não vou me estender a parte emocional e espiritual do resguardo (não hoje); foco no processo biológico, que engloba TODAS as mulheres gestantes/parturientes, sem exceção.
Durante a gravidez, nosso corpo passa por MUITAS e INTENSAS mudanças. Algumas perceptíveis - o crescimento da barriga, dos seios - mas as mudanças mais radicais acontecem internamente.
Antes da gravidez, o útero é um orgão discreto: seu volume é de cerca de 5ml com 1 palmo de longitude. Um formato triangular pequenino.
E aí vem a gravidez e mostra a capacidade fantástica desse pequetico.
A cavidade uterina aumenta sua capacidade de 500 a 1000 vezes. SÉRIO.
De 5ml o utero chega a aproximadamente 5 litros de capacidade, pesando cerca de 1 kg (isso sem contar o peso do feto/placenta).
Sabe o corpo humano? Aquelas imagens legais que a gente vê na escola, dos orgãos bonitinhos, arrumadinhos como em prateleiras, cada um no seu quadrado...
ESQUECE.
Com o super crescimento do útero, as coisas precisam se reorganizar.
A bexiga é pressionada pra baixo, enquanto o fígado é pressionado pra cima, comprimido entre o pulmão e o intestino. As alças intestinais f**am ali, espremidas também, assim como as veias de alto calibre que passam pelo abdômen.
F**a a galera toda ali, apertada feito passageiro de ônibus em horário de pico. E são essas as causas da necessidade constante de urinar, a constipação, as varizes, inchaço, cólicas, dor lombar...
E aí, o bebê nasce.
E a galera que tava espremida quer desesperadamente se realocar.
Pensa nisso com atenção e seriedade: a mulher recém parida pode ter suportado até 42 semanas (cerca de 300 dias) abrigando um ser humano, com toda essa bagunça dentro de si. Depois desses 300 dias, o corpo dela leva cerca de 40 dias pra organizar aquele tumulto. Pouco tempo, né? (Continua nos comentários)