Aghata Lima

Aghata Lima Divulgando os melhores conteúdos da atualidade!

Muito além do celular: veja os aparelhos que aceitam a tecnologia 5GTablets, relógios, carros e até óculos terão novas p...
08/07/2022

Muito além do celular: veja os aparelhos que aceitam a tecnologia 5G

Tablets, relógios, carros e até óculos terão novas propriedades

Nas lojas das operadoras de telefonia e do varejo em geral, a rede 5G vai trazer uma série de novos produtos que vão além do smartphone. Óculos que une realidade física e virtual, relógios inteligentes, tablets e computadores ganharão novas funções e propriedades com a quinta geração de telefonia, que estreou nesta quarta-feira (6) no país por Brasília.

A lista de itens que ganharão versões conectadas não para de crescer, numa indicação do potencial de inovação que o 5G e sua alta velocidade de conexão (estimada em cem vezes a do atual 4G) tem para turbinar negócios e gerar inovações em diferentes segmentos industriais.

As operadoras de telefonia já miram a indústria automobilística, com a previsão de carros conectados com chips e processadores compatíveis com o 5G a partir de 2024.

Segundo Silmar Palmeira, diretor Sênior de Produtos para Qualcomm na América Latina, o 5G não envolve apenas aparelhos como celulares. A tecnologia vai impulsionar novos usos, por isso a necessidade de criação de novos dispositivos, diz o executivo da fabricante americana de semicondutores.

Uma das principais apostas de teles e fabricantes de equipamentos são os óculos, tido como primordiais para alavancar a indústria de games e entretenimento em meio ao desenvolvimento de novas tecnologias da chamada Internet 3.0, como o metaverso (ambiente que une experiências reais e virtuais).

A Qualcomm anunciou recentemente o XR2, óculos sem fio de realidade estendida (unindo realidade aumentada e virtual) que deve ser lançado com Motorola, Xiaomi e Realme. O dispositivo tem sistema computacional na nuvem e pode funcionar tanto em conjunto com smartphones como computadores.

Segundo Claudio Motta, diretor de Cibersegurança e Soluções da Huawei, a nova rede 5G também poderá ser usada dentro das casas substituindo a internet fixa. A Intelbras, por exemplo, já está iniciando a produção local de aparelhos que vão permitir oferecer uma internet em alta velocidade nas casas.

Semelhantes a roteadores, os dispositivos farão a conexão entre os aparelhos da casa e a rede 5G, usando um padrão de Wi-Fi.

"Com o uso da rede 5G, é natural a chegada de novas soluções que vão permitir experiências como realidade virtual e jogos. A pandemia acelerou a transformação digital e o 5G vai permitir que todo esse processo se intensifique", afirma Motta.

06/07/2022

5 livros que abordam temas sociais relevantes para ler nas férias

São leituras contemporâneas que apresentam diferentes aspectos da sociedade, capazes de entreter e fazer pensar

As férias pode ser um ótimo período para botar as leituras em dia. Com o tempo extra e a cabeça descansada, ler livros que tratam de temas pertinentes é uma boa maneira de conciliar descanso e estudo. Aposto que você já ouviu do seu professor que uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é construir um repertório cultural, certo? Os livros são os seus melhores amigos neste sentido.

O GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista com 5 livros contemporâneos que abordam temas relevantes para as discussões de atualidades. São leituras que apresentam diferentes aspectos da sociedade e que vão ao mesmo tempo te entreter e fazer pensar.

Olhos D'Água - Conceição Evaristo

Em ' Olhos D'Água', Conceição Evaristo narra as histórias de seis mulheres unidas por uma dor comum: o racismo. Ana Davenga, Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida e Zaíta têm idades e trajetórias diferentes, mas são exemplos de mulheres negras brasileiras que precisam lutar contra a pobreza e a violência urbana. Entre os contos que compõem a obra, estão presentes temas que evocam os vínculos e os dilemas sociais, de gênero e existenciais da condição humana.

O apocalipse dos trabalhadores - Valter Hugo Mãe

Uma história sobre a busca pelo sentido da vida de duas mulheres que se deparam todos os dias com o preconceito de gênero e classe. ' O apocalipse dos trabalhadores', do autor português Valter Hugo Mãe, acompanha a trajetória de Maria das Graças e Quitéria, empregadas domésticas que compartilham além da profissão, uma vida monótona, invisibilizada e repleta de desilusões e relacionamentos conturbados. Os homens de suas vidas só as usam em busca de interesses próprios. A história ganha novos contornos com a chegada de Andriy, um refugiado da Ucrânia que se muda para Portugal ao fugir da crise no Leste Europeu.

A mulher de pés descalços - Scholastique Mukasonga

Nascida na Ruanda e residente da França, Scholastique Mukasonga tece em ' A mulher de pés descalços' um relato que transita entre o autobiográfico e o ficcional. Durante as páginas deste romance, a autora apresenta um mergulho à cultura ruandesa, passando, sobretudo, por aspectos que marcaram a sua infância no país, como os rituais de beleza, as festas típicas e as brincadeiras. Os relatos são intercalados com a história sangrenta da guerra civil entre as etnias Tutsi e Hutu, que entre 1990 e 1994 causou o genocídio de 800 mil tutsis. O livro foi citado em uma questão da Fuvest 2022 que cobrava do candidato conhecimento sobre a guerra civil.

A gorda - Isabela Figueiredo

Em ' A gorda', a protagonista Maria Luísa é uma moça inteligente, boa aluna, voluntariosa e gorda. E esta última característica a faz colocar em xeque sua autoconfiança, suas relações amorosas e até mesmo sua postura perante à vida. Neste romance, a autora portuguesa Isabela Figueiredo cria uma uma poderosa sátira a respeito da auto-imagem e do preconceito. Com uma linguagem afiadamente cômica, cada capítulo se passa em um cômodo da casa onde cresceu com os seus pais, e, em cada um, a personagem vai relembrando memórias vividas ou atreladas a estes ambientes.

O amor dos homens avulsos - Victor Heringer

Nesta obra, a importância dos laços afetivos desenvolvidos na infância é posta em questionamento. O protagonista ' O amor dos homens avulsos', Camilo, é um jovem quieto e observador, características que, somadas à sua mobilidade reduzida, o fazem ter uma vida de tédio e sem muitos amigos. A situação muda quando, na adolescência, Cosme, um jovem apadrinhado de seu pai, passa a viver junto com a família. É Cosme quem desafia Camilo a sair de sua zona de conforto e viver novas experiências. A amizade entre os dois logo evolui para um amor - o primeiro amor - e este sentimento faz os dois repensarem questões de autoaceitação, afeto e insegurança. A narrativa de Victor Heringer se passa no Rio de Janeiro dos anos 70, e coloca amor e ódio como sentimentos vizinhos.

Quer mais indicações?
Entre os dias 2 e 10 de julho, acontece a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O GUIA DO ESTUDANTE esteve por lá e perguntou para os leitores quais livros eles haviam comprado até aquele momento. Já prepara o print e salva as dicas!

Tecnologia é aliada no ensino de pessoas com necessidades especiaisPortadores de deficiências somam 17,3 milhões de pess...
01/07/2022

Tecnologia é aliada no ensino de pessoas com necessidades especiais

Portadores de deficiências somam 17,3 milhões de pessoas; especialista em tecnologia da inovação explica como a tecnologia pode ser útil no ensino de pessoas especiais

Uma população que se aproxima do número de habitantes do estado do Rio de Janeiro, o terceiro mais populoso do país, com 17,46 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), também elaborada pelo órgão, o número de brasileiros que são portadores de alguma deficiência somam cerca de 17,3 milhões, o equivalente a 8,4% da população em geral.

Dentre os cidadãos com alguma deficiência, mais da metade (67%) não têm instrução ou não concluíram o ensino fundamental. Para efeito de comparação, entre as pessoas sem deficiências, esse porcentual é de 30%. Neste panorama, o governo federal lançou a nova PNEE (Política Nacional de Educação Especial) por meio do Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. A medida institui a PNEE com uma proposta "Equitativa", "Inclusiva" e com "Aprendizado ao Longo da Vida".

Para o especialista em tecnologia da inovação Andre Aziby Camilo Maffra, o decreto federal trouxe à tona a importância do debate a respeito da educação especial no país. Ele defende que a tecnologia pode ser útil no ensino de pessoas com necessidades especiais e pode funcionar para estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) - que tendem a ter grandes dificuldades sociais e de relacionamento, que resultam em dificuldades de assimilar conteúdo da forma tradicional.

"A tecnologia é uma ferramenta importante para o auxílio educacional de alunos especiais. Para pessoas com autismo, os métodos de ensino disponíveis na internet e em aplicativos são efetivos, permitindo que o aluno encontre meios alternativos de aprendizagem com os quais melhor se identifique", afirma Maffra. "Para os autistas, especificamente, recursos como vídeos animados e didáticos se mostram muito efetivos", complementa.

Para além dos indivíduos com autismo, prossegue o especialista, pessoas com uma série de necessidades especiais também podem receber o auxílio de ferramentas tecnológicas na educação.

"Crianças, adolescentes, jovens e adultos que convivem com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) são um exemplo de estudantes que podem utilizar recursos como jogos educativos, que exigem um alto nível de interação", explica.

Neste ponto, Maffra destaca que jogos de estratégia, em particular, são eficientes e mantêm os estudantes concentrados e ativos, impedindo que eles se distraiam facilmente e que fiquem inquietos durante a atividade.

"Além do mais, vale destacar a importância das tecnologias para alunos que têm dislexia e discalculia que são, respectivamente, a dificuldade de entender símbolos como letras (dislexia) e números (discalculia)", informa ele.

Por fim, o especialista em tecnologia da inovação explica que os jogos e aplicativos em que a velocidade de ensino pode ser mais lenta e mais didática são uma alternativa para o estudante que não consegue acompanhar os colegas. "As tecnologias democratizaram o ensino, oferecendo recursos para que as pessoas especiais possam aprender o conteúdo em um ambiente controlado e em uma dinâmica menor, com jogos de soletrar, de trivia e sudoku, por exemplo", finaliza Maffra.

Consumidores Geeks são movidos por inovações tecnológicasMarketing no Mundo Geek – Os amantes do universo nerd costumam ...
30/06/2022

Consumidores Geeks são movidos por inovações tecnológicas

Marketing no Mundo Geek – Os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional

Atualmente o mercado Geek está em constante evolução, despertando o interesse dos negócios empresariais. Uma análise feita pela Rakuten Digital Commerce (1ª plataforma de comércio eletrônico do Brasil) mostrou que os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. É a partir desse referencial que as empresas pretendem atrair cada vez mais o público Geek às marcas.

Esse perfil de consumidor é considerado mais detalhista na hora de escolher os seus produtos, por seguir questões que se identificam com a sua filosofia de vida, onde questiona e estuda mais sobre os conteúdos que possui interesse. Conforme um levantamento do Game Brasil, o mercado nerd movimentou US$ 123,3 bilhões no mundo, em 2020.

Com base nisso, as empresas estão investindo mais no Marketing Digital para alcançar o público Geek, por meio de campanhas que envolvem esse universo, como atrelar o produto e/ou serviço com os conceitos e temas do cinema, de séries, dos livros, da música, dos games, do metaverso e sobre super-heróis.

Hoje, todas as empresas se encaixam um pouco no mundo Geek, seja por uma campanha cinéfila, gamificada ou simplesmente antenada com as tendências do metaverso. A partir desses conceitos, o Marketing Digital transmite a clareza de uma mensagem que uma marca pretende passar aos antigos e novos clientes, criando a possibilidade de captar novos leads para, futuramente, tornarem-se clientes fidelizados.

O público Geek é extremamente engajado com o que está acontecendo no mundo e não mede esforços quando é comprar produtos para a sua coleção. “Como atuante e especialista na área de Marketing e Tecnologia, entendo que as empresas precisam identificar seu público, e mais do que isso, atrair um novo público para manter a diversidade da clientela, sendo possível atender cliente de um nicho, e por que não, de um outro nicho. Isso é muito bacana, pois abre portas ao negócio, que se torna cada vez mais conhecido, com a expansão da marca”, explica Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias.

Através do Marketing de Performance, as empresas conseguem compartilhar com excelência nas suas redes sociais as ações de marketing ou publicitárias ao público alvo. Por exemplo, se uma empresa pretende atingir o público nerd, as campanhas serão voltadas para esse tema, com ações bem estruturadas para garantir a eficiência da conversão.

A 9ª edição da pesquisa Geek Power (publicada pela Omelete Company em 2022) traz informações relevantes sobre o comportamento do público nerd no Brasil, o estudo pontuou que 95% dos entrevistados leem pelo menos 2 livros ou HQs mensalmente; 85% deles pretendem voltar a participar de eventos presenciais pós-pandemia; 84% consomem conteúdos sobre cultura pop todos os dias; 81% acessam as redes sociais diariamente; 65% deles jogam games com frequência.

Se for parar para pensar, todo mundo tem um pouco do DNA Geek. Por isso, as empresas estão apostando muito em campanhas que envolvam essa identidade, e priorizando o Marketing para reter as melhores estratégias frente ao mercado competitivo e globalizado.

Quer alavancar as vendas do seu negócio e inserir a sua campanha no universo Geek?! A Box Ideias traz novidades e metodologias eficientes para qualquer segmento e modelo de empresa.

Sobre a Box Ideias
A Agência de Marketing e Tecnologia, Box Ideias, com sede em Maringá-PR, foi fundada em 2016 pela parceria de três sócios, Raphael Oliveira, Rodrigo Prata e Erivam Bandini. Os empreendedores atenderam mais de 100 marcas como: Hypera Pharma, Engov, Mantecorp, Nesina, Neo Química, Vitasay, Tamarine, Amend, Smart Fit, Softys, Revest Acabamentos, Bolamel, entre outras, com um serviço B2B. A caixa de ideias expande e se transforma. A Box está em constante evolução, construção e relacionamento para oferecer as melhores metodologias de Marketing para as empresas de qualquer segmento, a fim de levar os melhores resultados pela soma das mídias e estratégias segmentadas (online ou offline). A Box Ideias possui as soluções de: Marketing de Performance, Criação de conteúdo, Gestão de tráfego pago, desenvolvimento e evolução de plataformas de e-commerce (principalmente VTEX) e Branding.

GOOGLE FOR BRASIL: Carteira e endereço digital, IA "humanizada" e mais; saiba as novidadesO Google apresentou suas novid...
28/06/2022

GOOGLE FOR BRASIL: Carteira e endereço digital, IA "humanizada" e mais; saiba as novidades

O Google apresentou suas novidades para o Brasil. O Google for Brasil, realizado em São Paulo, contou com anúncios já com previsões para operacionalização e outras novidades que estão próximas a chegar, mas não contam com data certa.

Confira destaques do Google for Brasil:
Cabo submarino Firmina
Como parte do investimento de US$ 1,2 bilhão na América Latina, anunciado recentemente pelo Google durante o Summit of the Americas, o cabo submarino Firmina irá integrar o conjunto de demais cabos, com previsão para entrar em operação em 2023, ligando o Brasil (a partir de Praia Grande) aos Estados Unidos, com ramificações para o Uruguai e Argentina.

O objetivo é garantir melhorias no atendimento aos clientes em nuvem, mercado que triplicou, na escala global, de acordo com o Google, nos últimos três anos.

Capacita +
Com o compromisso de capacitar um número cada vez maior de pessoas em tecnologia, o Google Cloud tornou o Capacita+, seu hub de aprendizado online, mais robusto, passando a abrigar iniciativas voltadas para educação e treinamento também de outras áreas do Google.

Uma das trilhas de aprendizado já disponíveis no novo Capacita+ envolve treinamento em habilidades básicas
de TI, dados e infraestrutura de nuvem e, a partir dela, os estudantes terão acesso a 24 laboratórios online gratuitos que os colocarão em contato com algumas soluções do Google Cloud, como BigQuery, Dataflow, Google Kubernetes Engine, entre outras.

Os alunos terão 30 dias para concluir todos os conteúdos e, ao final, receberão um digital skill badge - selo de reconhecimento do Google Cloud naquela habilidade específica -, além de brindes e um mês de acesso gratuito à plataforma Cloud Skill Boost.

Além dessa trilha de aprendizado em cloud, o Capacita+ agora conta com outras iniciativas em educação do Google, como o Primer, uma plataforma de ensino em marketing digital; o Grasshopper, um app de ensino em programação para iniciantes, entre outras.

Bolsas de estudo
O Google anunciou nesta nesta terça-feira (14), durante o evento Google for Brasil, uma série de iniciativas com foco na inclusão, treinamento e desenvolvimento profissional de jovens, mulheres e pessoas com deficiência visual.

Após lançar novos Certificados Profissionais do Google em Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design – que se somam ao curso profissionalizante em Suporte em TI – o Google anunciou a doação de, até 2026, 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens nessas áreas no Brasil.

Em sua primeira fase, a partir de hoje, 30 mil bolsas serão distribuídas a jovens da rede do Centro de
Integração Empresa-Escola - CIEE. Dessas bolsas, duas mil serão destinadas a pessoas trans.

O CIEE fará a seleção e acompanhamento dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho formal, sejam estudantes ou recém-formados do ensino médio e de cursos técnicos, aprendizes do CIEE, egressos do Programa de Aprendizagem da instituição e também alunos de cursos superiores.

Os cursos foram criados pelo Google e hospedados na plataforma de educação da Coursera. São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, com o objetivo de preparar os estudantes para ingresso em postos de trabalho na área de tecnologia.

Carteira Google
Apesar de não indicar data, o Google confirmou a proximidade do retorno do Google Vallet (Carteira Google). Além de cartões de crédito e recompensas pelo uso de serviços Google, a empresa quer uma carteira que possa ser utilizada como chave de carro, chave de hotel, pagamentos, e uso de cartões de passagem para transporte público e comprovante de vacinação.

Novo centro de engenharia no Brasil
Inauguração de um novo Centro de Engenharia em São Paulo. A nova sede será localizada no Instituto
de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e será parte do ambiente promotor da inovação do IPT Open Experience.

A futura casa da engenharia do Google na capital paulista será palco para o desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia a nível global, entre elas privacidade e segurança on-line.

Com 7 mil metros quadrados, o escritório terá capacidade para até 400 pessoas que vão trabalhar em diversas áreas técnicas. Inicialmente, o novo centro vai abrigar uma frente de trabalho focada em soluções e
recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital.

Eleições 2022
O Google anunciou o lançamento do Eleições na Busca 2022, um relatório inédito – em formato impresso e digital – com dados de Google Trends sobre as buscas realizadas pelos usuários brasileiros em relação a temas importantes para o país, como economia, segurança e saúde nos últimos anos.

O objetivo é oferecer um documento valioso que reflita angústias e desejos da população e seja útil para jornalistas, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados. O relatório estará disponível em julho.

O Google também anunciou o lançamento de uma central de Google Trends para as Eleições Presidenciais de 2022 que vai trazer dados em tempo real sobre os candidatos, os partidos, as principais perguntas sobre temas relacionados às campanhas e as maiores tendências do ciclo eleitoral – similar às lançadas nas eleições de 2018 e 2020.

O site, que irá ao ar no dia 16 de agosto, dia em que começam oficialmente as campanhas eleitorais no Brasil, irá ajudar as pessoas a descobrirem rapidamente as principais dúvidas e interesses dos brasileiros sobre o assunto Eleições na Busca do Google.

O Google for Startups Brasil anunciou a criação de um programa que oferece ajuda de custo para pessoas negras interessadas em iniciar uma carreira em desenvolvimento de software, em parceria com o Instituto Vamo que Vamo.

O programa tem como meta apoiar a formação de 200 desenvolvedores negros de baixa renda e ajudá-los a darem seus primeiros passos em carreiras em tecnologia nos próximos 12 meses. A iniciativa foi divulgada pelo diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence, durante o Google for Brasil.

O programa para a formação de desenvolvedores negros surgiu com o objetivo de ajudar a suprir uma carência do mercado por profissionais de tecnologia e para oferecer oportunidades específicas para pessoas negras. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP),

cerca de 40% dos estudantes de Ensino Superior na área de tecnologia são homens brancos. Além disso, dentro do pequeno percentual de pessoas negras cursando Ciência e Tecnologia, que é sub-representado em relação ao tamanho da população negra brasileira, há três vezes mais homens do que mulheres.

As pessoas interessadas devem se inscrever no processo seletivo da escola Trybe. Uma vez
aprovadas, elas poderão se candidatar à ajuda de custo do Google com o Instituto Vamo que Vamo.
Para maiores informações, acesse www.betrybe.com/parceria-google-vamoquevamo.

Duplex
O Google anunciou hoje a chegada ao Brasil do Duplex, uma tecnologia de inteligência artificial que usa a conversação natural para realizar tarefas.No país, o recurso já está sendo testado em três funções: a primeira é para fazer ligações para atualizar as informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da Busca e
do Mapas.

A segunda funcionalidade do Duplex no país é para automatizar tarefas para pessoas na internet, para a compra de ingressos de cinema; e, na terceira, para a consulta dos locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira aplicação do Duplex no Brasil é a atualização de informações de empresas no Perfil da Empresa, exibido no Google Maps e na Busca. Com a nova tecnologia, esse processo ganha mais agilidade, já que ele possibilita que sejam feitas ligações automáticas para os negócios cadastrados no Perfil da Empresa no Google.

Além de automatizar ligações, o Duplex também está sendo testado para ajudar os brasileiros a realizar tarefas na internet.

Jornalismo
Startups Lab, programa de aceleração de startups jornalísticas, é ampliado e vai selecionar até 16 veículos de notícias. Laboratório de Sustentabilidade da GNI apoia editores e criadores locais que trabalham na
cobertura de questões ambientais e divulgação científica; Local Lab apoiará até 100 pequenos e médios veículos de jornalismo no país, com capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dessas empresas.

Endereço digital
O Google, através do Maps, passou a mapear cozinhas solidárias no Brasil. A partir de agora, ao pesquisar por cozinhas solidárias no Google Maps ou na Busca, é possível ter acesso aos bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias mais próximas e que estão sendo mapeadas e verificadas pela Ação da Cidadania em todo o país.

Até agora, já foram cadastrados mais de 1 mil pontos em todas as regiões do país. Neste primeiro momento, o acesso às informações será promovido por um filtro temporário no menu principal do Google Maps, que exibirá diretamente a busca pelos pontos de distribuição de alimentos.

É possível também encontrá-los digitando diretamente na caixa de busca termos como “cozinha solidária”, “cozinha solidária perto
de mim” e “banco de alimentos”.

Assim como o registro das cozinhas solidárias, o Google está trabalhando na aplicação dos endereços digitais. A ferramenta, já utilizada com marketplaces como a Americanas, permite que comunidades ou regiões distantes dos centros urbanos ganhem endereços digitais e tenham acesso a serviços como entregas. Em São Paulo, os endereços já são aplicados em Paraisópolis, e seguem sem previsão de expansão.

23/06/2022

Viasoft Connect 2022: Crises, Guerras, Metaverso: a disputa do real e do virtual no mundo do marketing

Mundo digital e mundo físico, como conciliar? Esse foi o assunto do painel Crises, Guerras e Metaverso que contou com a presença de Leonardo, Rogério e Patricia Gibran.

A atual crise que vivemos é uma crise de identidade, conta a mediadora. Durante o painel, eles comentaram que a cultura do data driving, um universo repleto de dados, exige que exista um planejamento para que tudo faça sentido:

Ter uma olhar multidisciplinar, entender as ferramentas, mas ao mesmo tempo entender o comportamento do cliente é necessário, conta Leonardo.

Patricia complementa dizendo que nem sempre o necessário é sair do off e ir para o meio on-line.

"Hoje vemos um equilíbrio no investimento de ambos os meios. Um não exclui o outro. Precisamos equilibrar" - conta Patricia
E ela ainda cita a importância de ver como a presença será dada no meio on-line, sobre o que falar, para quem, quem serão os influenciadores e etc, afinal, todos os itens englobam a questão de “identidade”.

Rogério continua o papo com a ideia de “guerra por atenção do consumidor". Segundo ele:

“Estamos sempre com a sensação de que estamos perdendo algo, temos a necessidade de estarmos conectados, e para as marcas vem o desafio da mensagem ser atingida e compreendida” - ele afirma
Hoje é a era que mais se tem informação: 90% dos dados existentes foram criados nos 2 últimos anos.

“É preciso que tudo se conecte para que fiquemos menos perdidos com tanta informação”, revela Rogério
Ou seja, falar o que é apropriado para cada canal, pensar no público, ser objetivo e ao mesmo tempo personalizado. Afinal, o meio on-line veio pra somar na comunicação.

27/05/2022

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Aghata Lima posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share